quem pode fazer estágio e como funciona?
- 0 Com

Estágio: quem pode fazer e como funciona? [Guia 2021]

Planeje sua Carreira!

Estágio: quem pode fazer e como funciona?

O estágio é uma etapa muito importante na vida do estudante, seja para conseguir uma renda, cumprir um requisito da grade curricular ou simplesmente se desenvolver profissionalmente. Mas, quem pode fazer estágio e como funciona? Fique conosco e entenda:

O que é estágio?

De acordo com a lei brasileira, o estágio é uma atividade de desenvolvimento profissional supervisionado, que acontece em um ambiente de trabalho e prepara o estudante para o mercado.

É uma atividade que auxilia na formação dos estudantes e é também vista com bons olhos pelos futuros empregadores. Sendo assim, o momento certo para procurar um estágio é: o quanto antes! Muitos estudantes conseguem o primeiro estágio já no 2° período da faculdade, dependendo do curso escolhido.

Como funciona o estágio?

Através do estágio o estudante é capaz de conhecer melhor a profissão escolhida e adquirir experiência necessária para incluir no currículo e ingressar no mercado de trabalho. A forma de contratação, o período de duração da experiência e outras características variam de empresa para empresa.

É importante destacar que o estagiário não estabelece vínculo empregatício com as empresas. Portanto, não há direito a aviso prévio, décimo terceiro ou multa rescisória. Contudo, o estagiário tem direito a férias a cada doze meses, que normalmente coincide com as férias acadêmicas. 

De maneira geral, podemos descrever o funcionamento estágio para alunos do ensino superior da seguinte forma:

Estágio em empresas públicas

Normalmente o processo seletivo em empresas públicas são mais longos, com várias etapas. A carga horária de estágio varia entre 20h e 30h horas semanais e algumas vagas não são remuneradas.

Estágio em empresas privadas

Normalmente o processo seletivo em empresas privadas são mais curtos e diretos. A carga horária de estágio geralmente é de 30h horas semanais e todas as vagas são remuneradas.

Quem pode fazer estágio e quais são os requisitos?

Apenas estudantes da graduação, com matrícula ativa, podem fazer estágio. Ao procurar por vagas de emprego na sua área, existem alguns requisitos básicos que devem ser seguidos. São eles:

  • • Matrícula ativa: o estudante deve possuir matrícula ativa em um curso de graduação, seja ele bacharelado, tecnólogo ou licenciatura. Para isso, é fundamental a apresentação da declaração de matrícula ou histórico acadêmico;
  • • Convênio: em muitos casos, a empresa deve possuir convênio com a faculdade para ser possível a assinatura do contrato/termo de compromisso de estágio;
  • • Requisitos da vaga: muitas empresas procuram estudantes que estão cursando um período específico da faculdade. As vagas com as melhores remunerações, por exemplo, geralmente procuram estudantes do 4° ao 6° período, por estarem mais avançados no curso;
  • • Currículo: é essencial que o estudante tenha um currículo! Faça um modelo simples e direto, inclua seus dados pessoais, formação acadêmica, cursos e atividades extracurriculares.

Modelos de currículo pronto grátis

Quais os tipos de estágios?

De acordo com a lei do estágio (regulamentado pela Lei Nº 11.788, de 25 de setembro de 2008), considera-se dois tipos de estágio: o obrigatório e o não-obrigatório. Ambos os estágios podem ser remunerados ou não-remunerados. Depende da empresa contratante e não há um valor definido legalmente.

Além do salário, a empresa pode oferecer benefícios como vale-transporte, auxílio-alimentação e convênio médico. Fique atento pois todas essas informações devem constar no Termo de Compromisso de Estágio. Agora que você já sabe quem pode fazer estágio, vamos entender os detalhes do estágio obrigatório e não-obrigatório.

Estágio obrigatório

O estágio obrigatório, também conhecido como estágio supervisionado, é uma atividade essencial que precisa ser realizada para o estudante conseguir se formar e obter o diploma. O estágio obrigatório é acompanhado por um professor que avalia o desempenho e o cumprimento das horas obrigatórias do estágio pelo aluno.

Estágio não-obrigatório

O estágio não-obrigatório é uma atividade opcional, que não representa um requisito para que o estudante consiga o diploma e não compõe a grade curricular do curso. Mesmo sendo opcional, é muito importante que o estudante tenha essa experiência durante a graduação, pois o ajudará a conseguir um emprego ao final da faculdade.

Como conseguir um estágio?

Conforme já mencionamos, você precisa saber primeiro quem pode fazer estágio e entender se preenche todos os requisitos para conseguir a vaga. Com isso bem definido, então é possível iniciar a procurar pelas vagas que se adequam ao seu perfil. Veja abaixo 6 dicas para conseguir um estágio.

Crie um bom currículo

Mesmo que seja seu primeiro emprego, é essencial que dedique um tempo para montar um currículo profissional, que destaque suas melhores habilidades e qualificações. Veja aqui como montar o currículo para o primeiro emprego.

Determine um objetivo

Para conseguir um bom estágio, é preciso entender o que procura. Não faz sentido enviar currículos para toda e qualquer empresa porque não sabe o que deseja.

Leve em consideração o que estuda no seu curso, os temas que mais chamam a sua atenção ou aqueles que possui mais afinidade. Essa é uma boa forma de definir com o que gostaria de trabalhar.

Participe de eventos

Recomendamos que você busque se envolver em eventos que acontecem na sua instituição de ensino e também em eventos que acontecem na sua área. Essa é uma boa forma de conhecer profissionais da área e até descobrir empresas que estejam contratando. 

Use a internet a seu favor

As redes sociais são ótimas fontes de informações quando sabemos o que procurar. Siga os perfis de empresas e profissionais que admira e que sejam da sua área de formação. Redes sociais como o LinkedIn podem ser muito úteis para encontrar de oportunidades de trabalho e vagas em aberto.

Conheça agentes de integração

Agentes de integração são as empresas que ajudam os estudantes a identificarem oportunidades de estágio, auxiliando em cadastros, negociando condições e fazendo o acompanhamento administrativo. Esse trabalho é feito de maneira gratuita.

Procure o Centro de Integração Empresa–Escola (CIEE) da sua cidade ou o Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube).

Por fim, cadastre seu currículo em sites de vagas, como o vagas.com e o indeed e busque por oportunidades utilizando os filtros de pesquisa desses sites. Alguns sites inclusive sugerem vagas abertas de acordo com o seu perfil, para que possa se candidatar.

COMENTÁRIOS