Saiba tudo sobre a Faculdade de Criminologia

A Criminologia é uma área fascinante com a qual muitas pessoas primeiro têm contato por meio de filmes e séries criminais. A rotina da profissão é bastante diferente da versão retratada na mídia, mas é também especial da sua própria maneira.

Para quem tem interesse em trabalhar com criminologia, a melhor forma de se capacitar é cursando uma graduação superior. Por isso hoje trazemos um artigo bem completo com tudo o que precisa saber sobre a faculdade na área.

Confira agora:

Como funciona a área de Criminologia?

Na área de Criminologia, é possível encontrar funções e cargos tanto no setor privado quanto no público. As atuações são muito variadas, podendo o profissional trabalhar em órgãos governamentais municipais, estaduais ou federais, ONGs ou ainda em organizações de apoio a infratores, vítimas ou dependentes químicos em reabilitação.

Há opções também para trabalhar em conselhos consultivos de política, em secretarias de segurança pública, com o serviço de assistência social ou com serviços policiais e prisionais. Para atuar no poder público, o profissional precisa fazer e passar em uma prova de concurso.

De maneira geral, as funções do criminólogo envolvem a solução de crimes e a punição de infratores, sempre com o foco de compreender a relação entre o crime e a sociedade, para assim evitar sua reincidência.

Ao longo do texto, falaremos mais sobre as principais funções, expectativas e dinâmicas do mercado de trabalho.

Quais as principais atuações do Criminólogo?

O profissional de criminologia se especializa em diferentes áreas do conhecimento para obter uma capacitação múltipla. Como seu papel é analisar e entender a criminalidade a partir de um viés interdisciplinar, é necessário que reúna conhecimentos sobre psicologia, ADM, estatística e antropologia, por exemplo.

Dessa maneira, existe um campo diverso de áreas com as quais pode contribuir com sua expertise.

Confira abaixo a seleção de áreas dentro da criminologia que separamos.

Áreas de atuação criminal

Trabalhar em alguma área de atuação criminal é definitivamente a principal atuação em que pensam quando ouvem o termo “criminologia”. De fato, existem muitas opções de cargos aqui; oficiais de justiça, promotores, policiais, delegados, detetives, investigadores e juízes são alguns deles.

Algumas das áreas de atuação criminal são a perícia, a bioquímica forense, a advocacia criminal, a unidade de crimes cibernéticos e balística. Evidentemente, o cotidiano em muitos cargos é complexo e hostil, ou seja, os profissionais precisam psicologicamente capazes de lidar com tal rotina.

Atividades que exigem maior controle e estabilidade emocional dos profissionais são a busca e apreensão de suspeitos, a realização de entrevistas com criminosos e a visita a cenas de crimes.

Sistema penitenciário

Uma das áreas mais comuns escolhidas pelo criminólogo é a atuação no sistema penitenciário. É um setor muito desafiador quando se trata de condições psicológicas por conta da rotina carregada e tensa.

Um profissional que trabalhe em instituições penitenciárias pode realizar funções de guarda, a custódia, a assistência, o atendimento e a orientação de pessoas reclusas ou ocupar cargos técnicos e administrativos.

É uma área indicada para quem possui inteligência e bom equilíbrio emocionais. É também essencial que quem opte por esta área tenha o objetivo de contribuir para a reabilitação de infratores reclusos ou daqueles cumprindo pena em liberdade, além de garantir a integridade física e psicológica de tais pessoas.

Análise de inteligência criminal

Quem escolhe trabalhar com inteligência criminal precisa trabalhar as habilidades em informática e em tecnologia de maneira geral porque vai atuar diretamente com a tecnologia da informação.

O objetivo principal da área é identificar tendências criminosas antes mesmo que elas aconteçam e solucionar questões de segurança cibernética. Está bastante relacionada às atividades da polícia federal.

Entre as funções desempenhadas estão a proteção de redes de computadores, a varredura e análise de sistemas de dados e a extração de estatísticas a partir de dados demográficos e geográficos.

Recursos humanos

Muitas pessoas não sabem disso, mas quem se forma em Criminologia pode desempenhar um papel fundamental no departamento de recursos humanos, sendo assim uma opção de carreira para quem tem preferência pelo meio corporativo.

Como o profissional detém grande conhecimento sobre psicologia criminal, ele pode ser capaz de identificar ameaças potenciais e ajudar a empresa a minimizar riscos no momento de processos seletivos ou contratações. São analisados traços e comportamentos de modo a garantir a boa índole dos colaboradores e a credibilidade para ocupar determinados cargos.

Atuando junto ao setor de psicologia empresarial, algumas das ameaças que podem ser percebidas são tendências psicopatas e condutas divergentes. 

Auditoria

Por fim, para aqueles que gostam de trabalhar com regulamentações existe a possibilidade de atuar como auditor ou auditora. Este cargo implica na investigação e identificação de possíveis irregularidades em processos e atividades de empresas e colaboradores.

São verificados dados como registros fiscais e transações financeiras a fim de perceber problemas como desvios de dinheiro, desta maneira a situação pode ser remediada e a situação revertida.

Qual a duração do curso de Criminologia?

A duração de um curso superior pode variar de acordo com o tipo de graduação que opta por cursar: licenciatura, bacharelado ou tecnólogo.

Outros fatores que podem influenciar são o desempenho acadêmico do aluno e a existência de um diploma superior feito anteriormente (em cursos com disciplinas similares, é possível utilizar os créditos da primeira graduação), e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

A graduação EAD em Criminologia da Ampli é do tipo bacharelado e pertence à categoria de Direito. A estimativa duração do curso é de 2 anos e 4 meses. A carga horária total da graduação conta com 2400 horas, dividida em cinco semestres.

Neste período, deve ser realizado o estágio curricular obrigatório. Esta atividade é essencial para garantir que os alunos vivenciem a profissão de maneira prática antes de se formarem.

Quais as principais matérias da graduação em Criminologia?

Sabendo que as matérias que compõem uma graduação são de grande importância, separamos um tópico parar abordar a grade curricular trabalhada no curso superior de Criminologia da Ampli.

Teoria Geral do Direito Constitucional

As temáticas abordadas na disciplina incluem:

  • Constituição e hermenêutica
  • Eficácia, aplicabilidade e organização do Estado
  • Direitos e garantias fundamentais
  • Direitos, Partidos Políticos e Nacionalidade

Negociação e Gestão de Conflitos de Segurança

As temáticas abordadas na disciplina incluem:

  • Conflito em segurança
  • Negociação em segurança
  • Gerenciamento de crises em segurança
  • Condutas na negociação em segurança

Teoria da Investigação Criminal

As temáticas abordadas na disciplina incluem:

  • Aspectos Orgânicos e Sistêmicos
  • Instrumentos Investigativos
  • Investigação Criminal na Prática
  • Aspectos Relevantes Inerentes a Investigação Criminal

Criminalística, Segurança Pública e Privada

  • Instituições e Sistema de Segurança Pública no Brasil
  • A segurança privada e seu destaque no cenário brasileiro
  • Fundamentos históricos, prova pericial e sua importância
  • Identificação humana, balística e toxicologia forense

Política Criminal e Processos de Criminalização

  • Política Criminal e seu Processo Evolutivo 
  • Políticas Criminais em Espécie
  • Processos de Criminalização
  • Estudos Atuais Relativos a Criminalização

Em que modalidades são oferecidos o tecnólogo em Criminologia bem como o Bacharel?

A graduação em Criminologia é oferecida por diversas instituições em diferentes modalidades. Isso garante que alunos com variadas necessidades e preferências consigam encontrar cursos que falem com eles.

Existem possibilidades diferentes de ensino, sendo o tecnólogo ofertado por algumas instituições. Na Ampli, trabalhamos com o Bacharelado EAD em Criminologia, além da pós-graduação em uma área correlacionada.

Com o auxílio da tecnologia aplicada à educação no ensino a distância, muitas pessoas podem estudar de forma mais confortável agora. É possível adaptar a rotina de ensino às outras demandas do cotidiano sem se sobrecarregar.

Existem três principais modalidades sendo oferecidas no mercado atualmente: o ensino presencial, semipresencial e a distância.

Ensino presencial

O ensino presencial é a modalidade tradicional e a mais conhecida. Você necessita ir até a estrutura física da universidade em diferentes dias da semana e horários fixos.

É um modelo que não permite muita flexibilidade, mas ainda é preferido por muitas pessoas que preferem um contato direto com professores e colegas de classe.

É também preferido por pessoas que possuem maior dificuldade de se concentrarem em aulas e exercícios virtuais, encontrando um apoio maior nas aulas convencionais.

Ensino semipresencial

Na modalidade de ensino de criminologia semipresencial, os discentes se deparam com um formato híbrido de aprendizado.

É um modelo ideal para quem quer fazer o networking e aproveitar o contato direto com professores e colegas de classe sem abrir mão da praticidade de não precisar ir todos os dias até o polo presencial.

O número de idas semanais à faculdade física varia de acordo com o curso e a instituição.

É uma modalidade mais flexível, mas ainda assim existe um compromisso com horários fixos, gastos financeiros e de tempo com o deslocamento até a instituição, e o risco de acontecerem imprevistos que atrapalhem o comparecimento.

Ensino a distância (EAD)

O ensino a distância, que é a modalidade praticada em todas as graduações e pós-graduações da Ampli, funciona de maneira totalmente online.

A presença no campus da instituição quase nunca é necessária e todas as atividades, interações e avaliações são feitas virtualmente.

O EAD é ideal para quem deseja ter total controle da carga horária de estudo e a autonomia no próprio aprendizado. Oferece mensalidades mais em conta e um conteúdo de qualidade acessível de qualquer lugar a qualquer hora.

Qual é o preço do curso de Criminologia?

Os valores das graduações em Criminologia variam muito de acordo com a região onde estudará (no caso de ensino presencial) e de instituição para instituição. O preço costuma considerar o necessário para o funcionamento dos cursos e o próprio lucro da faculdade.

Alguns dos custos considerados são:

  • salários de docentes e demais funcionários;
  • infraestrutura física (quando houver);
  • gastos com manutenção do serviço (internet, sistemas informacionais, limpeza);
  • equipamentos gerais e específicos de cursos;
  • contas fixas (energia, água, telefone, aluguel);
  • impostos e licenças operacionais.

Na Ampli, todos os cursos oferecidos trazem mensalidades acessíveis porque buscamos facilitar o ingresso dos discentes ao curso superior.

Nosso foco é expandir o acesso ao ensino formal no país, utilizando o recurso do ensino a distância para reduzir os custos e possibilitar a eficiência do aprendizado ao mesmo tempo.

Por isso, o nosso bacharelado EAD em Criminologia custa apenas R$149,99* por mês, durante os cinco semestres de duração do curso.

Como se tornar um Bacharel em Criminologia?

Escolher a instituição mais adequada para investir em um curso superior não é uma tarefa fácil e por essa razão preparamos este último tópico. O propósito é te orientar a analisar elementos importantes antes de decidir pela instituição de ensino para cursar seu bacharelado em Criminologia.

Elementos muito importantes que você precisa considerar na hora de tomar a decisão são:

Grade curricular do curso

Uma das principais informações que das quais você precisa saber antes de tomar a decisão por cursar uma graduação é a grade curricular. As disciplinas são as norteadoras da sua capacitação e formação como um profissional requisitado pelo mercado.

Na Ampli, tomamos o cuidado de definir as disciplinas ideais para capacitar os alunos de acordo com as habilidades que o mercado de trabalho procura.

Os cursos da Ampli possuem uma abordagem multidisciplinar que garante que os alunos adquiram tanto os conhecimentos teóricos quanto as habilidades práticas necessárias.

Estrutura da instituição de ensino

Para entender se a estrutura da instituição é adequada ou não, é preciso escolher a modalidade de ensino ideal para as suas necessidades (seja EAD, semipresencial ou presencial) e a partir daí listar as características fundamentais.

No ensino a distância, por exemplo, é essencial que a instituição ofereça plataformas interativas, rápidas e dinâmicas por meio das quais os alunos possam assistir a aulas, tenham acesso a materiais de apoio e possam resolver quaisquer pendências burocráticas.

A instituição Ampli disponibiliza duas plataformas digitais: o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e o Portal do Aluno (PDA). O AVA funciona como uma sala de aula digital e o Portal do Aluno é a plataforma por onde os graduandos conseguem consultar suas informações acadêmicas.

Avaliação no MEC

Por fim, mas não menos importante, contar com uma boa avaliação no MEC, Ministério da Educação, é um aval válido porque a organização é a responsável oficial pela avaliação da qualidade de ensino em tais empreendimentos.

Para checar a nota da instituição de interesse, basta pesquisar o nome no portal e-MEC.

A Ampli possui nota máxima no MEC em todos os seus cursos de graduação e pós-graduação.

Conheça agora o Bacharelado EAD em Criminologia que pode ser concluída em 2 anos e 4 meses e contamos também com a Especialização EAD em Direito Penal e Advocacia Criminal, que pode ser concluída em 8 meses.

Dê o pontapé em direção ao futuro que deseja.

*Sujeito a alterações

Posts Recentes
Fique por dentro das nossas novidades e receba conteúdo exclusivo