mercado de trabalho em marketing digital
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Mercado de trabalho em Marketing Digital

Guia de Profissões

mercado de trabalho em marketing digital

No momento atual, as pessoas estão cada vez mais envolvidas no ambiente digital. Com um celular ou computador, é possível buscar informações, se manter informado, fazer compras, contratar serviços e também se relacionar com outras pessoas.

Estamos vivendo a era digital e por essa razão, o mercado de trabalho em Marketing Digital é um dos mais promissores, desde que o profissional invista na sua carreira para conseguir se destacar.

Esse é o melhor momento para quem deseja começar a trabalhar no setor e há áreas de atuação para todos os gostos, momento profissional e expectativas diferente.

Formação em Marketing Digital

O curso de Marketing Digital é ofertado por instituições de ensino superior na modalidade tecnológica (CST) e o tempo de duração pode variar de 1 ano e meio a 2 anos e meio. Por ser uma formação prática, o estudante tem contato com disciplinas que o preparam para a atuação no mercado de trabalho em marketing digital.

Na Ampli, a graduação em marketing digital tem 1 ano e meio de duração e te capacita para criar e implementar ações de marketing em ambientes digitais com base na jornada do consumidor, conquistando e atraindo clientes para as empresas.

Durante as aulas, serão abordados temas como empreendedorismo digital, gestão mercadológica, plataformas e canais digitais, para que o profissional seja capaz de levar visibilidade às marcas e atuar na conversão. Confira a grade curricular completa aqui.

Mercado de trabalho em Marketing Digital

O mercado de trabalho em marketing digital promete continuar sendo uma das áreas mais promissoras para se especializar atualmente, visto que é uma área que se adapta até em momentos de crise.

Veja também: 10 dicas para começar a empreender.

De acordo com informações do portal Tecmundo, o isolamento social causado pela COVID-19 influenciou o aumento do uso da internet do Brasil, bem como o aumento no percentual de compras realizadas on-line. Sendo assim, utilizar a estratégia de marketing correta e otimizar sites e aplicativos podem ajudar o seu negócio a se destacar.

O profissional de Marketing Digital tem um mundo de possibilidades em termos de atuação, pois o segmento abrange diversos cargos e responsabilidades. Seja como profissional autônomo ou trabalhando em empresas diversas, a pessoa formada na área tem um grande leque de possibilidades. Veremos quais são a seguir:

Áreas de atuação em Marketing Digital

Produção de conteúdo

A área de produção de conteúdo se expandiu muito nos últimos anos, tornando-se uma ferramenta fundamental para que empresas de qualquer setor que querem aumentar a visibilidade dos seus produtos. Dessa maneira, um profissional com conhecimento prático e experiência em marketing digital é capaz de revolucionar a maneira como a marca é vista no mercado.

Criando um conteúdo estratégico e de qualidade, o profissional é capaz de atrair clientes potenciais de um negócio de forma natural e orgânica, promovendo benefícios como o aumento de tráfego do site, maior engajamento do público e conversão em vendas. Entre as funções exercidas pelo profissional no setor estão o planejamento de pautas, desenvolvimento de roteiros e a aplicação de estratégias de marketing de conteúdo e inbound.

Growth Hacking

Se você se considera um bom estrategista e adora trabalhar com indicadores de desempenho e relatórios, a área de Growth Hacking pode ser a ideal para você. Nessa função, o profissional acompanha todas as etapas do funil de crescimento, planejando e aplicando ações experimentais, analisando dados, alternando estratégias de otimização e fazendo testes A/B.

A ideia é promover o crescimento e desenvolvimento de empresas com ações baseada em dados e conceitos de marketing, estratégia e inovação. O resultado é oferecer soluções criativas que causem impactos reais.

Social Media

As redes sociais se transformaram em um aliado poderoso quando o assunto é tornar negócios visíveis e lucrativos.

Assim sendo, a função do Social Media se tornou muito importante, já que ele é responsável por criar estratégias nas redes, analisar métricas, definir o melhor tom e linguagem da comunicação, desenvolver cronogramas de postagens, elaborar relatórios e promover conteúdos que engajam.

Se você se interessa pela área e já gosta muito de usar as redes sociais, o próximo passo é tornar isso a profissão dos sonhos!

Marketing de Performance

Pensar em marketing digital é pensar na forma como as informações precisas chegam até o público ideal e isso se dá principalmente em função de algoritmos e otimizações. O profissional que trabalha com marketing de performance tem a tarefa de utilizar canais pagos para alcançar um público amplo e qualificado.

Para exercer bem a função, o profissional precisa conhecer ferramentas como o Google Ads, Google Analytics e Facebook Ads. Ter conhecimento sobre ferramentas de automação também é primordial.

Tráfego Orgânico (SEO)

SEO é uma sigla em inglês para Search Engine Optimization, que significa Otimização para Motores de Busca. A partir das estratégias de SEO, que inclui implementar melhorias em site, aplicativo e até em vídeos do YouTube, é possível potencializar a visibilidade das marcas, aumentar o tráfego orgânico e auxiliar nas conversões.

E-commerce

Uma área que se beneficia muito com o trabalho do profissional de marketing digital é o comércio eletrônico, também conhecido como e-commerce. Os negócios online precisam de alguém para gerenciar as estratégias de vendas, cuidar de processos logísticos, criar a descrição e apresentação de produtos, realizar a precificação, entre outras atividades.

É uma área de grande potencial, principalmente com a mudança dos hábitos de consumo pela população, que passa a comprar online cada vez mais.

Quanto um profissional de Marketing Digital ganha?

De acordo com a pesquisa do Vagas, um profissional de Marketing Digital ganha em média R$ 3.004,00*. Um valor similar é informado no Glassdor, que informa que o salário médio de um profissional da área é de R$ 3.101*, com base da média dos salários enviados na plataforma.

Vale ressaltar que no mercado de trabalho em marketing digital, o salário varia por região, sendo os salários ofertados na região sudeste do Brasil normalmente mais altos que nas demais regiões. A variação também ocorre de acordo com o nível de senioridade e o porte da empresa.

*Acesso em agosto de 2021

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