O que faz um cientista político? Veja as principais funções desse profissional!

Relações políticas existem dentro e entre nações mesmo antes de o conceito ser entendido desta maneira. A política rege todas as nossas ações e interesses enquanto comunidade. Por essa razão, é extremamente importante que os profissionais que atuam nesta frente sejam capacitados.

O cientista político é alguém que compreende a estrutura de sistemas e processos políticos, agindo em diferentes âmbitos e se atualizando sempre sobre as mudanças ao redor do mundo. Esta profissão interessa a você? Então é hora de descobrir todas as funções deste profissional.

Leia o nosso artigo a seguir:

Saiba o que faz um cientista político em diferentes cargos e setores!

As atribuições de um cientista político são múltiplas e desafiadoras. Independentemente do cargo que o profissional escolha seguir, é importante deixar evidente o nível de responsabilidade que estará sobre os seus ombros.

Um cientista político pode trabalhar em órgãos públicos, organizações não governamentais (ONGs), câmaras, ministérios, secretarias, embaixadas, sindicatos, congressos, empresas do terceiro setor e campanhas eleitorais.

Engana-se quem pensa que este profissional não pode atuar em empresas privadas. Instituições de comunicação como jornais, portais de notícias, emissoras de TV e rádio, por exemplo, se beneficiam muito com os conhecimentos do cientista político.

Para quem sempre sonhou em trabalhar por conta própria, é possível oferecer consultorias individuais ou para empresas. 

É ainda possível optar por uma carreira acadêmica após a faculdade, tornando-se assim um pesquisador e/ou professor. Neste caso, é necessário que o profissional invista em uma pós-graduação stricto sensu (mestrado ou doutorado).

Entre as atribuições deste profissional em diferentes cargos estão a pesquisa de comportamentos eleitorais, a caracterização de meios antrópicos, a investigação de instituições políticas, a elaboração de instrumentos de coleta de dados e o monitoramento de programas públicos.

O que faz um assessor político?

Como primeira opção de cargo, trazemos aqui um dos mais tradicionais: o de assessor político. Este profissional trabalha junto a parlamentares e personalidades político-eleitorais. Pode atuar como um assessor de gabinete de vereadores, deputados, prefeitos, governadores e mesmo para o presidente.

Seu objetivo principal é trabalhar nos bastidores para garantir que a figura política ganhe um destaque positivo e atinja as metas desejadas. Cabe ao assessor prestar todo o apoio necessário como: redigindo textos de projetos de leis e intermediando a relação entre o político e lideranças sociais.

Ele pode ainda organizar eventos ou mesmo representar a figura política em determinados compromissos. Ele atua como um conselheiro e um orientador, responsável por muitas funções administrativas das quais o político não conseguiria dar conta sozinho.

O que faz um planejador de campanhas eleitorais?

O planejador/organizador de campanhas eleitorais representa uma peça estratégica para a candidatura e mandato de figuras políticas. O cientista político é excelente nesta função graças ao seu conhecimento e expertise sobre o cenário político do país e do mundo.

Com uma visão aguçada e ótima interpretação do cenário, os planejadores de campanha fornecem o material necessário para o sucesso de uma estratégia de marketing eleitoral. Isto inclui ações práticas tomadas durante a campanha e metodologias de divulgação de projetos e planos de governo.

É o seu papel ainda realizar projeções verossímeis sobre o processo eleitoral, assim orientando os próximos passos. Quem deseja atuar nesta área precisa ter um completo domínio sobre pautas políticas, ferramentas estatísticas e conhecimentos de marketing.

O que faz um professor de ciência política?

Além de atuar como professor de ciência política no ensino superior, o profissional pode também atuar como professor de sociologia tanto no ensino superior como médio. 

Para atuar em universidades, além do diploma de graduação superior, é preciso fazer uma pós-graduação strictu sensu, como já mencionado. Esta opção de atuação oferece maiores ganhos financeiros.

Principalmente porque, graças à carga horária flexível de trabalho, muitos professores universitários conseguem atuar em outras frentes, como pesquisador acadêmico, por exemplo.

As funções do professor incluem o ensino e a formação de alunos a respeito de valores sobre cidadania, o papel do Estado na sociedade, eventos políticos nacionais e internacionais, sistemas de governo, conflitos históricos entre nações, entre outros temas.

O cientista político atua na educação para fomentar o olhar e análise críticos dos alunos, formando cidadãos mais conscientes sobre o contexto social, político e econômico do mundo.

O que faz um consultor de políticas públicas?

Um consultor de políticas públicas tem a função de fiscalizar e verificar o cumprimento e a manutenção de normas em instituições públicas. Seu papel é extremamente importante para assegurar os direitos da população previstos na Constituição do país.

O consultor atua com representantes eleitos nos âmbitos municipal, estadual ou federal para garantir a aplicação de leis que visem a promoção do bem-estar social. Em outras palavras, além da fiscalização, é o objetivo deste profissional monitorar ações que garantam que as políticas sejam postas em prática.

Dessa maneira, o consultor de políticas públicas tem contato com representantes do setor público bem como com lideranças sociais.

O que faz um analista político?

Por fim, o último cargo que trazemos é o de analista político. Este profissional tem o papel de averiguar dados referentes a resultados de pesquisas, previsões e eleições com o intuito de prever tendências políticas futuras.

O analista pode trabalhar para organizações políticas, instituições acadêmicas, partidos ou empresas de mídia. Ele pode atuar como comentarista, oferecendo palpites sobre eventos políticos, ou mesmo ocupar uma posição mais ativa, tentando influenciar os resultados de campanhas ao orientar figuras políticas.

Entre as funções desempenhadas por este profissional estão a coleta de dados, a apresentação de resultados por meio de relatórios e artigos, o monitoramento de eventos e decisões políticas/legislativas, o desenvolvimento de teorias políticas com base em pesquisas e documentos, e a análise de consequências de projetos de lei sobre empresas e o público em geral.

A Ampli é a melhor opção para te ajudar a realizar o sonho da Faculdade!

O bacharelado EAD em Ciência Política da Ampli faz parte do campo de setor público e possui uma carga horária de 2800 horas de duração. Em outras palavras, você pode concluir o curso que tanto deseja em apenas 2 anos e 8 meses e dar o pontapé na sua carreira!

E para quem busca aprofundar ainda mais os conhecimentos no setor público, escolhendo uma área em que tenha mais afinidade ou interesse, possuímos ainda ótimas opções de pós-graduações. Entre elas:

Inscreva-se no vestibular online da Ampli e descubra mais benefícios fornecidos pela nossa instituição.

Posts Recentes
Fique por dentro das nossas novidades e receba conteúdo exclusivo