Quantos anos dura Ciências Contábeis? Veja a duração média dessa Faculdade!

Você sabe quanto tempo dura a Faculdade de Contabilidade? Esse é um ponto importante para ter a certeza de que esse é o curso ideal para o seu perfil! A faculdade de Ciências Contábeis ― seu nome oficial ― é uma graduação complexa, ideal para quem tem facilidade com números e sabe se organizar para lidar com dinheiro e questões administrativo-financeiras. 

Por estar ligada ao coração das organizações mundo afora, a carreira está sempre em alta, e você terá muitas oportunidades de sucesso. Por isso, vale a pena investir. Então, vamos entender agora tudo sobre a duração do curso de Ciências Contábeis!

A faculdade de Ciências Contábeis tem de 3 a 4 anos em média 

A faculdade de Ciências Contábeis é uma graduação em grau Bacharelado, pertencente à área de Ciências Sociais Aplicadas. Dura em média de 3 a 4 anos, ou seja, de 6 a 8 semestres. 

Nos cursos presenciais, a duração tende a ser maior, em razão da dinâmica do curso. Já na modalidade EAD (ensino a distância), esse tempo pode ser otimizado para 3 anos ou 6 semestres, porém sem qualquer prejuízo em termos de conhecimento para o aluno.

É o caso da Ampli, que oferece o curso de Contabilidade a distância. Em nossa instituição, a carga horária total para Ciências Contábeis é de 3.040 horas ― a duração mínima exigida pelo Ministério da Educação MEC é de 3.000 horas.

Para entender melhor a carga horária do curso, veja aqui o que faz o profissional de Ciências Contábeis!

Veja a carga horária do curso de Contabilidade por semestre 

1° semestre: 500 horas;

2° semestre: 500 horas;

3° semestre: 500 horas;

4° semestre: 500 horas;

5° semestre: 500 horas;

6° semestre: 540 horas;

A carga horária do curso gira em torno de horas-aula, somando também o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e horas de estágio.

As matérias de Ciências Contábeis são divididas em dois ciclos. O primeiro, que dura mais ou menos 1 ano e meio, contempla mais matérias teóricas e formação generalista comum às Ciências Sociais Aplicadas. Podemos citar como exemplo: Teoria da Contabilidade, Empreendedorismo, Ética Política e Sociedade.

A segunda parte do curso é voltada à prática, com uma série de disciplinas voltadas ao cotidiano profissional, que incluem matérias como Contabilidade de Custo, Perícia e Auditoria e Direito Tributário.

Quer saber mais sobre a carreira de contador? Confira aqui tudo sobre a área de atuação de Ciências

Veja como funciona a duração de um curso superior 

A variação no tempo dos cursos varia conforme a densidade da carga horária, número de disciplinas, vivências que o aluno precisa ter, como estágios e residências, entre outros quesitos.

A legislação do Ministério da Educação (MEC) define que os cursos de graduação em grau Bacharelado e Licenciatura devem ter entre 2.400 e 7.200 horas, com tempo de duração entre 3 e 6 anos. Já os cursos na modalidade Tecnólogo são um pouco mais curtos com duração de 1 a 3 anos, em média.

A Ampli ajuda você a realizar o sonho da faculdade!

Você quer começar a faculdade de Contabilidade agora mesmo? Então, confie à Ampli sua formação acadêmica. Criada em 2019, a instituição é reconhecida pelo MEC e oferece cursos 100% online

Sua metodologia inovadora aliada à tecnologia digital permite que você estude por meio de um aplicativo exclusivo direto do celular! A Ampli faz de tudo para você ter o máximo de aproveitamento do curso, mas sem perder a flexibilidade de que tanto precisa! 

O melhor? As mensalidades têm valores acessíveis e diferenciados no mercado. Não é à toa que a Ampli já tem mais de 50 mil alunos matriculados no país todo!

Vem pra Ampli! 

Inscreva-se já no vestibular online da Ampli e dê o primeiro passo rumo ao sucesso profissional!

Agora você já sabe quantos anos dura Ciências Contábeis. Por isso, se quer investir em uma carreira promissora como a de contador, a hora é agora!

Posts Recentes
Fique por dentro das nossas novidades e receba conteúdo exclusivo