5 dicas para iniciar seu trabalho de freelancer online

Uma modalidade de trabalho que vem ganhando cada vez mais adeptos a cada dia, é o trabalho de freelancer online. É aquele profissional que trabalha por conta própria, geralmente em home office ou de forma remota. Os ‘freelas’, como são conhecidos, ganham por projeto ou hora trabalhada. Assim, eles podem fechar um pacote de horas ou de tarefas com o cliente, e precisam entregar o resultado em um período determinado.

Veja abaixo as vantagens e as dicas para sua carreira de freelancer.

Precisa ter registro de pessoa jurídica para ser freelancer?

Não é obrigatório. Muitos freelancers fazem trabalhos mesmo sem ter registro com CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica). Mas, muitas empresas que contratam prestadores de serviços exigem esse registro. De qualquer forma, vale a pena se inscrever como Microempreendedor Individual (o famoso MEI).

Uma vez com o MEI, você tem o seu registro de CNPJ ativo. Para isso, vá ao Portal do Empreendedor e se inscreva. Há os dados pessoais e as áreas de atuação. Veja se o que você faz se encaixa em alguma das categorias registradas no formulário. Uma vez com o registro feito, você pode dar entrada na secretaria da Fazenda da sua cidade e solicitar a emissão de nota fiscal. É este documento que as empresas pedem para realizar os pagamentos às pessoas jurídicas, e quem é MEI é uma pessoa jurídica.

Outro detalhe de ser MEI é o pagamento de tributos ser bem mais simplificado do que para empresas maiores. O MEI é inscrito no Simples Nacional, que é um sistema que unifica vários impostos em um só. O valor é bem acessível (varia de acordo com o tipo de atividade) e serve para a contribuição ao INSS. Ou seja, uma vez pagando mensalmente esses valores, você está segurado pela Previdência Social e já contribui para a sua aposentadoria.

Vantagens do trabalho de freelancer online

Uma vantagem desse método é a flexibilização dos horários de trabalho. Se, por enquanto, você não está empregado, é possível preencher seu tempo fazendo freelas. E aqui pode ser nos horários que forem mais convenientes para você – até de madrugada – desde que o trabalho não exija contato com o cliente no horário comercial. Mas, nada que uns ajustes no horário resolvam.

Veja também: 10 dicas para começar a empreender.

Se você já tem alguma forma de renda e quer reforçar os ganhos mensais, dá para conciliar as horas livres com os freelas. No final das contas, é um rendimento a mais que ajuda muito. Veremos agora 5 dicas de como começar seu trabalho de freelancer online!

Dicas para iniciar o trabalho freelancer

Foque em uma área de atuação

Escolha uma área na qual você tem bastante habilidade e divulgue seu trabalho. Se você ainda não tem experiência comprovada na área, vale participar de alguns projetos voluntariamente ou fazer alguns trabalhos sem remuneração.

Uma vez definida a área de atuação, veja o quanto o mercado está cobrando pelos serviços para você ter noção do quanto cobrar. Se está no início da carreira, vale fazer uma tabela de preços com valores um pouco mais abaixo, mas sem desmerecer seu trabalho. Considere sempre itens como tempo para realizar a tarefa, material utilizado e outros insumos necessários. 

Crie o seu portfólio

Com a área de atuação definida, é hora de pensar no seu portfólio. Se você ainda não tem nenhum trabalho, pode usar os que você fez na faculdade. Se ainda assim não tiver, você pode utilizar seus projetos pessoais como exemplos ou relatos em redes sociais profissionais, como o LinkedIn.

O próprio LinkedIn vai ser um ótimo ponto de partida para fazer networking. Encontre amigos e colegas, envie convites, curta páginas de empresas ou de influenciadores, publique assuntos que tenham a ver com sua área de trabalho, e faça comentários nas postagens de seus contatos.

Encontre seus clientes online

Uma das formas de começar a trabalhar como freelancer online são em sites especializados nesse ramo. Eles ajudam muito na divulgação do trabalho e na procura de projetos. Nele, você faz seu perfil e pode prospectar clientes. Geralmente eles publicam os ‘jobs’, como se chamam os trabalhos, e os freelancers se candidatam, informando o valor a ser cobrado e o prazo. Você pode se cadastrar em sites como 99freelas, GetNinjas, freelancer.com e Workana.

Divulgue seu trabalho

Fale para seus familiares, amigos, colegas e vizinhos que você faz trabalho de freelancer online. Só não exagere na divulgação – as pessoas mais próximas podem até se afastar de você caso seja muito persistente. Até, se preferir, faça algum material impresso, se for possível, com amostras do seu trabalho. Outra forma de divulgar seu trabalho é ir atrás de clientes em potencial. Descubra um e-mail de contato e ofereça seus serviços. Vale até ir pessoalmente em empresas mostrar o seu trabalho.

Solicite recomendações

Um cliente te contratou para realizar algum trabalho. Faça um trabalho de qualidade dentro do prazo, ofereça ajuda para demonstrar, dependendo do serviço, e peça a ele que dê um depoimento ao final. Os perfis de redes sociais são os mais adequados para a publicação desses testemunhos, pois ficam visíveis a todos. E acrescente esse trabalho ao seu portfólio (e marque a empresa na rede social). Com o tempo, seu trabalho de freelancer online vai se tornando referência, e mais e mais clientes vão aparecer!

Posts Recentes
Fique por dentro das nossas novidades e receba conteúdo exclusivo