Pós-Graduação em História: saiba como funciona essa especialização!

Já se formou na graduação e está pensando em dar continuidade aos estudos na área de Humanidades? A pós-graduação em História pode ser um divisor de águas na sua vida profissional. Além de ser um pré-requisito para atuar em alguns cargos do mercado de trabalho, o diploma de pós-graduação pode representar um aumento no seu salário.

Para quem gosta de ler e pesquisar, cursar uma especialização é a combinação perfeita: ganhar mais e ainda fazer o que ama!

E não precisa necessariamente ter se formado na faculdade de História para fazer uma pós nessa área. Se você concluiu outra graduação, mas quer se especializar em História, vá em frente! O único pré-requisito para entrar na pós é ter concluído uma graduação, independentemente da área.

Os historiadores trabalham com a memória de eventos, documentos e ações que marcaram a trajetória de um povo. Se você tem interesse em se especializar nessa área, confira aqui mais sobre a possibilidade de fazer uma pós-graduação em História.

Qual é o objetivo da pós-graduação da Ampli?

A pós-graduação é uma oportunidade para o profissional aprofundar em conhecimentos na sua área de formação. Comparada à graduação, a “pós” tem menor tempo de duração e uma grade curricular com tópicos mais técnicos ou científicos.

Mas, dependendo do tipo de pós-graduação, os objetivos dos estudantes são diferentes. Antes de fazer a sua matrícula, conheça melhor os dois tipos de especialização no Brasil: latu sensu e stricto sensu.

As especializações latu sensu são as opções de pós-graduação mais procuradas. Basicamente, essa é uma especialização voltada para a qualificação profissional e para o alto nível de desempenho no mercado de trabalho.

Esse tipo de pós-graduação pode ser oferecido no formado de especialização tradicional e MBA.

Quem busca esse tipo de pós-graduação geralmente está focado em ampliar o seu repertório de conhecimentos e se tornar um profissional qualificado para atender aos desafios do mercado de trabalho.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), os cursos de pós-graduação lato sensu precisam oferecer uma carga horária de pelo menos 360 horas de duração.

Já a pós-graduação stricto sensu tem o foco na carreira acadêmica. É a opção para quem deseja realizar pesquisas científicas na sua área de formação. Ela se divide em mestrado e doutorado.

Nesse caso, as competências adquiridas na pós-graduação são menos focadas na performance profissional e mais focadas no caráter científico.

Quais são as principais opções de especialização em História?

As possibilidades de estudo na área de História são as mais variadas. A escolha vai depender, principalmente, daquilo que o aluno mais gosta de estudar e sente disposição para se dedicar por um bom tempo da sua vida.

Mas, antes de fazer a matrícula, é preciso saber que as possibilidades de especialização variam conforme as instituições de ensino.

Não existe uma única lista com todas as especializações em História, porque as faculdades oferecem opções diferentes para quem ingressa.

Cada faculdade também possui autonomia para definir as matérias que farão parte da grade curricular de cada especialização.

Então, fique de olho! Antes de escolher a sua pós-graduação em História, confira as opções de especialização oferecidas pela faculdade e a grade curricular de cada uma.

Na Ampli, por exemplo, temos algumas especializações em História. Na lista a seguir, descubra quais são elas e suas respectivas grades curriculares.

Especialização em História e Cultura no Brasil

A especialização em História e Cultura no Brasil é indicada para quem dá aula de História e matérias associadas em instituições de ensino públicas e privadas.

A pós-graduação incentiva o desenvolvimento de habilidades para estimular a reflexão crítica e fomentar debates sobre a memória social e eventos que aconteceram no Brasil.

Os alunos também incorporam metodologias e habilidades para o uso pedagógico dos assuntos vistos na especialização.

Esse curso tem carga horária de 480 horas. Todas as aulas e interações acontecem no formato 100% a distância (EAD).

Abaixo, confira a lista de matérias que fazem parte da grade curricular.

  • A Operacionalização da Educação Inclusiva;
  • Movimentos Sociais e Diversidade;
  • Ferramentas Tecnológicas como Objetos de Aprendizagem;
  • Formação Docente e Tendências Pedagógicas;
  • História do Brasil Colonial;
  • Metodologia do Ensino de História;
  • História da África;
  • História do Brasil Imperial.

Especialização em Docência no Ensino de História do Brasil

A especialização em Docência no Ensino de História do Brasil também é indicada para quem dá aula de História e matérias associadas em instituições de ensino públicas e privadas.

A pós tem uma carga horária de 560 horas. O seu principal objetivo é oferecer aos estudantes ferramentas para pensar criticamente os aspectos políticos, sociais e econômicos que moldam a história brasileira.

Além disso, os professores podem aprender estratégias pedagógicas para incentivar a curiosidade e a reflexão crítica dos alunos em sala de aula.

As aulas e interações dessa pós acontecem no formato 100% a distância (EAD). Confira as matérias que fazem parte da especialização:

  • Formação Docente: trajetória para o educar;
  • Teorias de Desenvolvimento e de Aprendizagem;
  • Diversidade e Políticas Públicas;
  • Legislações e o Plano Nacional de Educação;
  • Metodologia do Ensino de História;
  • História do Brasil Colonial;
  • História do Brasil Imperial;
  • História do Brasil República I;
  • História do Brasil República II.

Especialização em Ensino de História e Geografia e suas Linguagens

A especialização em Ensino de História e Geografia e suas Linguagens é indicada tanto para quem dá aulas de História quanto para os professores de Geografia.

Ao ingressar nessa pós-graduação, o aluno tem a oportunidade de desenvolver metodologias de ensino para a educação básica nessas duas áreas importantes das Ciências Humanas.

A especialização tem carga horária de 560 horas. As aulas e interações acontecem no formato 100% a distância (EAD).

A seguir, confira a lista de matérias que fazem parte da grade curricular da pós-graduação em Ensino de História e Geografia e Suas Linguagens.

  • Formação Docente e Tendências Pedagógicas;
  • Movimentos Sociais e Diversidade;
  • Ferramentas Tecnológicas como Objetos de Aprendizagem;
  • A Operacionalização da Educação Inclusiva;
  • Teorias da História;
  • Aprendizagem da Geografia e História;
  • Metodologia do Ensino de Geografia;
  • Metodologia do Ensino de História;
  • Fundamentos Epistemológicos da Geografia.

Qual a duração do curso de Pós-Graduação em História?

A duração de uma pós-graduação depende do tipo de especialização (lato sensu ou stricto sensu) e da instituição de ensino escolhida para estudar. Na Ampli, as especializações lato sensu de História permitem que você se forme em menos de 1 ano.

As especializações stricto sensu, por outro lado, tendem a durar mais tempo: 2 anos (mestrado) ou 4 anos (doutorado).

Como consultar o preço do curso de especialização em História?

Um dos desafios de entrar na pós-graduação é encontrar uma especialização alinhada com os seus objetivos pessoais e, é claro, que caiba no bolso.

É importante avaliar se o investimento trará um bom retorno para a sua carreira. Para isso, você vai precisar pesquisar quais são as instituições de ensino que oferecem a pós-graduação na sua área de atuação e comparar o preço cobrado entre elas.

Visite o site da instituição de ensino para encontrar as opções de pós-graduação. Normalmente, as faculdades possuem uma página completa com as informações da especialização, inclusive o preço da mensalidade.

Ao fazer essa pesquisa, você acabará descobrindo que especializações no formato EAD cobram mensalidades mais econômicas, se comparadas às opções de especialização presencial.

Além disso, dependendo do tipo de pós-graduação (lato sensu e stricto sensu), o preço da mensalidade pode variar.

Por fim, é importante saber que as instituições de ensino possuem total autonomia para estabelecer o preço das suas pós-graduações. Então, é comum encontrar especializações parecidas com preços diferentes em duas instituições.

Quais são as modalidades em que a especialização está disponível?

Uma pós-graduação em História normalmente é oferecida nas modalidades de ensino mais comuns: presencial e EAD. No entanto, isso depende de cada faculdade.

Quer saber a diferença entre as duas modalidades de ensino? A seguir, veja como funciona a especialização em História nos formatos presencial e EAD.

Presencial

A pós-graduação presencial é no formato tradicional — com aulas, atividades e interações com professores realizadas presencialmente, em uma unidade da faculdade.

Os encontros presenciais acontecem em horários pré-determinados pela faculdade e a frequência dos alunos geralmente é um critério considerado na avaliação final das matérias — se faltar um número de vezes maior que o permitido, o aluno pode ser reprovado.

Embora a modalidade presencial ofereça acesso à infraestrutura física da faculdade, como as bibliotecas e salas de mídia, a falta de flexibilidade com os horários pode ser uma barreira para o aproveitamento da pós.

Principalmente para quem precisa conciliar os estudos com outros compromissos de rotina, a falta de flexibilidade é uma das desvantagens da modalidade presencial.

EAD

Na pós-graduação a distância, a maioria da carga horária reservada para as aulas e atividades acontece em uma plataforma virtual da faculdade.

Ao ingressar no modelo EAD, você corta os gastos com transporte para a faculdade e eventuais custos com alimentação na rua. Essa é uma das grandes vantagens do EAD que tornam essa modalidade tão atrativa para os alunos.

Na Ampli, por exemplo, as opções de especialização em História que vimos anteriormente são oferecidas no formato 100% a distância!

Vale frisar que EAD e semipresencial são formatos diferentes. Enquanto o EAD funciona 100% no formato a distância, o semipresencial envolve encontros presenciais em alguma unidade física faculdade.

Qual é a importância da instituição para fazer uma especialização?

Os frutos que você poderá colher com o diploma de pós-graduação dependem da instituição de ensino em que você decidiu estudar. Por essa razão, é importante considerar alguns fatores antes de fazer a sua escolha.

O fator mais importante a ser considerado é o custo-benefício. Tenha em mente que a especialização não precisa ser a melhor de todas, ela precisa ser a melhor para você.

Vale a pena buscar um equilíbrio entre o preço pago na mensalidade e os diferenciais oferecidos pela faculdade. Veja se as condições da instituição se adaptam à sua rotina e se o investimento cabe no seu bolso.

Também não se esqueça de se certificar do reconhecimento do MEC. Sem isso, o diploma emitido pela faculdade não tem validade em seleções de emprego ou concursos. Isso vale tanto para a graduação quanto para a pós.

A maneira mais fácil de consultar o reconhecimento da faculdade pelo MEC é na plataforma e-MEC, do Ministério da Educação. Normalmente, você também encontra essa informação no site da própria instituição de ensino.

Como se matricular no curso de Pós-Graduação em História?

A matrícula é sempre um momento de deixar os nervos a flor da pele. “E se eu cometer algum erro?” é a preocupação que, muitas vezes, apavora os alunos. É por isso que separamos um passo a passo de como se matricular na pós-graduação em História.

O processo de matrícula na Ampli é dividido em três passos simples. Confira quais são eles seguir!

Inscreva-se gratuitamente

Na página da especialização escolhida, você encontrará a opção de fazer sua inscrição gratuita e totalmente online.

Nesse primeiro passo, será preciso informar apenas alguns dados básicos de contato, como nome, número de telefone e e-mail.

Faça a matrícula de casa

A matrícula na Ampli também é gratuita e feita a distância. Nesta etapa, será preciso informar alguns dados complementares, como RG e endereço, aceitar os termos de contrato e escolher a forma de pagamento das mensalidades.

Pronto! Após a finalização da matrícula, você já pode se preparar, porque as aulas começam na próxima segunda-feira!

Envie os documentos

A terceira etapa consiste em enviar para a Ampli algumas fotos dos seus documentos pessoais, como RG ou CNH, CPF e certificado de conclusão do ensino superior.

Caso não tenha acesso aos documentos, a Ampli permite que você os envie até 3 meses após a finalização da matrícula no curso de pós-graduação.

Corra para fazer sua inscrição na pós em História!

A pós-graduação em História é uma oportunidade de aprofundar seus conhecimentos científicos e alcançar melhores vagas no mercado de trabalho. Então, se você já terminou a graduação e tem interesse em se tornar um especialista na sua área, não perca essa chance!

O que está esperando? Aproveite para visitar o site da Ampli e fazer agora sua inscrição na pós em História!

Posts Recentes
Fique por dentro das nossas novidades e receba conteúdo exclusivo