Tudo sobre a faculdade de Publicidade e propaganda

Você sonha com a possibilidade de trabalhar nas principais campanhas publicitárias do país ou poder influenciar pessoas com ações de sucesso? Se a resposta for “sim”, então o curso de Publicidade e Propaganda pode ser a melhor opção de graduação!

Essa é uma formação ampla, que permite ao futuro profissional a atuar em diferentes áreas desse campo: produzindo textos, roteiros, imagens, editando vídeos, com funções criativas, entre várias outras possibilidades.

Então, vem com a gente e conheça tudo sobre a Faculdade de Publicidade e Propaganda neste guia completo!

Como é a graduação de Publicidade e Propaganda?

A graduação em Publicidade e Propaganda é, geralmente, no formato bacharelado, com duração média de 4 anos. Ela combina disciplinas práticas e teóricas, que permitem ao futuro profissional ter uma base sólida para atuar em diversas áreas do mercado publicitário.

Para entender mais sobre como é essa formação, vamos conhecer mais sobre o que é essa área, mais detalhes sobre o curso e quais são as principais inspirações na área!

O que é a área de Publicidade e Propaganda

A Publicidade e Propaganda é a área voltada para conectar consumidores e marcas. Para isso, os profissionais utilizam diversas estratégias, por meio de mensagens criativas, impactantes e persuasivas. 

É um campo, também, que está atento às principais tendências culturais e tecnológicas, além de influenciá-las, sabia disso? Por isso, o profissional que trabalha nessa área precisa ser criativo, inovador e preparado para trabalhar tanto no ambiente digital quanto offline e acompanhar as principais novidades do momento.

A graduação em Publicidade e Propaganda

A graduação em Publicidade e Propaganda forma profissionais criativos e estratégicos, preparados para trabalhar em áreas como planejamento, criação e execução de campanhas para diferentes meios. Para isso, a formação contempla disciplinas relacionadas com:

  • Criação publicitária;
  • Planejamento de mídia;
  • Marketing digital e branding;
  • Psicologia da comunicação;
  • Direção de arte e produção audiovisual.

Entre as atividades de avaliação da graduação, estão as provas e, também, realização de projetos em grupo, estudos de caso e laboratórios práticos. Com isso, os estudantes podem ter uma experiência próxima da realidade em uma agência. 

Algumas faculdades, inclusive, oferecem a possibilidade de participar de agências experimentais, empresas juniores e feiras de inovação. Isso ajuda a complementar a experiência do futuro profissional e deixá-lo mais preparado para o mercado de trabalho.

Inspirações na área de Publicidade e Propaganda

Os futuros profissionais podem se inspirar em grandes nomes da área. Conhecer mais sobre sua história e contribuições para a história da Publicidade e Propaganda pode ajudá-lo a definir a sua trajetória profissional.

Por isso, vamos apresentar alguns dos principais influenciadores nesse campo! Veja a seguir.

David Ogilvy

Ele é conhecido como o “pai da publicidade moderna” e revolucionou a área com campanhas que se tornaram icônicas. Além disso, ele foi um dos grandes responsáveis por trazer as pesquisas de mercado para essa área, o que contribui, até hoje, para a melhoria das campanhas.

celular com marca da empresa Ogilvy
David Ogilvy é considerado o pai da publicidade moderna

Ele defendia que a criatividade só era eficaz quando apoiada em dados. Ogilvy foi um dos fundadores da Ogilvy & Mather, uma das agências mais icônicas da história. 

Philip Kotler

Kotler é considerado o maior teórico do marketing moderno. Suas obras são consideradas leituras obrigatórias para quem deseja trabalhar com Publicidade e Propaganda.

Ele tem grandes contribuições, especialmente no campo de gestão de marcas e estratégias de mercado. Suas teorias praticamente construíram as práticas de marketing global. 

Nizan Guanaes

Nizan Guanaes é um dos fundadores do grupo ABC, uma das maiores redes de comunicação da América Latina, além de ser um dos maiores publicitários do país. Já foi eleito uma das 100 pessoas mais influentes do mundo pelo jornal Financial Times, em 2010.

Ele é conhecido pela sua criatividade e empreendedorismo, tendo liderado campanhas que fizeram história tanto no Brasil quanto no exterior. Foi um dos responsáveis pela icônica peça da Folha de São Paulo sobre como uma mentira contada 1000 vezes pode se tornar verdade, que ganhou o Prêmio Leão de Ouro no Festival de Cannes em 1988.

Washington Olivetto

Washington Olivetto foi um dos mais premiados publicitários brasileiros. Criou diversas campanhas icônicas, incluindo uma das mais duradouras da história: a do Garoto Bombril. 

O sucesso sempre depende de disciplina, dedicação e algum talento. Mas também da escolha do lugar certo, no tempo certo — Washington Olivetto.

Também assinou outras campanhas que marcaram gerações, como a “O primeiro sutiã”, para a Valisère e, também, trabalhou em conjunto com Nizan Guanaes na campanha da Folha de São Paulo.

Foi o único publicitário não anglo-saxão no Hall of Fame do The One Club de New York

Neil Patel

Neil Patel é considerado um dos maiores especialista em marketing digital, sendo um autouma autoridaderidade global sobre SEO (Search Engine Optimization). Seus insights sobre inbound marketing e publicidade digital têm ajudado diversas empresas, incluindo gigantes do mercado, a expandirem sua presença na web.

Alex Bogusky

Alex Bogusky é cofundador da Crispin Porter + Bogusky, Bogusky. Se aposentou em 2010, mas ficou conhecido por campanhas irreverentes e inovadoras, como a de “The Truth,” contra o tabagismo. Ele é defensor do uso da publicidade para impulsionar mudanças sociais.

Jay Chiat

Jay Chiat foi um dos pioneiros no uso de planejamento estratégico nas agências, o que revolucionou a área. Ele foi um dos fundadores da Chiat/Day, conhecida por campanhas como a icônica propaganda da Apple, “1984.” 

Rosser Reeves

Rosser Reeves foi criador do conceito de Unique Selling Proposition (USP), que diz respeito a ideia de destacar um produto que possui uma característica única, capaz de destacá-los dos concorrentes. Sua abordagem prática e focada continua, até hoje, influente no mercado.

Jean-Marie Dru

Jean-Marie Dru é presidente da TBWA e foi o criador do conceito de disrupção, com uma série de diretrizes e metodologias que ajudam as marcas a se reinventarem e gerarem algo que poderá mudar o mercado. 

Seus livros são praticamente uma leitura obrigatória neste curso, ensinando a unir inovação e publicidade.

rapaz criando logo com projeto
Jean-Marie Dru criou o conceito de disrupção, que ajuda marcas a inovar

Rory Sutherland

Rony Sutherland é vice-presidente da Ogilvy e um dos maiores especialistas em economia comportamental aplicada à publicidade. Ele defende que o comportamento do consumidor é tão importante quanto a qualidade do produto em campanhas publicitárias.

Beth Comstock

Beth Comstock é ex-executiva da GE e da NBC Universal. Ela é conhecida mundialmente por liderar transformações digitais, especialmente, com a integração entre tecnologia e marketing.

Seth Godin

Seth Godin é autor de livros que são referência nos estudos sobre branding e publicidade nativa. Uma das principais obras é “A Vaca Roxa”. Ele defende em seus textos que o marketing moderno deve ser capaz de contar histórias que conseguem se conectar, de fato, com os consumidores.

Quais os tipos de graduação em Publicidade e Propaganda?

O curso de Publicidade e Propaganda está disponível na modalidade presencial. Porém, há outras modalidades de graduação autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC), como as licenciaturas e tecnólogos.

Mas afinal, há essa possibilidade para Publicidade e Propaganda? É o que você verá a seguir!

Bacharelado em Publicidade e Propaganda

O bacharelado é a formação mais tradicional e é a modalidade na qual o curso de Publicidade e Propaganda está disponível. Ele tem duração média de 4 anos e prepara o estudante para atuar em todas as etapas de uma campanha publicitária.

A grade curricular é ampla e interdisciplinar, e contempla questões teóricas e práticas. Além disso, passa pelo desenvolvimento de diversas habilidades técnicas, como direção de arte, redação, produção e edição de vídeo, planejamento, análise de resultados, entre outros.

Licenciatura em Publicidade e Propaganda

O curso de Publicidade e Propaganda não é oferecido na modalidade Licenciatura. Esse modelo é destinado à formação de professores para o Ensino Básico, o que não contempla essa área do saber, que é mais voltada para atuação no mercado.

Porém, para quem gosta do campo e tem sonho de lecionar no Ensino Superior, a possibilidade é investir em pós-graduações, como especializações, mestrado e doutorado. Com esses títulos, você poderá se transformar em um docente em universidades e faculdades tanto públicas quanto particulares.

Tecnólogo de Publicidade e Propaganda

O curso de tecnólogo (com duração mais curta, em média entre 2 a 3 anos) em Publicidade e Propaganda não está disponível no Brasil. Porém, é possível encontrar opções nesse formato que dialogam com esse campo.

Estão entre elas:

  • Design Gráfico;
  • Produção Audiovisual;
  • Marketing;
  • Gestão de Inovação.

Essa pode ser uma opção para quem deseja um curso mais curto, direcionado para o mercado e focado em uma área específica.

A faculdade de Publicidade e Propaganda é boa?

Os cursos de Publicidade e Propaganda no Brasil possuem alta excelência, especialmente, porque elas precisam ser autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC) para terem seus diplomas válidos. Esse processo é rigoroso, o que aumenta a sua qualidade.

prédio do ministério da educação
O MEC é quem valida as faculdades no Brasil

Porém, claro, é preciso considerar as avaliações das instituições, para escolher as melhores opções para sua formação. Nós vamos trazer tudo sobre esse assunto a seguir!

A faculdade de Publicidade e Propaganda é aprovado no MEC?

Sim, as faculdades disponíveis no Brasil de Publicidade e Propaganda, para terem um diploma válido, precisam ser avaliadas e aprovadas pelo MEC. Além disso, esse é um curso que tem autorização para abertura de novas unidades no Brasil.

As avaliações realizadas para autorizar o funcionamento de uma graduação são bem rigorosas e precisam atender a alguns critérios definidos pelo ministério, entre eles:

  • Infraestrutura: se a instituição possui laboratórios e espaço para as aulas práticas, como estudos em audiovisual e design gráfico;
  • Formação dos professores: se o corpo docente possui experiência prática e alta qualificação (como título de mestrado e doutorado);
  • Grade curricular atualizada: se as disciplinas da grade abordam temas importantes para a área e, também, se é atualizada para atender os principais desafios do mercado atual.

Porém, você quer a melhor formação, não é mesmo? Para isso, vale a pena também comparar as notas do MEC no Índice Geral de Cursos (IGC).

Nessa avaliação, os especialistas concedem notas de 1 a 5, sendo 5 a nota máxima. Eles avaliam todos os pontos anteriores e consideram, também, a nota do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

As graduações com notas 4 e 5 são consideradas acima da média, podendo ser as melhores opções para sua formação. O mercado também considera isso na hora de selecionar seus profissionais, sabia? Assim, você tem mais chances de ser contratado para as melhores vagas.

Aprovação de Publicidade e Propaganda no mercado

O mercado de trabalho busca profissionais com excelentes qualificações e, por isso, quem faz a faculdade de Publicidade e Propaganda tem maiores chances de ser contratado para vagas que são mais atrativas (com melhores salários e planos de carreira).

Isso porque, como essa área tem se tornado muito competitiva, os recrutadores estão cada vez mais exigentes na composição dos times. Por isso, quem é formado em instituições com alta qualidade de ensino tem maior aceitação no mercado.

Além disso, muitas faculdades possuem boas conexões no setor, o que ajuda a conquistar melhores vagas de estágio e contratações após sua formação, facilitando sua entrada no mercado de trabalho.

Qual o perfil ideal de aluno de Publicidade e Propaganda?

O aluno que opta pela graduação de Publicidade e Propaganda deve combinar habilidades que unem criatividade, viés analítico e boa comunicação. Essa é uma área exigente, dinâmica, que muda rapidamente.

Por isso, é importante conhecer, desde já, qual é a personalidade do estudante dessa área e se preparar para os desafios que virão. 

Vamos ver mais sobre isso a seguir!

Personalidade do aluno da área de Publicidade e Propaganda

Os alunos de Publicidade e Propaganda devem combinar diversas habilidades técnicas e, também, de personalidade, para terem mais sucesso em sua jornada durante sua graduação.

Vamos conferir as principais delas a seguir!

Criatividade

Os alunos dessa graduação devem ter uma mente criativa e pensar fora da caixa. Destacam-se aqueles que conseguem pensar em ideias originais e encontrar soluções inovadas para os problemas de comunicação e marketing.

equipe reunida em agência de publicidade ou marketing
Os alunos do curso que criam ideias inovadoras se destacam

Uma forma de incentivar essa habilidade é inspirar-se nos trabalhos de outros profissionais. Além disso, a curiosidade também é uma importante aliada para potencializar a criatividade no dia a dia. Consumir diversos conteúdos ajudará a expandir suas ideias.

Boa comunicação

A área de Publicidade e Propaganda é um ramo da Comunicação Social. Por isso, é um campo que exige boas habilidades de comunicação, especialmente conseguir transmitir ideias com clareza.

Isso passa tanto pela produção textual ou audiovisual para o público quanto, também, na apresentação de projetos para clientes e times internos. Assim, você conseguirá engajar seu interlocutor naquilo que deseja comunicar.

Interesse por tecnologia e tendências

Hoje, mesmo as mídias offline, em alguma medida, se articulam com a área digital. Por isso, o estudante precisa estar sempre por dentro das principais tendências e tecnologias da área.

Isso vale tanto para as estratégias para as campanhas quanto, também, as análises sobre comportamento do público e resultados de campanhas. Dominar essas ferramentas, plataformas e métricas poderá, inclusive, ajudar a conquistar vagas importantes no mercado de trabalho.

Capacidade de trabalhar em equipe

O trabalho em Publicidade é extremamente colaborativo e o estudante da área já deve começar a se habituar a essa dinâmica desde a graduação. As diversas áreas do campo estão sempre em constante diálogo no dia a dia.

Por exemplo, quem trabalha na criação está sempre trocando ideia e definindo estratégias em conjunto com quem está na área de mídia. Então, aproveite o momento da faculdade para desenvolver essa habilidade!

Perfil estratégico

Quando você imagina a área de Publicidade e Propaganda, provavelmente sempre vem à mente um perfil de profissional altamente criativo, não é mesmo? Mas só isso não é o suficiente: é preciso, também, ser estratégico.

O aluno precisa ter um olhar analítico e pensar nas ações a curto, médio e longo prazo e definir objetivos concretos a serem mensurados no futuro. Com isso, é possível tanto que o planejamento e análise posteriores possam ser realizadas com sucesso e verificar se a campanha cumpriu o desejado.

Curiosidade e aprendizado contínuo

Os estudantes de Publicidade e Propaganda devem ter um desejo constante de aprender e se adaptar às mudanças do mercado publicitário. Isso ajuda para estarem alinhados com tendências do momento e, também, possam conseguir trazer conceitos importantes, como a disrupção, para suas campanhas.

Empatia e conexão com o público

A Publicidade é feita para pessoas e precisa se conectar com elas. Para conseguir alcançar este objetivo, é preciso que o profissional seja empático.

Com isso, ele consegue entender as necessidades e desejos do público-alvo e engajá-los nas ações. Também é preciso ter uma boa escuta, para entender o que os consumidores esperam das marcas.

Rotina de estudos para quem estuda Publicidade e Propaganda

Estudar Publicidade e Propaganda exige uma rotina de estudos que combine criatividade, organização e disciplina. Com isso, você poderá absorver conceitos teóricos e conseguir aplicá-los mais facilmente na prática.

moça estudando em biblioteca
O curso exige criatividade e disciplina

Separamos as melhores dicas para ter uma rotina adequada de estudos e terminar sua formação dominando essa área. Confira a seguir!

Planeje seu tempo de estudo

Algo que todo publicitário aprende desde a graduação é que o planejamento é o grande aliado do sucesso. Para facilitar isso durante os estudos, é importante ter um cronograma semanal, distribuindo os horários entre disciplinas práticas e teóricas.

Com isso, você consegue rever questões que serão base para o que aplicará na prática. Por exemplo, trazer elementos da Psicologia da Comunicação ao elaborar um roteiro para Produção Audiovisual.

Isso também ajudará a não deixar matéria acumulada e ter uma rotina mais tranquila, especialmente perto de provas e fim de períodos. 

Explore referências da área

Outra forma de aprender na área de Publicidade e Propaganda é pelo exemplo. Então, mergulhe nas produções de grandes nomes da área, como David Ogilvy, Nizan Guanaes, entre outros.

Leia livros desses autores, assista a palestras (presencialmente e online) e analise campanhas que foram icônicas para entender como estratégias criativas são desenvolvidas.

Ao longo do tempo, isso ajudará tanto a melhorar sua criatividade quanto, também, aprimorar seu senso crítico e ampliar o seu repertório.

Crie um espaço de estudos organizado

Ter um ambiente bem iluminado, confortável e com acesso às ferramentas necessárias para sua rotina (computador, tablet, cadernos, livros, mesas digitalizadoras, entre outros) pode ajudar na concentração.

Lembre-se, também, de reduzir os estímulos. Se possível, tire as notificações do celular e tire distrações de perto. Com isso, ficará mais fácil ter foco nesse momento.

Pratique diariamente

Desenvolver as habilidades que você viu anteriormente acontece a partir da disciplina. Por isso, sempre que possível, pratique diariamente, especialmente a parte prática.

Desenvolva partes de peças publicitárias, textos ou storyboards para exercitar o aprendizado. Com isso, você vai aprimorando suas técnicas e, também, ganhando mais confiança para quando finalmente for para o mercado de trabalho.

Acompanhe tendências do mercado

Essa é uma área que muda muito rapidamente, especialmente com o avanço do marketing digital e da publicidade online. Por isso, acompanhar sites e portais especializados, podcasts e cursos sobre os temas ajudará a manter-se atualizado.

Estude em grupo

Trabalhar com seus colegas permite trocar ideias, discutir tendências e simular o ambiente de uma agência. Facilita, também, a desenvolver a habilidade de atuar em equipe, já se preparando para os desafios que encontrará nas agências.

Quais as modalidades de estudo para Publicidade e Propaganda?

O curso de Publicidade e Propaganda está disponível em diversas modalidades: EAD, presencial e semi-presencial. Com isso, eles conseguem atender às necessidades de vários perfis diferentes. 

Cada uma delas possui seus pontos positivos e desafiadores. Por isso, cada pessoa deve analisar como cada uma das modalidades se encaixa no seu dia a dia e ver qual é a melhor para seus objetivos.

moça escrevendo em agenda
É preciso analisar as diferentes modalidades para saber qual é a melhor para a sua rotina

Confira a seguir mais sobre cada uma dessas opções e descubra qual delas é a mais alinhada com sua rotina e demanda!

Dá para fazer o Publicidade e Propaganda EAD?

Sim, algumas faculdades oferecem a possibilidade de fazer o curso de Publicidade e Propaganda na modalidade Educação à Distância. Esse formato é indicado para quem precisa de flexibilidade, pois permite que o aluno estude em seu próprio ritmo, com acesso a conteúdos e aulas gravadas.

Todas as atividades são realizadas online, incluindo leituras, tirar dúvidas com os professores e monitores e discussões em fóruns. Com isso, fica mais fácil conciliar a formação com outras atividades, sendo ideal para quem trabalha.

Entre os seus pontos fortes, estão:

  • Flexibilidade: permite que o aluno faça seu próprio horário, facilitando, até mesmo, conciliar com outras atividades, como trabalho, outras formações, hobbies, entre outros;
  • Estudar no melhor horário: o estudante pode assistir às aulas e fazer as atividades no horário que for mais confortável ou quando rende melhor;
  • Possibilidade de rever as aulas: caso tenha ficado alguma dúvida durante a revisão dos estudos, o aluno pode voltar na aula gravada e conferir o que foi dito;
  • Autonomia nos estudos: é uma modalidade que coloca o aluno no centro do seu processo de formação, dando autonomia para ele fazer sua rotina;
  • Menor custo: o aluno não precisa ter gastos com deslocamento para uma unidade para assistir suas aulas.

Em compensação, também é uma modalidade que possui seus desafios. Estão entre eles:

  • Disciplina: se o aluno não for disciplinado, pode ser que fiquem conteúdos acumulados para provas e trabalhos, prejudicando sua rotina;
  • Menor contato direto com os colegas: pode exigir mais esforço para criar networking, já que você não encontrará com seus colegas constantemente e presencialmente.

Existe o curso de Publicidade e Propaganda presencial?

Sim, o formato presencial é o modelo mais encontrado e está disponível em diversas instituições. O aluno participa das aulas em tempo real e na unidade, além de ter acesso a laboratórios de criação, estúdios audiovisuais e bibliotecas.

Entre os pontos fortes dessa modalidade, estão:

  • Interação ao vivo: o aluno tem contato direto com professores e colegas, simulando o ambiente de uma agência de publicidade;
  • Projetos integrados: facilita a realização de experiências práticas, como desenvolvimento de campanhas reais e oficinas de criação publicitária;
  • Rotina estruturada: para quem tem dificuldades de manter a disciplina, esse formato permite acompanhar o curso com horários fixos e acompanhamento próximo dos professores;
  • Maior networking: você estará sempre em contato com seus colegas no dia a dia, facilitando a formação de contatos que poderão ser úteis no futuro.

Entre os pontos desafiadores, estão:

  • Maiores gastos: é preciso colocar na ponta do lápis os custos com deslocamento durante sua formação;
  • Menor flexibilidade de tempo: você precisará estar disponível nos horários das aulas presenciais, o que pode dificultar, por exemplo, trabalhar e estudar.
moça com computador em biblioteca
Estudar presencial pode não ser ideal para quem trabalha e estuda

Tem o curso de Publicidade e Propaganda no modelo semi-presencial?

Sim, algumas instituições oferecem o modelo semipresencial, que combina as vantagens das modalidades presencial e EAD. Nesse caso, as aulas são realizadas geralmente online e algumas práticas são presenciais, como a realização de provas e aulas em laboratórios.

Com isso, os alunos podem ter uma flexibilidade parcial, podendo fazer parte das aulas em casa e no melhor horário para si, além de terem a oportunidade de poderem fazer as aulas em laboratórios e contarem com a infraestrutura da instituição.

Porém, os desafios também são compartilhados: é preciso considerar o menor contato com colegas, os custos de deslocamento e, muitas vezes, como isso pode inviabilizar trabalhar e estudar ao mesmo tempo.

Qual a duração e as matérias do curso de Publicidade e Propaganda?

O curso de Publicidade e Propaganda possui duração média de 8 semestres (4 anos). Nesse período, o estudante terá tanto disciplinas teóricas quanto práticas, além de conteúdos de formação humana e social, que contribuem para seu crescimento.

Vem com a gente conhecer mais quais são as matérias de cada semestre!

1º semestre

Estão entre as disciplinas do primeiro semestre do curso de Publicidade e Propaganda:

  • Branded Content;
  • Empreendedorismo e Inovação;
  • Estética e História da Arte;
  • Idiomas Instrumentais para Comunicação;
  • Sociedade Brasileira e Cidadania.

2º semestre

No segundo semestre, o aluno do curso de Publicidade e Propaganda aprenderá:

  • Comunicação e Discurso;
  • Legislação e Ética na Comunicação;
  • Sistemas Brasileiros de Comunicação;
  • Teoria da Comunicação;
  • Transmídia e Storytelling na Comunicação.

3º semestre

No terceiro período, entre as disciplinas disponíveis para o aluno de Publicidade e Propaganda, estarão:

  • Computação Gráfica;
  • Comunicação de Marketing em Meios Digitais;
  • Comunicação, Ciência e Tecnologia;
  • Criação Publicitária;
  • Produção Gráfica;
  • Projeto de Extensão I – Publicidade e Propaganda

4º semestre

No quarto período, ou seja, alcançando a metade do curso, o aluno verá as seguintes disciplinas:

  • Criação e Produção Publicitária em Rádio;
  • Fotografia Aplicada à Publicidade e Propaganda;
  • Gestão de Projetos e Eventos;
  • Gestão Mercadológica na Era Digital;
  • Novas Tecnologias Aplicadas à Comunicação.

5º semestre

O quinto semestre de Publicidade e Propaganda possui as seguintes disciplinas:

  • Gestão e Planejamento de Mídia;
  • Marketing Estratégico;
  • Pesquisa em Comunicação e Comportamento do Consumidor;
  • Planejamento e Gestão Estratégica;
  • Psicologia da Comunicação;
  • Projeto de Extensão II – Publicidade e Propaganda.

6º semestre

No sexto semestre, as disciplinas ofertadas para Publicidade e Propaganda são:

  • Criação Publicitária para TV e Cinema;
  • Design Thinking e Inovação dos Modelos de Negócio;
  • Gestão de Indicadores;
  • Redação Publicitária Geral.

7º semestre

O sétimo período, já se aproximando do final do curso de Publicidade de Propaganda, possui as seguintes disciplinas na grade:

  • Comunicação Integrada Organizacional;
  • Direção de Arte;
  • Produção Publicitária para TV e Cinema;
  • Propaganda Política;
  • Projeto de Extensão III – Publicidade e Propaganda.

8º semestre

No último semestre do curso, o aluno finaliza a sua formação em Publicidade e Propaganda com as seguintes disciplinas:

  • Design Gráfico;
  • Gerenciamento de Marcas;
  • Ilustração Digital;
  • Trade Marketing.
homem fazendo designs em computador
Design Gráfico é uma das disciplinas do último semestre

Quais as possibilidades de especialização em Publicidade e Propaganda?

A graduação em Publicidade e Propaganda abre portas, também, para diversas possibilidades de especialização. Essas formações permitem que o profissional possa aprimorar seus conhecimentos em áreas específicas e se destacar em um mercado cada vez mais competitivo.

Então, vale a pena ficar de olho nessas possibilidades para se tornar uma pessoa diferenciada e com um currículo atrativo para as melhores vagas.

Vamos conhecer mais sobre as principais opções de especialização nessa área a seguir!

Marketing Digital

A especialização em Marketing Digital vem sendo muito procurada, especialmente, com o crescimento das plataformas digitais. Ela é focada para o ensino de estratégias para esse ambiente, abordando questões como:

  • SEO;
  • Campanhas em mídias pagas;
  • Inbound Marketing;
  • Análise de dados;
  • Automação de processos de Marketing Digital;
  • Estratégias de engajamento e conversão online.

Ela é indicada para quem busca trabalhar com ambientes digitais, como agências de publicidade online, empresas de tecnologia ou consultorias de comunicação.

Gestão de Branding

Essa especialização tem sido muito procurada, especialmente, pela necessidade de construção de marcas fortes, alinhadas com os valores e expectativas do público-alvo. Os profissionais que optam por ela aprenderão técnicas de posicionamento de marca e como criar conexões duradouras entre marcas e consumidores.

Geralmente, quem possui essa formação tende a liderar projetos de rebranding tanto em agências quanto, também, internamente nas empresas ou em consultorias especializadas.

Publicidade e Comunicação Estratégica

Essa especialização visa integrar teoria e prática em campanhas publicitárias e comunicação corporativa. Ela possui disciplinas voltadas para a criação publicitária, planejamento de mídia e análise de mercado.

É uma capacitação que ajuda a impulsionar a carreira para áreas de liderança, já que os gestores precisam ter, também, uma visão analítica dos processos. Além disso, também permite que os profissionais de criação pensem em campanhas alinhadas aos objetivos empresariais, combinando inovação e resultados nas estratégias.

Mídias Sociais e Produção de Conteúdo

Com o consumo de conteúdo explodindo no Brasil e em todo o mundo, as redes sociais se tornaram um espaço estratégico e vital para as marcas. Essa especialização contribui para a formação de profissionais capazes de gerenciar comunidades, criarem conteúdo relevante e medirem o impacto de ações nas principais plataformas.

É indicada para quem deseja trabalhar como estrategista digital ou produtor de conteúdo, ajudando marcas a se posicionarem de forma criativa e com bom engajamento nas plataformas de redes sociais como YouTube, Instagram, TikTok, entre outras.

Quais as principais áreas para recém-formados?

O mercado de trabalho tem proporcionado diversas possibilidades de atuação para quem acabou de se formar em Publicidade e Propaganda. As oportunidades passam pelas áreas de atendimento, criatividade e inovação, planejamento e estratégia, entre outras.

Conheça agora algumas das principais áreas de atuação que esperam por você no futuro!

Criação Publicitária: o coração das campanhas

A criação publicitária é onde nascem as ideias que conectam marcas e consumidores. Como o próprio nome sugere, é indicado para quem tem um perfil criativo e adora inovar. Também se dá bem nessa área quem gosta de contar histórias e possui uma visão empática, engajando-se com seus ouvintes.

reunião de equipe sobre projeto
A área de criação é ideal para quem é criativo e gosta de contar histórias

Nela, você vai trabalhar em parceria com designers, redatores e diretores de arte para desenvolver anúncios, vídeos e, até mesmo, campanhas completas. Muitos profissionais que marcaram a história da Publicidade e Propaganda começaram nessa área, como Washington Olivetto e Nizan Guanaes.

Planejamento de Mídia: estratégia e dados

Para os apaixonados por dados, números e análises, ou gosta de lidar com decisões estratégicas, essa pode ser a sua praia. O profissional dessa área analisa dados e tendências para indicar os melhores caminhos para campanhas e corrigir rotas, quando os resultados estão abaixo do esperado.

Ele também atua escolhendo os melhores canais (TV, internet, rádio, etc.) para veicular as campanhas, negociando valores e analisando métricas para garantir resultados. Para quem trabalha com digital, esse profissional tem se tornado essencial para administrar as diversas métricas desse universo.

Marketing Digital: o futuro é agora

Com o crescimento das mídias digitais, essa é uma das áreas mais promissoras, que abre diversas possibilidades de funções. O especialista em Marketing Digital pode trabalhar com:

  • Redação de conteúdo;
  • Desenvolvimento de peças visuais (design gráfico);
  • Edição de vídeos para redes sociais;
  • Otimização de sites para buscas;
  • Mídia patrocinada;
  • Criação de branding para ambientes online;
  • Campanhas de e-mail marketing, entre outras.

Atendimento Publicitário: a ponte entre cliente e agência

Para quem tem facilidade de comunicação, mediação de conflitos e gosta de trabalhar diretamente com pessoas, atuar na área de Atendimento Publicitário pode ser uma boa opção. 

Esse profissional é o responsável por entender as demandas do cliente e traduzi-las para a equipe da agência, garantindo que os objetivos e expectativas sejam cumpridos. É um trabalho estratégico e sensível.

Afinal, essa pessoa atua como mediadora para alinhar as expectativas do cliente com as possibilidades criativas da agência. Também, é quem está na linha de frente quando há um cenário de crise.

Produção Audiovisual: criando impacto visual e sonoro

Para quem é apaixonado por produção audiovisual, essa é uma área com forte expansão nos últimos anos, especialmente com o aumento do consumo deste tipo de mídia nas redes sociais. 

O profissional dessa área pode produzir comerciais, vídeos para redes sociais, materiais para podcasts e videocasts, ajudar na produção de cursos e infoprodutos, entre outros.

É melhor ingressar na faculdade pública ou privada?

A escolha entre uma faculdade pública ou privada para cursar Publicidade e Propaganda é pessoal, já que ambas oferecem uma formação de qualidade para seus alunos. É preciso considerar os prós e contras para sua própria realidade e prioridades.

Vamos trazer mais detalhes sobre ambas, para você poder analisar qual é a melhor opção para seus objetivos. Confira a seguir!

Faculdade pública em Publicidade e Propaganda

As faculdades públicas em Publicidade e Propaganda se destacam pela sua excelência acadêmica e, também, pela possibilidade de poder fazer a formação sem pagar mensalidade, já que elas proporcionam ensino gratuito (com exceção das universidades municipais).

cofrinho amarelo ao lado de moedas e com capelo
A faculdade pública se destaca pelo ensino gratuito

Elas proporcionam uma formação teórica e crítica, além de terem foco em pesquisa e inovação. Muitas delas, inclusive, oferecem possibilidades para que os alunos possam entrar em projetos de Iniciação Científica e saber mais sobre como funciona o mundo acadêmico.

Além disso, outros pontos positivos das faculdades públicas são:

  • Infraestrutura robusta;
  • Professores com alta qualificação (geralmente a maioria possui título de doutor na área);
  • Possibilidade de atuar em projetos de extensão, que proporcionam experiência prática na área.

Porém, elas também possuem seus desafios, que devem ser levados em consideração na hora de fazer sua escolha. Estão entre as principais delas:

  • Maior concorrência, seja no vestibular próprio, seja na entrada via SiSU;
  • Possíveis cenários de incerteza de quando poderá se formar (seja por greves ou por falta de vagas em disciplinas mais concorridas);
  • Menos opções de cursos em outras modalidades além do presencial, diminuindo suas possibilidades de escolha.

Faculdade privada para Publicidade e Propaganda

As faculdades privadas para Publicidade e Propaganda se destacam, especialmente, pela sua maior proximidade com o mercado de trabalho. Muitas delas, inclusive, possuem convênios com algumas agências, o que facilita a contratação tanto para estágio quanto após sua graduação.

Além disso, elas também possuem uma infraestrutura moderna, com laboratórios de ponta, estúdios audiovisuais e ferramentas tecnológicas. Outros pontos positivos são:

  • Profissionais com longa experiência no mercado. Muitos delas, inclusive, já trabalharam nas melhores agências do país;
  • Flexibilidade no formato das aulas, com opções presenciais, EAD ou semi-presenciais;
  • Garantia de disponibilidade para realizar as disciplinas e sem risco de greve, garantindo a sua formação dentro do prazo esperado.

Porém, também há desafios que precisam ser levados em consideração. São eles:

  • O custo maior com mensalidades. Porém, muitas instituições oferecem bolsas de estudos e financiamentos, que facilitam o acesso;
  • Variedade no ensino. Como há muitas instituições particulares no mercado, é importante analisar as opções disponíveis e ver qual delas oferece, de fato, um ensino de qualidade.

Quanto custa a graduação em Publicidade e Propaganda?

O custo da graduação em Publicidade e Propaganda pode variar consideravelmente, dependendo de questões como a instituição escolhida (pública ou privada — com bolsa ou sem), da modalidade (presencial, semipresencial ou EAD) e da região do Brasil. 

No caso das universidades públicas, o curso é oferecido gratuitamente. Já as opções particulares possuem mensalidades que podem variar entre R$ 300 a R$ 2500, geralmente variando conforme a modalidade de ensino e a infraestrutura da instituição.

Porém, também é preciso levar em consideração outros gastos diretos e indiretos com a graduação, tais como:

  • Deslocamento;
  • Compra de equipamentos para realização das atividades práticas;
  • Participação em congressos, simpósios e eventos;
  • Compra de licença de softwares necessários para realização das atividades, entre outros.

Tem como conseguir bolsa de estudos em Publicidade e Propaganda?

Sim, para quem deseja fazer a sua graduação em uma faculdade particular, é possível conseguir bolsas de estudos para diminuir o valor das mensalidades ou ter isenção total. Há opções tanto dos programas governamentais (como o ProUni) quanto bolsas da própria instituição.

pessoa com celular com tela do prouni
É possível tentar o Prouni para conseguir bolsas

Essas opções ajudam a tornar o curso mais acessível, especialmente para quem busca uma formação de qualidade sem comprometer o orçamento. Vamos conhecer mais sobre as opções disponíveis a seguir!

Mergulhe nesse universo, para saber mais sobre qual é a melhor opção que se encaixa na sua rotina!

Bolsa própria da instituição

A maioria das faculdades oferecem seus próprios programas de bolsas de estudo. Os critérios para concessão e, também, as taxas de descontos, variam conforme a instituição. 

Mas, em geral, os critérios utilizados são as condições socioeconômicas do estudante ou, então, o resultado do Exame nacional do Ensino Médio. Já os valores das bolsas podem variar, podendo alcançar até 100%.

Por isso, é importante conhecer como funcionam as concessões de bolsas na faculdade particular escolhida. Com isso, você consegue se preparar para aumentar suas chances de conquistar uma bolsa integral ou com o maior percentual possível!

Programa Universidade para Todos (ProUni)

O Programa Universidade para Todos (ProUni) é um programa do Ministério da Educação voltado para concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas para alunos que estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Por meio dele, os candidatos podem ter redução de 100% ou 50% nas mensalidades do curso de Publicidade e Propaganda, dependendo da renda familiar. Para participar, o aluno deve cumprir os seguintes critérios:

  • Ter feito a última edição do Enem;
  • Ter feito, no mínimo, 450 pontos na média das 4 provas objetivas;
  • Não pode ter zerado a redação;
  • A renda familiar máxima deve ser de até 1,5 salário-mínimo para bolsas integrais e até 3 salários mínimos para as bolsas parciais.

Fundo de Financiamento Estudantil (FIES)

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) não é um programa de bolsas, mas sim de financiamento. Porém, ele também permite que os estudantes paguem os custos da graduação de forma facilitada e com juros baixos (ou zerados) após a conclusão do curso. 

Essa é uma alternativa interessante para quem não consegue arcar com as mensalidades durante os estudos. Então, é uma opção a ser considerada ao começar a planejar sua formação superior!

Como entrar na graduação em Publicidade e Propaganda?

Para ingressar na graduação em Publicidade e Propaganda, há diversas formas de acesso, cada uma com suas características, particularidades e critérios. Entre as opções, estão o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), vestibulares tradicionais ou acesso direto com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Vamos conhecer mais sobre cada uma delas a seguir!

Acesso direto com a nota do Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é, atualmente, a principal porta de entrada para o Ensino Superior no Brasil, incluindo a graduação em Publicidade e Propaganda no Brasil, tanto em instituições públicas quanto privadas. Algumas instituições permitem usar a nota para acesso direto, sem necessidade de fazer novas provas.

A aprovação, no caso, é feita por meio da avaliação da pontuação. Cada instituição possui sua nota mínima para aprovação. Caso o aluno tenha superado a nota de corte e tenham vagas disponíveis, ele poderá se matricular.

celular com app do enem em cima de prova do enem
Superando a nota de corte da faculdade, o estudante pode entrar com a nota do Enem

Geralmente a redação não pode ter sido zerada. Então, lembre-se de fazer um bom texto, para garantir que conseguirá sua aprovação.

Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é a principal forma de acesso para as instituições de Ensino Superior públicas do país, que utiliza exclusivamente a nota do Enem como critério de seleção. O processo seletivo acontece uma vez por ano desde 2024, no começo do primeiro semestre.

As notas de corte variam conforme a instituição escolhida, sendo que aquelas que são conhecidas pela sua excelência acadêmica têm uma concorrência muito maior – ou seja, a pontuação para aprovação sobe.

O cronograma e o edital do SiSU são publicado anualmente pelo Ministério da Educação. Se você tem interesse em participar do programa, é importante ficar atento às principais datas.

Vestibular para Publicidade e Propaganda

Algumas instituições, tanto públicas quanto privadas, realizam vestibulares próprios como formas de ingresso. Nesse caso, o estudante faz uma prova específica, elaborada pela instituição.

Os modelos podem variar, desde aqueles que são mais próximos dos tradicionais quanto aqueles que tem um formato semelhante ao do Enem. Por isso, vale a pena conferir antes, para ajudar na sua preparação.

Algumas instituições definem datas específicas para a realização das provas. Geralmente, é o caso das universidades públicas. Outras, como as particulares, permitem que os candidatos possam agendar seus exames conforme sua agenda, facilitando o ingresso.

Quais são as exigências para se formar em Publicidade e Propaganda?

O curso de Publicidade e Propaganda, como diversas graduações, pode exigir o cumprimento de diversas atividades para que o aluno possa concluir a sua formação. Entre elas, estão a realização de um estágio supervisionado, participar do Enade e apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Vamos entender melhor sobre cada um desses pontos a seguir!

A graduação em Publicidade e Propaganda exige estágio obrigatório?

O estágio supervisionado pode ser obrigatório em algumas instituições de Ensino Superior, enquanto outras apenas recomendam a sua realização. Por isso, o aluno deve conferir qual é a regra válida para sua graduação.

Nos casos em que ele é obrigatório, o aluno deverá cumprir uma carga horária mínima, que estará estabelecida no projeto pedagógico do curso. Ele deverá ser supervisionado por um professor e acompanhado por um profissional na empresa.

Mesmo que ele não seja exigido, essa é uma experiência que poderá fazer toda a diferença em sua carreira! Nesse momento, você aprenderá mais sobre como funciona a rotina de uma agência na prática e aplicar os conhecimentos do curso na rotina no mercado.

Além disso, muitas empresas tendem a contratar os estagiários após a formatura deles. Então, essa pode ser uma excelente oportunidade de terminar sua graduação em Publicidade e Propaganda com um emprego garantido.

Outro ponto positivo é a possibilidade de poder criar o seu portfólio. Isso pode abrir portas tanto para boas oportunidades de trabalho quanto para conquistar clientes, caso deseje atuar como autônomo ou abrir sua própria empresa.

moça fazendo logo em computador
No estágio é possível desenvolver portfólio para mostrar aos clientes

Enade para Publicidade e Propaganda

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é uma prova utilizada para avaliação pelo Ministério da Educação para identificar como está o processo de aprendizagem dos concluintes de graduações, incluindo Publicidade e Propaganda. 

O exame mede o domínio dos conteúdos específicos da área, bem como competências gerais relacionadas à formação acadêmica. É, inclusive, um dos principais pontos de avaliações como o Índice Geral de Cursos (IGC).

Cada ano, o MEC seleciona quais são os cursos que deverão fazer a prova do Enade. Se você estiver no último ano da graduação em Publicidade e Propaganda e ele fizer parte dos selecionados, será obrigado a fazer a prova.

Caso não compareça no dia do exame e não justifique sua ausência, você não poderá colar grau até regularizar sua situação. O resultado nessa prova não afeta seu desempenho acadêmico.

Porém, é interessante se dedicar a essa avaliação. Afinal, se a sua faculdade for bem avaliada, o nome dela é projetado no mercado e seu diploma se tornará mais valioso. Todos saem ganhando!

TCC de Publicidade e Propaganda

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma das últimas etapas para finalizar uma graduação. Nesse momento, o aluno deverá demonstrar que ele domina um campo específico do curso, por meio desse trabalho.

Ele pode ser feito em diferentes formatos, como monografias, projetos experimentais ou estudos de caso. A ideia é integrar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso, proporcionando ao aluno a oportunidade de demonstrar suas habilidades criativas, analíticas e estratégicas.

O tema é escolhido pelo próprio aluno e ele terá o suporte de um orientador (professor do curso). Ao longo dessa jornada, ele guiará o estudante no desenvolvimento do trabalho, tirando dúvidas e indicando os melhores caminhos para ele ser bem-sucedido nisso.

Em muitas instituições, o TCC deve ser apresentado publicamente para uma banca, que fará a avaliação do trabalho. Ela é composta por professores e especialistas da área.

Os alunos costumam ficar muito tensos com esse momento, mas não se preocupe! Com o apoio do professor orientador, seu trabalho ficará excelente e arrasará na banca!

Vale a pena se formar em Publicidade e Propaganda?

Fazer o curso de Publicidade e Propaganda pode ser altamente vantajoso para quem deseja trabalhar em uma área altamente dinâmica, criativa, desafiadora e com várias possibilidades de crescimento. Além disso, as remunerações são boas, o que proporciona um bom retorno sobre o valor investido para sua formação.

Ao longo do curso, você terá uma base teórica sólida sobre comunicação e marketing, mas também desenvolverá habilidades práticas, como criação de campanhas e gestão de marcas, fundamentais para o mercado de trabalho,

Para ajudá-lo nessa decisão, vamos trazer a seguir as médias salariais para a área e a relação entre investimento e retorno. Confira a seguir!

Salário para formados em Publicidade e Propaganda

A média salarial de um profissional recém-formado em Publicidade e Propaganda é de R$ 3.835,95*, variando conforme o porte da empresa, região, especialização e funções. Cargos que exigem maior experiência e qualificação podem ter remunerações ainda maiores.

São os salários médios de algumas funções da área de Publicidade e Propaganda:

  • Redator: R$ 3.008,28*;
  • Diretor de Arte: R$ 4.833*;
  • Editor Audiovisual: R$ 3.417*;
  • Atendimento Publicitário: R$ 3.531*;
  • Coordenador de mídia: R$ 5.743,47*.

Os valores também podem variar caso você decida trabalhar como autônomo, freelancer ou, até mesmo, ter a sua própria empresa. O campo é bem diversificado, com oportunidades para diferentes perfis de profissionais, o que pode fazer com que os ganhos mudem consideravelmente.

* Fontes: site Salario e Glassdoor. Os valores podem ser alterados ao longo do tempo.

Investimento vs retorno do curso de Publicidade e Propaganda

O custo da formação em Publicidade e Propaganda englobam o valor das mensalidades, deslocamentos, aquisição de equipamentos e licenças de software para aprendizado, por isso, as médias podem variar consideravelmente. O retorno financeiro é rápido devido à alta empregabilidade da área.

Ou seja, muito provavelmente, você terminará o curso já empregado, especialmente se investir em um bom networking e estágios ao longo desse momento. Com isso, você logo verá o valor investido retornar para seu bolso e poderá continuar investindo na sua qualificação!

Veja também: conheça também o curso de Relações Internacionais!

Play video Play video

Por que cursar Publicidade e Propaganda na Ampli?

Agora que você sabe tudo sobre a faculdade de Publicidade e Propaganda, é o momento de escolher a melhor instituição para sua formação. Para isso, conte com a Ampli!

Tenha a facilidade de fazer sua graduação EAD, nos horários mais confortáveis para sua rotina e conte com um corpo docente altamente experiente nesse mercado. O currículo é atualizado, abordando os principais desafios do cenário atual.

Venha para Ampli! Faça sua inscrição no curso de Publicidade e Propaganda e dê o primeiro passo rumo ao sucesso!

Posts Recentes
mulher analisando e escrevendo relatórios ou documentos
Tudo sobre a faculdade de Administração

Imagine que você quer ter uma empresa. Você tem um produto para oferecer ao público. Você até sabe como oferecer. O problema é: e depois

moça lendo livro em biblioteca
Tudo sobre a faculdade de Filosofia

Você já se pegou pensando em perguntas como “O que é o sentido da vida?”, “Por que somos como somos?” ou “O que é verdade

estudantes sentados lendo a Bíblia
Tudo sobre a faculdade de Teologia

A Teologia, mais do que uma ciência, é uma ponte entre a razão e a fé, um espaço em que as perguntas profundas encontram reflexões

Fique por dentro das nossas novidades e receba conteúdo exclusivo