O que se faz em Marketing Digital? Conheça as funções desses profissionais!

Se você já leu e pesquisou sobre Marketing, provavelmente já sabe que essa área oferece muitas possibilidades de carreira. Por conta disso, é comum surgirem indagações, em especial quando você quer se formar no ramo, mas ainda não sabe qual eixo escolher. Um bom exemplo disso é a dúvida sobre o que é Marketing Digital.

Resolvemos ajudar reunindo aqui algumas das principais atribuições do segmento. Afinal, nada melhor para conhecer essa profissão do que saber como é, de fato, a rotina de trabalho de quem se forma na faculdade de Marketing Digital, não é mesmo? Acompanhe o post e fique por dentro!

O que é Marketing Digital, na prática

Neste tópico, você vai entender o que faz um profissional de Marketing Digital, na prática. Isso porque reunimos algumas das principais atribuições que o profissional da área pode exercer em empresas, agências de publicidade ou companhias de consultoria de Marketing. Veja quais são elas!

1. Marketing Outbound e Inbound

O Marketing Outbound (focado no meio offline) e iIound (focado no meio online) se destacam no mercado de trabalho do Marketing Digital. Isso porque atualmente as organizações trabalham com estratégias que não separam esses dois tipos de estratégia.

Na verdade, o foco é justamente mesclar o Outbound e o Inbound para ter ações de atração e fidelização de clientes mais eficazes, já que os consumidores estão adotando cada vez mais um modo de consumo híbrido.

2. Web analytics

Outra das funções do analista de Marketing Digital é a de Web Analytics, que envolve a coleta, o acompanhamento e a interpretação dos números das ações de marketing da empresa no meio virtual. Isto é, as chamadas métricas.

Por exemplo, acessos a um site promocional, cliques em anúncios pagos, vendas online por meio de links utilizados em ofertas sazonais etc. O interessante é que esse trabalho pode ser focado tanto em materiais de campanhas antigas quanto atuais.

Dessa forma, é possível entender os erros e acertos do departamento e também direcionar investimentos futuros na internet para que as metas da organização sejam alcançadas.

3. Análise de canais da concorrência

Para quem tem dúvida sobre o que faz quem trabalha com Marketing Digital, saiba que, após a graduação, você tem, além das carreiras já mencionadas, a possibilidade de atuar com a análise de canais da concorrência. Esse é um trabalho que envolve, acima de tudo, inteligência de mercado.

Afinal, ele promove um mapeamento do setor em que a empresa se encontra (moda, gastronomia, educação etc.) e a abrangência dela (local, estadual, regional ou nacional) para monitorar a presença dos concorrentes na internet.

O intuito é conferir quais estratégias de marketing eles estão utilizando para se promoverem e terem um maior alcance junto ao público. A partir daí, sua organização tem como traçar um planejamento para manter e reforçar o próprio nível de competitividade.

4. Planejamento de mídia online

Entre as funções do analista de Marketing Digital, não pode faltar também a de planejamento de mídia online. Quem assume esse cargo tem a responsabilidade de definir onde, como e por quanto tempo serão veiculadas as ações publicitárias da empresa.

Essa decisão está bastante relacionada ao estudo e monitoramento do público-alvo da marca (conhecido como branding persona) e, consequentemente, aos seus hábitos de consumo e acesso à internet.

Por exemplo, se as pessoas acessam mais o Instagram e costumam comprar itens indicados por influenciadores digitais, o profissional da área faz um planejamento de mídia para estar presente nessa plataforma e entre as personalidades da rede que são mais conhecidas pelos clientes da empresa.

5. Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo, por sua vez, é uma área voltada para a criação de materiais (desde postagens de blogs até a produção de vídeos) que atendem a diferentes demandas do público para além do produto/serviço oferecido pelas marcas.

A ideia aqui é simples: utilizar conhecimentos de SEO, Call to Action, E-mail Marketing e afins para atrair os usuários da internet para as plataformas da empresa, estabelecendo uma relação com ela e convertendo essas pessoas em futuros consumidores.

6. Gestão de redes sociais

Concluindo as funções do analista de Marketing Digital, temos a gestão de mídias sociais (como Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn). Isso porque, na atualidade, essas plataformas são os canais mais efetivos para contato da marca com o consumidor.

Com elas, é possível não só interagir e construir um relacionamento positivo com o público, mas também promover produtos e serviços, divulgar campanhas, proceder com vendas, realizar atendimento ao cliente etc.

Logo, saber administrá-las, conhecendo detalhadamente as ferramentas que cada uma oferece e a estrutura de distribuição de conteúdo orgânico e pago entre os usuários, é crucial para o sucesso de uma companhia.

A Ampli ajuda você a realizar o sonho da faculdade

Agora que já ficou mais claro o que é Marketing Digital, vamos entender como a Ampli pode ajudar você a trilhar um caminho de sucesso nessa área.

Afinal, entre os nossos cursos a distância, contamos com a graduação em Marketing Digital. Ela tem um preço exclusivo, pensado para os estudantes que buscam mensalidades com o melhor custo-benefício do país a partir de R$ 149,99*.

Trata-se de uma formação tecnóloga, que capacita o estudante para uma atuação profissional multidisciplinar, atualizada e empreendedora. E o melhor: ela dura apenas três semestres! Portanto, em pouco tempo você já está aplicando, na prática, aquilo que aprendeu ao longo do curso.

Para completar, você aproveita todas as vantagens do EAD que garantem maior flexibilidade de estudo, boa preparação para provas e envolvimento em atividades acadêmicas. Outro ponto interessante dos cursos EAD e semipresencial é que você tem a possibilidade de conciliar com mais praticidade os horários para trabalhar e estudar simultaneamente.

Mas não termina aí. Na Ampli, você também encontra opções de pós-graduação para se especializar em Marketing Digital, aprimorar os seus conhecimentos, valorizar ainda mais o seu currículo e conquistar promoções para cargos mais relevantes no meio corporativo. É o caso dos cursos de:

E então, gostou de saber mais sobre o que é Marketing Digital e como a área têm focos de atuação bem diferentes? Por isso é tão importante ter uma formação acadêmica no ramo, pois ela prepara você de maneira generalista para assumir atribuições e construir uma carreira de sucesso em todos os segmentos.

Portanto, não adie o início da sua vida acadêmica. Inscreva-se já no vestibular da Ampli!

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