Faculdade de Marketing Digital
- 0 Com

Saiba tudo sobre a Faculdade de Marketing Digital!

Graduação, Guia de Estudos

Faculdade de Marketing Digital

Sabia que o curso de Marketing Digital é muito procurado hoje em dia por quem quer uma carreira dinâmica e desafiadora? Nos últimos anos, a procura por profissionais na área vem aumentando em empresas que querem usar a internet como canal de crescimento e relacionamento.

Seja para ter um emprego na área ou para trabalhar como freelancer, a capacitação é uma forma de ampliar conhecimentos teóricos e práticos, posicionar-se no mercado e ter um diferencial competitivo.

Neste artigo, veja tudo sobre a Faculdade de Marketing Digital: qual é o objetivo, como é a grade curricular e como encontrar a melhor opção para você. Confira!

Qual é o objetivo da graduação em Marketing Digital?

O Tecnólogo em Marketing Digital é desenvolvido para preparar profissionais para seguirem carreira na área seja de maneira independente ou como parte de times de Marketing dentro de empresas.

Portanto, é uma graduação bastante completa dentro da área de Comunicação, que foca na exposição de conceitos teóricos e aplicações práticas de todos os instrumentos disponíveis para divulgar uma marca e atrair clientes em plataformas digitais.

O objetivo é preparar pessoas capacitadas para fazer a concepção, o planejamento e a execução de campanhas de Marketing Digital. É uma proposta que se divide em conhecimentos necessários para as duas frentes desse trabalho no mercado:

  • a parte estratégica, em que profissionais precisam avaliar, pesquisar e mensurar dados de público e mercado para escolher abordagens melhores de Marketing;
  • a parte prática, do desenvolvimento de projetos para ações interativas, experiências e conteúdos que usem esse conhecimento para atrair e engajar novos clientes.

Com a combinação e a correlação entre esses dois lados da mesma capacitação, o curso de Marketing Digital é capaz de formar profissionais completos para atuação diferenciada, com os instrumentos para conectar objetivos empresariais com expectativas de público em campanhas de sucesso.

Portanto, se você quer se capacitar de maneira rápida e objetiva em todos os elementos que podem tornar uma marca mais atraente na internet, fazer Tecnólogo de Marketing Digital é o caminho ideal. Depois, montar o currículo perfeito vai ser só um detalhe.

Qual é o perfil do profissional de Marketing Digital?

Você é uma pessoa que está sempre atenta a novidades de marcas, gosta de aprender constantemente e curte os ambientes digitais de socialização? Se a resposta é sim, faz muito sentido que você esteja buscando aprofundar seu conhecimento sobre o que é Marketing Digital e qualificar-se na área.

Profissionais que trabalham nesse setor costumam ter uma relação mais próxima com a tecnologia em suas vidas. São pessoas que gostam de se comunicar nas redes sociais, acompanhar tendências e assuntos do momento e consumir conteúdo online.

Afinal, é essa a rotina de quem trabalha com Marketing Digital: estar sempre buscando novidades e mudanças no comportamento do público na internet e estudando como uma empresa pode se posicionar para se aproximar ainda mais de seu público por esses canais.

É uma especialização também para quem é bastante visual e está sempre de olho no que é mais falado: entretenimento, cultura, política. O papel desses profissionais é dar uma cara e uma voz para a empresa com a marca no centro dessa estratégia — um conceito chamado de branding.

É como criar uma identidade para o negócio, que personalize e crie identificação com o nicho de público que ele quer atingir.

Por isso, destacamos essa vontade de comunicar e de entregar conteúdo interessante para as pessoas, de interagir e encantar por redes sociais e outros canais digitais. Quem tem essa veia na rotina tem tudo para conseguir uma carreira de sucesso na área.

Qual é a projeção para a área no futuro?

Quem pretende entrar agora no mercado de trabalho de Marketing Digital vai encontrar uma demanda constante por novos profissionais. É o que apontam quase todas as pesquisas direcionadas para o setor.

Um exemplo disso é o estudo mundial feito pela CMO Survey, que mostra um aumento de 15,8% no investimento em Marketing Digital em 2021 em relação ao ano anterior. Isso representa 58% do que as empresas investem atualmente no geral e a previsão é de que seja uma tendência ainda em crescimento em 2022.

O que isso significa para os profissionais na prática? Principalmente que há hoje e continuará havendo no futuro uma valorização de quem tem capacitação em Marketing Digital.

Para quem quer buscar o emprego dos sonhos, significa mais empresas abrindo vagas e aumentando o salário médio para a posição, além de oferecer mais ferramentas e recursos para equipes de Marketing.

Para quem quer trabalhar como freelancer, significa uma demanda cada vez maior por clientes empresariais e a oportunidade de valorizar ainda mais seu trabalho com o aumento da competição pelo que você tem a oferecer.

Mas por que falamos de uma tendência mundial? Principalmente porque o Marketing Digital é uma área que quebra as barreiras de línguas e culturas. Quem trabalha bem na área pode até conseguir posições em empresas de outros países, trabalhando de maneira remota ou, até mesmo, indo morar fora.

Isso tudo acontece porque as empresas estão vendo na prática o quanto investir em Marketing Digital contribui para resultados de negócio. Os bons profissionais na área podem transformar a internet e as redes sociais em uma máquina de atração de novas pessoas, aumentando a visibilidade da marca e a identificação do público.

Quem sabe fazer isso hoje não fica muito tempo sem trabalho. E a tendência é de uma importância cada vez maior da posição com os hábitos de consumo sendo mais e mais digitais com o tempo. É uma profissão-chave para o futuro, e você pode fazer parte dessa mudança.

Qual é a duração do curso de Marketing Digital?

A forma como você quer se graduar vai influenciar bastante no tempo de estudo necessário para entrar no mercado de trabalho com essa formação mais consolidada.

Existem diversas modalidades de curso, inclusive a pós-graduação para quem já é formado em Marketing. Mas, certamente, o caminho mais rápido e eficiente para começar na carreira é apostando no Tecnólogo de Marketing Digital.

Nesse modelo, é possível se formar como profissional na área em apenas 1 ano e meio: 1600 horas divididas em 3 semestres.

Com um currículo eficiente e um bom modelo de ensino, é possível terminar esse período com todo o conhecimento e os instrumentos necessários para desenvolver seu trabalho de maneira freelancer ou como parte de equipes empresariais.

Quais são as principais matérias de Marketing Digital?

O curso de Marketing Digital é desenvolvido para preparar por completo um profissional em quesitos de análise, planejamento e construção de estratégias de divulgação e atração na internet.

Esse currículo pode ser construído de diversas maneiras ao redor desse objetivo. Para você entender melhor como é a grade, vamos utilizar o curso de graduação em Marketing Digital da Ampli, dividido em 3 semestres para mostrar como pode ser o seu estudo. Confira.

Primeiro Semestre

O primeiro semestre de um Tecnólogo em Marketing Digital é voltado para os conceitos de projeto e mercado, preparando você para estruturar campanhas e medir resultados que gerem boas estratégias de divulgação.

Afinal, a criação de conteúdo e a comunicação com o público é apenas a parte final de um processo muito maior de desenvolvimento e planejamento de Marketing. A Ampli ajuda você a garantir seu sucesso como profissional autônomo, colaborador ou líder de equipe com matérias como:

  • Gestão de Projetos, de conceito e estrutura até as ferramentas e metodologias;
  • Gestão Mercadológica;
  • Empreendedorismo, tanto para quem quer começar a empreender e ter o próprio negócio, quanto para quem quer assumir posições de liderança nas empresas;
  • Métodos Quantitativos e Composto Mercadológico para iniciar você nos processos de medição necessários para entender públicos e desenhar estratégias.

Segundo Semestre

O segundo semestre do curso de Marketing Digital da Ampli aprofunda conceitos que serão parte fundamental da forma como você se destaca no trabalho.

São matérias ligadas principalmente à capacidade de se comunicar com o público de maneira profissional, relacionando conteúdo e experiências com conhecimento de mercado, análise de objetivos e acompanhamento de resultados. Veja as principais:

  • Modelos de Gestão, que aprofundam nas práticas de liderança de projeto apresentadas no primeiro semestre;
  • CRM, com concepções fundamentais de relacionamento com o cliente, tecnologias relacionadas e como criar uma Experiência do Cliente efetiva para os objetivos de empresas;
  • Branded Content, com todos os conceitos e ferramentas para produzir conteúdo digital voltado para visibilidade e personalização de uma marca;
  • Indicadores e Métricas, ensinando você a definir e monitorar indicadores que apontam tendências, comportamentos e a performance do seu projeto de Marketing Digital.

Terceiro Semestre

O último semestre do curso de Marketing Digital é voltado para a consolidação de tudo que você aprende como conceito na prática.

Nesse momento, você aprende a utilizar processos, conceitos, ferramentas e canais de maneira eficiente para garantir o sucesso da empresa com a qual você trabalha. Entre essas práticas, estão:

  • Experiência do Usuário, com o caminho para criar interações digitais que encantem e engajem os clientes;
  • Mídia Online e Mídia Paga, processos fundamentais para usar divulgação digital como forma de dar visibilidade a uma marca;
  • Otimização de Plataformas Online (CRO), que traz a você as habilidades para encurtar caminhos de conversão e, assim, dar muito mais resultado de vendas para as empresas.

Em que modalidades o curso de Marketing Digital é oferecido?

A graduação em Marketing Digital hoje é apresentada em diversos formatos, com escopos, duração e valores bem diferentes. Para facilitar sua escolha, podemos citar os dois pontos principais em que eles se diferenciam.

Modalidades por formação

No quesito de formação, existem duas maneiras principais de se tornar profissional graduado de Marketing Digital. O primeiro deles é como pós-graduação, indicado para quem já fez faculdade de Marketing, Comunicação Social, Jornalismo, e outras áreas similares.

Mas se você quer ir direto ao ponto e conseguir todo o conhecimento prático que precisa para iniciar na carreira, o caminho mais interessante é o do Tecnólogo em Marketing Digital.

Com currículo eficiente e completo, esse modelo é capaz de formar profissionais em pouco tempo sem deixar de lado a preocupação com o desenvolvimento adequado de habilidades práticas e teóricas.

Modalidades por forma de ensino

Por outro lado, falando sobre como você pode aprender tudo o que é preciso para iniciar a carreira no Marketing Digital, podemos falar das maneiras como esse curso é apresentado.

Atualmente, existem três formas de cursar esse tipo de graduação: presencial, semipresencial e EAD 100% online. Dentro dessas opções, uma delas se destaca para o tipo de trabalho na área e para o perfil de quem ingressa nela.

O EAD 100% online tem tudo a ver com profissionais no setor. É uma graduação digital, em que você aprende utilizando as mesmas ferramentas que pode usar no futuro como experiência para o público.

Além disso, é um modelo flexível e dinâmico, permitindo até mesmo que você comece a trabalhar antes de terminar sua formação, enquanto está com cursos em andamento.

Como consultar o preço do curso de Marketing Digital?

Como acabamos de ver, muitas características dessa graduação dependem do tipo de formação e caminho de conhecimento que você busca. Cada faculdade terá suas particularidades e seu currículo, o que leva a uma variação bem grande de preços.

Por isso, é muito importante pesquisar não só o valor em si, mas o que você recebe por ele. A grande sacada aqui é encontrar instituições de qualidade, com nota máxima no MEC, mas que, ainda assim, consigam ter um preço acessível e fixo para você se planejar, sem sustos.

Como se matricular no curso de Marketing Digital?

A grande vantagem de usar o modelo EAD 100% online para cursar Marketing Digital é que você pode fazer esse processo em qualquer lugar do Brasil e sem sair de casa.

Para isso, basta escolher a formação que mais agrada e se inscrever. No caso da Ampli, é possível utilizar sua nota do Enem ou fazer uma prova online e gratuita.

Ao receber a aprovação, a matrícula também é feita pela internet, com todos os documentos sendo enviados pela própria plataforma do curso. Em pouco tempo, você já pode começar a sua jornada para ser profissional com formação e um diferencial de mercado. Então, montar o currículo para o primeiro emprego será fácil!

Agora é com você!

O curso de Marketing Digital é perfeito para esse primeiro passo. Nele, você aprende tudo o que precisa sobre a profissão para conseguir um emprego ou até mesmo fazer o seu próprio sucesso de maneira independente.

Que tal dar esse passo agora mesmo? Faça a sua inscrição para o vestibular online da Ampli!

COMENTÁRIOS