Teste Vocacional de Engenharia: Que tipo de engenheiro é você?

Engenharia é uma área de estudo muito ampla e diversificada, que abrange vários campos de atuação. Se você gosta de engenharia, mas ainda não sabe qual tipo de engenharia é mais adequado para sua personalidade e habilidades, tenho certeza de que este artigo vai te ajudar.

Criamos um teste vocacional especial para quem gosta da área, assim vai ficar fácil descobrir que tipo de engenheiro ou engenheira você seria, ou com qual tipo de engenharia você mais se identifica.

Como funciona um teste vocacional?

Um teste vocacional é um processo utilizado para ajudar as pessoas a descobrir quais carreiras são mais adequadas para elas. Ele geralmente consiste em uma série de perguntas sobre interesses, habilidades e valores, e pode ser feito online ou com um profissional. O objetivo é fornecer informações sobre as habilidades e interesses das pessoas para que elas possam tomar decisões informadas sobre a escolha de carreiras.

Existem vários modelos e tipos de testes vocacionais e para descobrir as habilidades de cada um, é importante formular perguntas com objetivos específicos. Também é importante que o participante seja sincero em cada resposta para que o resultado seja fiel a sua personalidade, ou seja: responda as perguntas de acordo com o que você é, sem se preocupar com o que as pessoas esperam de você.

Teste Vocacional de Engenharia

Criamos um teste simples, com perguntas relacionadas aos vários campos de engenharia. Assim vai ficar bem fácil para você entender qual engenharia combina mais com você entre todas elas.

Aproveite para fazer o teste agora mesmo:

Quais são os tipos de Engenharia mais buscados?

Como dissemos, a engenharia é uma área de atuação super ampla e tem diversos cursos superiores para formar engenheiros. Alguns dos mais famosos são a Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia de Software, Engenharia da Computação, Engenharia Ambiental e Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia de Produção e Engenharia de Controle de Automação. Você já conhece cada uma?

Engenharia Civil

A engenharia civil é a área da engenharia que se dedica ao projeto, construção e manutenção de estruturas, como pontes, edifícios, estradas e barragens. Se você gosta de trabalhar com projetos e construções.

Engenharia Mecânica

A engenharia mecânica é a área da engenharia que se dedica ao projeto, construção e manutenção de máquinas e equipamentos.

Engenharia Elétrica

A engenharia elétrica é a área da engenharia que se dedica ao projeto, construção e manutenção de sistemas elétricos, como geradores, transformadores e redes elétricas. 

Engenharia de Software

A engenharia de software é a área da engenharia que se dedica ao projeto, desenvolvimento e manutenção de software.

Engenharia da Computação

A engenharia de computação é a área da engenharia que se dedica ao projeto, construção e manutenção de computadores e sistemas de informação.

Engenharia Ambiental

A engenharia ambiental é a área da engenharia que se dedica ao projeto, construção e manutenção de sistemas de tratamento de água e de esgoto, mas é principalmente focada em projetos para preservação do meio ambiente. 

Engenharia Ambiental e Sanitária

Enquanto a Engenharia Ambiental lida com o meio ambiente, a Engenharia Ambiental e Sanitária é uma área que se concentra na gestão de recursos hídricos e sistemas de saneamento básico, então atua de forma focada na coleta e tratamento de água e esgoto, bem como na prevenção e controle de doenças transmitidas por água.

Engenharia de Produção

A engenharia de produção é o ramo da engenharia que se concentra em melhorar e otimizar os processos de produção em empresas e indústrias. Isso inclui a análise de processos, a otimização de fluxos de trabalho e a implementação de novas tecnologias para aumentar a eficiência e reduzir os custos.

Engenharia de controle de automação

A engenharia de controle de automação é outro ramo da engenharia que se concentra em desenvolver e implementar sistemas de controle automatizados. Isso inclui a programação de robôs, a criação de sistemas de automação para fábricas e a implementação de sistemas de controle de processos. 

Por que é importante saber a engenharia certa pra você?

Fazer a faculdade certa pode ser um passo importante para entrar no mercado de trabalho mais rapidamente e conseguir melhores salários. Escolher a engenharia certa vai te dar uma vantagem competitiva no mercado de trabalho. Além disso, se você já está trabalhando, mas quer mudar de profissão, a engenharia pode ser uma boa opção para você.

Para descobrir qual engenharia é perfeita para você, recomendamos que você faça o teste vocacional que criamos.

Comece agora mesmo seu curso de Engenharia com a ajuda da Ampli

A Ampli é uma das melhores faculdades digitais do Brasil e oferece todos os cursos de Engenharia que você viu neste artigo. Todos os cursos são EAD, então você pode estudar com muita facilidade e muita velocidade. Assim você tira seu diploma de engenharia mais rápido e pode alavancar a sua carreira.

A Ampli é reconhecida pelo MEC, com nota máxima, e o time do corpo docente é formado por profissionais super capacitados que entendem muito do mercado de engenharia.Não perca tempo, comece agora mesmo seu teste gratuito e continue o curso só se você gostar! Escolha sua engenharia e faça já sua inscrição através do site da Ampli!

Posts Recentes
Fique por dentro das nossas novidades e receba conteúdo exclusivo