O que faz um Jornalista? Veja as funções desse profissional!

O jornalismo é um dos cursos de graduação superior mais tradicionais que existem, mas será que você sabe o que faz um jornalista em diferentes cargos?

Hoje o nosso objetivo é apresentar e discutir as várias atribuições deste profissional a depender de qual posição esteja ocupando, sendo em empresas de diferentes portes ou mesmo por conta própria.

Então vamos lá:

Descubra o que faz um profissional de Jornalismo em diferentes cargos e setores!

O profissional de jornalismo possui muitas funções no que tange às áreas de atuação, podendo trilhar um caminho no setor que tenha mais a ver com os seus objetivos e preferências de carreira.

Existe espaço para quem deseja focar mais na parte investigativa, no trabalho de pesquisa, na cobertura de eventos segmentados ou gerais, na arte da escrita, no gerenciamento de comunicação de empresas e muito mais.

Leia abaixo os principais cargos que separamos para tratar no artigo de hoje:

O que faz um jornalista?

De maneira geral, entre as funções de um jornalista estão a pesquisa, a coleta de dados, a redação de matérias, a transmissão de notícias para o público e a condução de entrevistas.

Ele pode atuar por conta própria, prestando serviço, ou para empresas de diversos portes e segmentos. Pode trabalhar na rádio, na televisão, para jornais impressos, revista e, com o avanço tecnológico, principalmente na internet.

O jornalista pode ainda escolher setores específicos nos quais se especializar ou trabalhar. Há quem se interesse por fotografia, logo busca trabalhar com fotografia documental ou fotojornalismo.

Há aqueles que possuem paixão por esportes, então optam por cobrir eventos esportivos como as Olimpíadas e Copas do Mundo. Há ainda quem tem muita habilidade com marketing e opta por atuar na comunicação virtual de empresas, cuidando dos canais e da relação com o público consumidor.

Quando se trata de possibilidades para o jornalista, o céu é realmente o limite. É alguém mais tímido ou introspectivo? Pode trabalhar na produção escrita de matérias ou revisando conteúdos. Gosta dos holofotes? Que tal atuar como locutor, âncora ou mesmo na produção de material em vídeo?

Considere uma área em que tenha afinidade e explore as possibilidades desta carreira tão múltipla.

O que faz um repórter?

As atribuições de um repórter envolvem a pesquisa de pautas interessantes ao público, a reunião de materiais como referências (artigos, imagens, vídeos etc.), a realização de entrevistas e análise de conteúdos.

Todas essas ações possuem o intuito de transmitir a mensagem que se deseja passar com verossimilidade, clareza e objetividade. O repórter pode gravar a matéria e apresentá-la em formato audiovisual ou mesmo escrevê-la.

O profissional possui uma rotina que pode variar bastante, principalmente a rapidez com a qual as notícias se espalham hoje graças à internet — e nem sempre de maneira ética ou verdadeira.

Assim, este profissional precisa estar preparado a todo o tempo para o chamado “furo de reportagem”, divulgando um acontecimento recente com integridade antes de que os concorrentes possam fazê-la.

O que faz um assessor de imprensa?

O trabalho do assessor de imprensa consiste no estabelecimento positivo e atrativo da imagem de uma pessoa ou marca junto a veículos de comunicação e, logo, perante o público.

Este profissional tem o cuidado de orientar o cliente sobre as melhores práticas de acordo com o panorama no segmento de atuação, concorrentes, pontos fortes e fracos, histórico de conduta, entre outros.

Para garantir um bom relacionamento com as diferentes categorias de imprensa, o assessor pode organizar ações como press releases, branding, clippings, follow-ups, criação de pautas, estratégias para gerenciamento de crises, publicações internas para endomarketing, media training e notas à imprensa.

Este trabalho fortalece e cria autoridade para a marca, tanto com o público quanto com stakeholders, promovendo uma maior credibilidade da mesma forma.

O que faz um social media?

O cargo de social media é um dos mais em alta hoje, principalmente depois da pandemia do Covid-19, em que tantas empresas começaram ou investiram mais em sua presença digital para expandir os negócios.

É este profissional que faz a gestão, produção de conteúdo, análise de tráfego e métricas, implementação de estratégias e demais ações de engajamento nas mídias sociais de diferentes marcas.

Seu foco é estabelecer um planejamento de conteúdo que esteja em harmonia com a marca, escolhendo os melhores formatos (imagens, vídeos, anúncios patrocinados), frequência de postagens e técnicas de interações.

Alguns conhecimentos primordiais para quem deseja trabalhar como social media são de marketing digital (incluindo marketing de conteúdo e Inbound marketing), anúncios patrocinados, Google Analytics e técnicas de Copywriting.

O que faz um editor de textos?

Para quem gosta de trabalhar com textos escritos, atuar como editor de textos pode ser ideal. Este profissional fica responsável por revisar, preparar e editar diferentes tipos de texto com o objetivo de entregar a melhor versão final de um material.

Quando realiza o serviço para veículos comunicativos como jornais e revistas, pode trabalhar com artigos, reportagens e matérias em formato de notícias. No caso da televisão e mesmo podcasts, pode editar scripts e roteiros. Ainda é possível trabalhar com editoras, atuando com livros e materiais didáticos.

O trabalho do editor é primordial para garantir que a qualidade dos materiais seja adequada e condizente ao padrão editorial das organizações. Ele pode fazer ajustes gramaticais, cortes ou inclusões, analisar a coerência do projeto em harmonia com a empresa e outras funções.

A Ampli é a melhor opção para te ajudar a realizar o sonho da Faculdade!

Agora você está por dentro dos principais cargos que podem ser ocupados por jornalistas no exercício da profissão e se é esta a carreira que gostaria de seguir, o curso de graduação EAD em Jornalismo da Ampli é a opção ideal.

O curso de bacharelado possui 3000 horas e você pode conclui-lo em 2 anos e 7 meses. O formato de estudo à distância oferecido pela nossa instituição fornece autonomia e flexibilidade aos alunos, que se sentem mais motivados e inspirados para focarem nos estudos de acordo com os próprios horários.

Saiba mais sobre a instituição e aproveite para se inscrever no vestibular da Ampli agora mesmo.

Posts Recentes
Fique por dentro das nossas novidades e receba conteúdo exclusivo