No momento atual, as pessoas estão cada vez mais envolvidas no ambiente digital. Com um celular ou computador, é possível buscar informações, se manter informado, fazer compras, contratar serviços e também se relacionar com outras pessoas.
Estamos vivendo a era digital e por essa razão, o mercado de trabalho em Marketing Digital é um dos mais promissores, desde que o profissional invista na sua carreira para conseguir se destacar.
Esse é o melhor momento para quem deseja começar a trabalhar no setor e há áreas de atuação para todos os gostos, momento profissional e expectativas diferente.
Formação em Marketing Digital
O curso de Marketing Digital é ofertado por instituições de ensino superior na modalidade tecnológica (CST) e o tempo de duração pode variar de 1 ano e meio a 2 anos e meio. Por ser uma formação prática, o estudante tem contato com disciplinas que o preparam para a atuação no mercado de trabalho em marketing digital.
Na Ampli, a graduação em marketing digital tem 1 ano e meio de duração e te capacita para criar e implementar ações de marketing em ambientes digitais com base na jornada do consumidor, conquistando e atraindo clientes para as empresas.
Durante as aulas, serão abordados temas como empreendedorismo digital, gestão mercadológica, plataformas e canais digitais, para que o profissional seja capaz de levar visibilidade às marcas e atuar na conversão. Confira a grade curricular completa aqui.
Mercado de trabalho em Marketing Digital
O mercado de trabalho em marketing digital promete continuar sendo uma das áreas mais promissoras para se especializar atualmente, visto que é uma área que se adapta até em momentos de crise.
Veja também: 10 dicas para começar a empreender.
De acordo com informações do portal Tecmundo, o isolamento social causado pela COVID-19 influenciou o aumento do uso da internet do Brasil, bem como o aumento no percentual de compras realizadas on-line. Sendo assim, utilizar a estratégia de marketing correta e otimizar sites e aplicativos podem ajudar o seu negócio a se destacar.
O profissional de Marketing Digital tem um mundo de possibilidades em termos de atuação, pois o segmento abrange diversos cargos e responsabilidades. Seja como profissional autônomo ou trabalhando em empresas diversas, a pessoa formada na área tem um grande leque de possibilidades. Veremos quais são a seguir:
Áreas de atuação em Marketing Digital
Produção de conteúdo
A área de produção de conteúdo se expandiu muito nos últimos anos, tornando-se uma ferramenta fundamental para que empresas de qualquer setor que querem aumentar a visibilidade dos seus produtos. Dessa maneira, um profissional com conhecimento prático e experiência em marketing digital é capaz de revolucionar a maneira como a marca é vista no mercado.
Criando um conteúdo estratégico e de qualidade, o profissional é capaz de atrair clientes potenciais de um negócio de forma natural e orgânica, promovendo benefícios como o aumento de tráfego do site, maior engajamento do público e conversão em vendas. Entre as funções exercidas pelo profissional no setor estão o planejamento de pautas, desenvolvimento de roteiros e a aplicação de estratégias de marketing de conteúdo e inbound.
Growth Hacking
Se você se considera um bom estrategista e adora trabalhar com indicadores de desempenho e relatórios, a área de Growth Hacking pode ser a ideal para você. Nessa função, o profissional acompanha todas as etapas do funil de crescimento, planejando e aplicando ações experimentais, analisando dados, alternando estratégias de otimização e fazendo testes A/B.
A ideia é promover o crescimento e desenvolvimento de empresas com ações baseada em dados e conceitos de marketing, estratégia e inovação. O resultado é oferecer soluções criativas que causem impactos reais.
Social Media
As redes sociais se transformaram em um aliado poderoso quando o assunto é tornar negócios visíveis e lucrativos.
Assim sendo, a função do Social Media se tornou muito importante, já que ele é responsável por criar estratégias nas redes, analisar métricas, definir o melhor tom e linguagem da comunicação, desenvolver cronogramas de postagens, elaborar relatórios e promover conteúdos que engajam.
Se você se interessa pela área e já gosta muito de usar as redes sociais, o próximo passo é tornar isso a profissão dos sonhos!
Marketing de Performance
Pensar em marketing digital é pensar na forma como as informações precisas chegam até o público ideal e isso se dá principalmente em função de algoritmos e otimizações. O profissional que trabalha com marketing de performance tem a tarefa de utilizar canais pagos para alcançar um público amplo e qualificado.
Para exercer bem a função, o profissional precisa conhecer ferramentas como o Google Ads, Google Analytics e Facebook Ads. Ter conhecimento sobre ferramentas de automação também é primordial.
Tráfego Orgânico (SEO)
SEO é uma sigla em inglês para Search Engine Optimization, que significa Otimização para Motores de Busca. A partir das estratégias de SEO, que inclui implementar melhorias em site, aplicativo e até em vídeos do YouTube, é possível potencializar a visibilidade das marcas, aumentar o tráfego orgânico e auxiliar nas conversões.
E-commerce
Uma área que se beneficia muito com o trabalho do profissional de marketing digital é o comércio eletrônico, também conhecido como e-commerce. Os negócios online precisam de alguém para gerenciar as estratégias de vendas, cuidar de processos logísticos, criar a descrição e apresentação de produtos, realizar a precificação, entre outras atividades.
É uma área de grande potencial, principalmente com a mudança dos hábitos de consumo pela população, que passa a comprar online cada vez mais.
Quanto um profissional de Marketing Digital ganha?
De acordo com a pesquisa do Vagas, um profissional de Marketing Digital ganha em média R$ 3.004,00*. Um valor similar é informado no Glassdor, que informa que o salário médio de um profissional da área é de R$ 3.101*, com base da média dos salários enviados na plataforma.
Vale ressaltar que no mercado de trabalho em marketing digital, o salário varia por região, sendo os salários ofertados na região sudeste do Brasil normalmente mais altos que nas demais regiões. A variação também ocorre de acordo com o nível de senioridade e o porte da empresa.
*Acesso em agosto de 2021