Saiba tudo sobre a Faculdade de Moda!

A faculdade de Moda é uma opção muito escolhida por quem gosta de influenciar e ditar tendências para o look das pessoas. Esse é um curso versátil, criativo e que pode abrir muitas portas incríveis para sua carreira.

Porém, muitos não conhecem como ela funciona: afinal, qual o seu tempo de duração? Quais são as principais disciplinas? Precisa saber desenhar para fazer essa graduação?

Continue lendo e vem com a gente conhecer tudo sobre a Faculdade de Moda!

Como é a graduação de Moda?

A graduação em Moda (que também pode ser conhecida como “Design de Moda” é um curso dinâmico e que incentiva a criatividade. Ele envolve conhecimentos ligados diretamente à criação, produção e comercialização de vestuário e acessórios.

Ao longo do curso, os alunos aprendem tanto questões teóricas e técnicas quanto, também, desenvolvem atividades práticas. Vamos conhecer mais a seguir sobre os detalhes que envolvem essa formação!

O que é a área de Moda?

A área de Moda envolve a criação, produção, divulgação e comercialização de roupas, acessórios, joias e outras peças relacionadas ao vestuário. Ela se conecta a diferentes áreas culturais e sociais, refletindo o comportamento e estilo de uma época, sendo uma expressão cultural e artística!

A Moda abrange desde o desenvolvimento de novos designs e coleções até a gestão de marcas e análise de tendências. Assim, quem atua nessa área pode influenciar a maneira como as pessoas se percebem e se posicionam na sociedade. 

Atualmente, quem decide seguir nessa área pode trabalhar com:

  • Design de Moda: responsável por criar novas peças e coleções;
  • Produção de Moda: responsável pela realização de eventos como desfiles, editoriais e campanhas publicitárias, que divulgam e influenciam novas produções de moda;
  • Modelagem: é a parte técnica de construção das peças de roupa;
  • Marketing de Moda: concebe e coloca em prática as estratégias para a promoção e venda de marcas e coleções.

Quais as principais características da graduação em Moda?

A graduação em Moda é um curso que une disciplinas técnicas, práticas e teóricas, com foco na criatividade e inovação. Ele passa desde questões de aprender a modelar, cortar e costurar a, até mesmo, a como criar sua própria empresa de moda (como uma marca de roupas).

alfaiate trabalhando em ateliê
Na graduação é possível aprender a como criar a própria empresa

Entre as principais características do curso, estão:

  • Criação e design: os estudantes aprenderão a criar peças, coleções e acessórios, desde a fase de concepção da ideia, até o desenvolvimento da peça. Também verão como a escolha de cores, formas, tecidos e tendências impactam no produto final e na percepção do público sobre as peças;
  • Técnicas de costura e modelagem: os estudantes aprendem a modelar, cortar e costurar diferentes tipos de peças e materiais, além de desenvolver habilidades em técnicas de confecção e ajuste de roupas;
  • Marketing e gestão: a graduação também prepara os estudantes para entender o marketing de moda, a gestão de marcas e o comportamento do consumidor, aspectos importantes para quem deseja atuar no mercado global atual;
  • História e cultura da moda: essa é uma parte essencial para entender sobre tendências históricas e os grandes movimentos culturais que influenciaram os estilos ao longo dos anos. Isso ajuda o futuro profissional a identificar mais rapidamente tendências, analisando a conjuntura social do momento;
  • Sustentabilidade: como essa é uma tendência crescente, os cursos abordam como ter produções sustentáveis na moda. O estudante aprende a como fazer uma produção consciente, com redução de impacto ambiental. 

Para quem é indicada a graduação em Moda?

A graduação em Moda é indicada para quem tem paixão por criar e expressar ideias por meio de roupas e acessórios. As pessoas que se destacam nessa área possuem um olhar atento para tendências e gostam de acompanhar o comportamento do consumidor e as mudanças culturais. 

Outros perfis que podem se encaixar nesse curso:

  • Empreendedores: pessoas que desejam lançar suas próprias marcas de roupas ou abrir uma loja, mesmo que deleguem boa parte do processo criativo e produtivo para terceiros;
  • Estetas e criativos: pessoas que possuem um olhar atento para detalhes, formas, cores e que gostem de criar e desenhar.
  • Técnicos e práticos: quem tem interesse por modelagem, costura e quer desenvolver habilidades manuais.

Quais são os grandes nomes que podem inspirá-lo na Moda?

O mercado de Moda é repleto de grandes personalidades que marcaram o mundo com suas criações e com a forma como influenciaram a cultura e a sociedade mundial. Muitos criaram um lifestyle que ficou para a história, indo além da criação de peças marcantes.

Vamos conhecer a seguir alguns dos nomes mais icônicos, que podem inspirá-lo em sua jornada!

  • Coco Chanel: revolucionou a moda feminina ao criar peças mais confortáveis e práticas, sem perder a elegância. É responsável pelo clássico “pretinho básico” e o famoso perfume Chanel Nº 5. Vale a pena assistir a cinebiografia inspirada em sua vida: “Coco antes de Chanel”;
  • Gianni Versace: criador de uma das marcas mais luxuosas do mundo, Gianni combinava sensualidade e sofisticação em suas criações, sendo referência no uso de estampas ousadas e cores vibrantes.
  • Christian Dior: ele foi o responsável pelo famoso “New Look”, que trouxe uma nova silhueta para a moda feminina no pós-guerra, marcando o retorno da feminilidade às passarelas;
  • Vivienne Westwood: ícone do movimento punk na moda, inovou ao incorporar elementos do punk britânico (conhecido por ser underground) no mainstream, sendo um dos nomes mais influentes na moda alternativa;
  • Tom Ford: um dos estilistas contemporâneos mais influentes, conhecido por transformar marcas como Gucci e Yves Saint Laurent em grandes sucessos;
  • Giorgio Armani: seu nome é sinônimo de elegância. Ele é reconhecido pelo seu estilo refinado e suas criações que mesclam sofisticação e conforto.
Giorgio Armani em evento
Giorgio Armani é conhecido pelo estilo sofisticado

Além deles, outros nomes como Karl Lagerfeld, Oscar de la Renta, e Donatella Versace, mostram como a moda pode ser tanto uma arte quanto um negócio, e servem de inspiração para quem deseja construir uma carreira de sucesso nessa área!

Quais são os tipos de graduação em Moda?

É possível encontrar a graduação em Moda no formato de bacharelado e tecnólogo. Cada uma delas possui características distintas (como o tempo de duração) e focos para públicos diferentes.

Por isso, conhecer mais detalhes sobre cada uma delas ajuda a escolher melhor qual é a melhor opção para sua formação. Então, vem conhecer mais detalhes a seguir!

Bacharelado em Moda

O Bacharelado em Moda é uma opção de formação mais completa, para quem deseja um olhar mais amplo na área. Nele, os estudantes mergulham em temas teóricos (como semiótica, conceitos da Gestalt, entre outros) e prática. Por isso, ele tem uma duração maior: 4 anos (8 semestres).

Além disso, o estudante entra, de forma mais aprofundada em questões como história da moda, gestão de marcas e modelagem. Por isso, o currículo é mais extenso em comparação com o tecnólogo.

O bacharelado é indicado para quem deseja ter uma compreensão mais aprofundada da área de Moda ou, ainda, para futuros profissionais que precisam desse conhecimento para atuar com pesquisa e tendência de moda.

Os bacharéis em Moda podem atuar em diversas funções: estilistas, designers, consultores de moda, gerentes de marcas, ou até mesmo iniciar seus próprios negócios no ramo.

Licenciatura em Moda

Não há, no Brasil, o curso de licenciatura em Moda. Esse formato de curso é direcionado para quem deseja atuar no campo da educação básica (Ensino Fundamental e Médio) e, por isso, não há essa opção de curso para Moda.

Porém, se você gosta da área e da docência, é possível trabalhar em cursos técnicos ou profissionalizantes com o diploma de bacharel, ou tecnólogo em Moda. Outra opção é, também, investir na pós-graduação (mestrado e doutorado) e, depois, dar aulas no Ensino Superior.

Tecnólogo de Moda

O curso de Tecnólogo em Moda é uma graduação mais curta e focada no mercado de trabalho. Ele dura, em média, entre 2 a 3 anos e tem um viés mais prático, com uma formação que vai direto ao ponto, com menos disciplinas teóricas.

Porém, mesmo com menor duração, ele não deixa a desejar, ok? Você sairá preparado para lidar com os principais desafios do mercado sem maiores problemas! 

Essa é uma opção voltada para quem deseja se qualificar em menos tempo, mas sem perder conteúdos importantes. A pessoa terá uma formação voltada para a execução de projetos de moda, produção de peças e gestão de processos na área de moda.

Os tecnólogos em Moda podem atuar em áreas como produção de peças e coleções, gestão de confecção ou até mesmo em consultoria de estilo, trabalhando diretamente em empresas de moda, lojas, ou empreendendo no setor.

alfaiate medindo tecido em ateliê
Os tecnólogos podem trabalhar com a produção de peças

A faculdade de Moda é boa?

Em geral, as faculdades de Moda possuem uma boa qualidade, oferecendo a formação necessária para ser um excelente profissional no mercado. Porém, para isso, é essencial escolher uma graduação que seja aprovada pelo Ministério da Educação (MEC) e que tenha uma boa aceitação no mercado. 

Vamos entender melhor sobre essas duas questões a seguir, para escolher a melhor faculdade para sua formação!

A faculdade Moda é aprovado no MEC?

Sim, o Ministério da Educação (MEC) autoriza a criação de cursos de graduação em Moda no Brasil. Porém, é preciso conferir se a formação daquela instituição é autorizada pelo ministério.

A autorização garante que a instituição atenda a todos os requisitos de qualidade educacional exigidos para que um curso possa formar profissionais para o mercado de trabalho. São consideradas questões como infraestrutura, nota no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), qualificação do corpo docente, programas curriculares adequados, entre outros.

Se a faculdade de Moda que você estiver considerando for aprovada pelo MEC, seu diploma de Ensino Superior será válido em todo o país. Porém, também é importante considerar outros critérios, para garantir que o curso realmente é bom.

Estão entre eles:

  • Avaliações realizadas pelo Ministério da Educação, como a nota do Enade e do Índice Geral de Cursos (IGC). Ambos indicam o nível de qualidade da formação. Quanto maior a nota (ou seja, mais próximo de 5, que é a pontuação máxima);
  • Posicionamento e notas em rankings como o Ranking Universitário Folha (RUF) e Guia do Estudante;
  • Comentários e avaliações de ex-estudantes da instituição e do curso.

Aprovação do curso de Moda pelo Mercado

O curso de Moda é amplamente reconhecido no mercado, como uma forma de avaliar se o profissional é bem qualificado e realmente domina aquela área. Esse é um mercado que vem se tornando altamente competitivo e, por isso, quem possui uma boa formação tende a conquistar as melhores vagas em marcas de Moda.

Além disso, outros pontos que destacam os profissionais com essa formação no mercado são:

  • Estágios e experiências práticas: as faculdades geralmente possuem parcerias com grandes marcas e empresas da área e, com isso, os estudantes saem com uma excelente experiência para o mercado de trabalho;
  • Eventos de moda: algumas instituições costumam organizar ou participar de desfiles, concursos de moda e feiras de design. Nelas, os alunos podem exibir suas criações e fazer networking com profissionais do setor;
  • Reputação no mercado: um bom nome no diploma pode abrir portas com muitas empresas, que estão em busca de profissionais que tenham bons diferenciais em sua formação.

Qual o perfil ideal do aluno de Moda?

Além da paixão por roupas e tendências, o aluno do curso de Moda deve combinar uma visão criativa, curiosidade e habilidades técnicas para transformar ideias em peças de vestuário ou acessórios.

Ao longo da graduação, muitas dessas habilidades podem ser desenvolvidas, até mesmo, pelo o que aprenderá no curso. Porém, quanto mais você souber sobre essas questões, melhor poderá se preparar para o futuro.

moça medindo tecido em ateliê
Ao longo do curso é importante desenvolver diversas habilidades

Confira a seguir mais detalhes tanto sobre a personalidade do aluno da área de Moda quanto, também, como ter uma rotina de estudos que ajudará a potencializar as chances de sucesso no futuro!

Personalidade do aluno da área de Moda

O estudante de Moda precisa ser uma pessoa proativa, criativa e não ter medo de ousar. Desenvolver essas habilidades e personalidades ajuda a se destacar no mercado de trabalho, saindo a frente de potenciais concorrentes.

Confira a seguir mais detalhes sobre o perfil ideal do aluno do curso de Moda!

Criatividade

Moda é sobre inovação e expressão pessoal. Por isso, o aluno desse curso deve ser capaz de “pensar fora da caixa” e trazer novas ideias para criação de peças, seja de roupas, acessórios, joias, entre outros. 

Uma dica para desenvolver essa habilidade é estar sempre atento às tendências de moda e influências culturais. Além disso, acompanhar as inspirações de quem fez seu nome na área, como os nomes que citamos anteriormente, também ajuda em sua trajetória criativa.

Atenção aos detalhes

O mundo da moda é altamente visual, e a atenção aos detalhes faz toda a diferença em sua carreira. A escolha de um tecido, o corte correto ou uma costura precisa podem transformar uma peça simples em algo extraordinário. 

O aluno ideal tem um olhar apurado para esses pequenos detalhes que fazem parte do processo de criação. Afinal, os seus futuros clientes estarão atentos a esses pontos.

Flexibilidade e adaptabilidade

A moda é um setor dinâmico. Por isso, é fundamental que o aluno saiba se adaptar rapidamente às novas tendências, tecnologias e demandas do mercado. Por exemplo, o aumento da sustentabilidade na moda trouxe a necessidade de inovar com tecidos recicláveis e processos de produção mais conscientes.

Habilidades interpessoais

O curso de Moda, tal como a prática, envolve muitos projetos coletivos. Em sua rotina de trabalho, isso também acontecerá. Por isso, o estudante precisa ter boas habilidades de comunicação e ser bom em trabalhar em equipe.

Saber se expressar e mostrar suas ideias com clareza e, ao mesmo tempo, de forma de criativa é essencial, especialmente em áreas como produção de moda e gestão de marcas.

Resiliência

O setor de moda é muito competitivo e altamente exigente. Por isso, o estudante lidará, muitas vezes, com rejeições ou críticas sobre suas criações. Ser resiliente e saber lidar com críticas construtivas ajuda no crescimento pessoal e profissional.

Rotina de estudos para quem estuda Moda

Além da criatividade, o curso de Moda também exige muitos estudos por parte dos alunos. Isso ajuda tanto na parte teórica quanto técnica e criativa. Por isso, aprender como estudar ajudará a ter sucesso na sua formação.

moça costurando em máquina em ateliê
O curso exige muitos estudos teóricos e técnicos

Separamos as principais dicas que ajudarão nessa jornada a seguir!

Treino com as práticas de modelagem e costura

Um dos pontos fortes do curso e que, ao mesmo tempo, exige atenção dos alunos, é a modelagem de roupas e o desenvolvimento de habilidades em costura e corte. Isso é essencial para que o estudante entenda como as peças são produzidas e possa traduzir suas ideias em criações.

Então, mesmo que você deseje trabalhar apenas com design e concepção das peças, é essencial tirar um tempo para focar nesses conhecimentos. Isso ajudará, inclusive, caso você queira abrir uma empresa no futuro, para poder escolher bem os profissionais dos seus times.

Projetos de criação de coleções

Um dos desafios mais emocionantes para o aluno de Moda é a criação de suas próprias coleções. Desde o esboço até a apresentação, o estudante passa por todas as etapas de desenvolvimento, aprendendo sobre design de moda, escolha de materiais e produção.

Porém, a criatividade precisa ser exercida continuamente. Então, não espere um momento de inspiração para começar a criar. Treine todos os dias. Isso vale tanto para concepção de novas peças quanto, também, buscar referências que podem ser interessantes para o seu trabalho!

Estudos sobre tendências e história da moda

A Moda, além de estética, é também sobre conhecimento cultural. O aluno deve estudar a história da moda e acompanhar tendências para entender como a moda evoluiu e como ela se conecta com movimentos sociais e culturais ao longo do tempo.

Além disso, muitas tendências tendem a retornar de tempos em tempos. Então, é importante conhecer o que já esteve em alta, para poder aplicar com reformulações modernas em seus novos trabalhos, quando necessário.

Portfólio

Um bom aluno de Moda precisa criar e manter um portfólio com seus melhores trabalhos desde a graduação. Dedicar-se a isso ajuda a aprimorar suas técnicas, sejam elas práticas, técnicas ou criativas.

Esse portfólio é essencial para futuras oportunidades de emprego ou estágio, mostrando o estilo e as habilidades técnicas adquiridas durante o curso. Também pode ser uma forma de captar atenção de potenciais investidores, caso queira abrir sua própria marca no futuro.

Quais são as modalidades de estudo para a graduação em Moda?

Existem cursos de Moda com diferentes modalidades de ensino, com opções de ensino presencial, semipresencial e ensino à distância (EAD). Cada uma delas possui características específicas, com prós e contras para cada perfil de aluno.

Mas qual deles é a melhor opção para você? Confira a seguir mais detalhes sobre cada um deles!

Dá para fazer a faculdade de Moda EAD?

Sim, e há opções de faculdades de Moda EAD com excelência na formação de novos profissionais para o mercado. Então, se você precisa de uma formação com flexibilidade de horários, essa pode ser uma excelente opção.

No formato EAD, os alunos têm acesso às aulas em plataformas virtuais, sejam de disciplinas teóricas quanto práticas. Os professores e monitores fazem o acompanhamento das avaliações de forma remota, sem maiores problemas.

moça estudando com computador e fazendo anotações
É possível fazer Moda no formato EAD

Uma das principais vantagens da graduação EAD é a flexibilidade de horários. Especialmente se você trabalha, isso pode ser fundamental. Afinal, é possível assistir às aulas e fazer os trabalhos no momento que for mais confortável para sua rotina.

Isso também torna o curso mais econômico. Afinal, você não precisará gastar com transporte para se deslocar até o local do curso.

Contudo, ele também possui seus desafios. Um deles é o menor contato presencial com professores e colega, diferentemente do que ocorre nas modalidades presenciais e semi-presenciais. 

Além disso, também será importante criar um espaço em sua residência para os trabalhos, como uma espécie de ateliê. Por isso, caso você vá optar por essa formação, é importante já ir pensando nesse espaço.

Existe a faculdade de Moda na modalidade presencial?

Sim, a maioria das faculdades de Moda no Brasil são oferecidas no formato presencial. Nelas, tanto as aulas teóricas quanto práticas são feitas nos espaços da faculdade. Com isso, você poderá ter acesso a ateliês e laboratórios com toda a infraestrutura para seus estudos.

Nessa modalidade, as aulas possuem dias e horários determinados, ou seja, você precisará adaptar sua rotina para estar presente. Além disso, também é preciso considerar o tempo de deslocamento no seu dia a dia.

Como diferencial, o presencial oferece a possibilidade de um acompanhamento mais próximo, especialmente em aulas práticas, como as de modelagem de roupas, confecção de peças e produção de moda. Isso pode proporcionar maior segurança para quem tem dificuldades nesse tema.

Além disso, há a possibilidade de interação direta com os professores, colegas e profissionais de outras áreas. Com isso, você pode, até mesmo, conhecer pessoas que poderão ser parceiros de trabalho no futuro.

Já como os principais desafios, há os custos e o tempo de deslocamento entre sua residência e o curso. Isso pode encarecer e, em alguns casos, até mesmo, inviabilizar a realização da formação.

Além disso, você terá uma menor flexibilidade na sua rotina, o que pode atrapalhar tanto para quem precisa trabalhar quanto, também, para poder se candidatar a algumas vagas de estágio.

Tem a faculdade de Moda no modelo semi-presencial?

Sim. Algumas instituições oferecem a formação no formato semi-presencial, que também pode ser conhecido como híbrido. Nesse modelo, as aulas teóricas (como história da moda) são feitas online, enquanto as práticas e avaliações são feitas presencialmente.

Com isso, os alunos têm a flexibilidade de poder ter espaços mais tranquilos em sua rotina e, ao mesmo tempo, suporte nas disciplinas práticas.

Assim, essa modalidade combina as vantagens de ambas as modalidades (EAD e presencial). Porém, os desafios também são compartilhados.

Qual a duração e as matérias do curso de Moda?

A duração do curso de Moda pode variar entre 2 a 4 anos (4 a 8 semestres), dependendo da modalidade (tecnólogo ou bacharelado, respectivamente). As matérias são diversificadas, com conteúdos teóricos e práticos sobre esse universo.

moça fazendo esboços de figurinos digitais
O curso de moda pode variar de 2 a 4 anos

Descubra a seguir mais sobre quais são as disciplinas de cada semestre, segundo a grade do tecnólogo em Moda da Ampli!

1º semestre

Estão entre as disciplinas do primeiro semestre do curso de Moda:

  • Desenho de observação;
  • Estética e história da arte;
  • História e acepções do design;
  • Processo da criatividade;
  • Sociedade brasileira e cidadania.

2º semestre

Estão entre as disciplinas que fazem parte do segundo semestre do curso de Moda:

  • Criação em design;
  • Desenho de moda;
  • História da indumentária e da moda;
  • Materiais e tecnologia têxtil;
  • Produção de moda e estilo;
  • Projeto de extensão I – Design de moda.

3º semestre

Já no terceiro semestre, as disciplinas que você verá no curso de Moda são:

  • Desenho técnico de moda;
  • Ergonomia no design;
  • Formação de preços e custos;
  • Informática aplicada à moda;
  • Metodologia, projeto e gestão do design;
  • Projeto de extensão II – Design de moda.

4º semestre

No quarto e último semestre do curso de tecnólogo em Moda da Ampli, você terá as seguintes disciplinas:

  • Comunicação de moda;
  • Laboratório de confecção;
  • Moda e mercado;
  • Modelagem e tecnologia;
  • Moulage.

Quais são as possibilidades de especialização em Moda?

Após terminar a graduação em Moda, é possível se especializar em uma das diversas áreas disponíveis. Isso ajuda a ampliar seus conhecimentos em áreas específicas e abre muitas portas para a carreira. Entre as principais opções, estão a de gestão de marcas, design de moda, entre outras.

Vamos conhecer algumas das principais opções e seus detalhes a seguir!

Design de Moda

O design de moda é uma das especializações mais procuradas por quem deseja se aprofundar no processo de criação de peças e coleções. Esse curso oferece um olhar mais detalhado sobre o desenvolvimento de conceitos, desenho técnico, escolha de materiais e técnicas de construção de roupas.

O foco da especialização é no desenvolvimento de coleções, ilustrações de moda e técnicas de acabamento. Ao final, esse aluno poderá atuar como estilista, designer de marca ou, até mesmo, criar a sua própria grife!

Gestão de marcas de moda

Para quem gosta da área de moda, mas tem um perfil mais gerencial, a especialização em gestão de marcas de moda pode ser uma excelente oportunidade. O foco do curso é no branding e gestão da marca nesse mercado.

Ele aborda desde a construção de uma identidade visual a, até mesmo, o posicionamento de produtos e ainda pode abordar algumas questões de marketing direcionadas para essa área.

O profissional com essa formação poderá trabalhar como gerente de marca, consultor de negócios ou, até mesmo, abrir sua própria marca e ficar responsável pela área gerencial, enquanto outros especialistas ficam com o processo criativo!

Produção de moda

A especialização em produção de moda é voltada para quem deseja trabalhar com os eventos que fazem parte desse universo, como a organização de desfiles, ensaios fotográficos, ou campanhas publicitárias de moda. 

O especialista em produção de moda atua nos bastidores, coordenando todos os aspectos visuais e logísticos necessários para criar uma apresentação que encante o público.

modelos em desfile de moda
Em produção de moda é possível trabalhar com montagem de desfiles

Marketing para moda

A especialização em marketing de moda combina as peculiaridades do mundo da moda com estratégias de marketing e vendas. O foco é em promover marcas, produtos e serviços por meio de campanhas publicitárias, mídias sociais e outros canais de comunicação.

Modelagem de roupas

A especialização em modelagem de roupas foca na parte técnica da moda, ensinando como transformar um conceito em uma peça concreta. O modelista é responsável por desenvolver moldes, interpretar desenhos e criar protótipos de roupas.

Assim, na especialização, você aprenderá sobre desenvolvimento de moldes, técnicas modernas para ajuste de peças, criação de protótipos e técnicas avançadas de modelagem que utilizam as tecnologias mais modernas para isso.

Quais são as principais áreas de atuação para recém-formados?

Ao terminar a graduação em Moda, os recém-formados podem escolher entre diversas oportunidades de carreira. Afinal, esse é um setor dinâmico, que permite aos futuros formados a trabalharem tanto na área criativa quanto na de técnicas e negócios.

A seguir, vamos apresentar algumas das principais possibilidades que podem fazer parte do seu horizonte futuro de carreira na área de moda!

Design de moda

Design de moda é uma das áreas mais desejadas por quem se forma nessa área. Nela, o profissional pode ser responsável por fazer a concepção estética de roupas, acessórios e coleções inteiras, trabalhando desde o conceito até a execução final das peças. 

Nessa área, o designer precisa estar atento e atualizado constantemente sobre tendências, comportamentos do consumidor e, também, desenvolver habilidades técnicas em ilustração e modelagem.

Ele pode trabalhar tanto em marcas de moda, grifes de luxo ou, ainda, de forma autônoma, criando sua própria marca. 

Produção de moda

A produção de moda é voltada para quem é apaixonado pelos bastidores do mundo fashion. O produtor de moda trabalha na organização de desfiles, ensaios fotográficos e campanhas publicitárias, sendo responsável por garantir que o conceito da coleção seja transmitido de maneira visualmente impactante.

Sua atuação é fundamental para que uma coleção seja devidamente divulgada. Além disso, ele também pode atuar na produção de desfiles para diversas marcas, ajudando a divulgar quais serão as próximas tendências para essa área.

Eles podem atuar em empresas de moda, para negócios na área de editoriais, agências de publicidade ou, ainda, de forma independente.

Estilismo

O estilista é o profissional que seleciona roupas e acessórios para montar looks para eventos, gravações, editoriais de moda ou campanhas publicitárias. Ele pode trabalhar diretamente com celebridades, modelos ou, ainda, para clientes que buscam a consultoria para criar visuais que reflitam sua personalidade ou a imagem que desejam transmitir.

Eles podem trabalhar em empresas especializadas em consultoria de moda ou, então, de forma autônoma.

Consultoria de imagem e estilo

O consultor de imagem e estilo trabalha diretamente com clientes para encontrar o estilo que mais os favorece. Ele oferece dicas de moda, combinações de peças, e até mesmo mudanças no guarda-roupa, conforme as preferências do cliente. 

consultora de imagem com cliente
O consultor de imagem ajuda o cliente a encontrar o estilo que melhor o favorece

O consultor também pode atuar em empresas, oferecendo workshops de estilo e comportamento profissional. Geralmente, são pessoas que trabalham de forma autônoma.

Modelagem e confecção

O profissional de modelagem atua na parte técnica da moda, desenvolvendo moldes e criando protótipos das roupas desenhadas pelos designers. Ou seja, ele ajuda a tornar realidade o que foi criado no planejamento.

Além disso, esse profissional também pode ser responsável por ajustar as peças, garantindo que estejam de acordo com os padrões de qualidade e vestibilidade exigidos.

Eles podem atuar em indústrias têxteis, confecções de moda, para marcas de roupas e acessórios ou, ainda, atuar de forma autônoma.

Moda Sustentável

Com o aumento da conscientização ambiental, a moda sustentável tem crescido bastante no mercado. O profissional especializado nessa área pode tanto desenvolver linhas sustentáveis e que chamarão a atenção dos clientes quanto, também, oferecer consultorias para empresas.

Nesse segundo caso, ele poderá indicar caminhos e mudanças de processos para o uso de materiais ecológicos e ações que minimizam o impacto ambiental.

É melhor ingressar na faculdade pública ou privada?

A escolha entre uma faculdade pública ou privada de Moda depende mais de questões pessoais, já que ambas podem proporcionar uma formação de qualidade para o aluno. Sua escolha deve considerar questões como custos, tempo, direcionamento da formação, entre outros pontos.

Por isso, é fundamental saber mais sobre essas opções, para escolher a melhor para seus objetivos. Então, vem com a gente, que vamos apresentar as principais características delas a seguir!

Como é a faculdade pública em Moda?

As faculdades públicas são muito procuradas por estudantes da área de Moda, pois oferecem uma boa infraestrutura, professores com alta qualificação (com mestrado e doutorado), além de serem gratuitas. Além disso, também são bem reconhecidas nacionalmente.

Sua principal vantagem é gratuidade. Muitos alunos não podem pagar pela formação e só conseguem fazer o curso dos seus sonhos desta forma. 

Além disso, as universidades públicas exigem, no mínimo, a titulação de mestre para dar aula. Porém, cada vez mais são selecionados apenas doutores para darem aulas nesses espaços. Eles também geralmente possuem projetos de pesquisa relevantes para a área de Moda, proporcionando um ensino aprofundado, especialmente em questões teóricas.

Elas também possuem espaços dedicados para essa formação, como ateliês, espaços de desenho, maquinário para modelagem e costura. Também possuem bibliotecas especializadas e, ainda, podem ter programas de intercâmbio para as melhores faculdades de Moda do mundo.

Porém, entre os principais desafios dessa opção estão a alta concorrência. Para poder ingressar em um curso superior em uma faculdade pública, você precisará passar ou pela seleção do Sisu, ou pelo vestibular próprio da instituição. E ambos geralmente possuem uma alta concorrência.

Além disso, as instituições públicas podem passar por períodos de greve que, muitas vezes, podem ser longos (acima de três meses), o que pode atrasar a sua formação. 

Outra característica é que, geralmente, a formação é em bacharelado. Se você busca um tecnólogo, poderá ter maior dificuldade em encontrar essa modalidade em faculdades e universidades públicas.

alunos em aula de costura em ateliê
O curso tecnólogo pode não estar disponível nas universidades públicas

Como é a faculdade privada em Moda?

As faculdades privadas de Moda também são uma excelente opção, com uma formação de qualidade. Elas cobram mensalidades dos alunos para poderem fazer o curso (porém, há opções de bolsas) e, em geral, a grade curricular é voltada para atender as demandas do mercado.

O principal ponto positivo é uma maior facilidade de ter um currículo atualizado. As faculdades particulares conseguem atualizar as disciplinas mais rapidamente do que as universidades públicas. Por isso, se você quer uma formação que atende os desafios do mercado moderno, essa pode ser uma excelente opção.

Além disso, as faculdades privadas têm processos seletivos mais acessíveis, com vestibulares próprios e oportunidades de ingresso ao longo do ano. Nesses períodos você pode, também, contar com os programas de bolsas, como o ProUni, bolsas próprias da instituição e, também, o financiamento via FIES. 

Outro diferencial é que muitas instituições privadas possuem parcerias com empresas dessa área e, também, convênios para facilitar o acesso a estágios, concursos e desfiles. Com isso, fica mais fácil conseguir oportunidades incríveis, que poderão abrir portas no futuro. 

Elas também proporcionam uma maior flexibilidade tanto no tipo quanto modalidade do curso. Você consegue encontrar tanto bacharelados quanto tecnólogos e, também, opções presenciais, semi-presenciais e EAD.

Já entre os desafios, a possibilidade de precisar pagar mensalidades pode ser uma das principais barreiras de entrada. Além disso, o foco no mercado de trabalho pode deixar de lado aspectos teóricos e conceituais da moda, que são importantes para a formação completa do profissional.

Quanto custa a graduação em Moda?

O valor da graduação em Moda pode variar bastante, considerando o tipo de instituição (pública ou privada), a modalidade de ensino (presencial, EAD ou semipresencial) e o tipo do curso (tecnólogo ou bacharelado). Os valores podem ir desde a gratuidade (instituições públicas) a, até mesmo, R$ 3000 por mês, em média.

Os valores podem variar conforme a instituição, região e estrutura oferecida. Os cursos presenciais e em instituições com grande infraestrutura tendem a ter valores mais altos.

Já os cursos EAD tendem a ter um valor mais acessível, já que não há custos com infraestrutura para a instituição e é possível atender a um maior volume de alunos.

Além das mensalidades, é importante considerar os custos adicionais. O curso de Moda exige muitos materiais práticos, como tecidos, máquinas de costura, equipamentos de modelagem e softwares de design, que podem aumentar o valor total do investimento ao longo da graduação.

Tem como conseguir bolsa de estudos em Moda?

Sim, é possível buscar diferentes formas de conquistar uma bolsa de estudos para o curso de Moda em faculdades privadas. Entre as opções estão as bolsas oferecidas pelas próprias instituições, além de programas governamentais como o ProUni.

Bolsas próprias das instituições

Muitas instituições privadas possuem seu próprio sistema de bolsas internas para quem deseja fazer a faculdade de Moda e outros cursos. Cada uma possui seu critério e, portanto, é importante consultar a secretaria para saber como o processo é feito.

vidro de moedas com capelo em cima de livro
As faculdades privadas podem ter diferentes tipos de bolsas

Porém, em geral, as faculdades privadas oferecem bolsas nas seguintes situações:

  • Mérito: quanto maior a nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), vestibular próprio ou histórico escolar, maiores as chances de conseguir um maior desconto na mensalidade;
  • Bolsas esportivas ou culturais: alunos que participam de atividades extracurriculares, como esportes ou projetos culturais, também podem conquistar bolsas especiais;
  • Critérios socioeconômicos: estudantes de famílias de baixa renda podem ter, até mesmo, isenção total da mensalidade, para permitir que eles façam sua formação superior sem barreiras. 

ProUni

O ProUni (Programa Universidade para Todos) é uma iniciativa do Governo Federal para facilitar o acesso ao Ensino Superior. Ele oferece bolsas integrais (100%) e parciais (50%) para alunos de baixa renda em instituições privadas cadastradas no programa.

Para participar, o estudante precisa ter feito o Enem e ter conseguido, no mínimo, 450 pontos na média de todas as provas e não ter zerado a redação. Além disso, também precisa estar dentro dos critérios socioeconômicos:

  • Bolsas integrais: estudantes com renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa;
  • Bolsas parciais: estudantes com renda familiar de até 3 salários mínimos por pessoa.

O ProUni é um dos mais exitosos programas de acesso ao ensino superior para estudantes pobres no mundo — Fernando Haddad, então Ministro da Educação responsável pela criação do ProUni.

Como entrar na faculdade de Moda?

Para ingressar em uma faculdade de Moda, o estudante pode contar com a nota do Enem, participar do Sisu ou, então, fazer o vestibular próprio da faculdade que deseja cursar (uma opção tanto para algumas instituições públicas quanto privadas).

Vamos conhecer mais sobre todas elas a seguir!

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é a principal prova para alunos do Ensino Médio. Com a nota da prova, é possível abrir portas para, praticamente, todas as faculdades do país, tanto públicas quanto privadas, já que a maioria utiliza, de alguma forma, a pontuação como critério de seleção.

Algumas instituições privadas permitem que o aluno faça o processo seletivo apenas com a nota do Enem. Ou seja, ele não precisa fazer outra prova ou passar por processo seletivo (como o Sisu). Por isso, você precisa arrasar nessa prova, já que algumas instituições são bem concorridas!

O ENEM é composto por provas de Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e uma redação. Em algumas faculdades, as provas de Linguagens e Ciências Humanas poderão ter um peso maior do que as outras no processo seletivo.

Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi criado pelo Governo Federal para universalizar e facilitar o processo seletivo para universidades públicas de todo o país. Ele utiliza a nota do Enem para ranquear os alunos. 

Cada candidato pode escolher até duas opções de curso, durante o período em que a plataforma estiver aberta para inscrições. O Sisu, desde 2024, ocorre em chamada única, ou seja, apenas uma edição no começo do ano. Então, atenção para não perder as datas!

moça acessando celular com app do Sisu e mexendo em computador com site do Sisu
O Sisu só acontece em uma chamada no começo do ano

A nota de corte para o curso de Moda varia conforme a instituição, número de vagas e demanda de candidatos. Mas vale a pena ficar de olho para ver quais foram as médias dos últimos anos!

Vestibular para Moda

Muitas faculdades privadas e algumas públicas (como a USP) possuem seus vestibulares próprios. Eles podem ser presenciais ou online e, algumas delas, permitem que o alno agende a prova no dia que for mais conveniente para ele.

As provas podem ser tanto no modelo tradicional, ou seja, com as disciplinas aprendidas no Ensino Médio (Matemática, Português, História, Geografia, Biologia, Química, Física, Literatura, Filosofia e Sociologia) ou, então com um modelo parecido com o do Enem.

Além disso, é geralmente cobrada uma redação, então capriche nos estudos para fazer um bom texto. Algumas faculdades também podem pedir uma prova prática, como parte do processo seletivo. Nesse caso, geralmente, o aluno precisa mostrar domínio em desenho técnico. 

Uma dica importante é: pesquise os conteúdos cobrados no vestibular da instituição em que você pretende ingressar. Isso ajuda a se preparar e ficar mais tranquilo para fazer a prova!

Quais são as exigências para se formar em Moda?

Para o aluno se formar em Moda, ele precisa cumprir as exigências do Ministério da Educação (MEC) e as regras da instituição. Elas podem variar conforme a faculdade, porém, em geral, são: a realização de estágio, participação no Enade e a entrega de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Vamos conhecer mais sobre cada uma delas a seguir!

Moda exige estágio obrigatório?

Depende. A exigência do estágio em Moda depende da faculdade, caso ela entenda que essa é uma questão fundamental para a formação do aluno. Porém, mesmo não sendo obrigatório, esse é um excelente momento para colocar em prática tudo que aprendeu no curso. 

Durante o estágio, você poderá ter contato direto com o mercado de trabalho e compreender os processos produtivos da moda, desde o design de peças, até a produção, venda, e gestão de marcas.

O estágio pode ser feito em empresas de moda, ateliês, agências de produção, lojas de varejo, entre outras possibilidades. Durante esse período, você terá o suporte de um supervisor, que vai ajudá-lo a tirar suas dúvidas e deixá-lo mais seguro.

Além disso, muitos contratantes efetivam os seus estagiários após esse período. Seria ótimo poder formar-se já com um trabalho, não é mesmo? Então, abrace essa oportunidade e dê o seu máximo durante o estágio!

mulher ensinando jovem sobre algo em computador em loja de roupas
O estágio pode ser feito em lojas de roupas

Enade para Moda

O Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) é uma avaliação obrigatória para alunos que estão concluindo o curso de graduação, se o seu curso for selecionado para aquele ano. O objetivo do Enade é avaliar a qualidade dos cursos superiores no Brasil e verificar o nível de aprendizado dos estudantes em suas respectivas áreas.

Essa nota não interfere na sua formação, ou seja, se você não for bem na prova, tá tudo certo. Porém, a média global pode ajudar a aumentar a avaliação do seu curso. Por isso, se você quer um nome forte no currículo, ajude a fortalecer a pontuação da sua instituição.

Ah, se você for convocado, é obrigado a participar da prova. Se você não comparecer e não justificar, não poderá colar grau e pegar seu diploma.

TCC de Moda

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma exigência para a conclusão da graduação em Moda, seja ela bacharelado ou tecnólogo. Ele permite ao estudante explorar um tema específico de seu interesse, seja em questões teóricas ou práticas do universo da moda.

O TCC pode ser apresentado de diversas formas, caso a instituição permita assim. Muitos cursos exigem, por exemplo, a criação de uma coleção de roupas ou um projeto prático, que demonstre as habilidades desenvolvidas pelo aluno ao longo do curso. 

Já outras podem exigir apenas um trabalho teórico, como um artigo ou uma monografia. Em ambos os casos, não se preocupe com o temido TCC: você terá a ajuda de um professor orientador, que acompanha todo o processo, tira suas dúvidas e ajuda a refinar as ideias.

O trabalho é geralmente apresentado a uma banca examinadora no final do curso e, inclusive, pode ser assistido por seus amigos e familiares.

Vale a pena se formar em Moda?

A graduação em Moda pode ser uma opção para quem possui afinidade com criatividade, design e tendências. Os investimentos realizados para fazer o curso podem retornar em pouco tempo, além de oferecer a possibilidade de conquistar autonomia financeira abrindo o seu próprio negócio!

Porém, para analisar isso, é importante comparar o salário com os investimentos que fará para sua formação. Vamos ver mais sobre isso a seguir.

Salário para formados em Moda

O salário de um profissional formado em Moda pode variar bastante dependendo da área de atuação, da experiência, e da localização. Em média, uma pessoa formada em tecnólogo de Moda recebe R$ 4.129,18* para uma jornada de 43 horas semanais. 

Os valores também mudam bastante conforme a sua experiência no mercado:

  • Designer de moda júnior (menos de 5 anos de experiência): R$ 4.682,14*;
  • Designer de moda pleno (entre 5 a 10 anos de experiência: R$ 5.115,03;
  • Designer de moda sênior (mais de 10 anos de experiência: R$ 5.970,98.

* Fonte: site Salario. Os valores estão sujeitos a alterações ao longo do tempo.

estilista com arara de roupas em loja
Designers no nível pleno ou sênior podem ganhar mais de R$5mil

Investimento vs retorno do curso de Moda

Estudar Moda pode exigir um investimento durante sua formação, especialmente com materiais de trabalho para realizar estudos práticos. Contudo, dependendo do seu posicionamento no mercado, o retorno pode ser relativamente rápido.

Entre os principais custos, estão:

  • Máquinas;
  • Tecidos;
  • Papelaria para elaboração de croquis;
  • Realização de cursos extracurriculares e workshops;
  • Assinaturas de softwares para fazer o design das peças por computadores ou outros dispositivos;
  • Aviamentos, entre outros.

Além disso, também há os gastos com mensalidades e deslocamento (no caso dos cursos presenciais). O retorno pode não ser de imediato, mas esse é um campo que permite a você empreender.

Assim, é possível conseguir o retorno sobre o seu investimento sobre o curso em um tempo razoável. Aproveite o momento em que esse mercado está em crescimento, com a expansão do e-commerce e a conscientização sobre moda sustentável. Quem souber aproveitar essas tendências pode alcançar um bom retorno sobre o investimento.

Veja também: entenda as vantagens de estudar online com a Ampli!

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