- 0 Com

Descubra o que faz um profissional de Ciências Contábeis em diferentes setores!

Guia de Profissões

O que faz o Profissional de Ciencias Contabeis

A área da Contabilidade está muito em alta e oferece uma ampla variedade de oportunidades aos profissionais. Se você deseja seguir nessa carreira e quer trabalhar no ramo, precisa saber o que faz o profissional de Ciências Contábeis.

O profissional do ramo é preparado para lidar com diversas questões fiscais, patrimoniais, tributárias e contratuais. Isso faz com que o contador seja apto para seguir diferentes tipos de especialidades, de acordo com o perfil.

Está em dúvida e quer conhecer as funções desempenhadas pelo contador? Então, continue a leitura para saber mais!

Saiba o que faz o profissional de Ciências Contábeis em diferentes cargos e setores

O profissional de Ciências Contábeis pode exercer várias funções com foco em orientação, fiscalização e gestão financeira. Veja alguns cargos:

  • Contador;
  • Assessor;
  • Consultor;
  • Perito Contábil;
  • Auditor;
  • Analista Financeiro;
  • Planejador e Controlador;
  • Gerente Financeiro.

A seguir, você vai conhecer as principais atribuições desempenhadas pelo contador em seu dia a dia de trabalho. Confira!

O que faz um contador?

O contador é responsável pela documentação de tudo o que uma pessoa ou empresa perdeu ou ganhou no passado e realiza projeções para o futuro. No entanto, a função mais importante do profissional é fornecer informações para que o administrador tome decisões e fixe estratégias empresariais.

O contador também atua em atividades que, embora sejam de outro departamento, afetam o patrimônio da corporação. É o caso de gerir notas fiscais, realizar o levantamento de tributos e cuidar da folha de pagamento.

Quais são as funções do contador no cargo de Assessoria?

A assessoria contábil tem como foco as ações em processos relacionados à revisão estratégica que conduz a empresa. Não à toa, o assessor fica ao lado de CEOs e diretores.

De modo geral, as funções exercidas pelo profissional são determinantes para elaborar um planejamento estratégico mais completo.

O que faz o profissional de Ciências Contábeis na área da Consultoria?

Os contadores também podem trabalhar como consultores, atuando em escritórios que desempenham atividades de consultoria empresarial. Nesse caso, é preciso pensar em saídas viáveis e inteligentes que propiciem a diminuição dos gastos do negócio.

O objetivo principal é fazer com que o fluxo financeiro movimentado pelas empresas se torne mais fluido e, com isso, mais simples de ser administrado.

O que faz o contador no cargo de Perícia Contábil?

O perito contábil é responsável por comprovar o mau uso ou o desvio de recursos financeiros por órgãos públicos ou empresas. Em muitos casos, as atribuições envolvem a análise dos cargos financeiros contra empréstimos, condomínios, bancos, etc.

A atuação exige que os profissionais estejam registrados no Conselho Regional de Contabilidade e que sejam transparentes e éticos em suas atividades.

O que faz o contador na área da Auditoria?

A Auditoria é uma área presente tanto no setor público quanto no privado. Caso opte por seguir caminho nessa especialidade, saiba que você será responsável pela verificação de dados.

Além disso, os profissionais da área também devem desempenhar várias atividades importantes, como:

  • identificação de defeitos na administração;
  • análise das condições financeiras;
  • verificação de balanços e registros;
  • análise de números, planilhas, documentos e cálculos;
  • análise completa as atividades patrimoniais e financeiras da empresa.

Tudo isso é de responsabilidade dos profissionais, que realizam as atividades necessárias para garantir o bom funcionamento do negócio.

O que faz o contador na área de Análise Financeira?

Os contadores também podem atuar no ramo da Análise Financeira. Essa especialidade é executada em três frentes: análise de desempenho, de crédito e de investimento. As demandas da Contabilidade 4.0 também ampliam a oportunidade de atuação dos profissionais que seguem nessa área.

Aqui, é possível trabalhar em empresas de vários portes, desempenhando funções de análise de relatórios financeiros da empresa. Os analistas financeiros entram em contato direto com a gerência da organização, pois os dados analisados têm como base as decisões em relação a financiamentos, empréstimos e outros negócios.

O que faz o contador no ramo de Planejamento e Controladoria?

Os contadores também podem atuar no ramo do Planejamento e Controladoria, que é responsável pela análise das ações de diversos campos de uma mesma companhia para, com isso, oferecer medidas estratégicas que visam a manutenção da saúde financeira e o equilíbrio das contas da empresa.

Logo, é uma opção bastante viável, já que oferece um bom plano de carreira, com possibilidade de crescimento. Nesse caso, você iniciará a carreira como assistente contábil, passará pelo cargo de analista e, por fim, se torna gestor contábil, ou controller.

O que faz o contador no cargo de Gerência Financeira?

No cargo de Gerência Financeira, o contador precisa ter bastante experiência, pois exige a capacidade de fazer análise de relatório e interpretar dados que devem ser passados ao setor de liderança da corporação. Nesse caso, o profissional é responsável pela saúde financeira da empresa, e deve ficar de olho nas possíveis falhas nos processos.

Se quer seguir carreira nessa especialidade, saiba que você deve ter um conhecimento atualizado sobre legislação fiscal e tributária, informando ao gestor a importância e o motivo do pagamento dos impostos. Também precisa apresentar os benefícios fiscais, e como podem ser aplicados no negócio em que atua.

A Ampli ajuda você a realizar o sonho da faculdade

A Ampli é uma instituição que oferece cursos a distância, com aulas 100% online. A graduação em Ciências Contábeis EAD prepara o futuro profissional para atuar na análise, no registro, no controle e no planejamento de informações de natureza econômico-financeira.

Assim, você sairá da faculdade preparado para atuar no mercado de trabalho e receber excelentes remunerações. O salário do profissional de Ciências Contábeis pode chegar a R$ 6.215,29*. Além disso, o contador pode trabalhar em bancos, escritórios, empresas, etc.

Outra grande diferencial da Ampli é que as mensalidades são acessíveis e cabem no seu bolso. Você pode conferir com mais detalhes no link de inscrição!

Agora é com você!

Agora que você já sabe o que faz o profissional de Ciências Contábeis, não perca mais tempo. Estude em uma faculdade conceituada e que tenha corpo docente experiente!

Faça já a sua inscrição para o vestibular online da Ampli e aproveite as oportunidades do mercado!

*Sujeito a alterações

COMENTÁRIOS