Faculdade de Contabilidade: Saiba tudo sobre esse curso!

Se você tem interesse na área financeira, a faculdade de Contabilidade pode ser a opção ideal para seu perfil. O mercado para essa carreira é sempre aquecido, o que significa ter excelentes oportunidades. Para você ter uma ideia, a profissão tem taxa de empregabilidade de 93,7% e está entre as profissões top 10 que mais empregam no país!

No entanto, muita gente confunde a área de Contabilidade com outras carreiras, como Administração e Economia. Por esse motivo, é importante que você conheça bem o funcionamento do curso e entenda tudo o que vai aprender na graduação para, assim, decidir. 

Pensando nessas suas possíveis dúvidas, resolvemos criar este guia que explica tudo sobre a faculdade de Ciências Contábeis. No fim, você vai conhecer a moderna metodologia de aprendizado em um curso inédito criado pela Ampli!

Qual é o objetivo da graduação em Ciências Contábeis?

A faculdade de Contabilidade é um bacharelado que tem o objetivo de habilitar profissionais para se tornarem contadores, cujo papel é manter e interpretar registros financeiros, tanto para clientes individuais quanto para grandes empresas e organizações que os empregam. 

Ainda, o departamento de Contabilidade tem um papel estratégico na vida das organizações, pois um sistema de informação contábil bem gerido dá suporte às decisões gerenciais em organizações públicas e privadas.

Para que o aluno tenha uma formação sólida, ao longo do curso são desenvolvidos fundamentos teóricos e práticos. Esses conhecimentos oferecem uma formação que permite a você conhecer integralmente a área de atuação de Ciências Contábeis.

Cada instituição tem a liberdade de compor sua matriz curricular, mas esta envolve temas relacionados aos ambientes econômico, financeiro, fiscal/tributário e social nacional e internacional e como eles se relacionam com a empresa.

Em que modalidades o curso de Ciências Contábeis é oferecido?

A graduação em Ciências Contábeis é um dos cursos superiores mais versáteis. Ele pode ser oferecido em todas as modalidades de ensino, o que facilita muito para você decidir a melhor forma de frequentar a faculdade e estudar.

Modalidade presencial

É o ensino tradicional, parecido com o Ensino Médio. Você precisa ir à faculdade vários dias na semana em horários fixos. É a forma de graduação menos flexível.

Modalidade semipresencial

É o primeiro modelo de curso a distância. Mescla um grande número de atividades online, mas conta com uma carga horária presencial, em média de uma a três vezes por semana.

Modalidade EAD

Ciências Contábeis EAD é um curso totalmente online. É possível frequentar as aulas, gerenciar cadastro, acompanhar status, fazer as avaliações… tudo de forma digital, sem precisar comparecer a um campus.

Quer entender mais sobre as diferenças entre as modalidades presencial e a distância? Confira este artigo sobre faculdade EAD x presencial!

Como funciona o curso superior em ciências contábeis EAD?

A graduação em Ciências Contábeis está entre os cursos superiores que podem ser ministrados na modalidade EAD (Ensino a Distância), 100% online.

O curso acontece por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), sua sala de aula virtual. Como a ideia é levar a mesma qualidade do presencial para o ambiente virtual, nesse espaço você terá tudo o que precisa para estudar, incluindo:

  • conteúdo criado e atualizado pelos professores do curso;
  • materiais didáticos que podem ser baixados, como livros e artigos;
  • conteúdos diversificados, como vídeos e atividades interativas.

Por fim, o fato de o curso ser EAD não impede que sejam criadas oportunidades de integração entre o que se aprende no curso e o mercado de trabalho. São experiências práticas que servirão como um excelente treinamento para você vivenciar o que faz o profissional de Ciências Contábeis em seu dia a dia.

Validade do diploma

Uma grande preocupação que muitos estudantes têm é com relação à validade do diploma dos cursos a distância. Quanto a isso você não precisa se preocupar, pois o Ministério da Educação reconhece os cursos a distância e realiza avaliações periódicas, tal qual acontece nos presenciais, o que atesta a qualidade das faculdades.

Sendo assim, os certificados de conclusão de graduação EAD valem em todo o território nacional. Com eles, você não apenas pode concorrer a vagas de emprego nas melhores empresas, como também fazer concursos públicos. 

Isso sem falar que você pode dar continuidade aos seus estudos, fazendo cursos de pós-graduação.

Quais são as principais matérias de Ciências Contábeis?

A seguir, vamos comentar a respeito das principais disciplinas da faculdade de Contabilidade. Para acessar a grade curricular completa, dividida por semestre, confira aqui todas as matérias de Ciências Contábeis.

Disciplinas básicas e de conhecimentos gerais

Tais disciplinas formam a base teórica para que você possa aprofundar seus conhecimentos. Elas se concentram, em sua maioria, nos dois primeiros semestres da formação e incluem as matérias de Humanas e Exatas com temas de:

  • Administração;
  • Comunicação;
  • Direito;
  • Economia;
  • Empreendedorismo;
  • Gestão;
  • Introdução à Contabilidade;
  • Matemática Financeira;
  • Sustentabilidade. 
  • Teoria da Contabilidade.

Disciplinas de formação profissional

Na outra fase do curso, o foco é a formação técnica e gerencial, a qual vai até o final da graduação. Para isso, você vai estudar disciplinas específicas para atuação profissional. Entre essas disciplinas, destacamos;

  • Análise de Custos;
  • Análise de Investimentos e Fontes de Financiamento;
  • Capital de Giro e Análise Financeira;
  • Contabilidade Comercial;
  • Contabilidade e Planejamento Tributário;
  • Contabilidade Empresarial e Trabalhista;
  • Microeconomia;
  • Perícia e Auditoria;
  • Planejamento Tributário;
  • Sistemas de Informação Gerencial.

Qual a duração do curso de Ciências Contábeis?

O bacharelado em Ciências Contábeis tem a carga horária mínima obrigatória de 2.700 horas e leva, em média, 4 anos de duração na modalidade presencial. Em EAD, esse tempo pode diminuir para até 3 anos, em razão da otimização da grade.

Vale lembrar que muitos dos cursos acabam extrapolando essa carga horária mínima, o que é um benefício para você como aluno. Para você ter uma ideia, na Ampli, a faculdade de Contabilidade dura 3.040 horas, pouco mais de 500 horas por semestre, e dura 3 anos.

TCC

Um grande questionamento dos estudantes é quanto à obrigatoriedade do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A verdade é que, de acordo com a legislação atual, a apresentação de monografias ou projetos de TCC tornou-se facultativa. 

Isso quer dizer que as instituições que ofertam os cursos têm a liberdade de incluir esses trabalhos como requisito para obtenção do diploma ou não. A regra é simples: o TCC é algo indispensável para a formação do aluno? Se a resposta for sim, o trabalho é obrigatório; do contrário, não precisa constar.

Na Ampli, por exemplo, alguns cursos superiores não contam com o TCC, caso da graduação em Ciências Contábeis, o que faz diminuir o tempo de estudo.

Para você entender melhor essa questão, sugerimos a leitura deste post que explica se o TCC é obrigatório na graduação e como ele influencia o tempo de duração.

Como saber o preço do curso de Ciências Contábeis? 

Não é novidade para você que as mensalidades de qualquer curso universitário variam demais. Cada instituição define o valor de acordo com os custos gerais do funcionamento da graduação e, claro, do lucro que a faculdade deseja obter. Entre esses custos, destacamos:

  • infraestrutura física;
  • salários de professores e funcionários.
  • equipamentos;
  • assinaturas de serviços (como internet e sistemas de informação);
  • contas fixas (água, luz, telefone, aluguel etc.);
  • impostos e licenças operacionais.

Com isso, você vai perceber que as mensalidades presenciais tendem a ser bem maiores que nos cursos semipresenciais e 100% EAD. Isso porque alguns gastos altos acabam diminuindo bastante. 

Como consultar o preço das mensalidades em Ciências Contábeis

Quando você começar suas pesquisas dos preços da mensalidade de Ciências Contábeis, leve em consideração os seguintes itens:

  • modalidade do curso — se é presencial ou a distância;
  • relação custo-benefício — veja se o que a faculdade oferece compensa o investimento;
  • despesas pessoais relacionadas ao curso — quais serão seus gastos individuais para frequentar o curso (transporte, alimentação, moradia etc.);
  • bolsas e descontos — mesmo que o valor seja mais alto, veja se a faculdade oferece programas de bolsas de estudo e descontos.

Dito isso, algumas faculdades dificultam o acesso aos preços das mensalidades, caso esses sejam altos, a fim de evitar que os alunos se assustem. Então, os valores costumam ser informados pessoalmente ou só por telefone.

Felizmente, a Ampli entende que o valor tem um peso importante na decisão pela matrícula e disponibiliza essa informação em seu site. Para acessar é muito simples:

  • entre no site da Ampli;
  • procure pela aba Cursos > Graduação, no topo da tela;
  • pronto: todas as informações dos cursos aparecem para você!

Quais as formas de ingresso no curso de Ciências Contábeis? 

Hoje, existem várias formas de processos seletivos para admissão na faculdade de Contabilidade. Como dissemos, o bacharelado de Ciências Contábeis é bem versátil, o que possibilita mais de uma forma de ingresso. Veja quais são elas a seguir.

Vestibular tradicional

Essa é a prova que todo mundo conhece. Você se inscreve presencialmente ou via internet e comparece para fazer o exame no campus da faculdade escolhida. O vestibular tradicional costuma acontecer no meio e/ou no final do ano.

Vestibular agendado

É uma alternativa para o vestibular tradicional. A diferença é que você agenda sua prova para um dia e horário mais conveniente para você, conforme as alternativas oferecidas pela instituição.

Vestibular online

Essa é a maneira mais moderna de se fazer vestibular, especialmente para os cursos semipresenciais e EAD. Todo o processo é virtual, desde as inscrições até as provas.

Ingresso com nota do Enem

Se você fez o Enem e tirou uma nota alta, você pode tentar substituir a prova do vestibular pelo Enem. Neste caso, entre em contato com a faculdade para ver como é o processo.

Segunda graduação

É para quem já tem um curso superior. Se o regimento do curso permitir ingresso sem vestibular, basta apresentar seu diploma da primeira graduação e outros documentos à faculdade e, uma vez aprovado, é possível se matricular.

Como se matricular no curso de Ciências Contábeis? 

Como você viu, há vários jeitos de ingressar na faculdade de Contabilidade. Mas temos certeza de que você está com muita ansiedade para começar a estudar logo, não é mesmo?

Então, veja como se matricular no bacharelado de Ciências Contábeis da Ampli. São passos muito simples e você começará sua vida universitária em poucos cliques:

  1. Acesse o site da Ampli e escolha o Curso de Ciências Contábeis.
  2. Inscreva-se e faça o vestibular online simplificado. Se quiser, substitua a prova pela nota do Enem.
  3. Matricule-se sem sair da sua casa.
  4. Tire fotos dos seus documentos e envie-os online.

Algumas dicas importantes:

  • a matrícula e o vestibular são gratuitos;
  • na hora de fazer a matrícula, escolha o polo mais próximo de você ― informe seu CEP e o sistema localiza na hora;
  • leia e aceite os termos do contrato;
  • extra: o valor das mensalidades é único e não muda!

A Ampli ajuda você a realizar o sonho de se formar em Contabilidade

Você conheceu tudo sobre a graduação de Ciências Contábeis. Agora, queremos convidar você para realizar o sonho da graduação com a gente. 

Por que escolher a Ampli? Depois de conhecer as necessidades dos nossos alunos, em 2019, nasceu uma faculdade totalmente online, de alto nível e reconhecida pelo MEC! Veja nossos diferenciais:

  • metodologia de ensino inovadora 100% EAD;
  • conteúdo criado e atualizado constantemente por um corpo docente super qualificado e experiente;
  • flexibilidade de horários para estudar;
  • ambiente de estudos online moderno;
  • estude por qualquer dispositivo, inclusive pelo celular, com nosso app exclusivo;
  • alcance nacional e mais de 50 mil alunos matriculados.

Então, vem pra Ampli!

Nunca foi tão fácil começar uma graduação, não é mesmo? Com a Ampli, você tem a oportunidade de cursar a faculdade de Contabilidade e ingressar com o pé direito nesta que é uma das carreiras mais promissoras da atualidade. Temos certeza de que você não vai querer ficar fora dessa.

Não espere mais um segundo. Inscreva-se já no vestibular!

 

1. Fonte: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)

Posts Recentes
Fique por dentro das nossas novidades e receba conteúdo exclusivo