Conheça todas as matérias de jogos digitais

Analisar a matriz curricular de uma graduação superior é um passo muito importante a se tomar enquanto analisa um curso e uma instituição porque as disciplinas da graduação são essencialmente a base do conhecimento que vai adquirir nas aulas.

Com o objetivo de informar quais as matérias você encontrará caso decida cursar a graduação EAD em Jogos Digitais da Ampli, preparamos este artigo bem completo.

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Confira agora a matriz curricular de Jogos Digitais por semestre na Ampli!

Com o objetivo de abordar os temas e conhecimentos mais valiosos para o mercado de trabalho em jogos digitais, a Ampli preparou uma grade curricular bem completa e ao mesmo tempo dinâmica.

Ao longo de quatro semestres, você se depara com disciplinas assertivas e objetivas, tanto no campo técnico quanto no campo teórico.

Confira agora:

1º Semestre:

  • Introdução ao Design de Jogos
  • Entretenimento Digital
  • Lógica Computacional
  • Análise Orientada a Objetos
  • Algoritmos e Programação Estruturada
  • Sociedade Brasileira e Cidadania
  • História e Acepções do Design

2º Semestre:

  • Programação Orientada a Objetos
  • Desenho Auxiliado por Computador
  • Modelagem e Animação Digital 2D
  • Fundamentos do Movimento Humano
  • Roteirização para Jogos Digitais
  • Desenho de Expressão

3º Semestre:

  • Interação Humano-Computador
  • Matemática e Física para Jogos
  • Motores de Jogos Digitais
  • Modelagem de Cenários e Level Design
  • Desenho de Observação
  • Design Narrativo

4º Semestre:

  • Animação de Jogos
  • Áudio em Jogos
  • Storyboard
  • Integração de Jogos
  • Desenvolvimento de Jogos Mobile
  • Competências para a Vida

Você também pode conferir essa tabela da matriz curricular de Jogos digitais sempre que quiser:

1º Semestre2º Semestre3º Semestre4º Semestre
Introdução ao Design de JogosProgramação Orientada a ObjetosInteração Humano-ComputadorAnimação de Jogos
Entretenimento DigitalDesenho Auxiliado por ComputadorMatemática e Física para JogosÁudio em Jogos
Lógica ComputacionalModelagem e Animação Digital 2DMotores de Jogos DigitaisStoryboard
Análise Orientada a ObjetosFundamentos do Movimento HumanoModelagem de Cenários e Level DesignIntegração de Jogos
Algoritmos e Programação EstruturadaRoteirização para Jogos DigitaisDesenho de ObservaçãoDesenvolvimento de Jogos Mobile
Sociedade Brasileira e CidadaniaDesenho de ExpressãoDesign NarrativoCompetências para a Vida
História e Acepções do Design

Conheça um pouco das principais matérias de Jogos Digitais e Design de Games! 

Agora você já conhece a matriz curricular por completo, mas quais seriam as matérias fundamentais para a formação do profissional de jogos digitais? O que efetivamente se estuda nestas disciplinas e quais os seus objetivos?

Neste tópico, responderemos a essas perguntas.

Confira as características das principais matérias:

Entretenimento Digital

Nesta disciplina, serão abordadas temáticas referentes à estrutura das etapas de desenvolvimento de jogos digitais e classificação e aplicação de jogos no comércio, indústria e educação.

O objetivo é fornecer conhecimentos sobre os conceitos fundamentais a respeito das áreas de aplicação do entretenimento digital e as estratégias e ferramentas que podem ser utilizadas para o desenvolvimento de games de entretenimento.

História e Acepções do Design

Nesta disciplina, serão abordadas temáticas referentes às considerações básicas para o design; design, indústria e as transformações pós 1ª Guerra Mundial; design pós 2ª Guerra Mundial; desafios do design na pós-modernidade.

A proposta é ajudar os futuros profissionais a se familiarizarem com as práticas que pavimentaram o caminho e a evolução do design, em todas as suas formas, até o que é hoje, incluindo os obstáculos enfrentados e as inovações que se fizeram necessárias.

Programação Orientada a Objetos

Aqui, você vai estudar sobre os fundamentos da orientação a objetos; estruturas de programação orientadas a objetos; exceções, classes abstratas e interfaces; aplicações orientadas a objetos.

Propõe-se instruir os alunos do curso de Jogos Digitais a compreenderem as estruturas de programação e desenvolverem habilidades de modo a construir abstrações para dados, criar sistemas de múltiplos componentes e utilizar técnicas de depuração de programas.

Desenho Auxiliado por Computador

Esta matéria aborda as características básicas, as camadas de trabalho e ferramentas de visualização; representação gráfica, edição de elementos de desenho; ferramentas de auxílio ao desenho, cotagem e aplicação de hachuras e otimização e impressão de projetos.

O objetivo é preparar os futuros profissionais para executarem expressões gráficas computacionais com o uso de ferramentas de desenho técnico baseadas em técnicas inovadoras.

Fundamentos do Movimento Humano

Nesta disciplina, você vai estudar sobre os fundamentos básicos do movimento humano – padrões de movimento; fundamentos básicos do movimento humano: postura e corporeidade; metodologias e práticas pedagógicas do movimento humano; diversidade cultural do movimento humano.

Aqui, o objetivo é fornecer conhecimentos básicos e complexos a respeito da movimentação do corpo humano de modo a reproduzir representações gráficas verossímeis e naturais na interface de jogos que utilizam personagens humanos.

Roteirização para Jogos Digitais

Aqui, os temas abordados se referem aos conceitos fundamentais para o desenvolvimento de jogos; enredos e narrativas; jogabilidade; GDD – Game Design Document.

O objetivo da disciplina é apresentar aos alunos as ferramentas envolvidas em processos de storyboarding, narratologia e roteirização de modo a prepará-los para produzir os próprios projetos para jogos na interface digital.

Desenho de Expressão

Por meio desta disciplina, você aprenderá sobre a introdução aos conceitos básicos do desenho de observação; a organização do espaço gráfico e o pensamento visual e a percepção visual; os recursos da representação gráfica, desenho de textura, sombras, finalização e acabamento da representação gráfica; perspectiva e desenho. 

Logo, os estudantes são orientados a trabalharem elementos relacionados à prática de desenho por meio de uma perspectiva visual que represente gráficos de maneira realista e orgânica.

Desenho de Observação

Nesta matéria, você estudará sobre os fundamentos e atitudes para o desenho; representação da forma, volume e proporção no desenho; representação do espaço tridimensional no desenho; experimentando materiais.

A proposta é viabilizar que futuros profissionais tenham as aptidões necessárias para desenvolver uma linguagem visual gráfica de elementos humanos com base em conceitos específicos de composição, representação de ideias e percepção de formas.

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A Ampli é a opção ideal para você investir em um futuro de sucesso!

Agora que conhece melhor no que consiste a grade curricular de jogos digitais, com certeza ficou mais fácil perceber se é uma área do seu interesse ou não.

Nos cursos da Ampli, os alunos possuem toda a flexibilidade para montar a grade de estudos de acordo com suas preferências. Podem ainda fazer download das aulas e assistir off-line.

Se já está decidido que este é o caminho, o Tecnólogo EAD em Jogos Digitais da Ampli pode ser uma boa opção para você. Nosso curso conta com uma carga horária de 2080 horas divididas em quatro semestres.

Ainda oferecemos oportunidades excelentes, também a distância, para quem busca cursos de formação continuada relacionados à área.

Confira abaixo três opções delas:

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