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O que faz um profissional de Marketing? Veja as principais funções!

Guia de Profissões

Nos últimos anos, com a evolução de ferramentas tecnológicas e a disseminação de conceitos de empreendedorismo, a área de marketing se fortaleceu muito. Hoje, é quase unânime a noção de que negócios de diferentes segmentos precisam investir em ações de marketing para se manterem relevantes.

Desse modo, o profissional de marketing é um dos mais requisitados pelas empresas atuais e possui uma variedade de setores em que pode se especializar.

No artigo a seguir, falamos sobre algumas destas atuações. Confira abaixo:

O que faz um profissional de Marketing em diferentes cargos e segmentos?

O profissional de marketing é encarregado de orquestrar, executar e monitorar diferentes técnicas de marketing para marcas em diversos segmentos. Como parte do trabalho, ele se dispõe a estudar o mercado, os desejos e comportamentos do público-alvo e os objetivos das empresas.

Seu papel envolve criar estratégias que tornem os atrativos ou serviços mais atrativos para possíveis clientes, gerando assim uma fidelização e um aumento/estabilização das vendas.

É também responsabilidade deste profissional cuidar da imagem das empresas perante o público, estabelecendo uma boa reputação para a marca de modo que os próprios consumidores se sintam impelidos a recomendá-la para outras pessoas.

Entre as características valiosas de profissionais de marketing estão a criatividade, a autonomia, boa comunicação e atenção para tendências inovadoras. Essas competências auxiliam o profissional a exercer suas funções com mais facilidade e eficiência.

O que faz um analista de marketing?

Quem opta por trabalhar como analista de marketing atua no planejamento de ações de marketing, passando pela idealização das ideias, pela elaboração de campanhas, determinação de briefings até o monitoramento de resultados.

É um profissional com muitas responsabilidades e funções, que precisa estar atento às mudanças do mercado, a par com as ações sendo executadas por concorrentes, em contato com fornecedores e parceiros etc.

É recomendado que o analista de marketing trabalhe bem a sua visão holística, tornando-se ciente sobre o negócio como um todo e assim dominando vários ramos no setor.

Dessa maneira, é um profissional generalista, que precisa conhecer um pouco de tudo, sobretudo grandes especialidades de hoje como o marketing digital e otimização para SEO.

O que faz um Especialista em E-commerce?

Entre as funções de um especialista em e-commerce estão a análise de mercado em segmentos específicos, o planejamento e execução de estratégias para plataformas de comércio eletrônico, o acompanhamento de usabilidade de sites e experiência de usuário, e levantamento de oportunidades de mercado.

O comércio eletrônico ganhou muita força nos últimos anos, principalmente em decorrência da pandemia do Covid-19, que tornou necessária a virtualização de muitos serviços. Comprar por meio de sites e aplicativos é a escolha preferida de muitas pessoas agora, o que torna essencial a eficiência dessas plataformas.

O especialista em e-commerce fica responsável por garantir a qualidade da operação de lojas virtuais como o cadastro de produtos, emissão de notas fiscais, trâmites de logística e distribuição, e a relação de pós-venda com consumidores.

O que faz um Coordenador de Marketing Digital?

O marketing digital é, sem dúvidas, o setor de marketing mais popular no mercado hoje. Isto se dá porque a presença digital é basicamente obrigatória para muitas marcas que trabalham com a comercialização de produtos e serviços.

Assim sendo, atuar como um coordenador de marketing digital é acessar um mercado com grandes oportunidades.

Este profissional está responsável pela gestão de mídias sociais, site, e-mail e demais plataformas digitais utilizadas pelas empresas. Logo, ele atua com o marketing de conteúdo, marketing Inbound e Outbound, Web Analytics e mais.

O coordenador de marketing digital ainda cuida do planejamento de mídia online, por muitas vezes atuando em conjunto com outros profissionais como designers e mesmo produtores de conteúdo.

O que faz um Redator/Produtor de conteúdo?

O redator voltado para o marketing tem como principal responsabilidade a produção de conteúdo escrito para diferentes canais na web como sites, blogs, redes sociais, anúncios patrocinados e newsletters. Seu principal objetivo é escrever materiais que captam e engajam as personas das marcas.

Geralmente, utiliza-se de técnicas de Copywriting, Storytelling e marketing de conteúdo associadas a ferramentas como funil de vendas e jornada de compra para criar conteúdos certeiros sob a forma de artigos, ebooks ou postagens.

Já o produtor de conteúdo, além de elaborar textos escritos, ainda desenvolve materiais em outros formatos como imagens, vídeos e áudios; os podcasts, por exemplo, estão se popularizando cada vez mais.

O que faz um Analista de SEO?

O profissional que ocupa o cargo de analista de SEO trabalha com o desenvolvimento de estratégias de otimização e revisão de SEO, tanto no que diz respeito a conteúdos como elementos mais técnicos.

Muito do que as pessoas consomem hoje vem até elas por meio da pesquisa, então é muito importante para as empresas ocuparem posições altas nos resultados em mecanismos de busca. Logo, o analista de SEO objetiva gerar mais tráfego orgânico para as plataformas de marcas.

Entre as principais funções deste profissional estão a otimização de SEO on-page e off-page, implementação de estratégias de link building, análise de codificação e monitoramento de métricas de desempenho.

O que faz um Gerente de Trade Marketing?

Por fim, o cargo de gerente de trade marketing é um dos mais lucrativos e especializados da área. Este profissional concentra os seus esforços em desenvolver estratégias de comunicação e posicionamento de produtos em pontos de venda.

O objetivo é promover ações que gerem interesse nos produtos, criando assim uma demanda principalmente em lojas de varejo e comércios atacadistas. Ele media o contato entre a área comercial e os pontos de venda, realiza análises de concorrência e cuida da precificação de produtos.

Além disso, este profissional faz a gestão de orçamentos e estabelece negociações com base em análise de dados como preço médio do mercado, tendências de comportamento dos consumidores e táticas para driblar a sazonalidade.

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