Agora que você já finalizou sua faculdade de Gestão Comercial, chegou a hora de fazer a sua especialização para aperfeiçoar os conhecimentos em áreas mais específicas de atuação!
A área de Gestão Comercial é super ampla e promissora pois o profissional é capaz de atuar nos mais diversos setores. Por ser responsável pelas transações comerciais de uma organização, é possível operar atividades em empresas de diferentes portes e segmentos.
Mas, qual pós-graduação fazer em Gestão Comercial? Nesse post, iremos te ajudar a tirar essa dúvida.
Índice
- Área de Vendas
- Área de Marketing
- Área de Planejamento e Estratégia
1. Área de Vendas
A área de vendas pode ser considerada a área mais tradicional da Gestão Comercial. Nesse contexto, o profissional é responsável por todo o planejamento, estratégia e gerenciamento das atividades comerciais das empresas. Para aperfeiçoar as técnicas de otimização de processos, ampliar a visão sobre os aspectos mercadológicos e impulsionar a receita das organizações, o Gestor Comercial pode optar pelas seguintes especializações:
- Gestão Comercial e Vendas: atuação focada em diagnóstico e planejamento comercial para alavancar o resultado dos negócios. Nessa área, o Gestor Comercial é responsável pela gerência da área, desde a condução de pesquisas mercadológicas para a estratégia de vendas até a formação de preços, escolha do ponto de venda e promoção em canais online e offline;
- Gestão Comercial para Varejo: atuação focada no setor varejista e nas atividades logísticas praticadas no segmento. Nesta área, o Gestor Comercial é responsável por mapear todo o processo operacional, desde a compra de insumos para a produção até o transporte e distribuição de produtos para a gestão e otimização dos processos.
2. Área de Marketing
A área de Marketing é uma das áreas que mais cresce no Brasil. Atualmente, as marcas competem pela atenção dos consumidores, que por sua vez estão cada dia mais exigentes e buscam por conveniência, facilidade e agilidade.
As competências de um Gestor Comercial são potencializadas ao se especializar na área de Marketing. Esse profissional saberá como proporcionar a melhor experiência de compra em canais online e offline, acelerando as vendas e alavancando os negócios. Conheça a especialização:
- Gestão Comercial e Marketing Digital: atuação focada no planejamento e inteligência de marketing digital. Nesta área, o Gestor Comercial será capaz de estabelecer estratégias que contribuirão com maiores conversões e vendas no digital;
- Gestão Comercial e Marketing no Mercado Global: atuação focada em estratégias de marketing para comércio internacional. Nesta área, o Gestor Comercial será responsável pelas estratégias de internacionalização da marca e pela gestão de vendas de negócios que operam em vários países.
3. Área de Planejamento e Estratégia
Sem planejamento, é impossível chegar em algum lugar. Para traçar as melhores estratégias, é necessário a realização de pesquisas, análises, avaliações, além do estabelecimento de metas e objetivos. Para aperfeiçoar a visão gerencial e se tornar um bom estrategista no ambiente de negócios, o Gestor Comercial poderá se especializar em planejamento e estratégia:
- Gestão Comercial, Planejamento e Estratégia: atuação focada no diagnóstico do ambiente mercadológico para traçar planos de ação inovadores que possam maximizar as vendas. Nessa área, o profissional será responsável por definir objetivos e metas para o negócio e realizar a gestão de vendas de produtos e serviços.
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