Pós-Graduação em Marketing: saiba tudo sobre essa especialização!

Uma pós-graduação em Marketing pode ser o pré-requisito que faltava para você se candidatar a cargos de liderança no departamento de marketing das empresas ou em agências de publicidade.

Contudo, não existe apenas um tipo de pós-graduação em Marketing. Dependendo da opção escolhida, você pode obter uma formação profissional diferente. Para saber mais sobre como funciona uma pós em Marketing, continue a leitura e tire suas dúvidas!

Qual é o objetivo da pós-graduação?

Ao sair da graduação, os profissionais são considerados generalistas, porque são capazes de utilizar conceitos gerais de suas áreas e assumir cargos em vários setores. Já na pós-graduação, o objetivo é outro.

Ao ingressar em uma pós, um profissional estuda para se tornar um especialista capaz de dominar as competências técnicas da sua área de atuação e assumir cargos de maior nível hierárquico nas empresas.

A pós-graduação é uma oportunidade para o profissional aprofundar em conhecimentos na sua área de formação.

No Brasil, existem dois tipos de pós-graduação: lato sensu e stricto sensu. As especializações lato sensu são mais procuradas, principalmente porque são voltadas para a qualificação profissional no mercado de trabalho. Esse tipo de pós-graduação é oferecido no formato de especialização tradicional e MBA.

Quem escolhe esse tipo de pós-graduação está em busca de ampliar o seu repertório de conhecimentos e se tornar um profissional qualificado para atender aos desafios da sua área de atuação.

Já a pós-graduação stricto sensu tem o foco na carreira acadêmica. É a opção para quem deseja realizar pesquisas científicas na sua área de formação.

A pós stricto sensu se divide em mestrado e doutorado. O mestrado é um grau necessário para a formação de pesquisadores e professores do ensino superior. O doutorado é uma etapa seguinte ao mestrado, que aprofunda ainda mais os conhecimentos em uma área de atuação, e também contribui para a formação de professores universitários.

As competências adquiridas na pós-graduação stricto sensu são menos focadas na performance profissional e na busca por corresponder a demandas do mercado de trabalho e mais focadas no caráter científico dos conhecimentos.

Quais são as principais opções de especialização em Marketing?

As instituições de ensino superior têm a autonomia do Ministério da Educação (MEC) para criar suas próprias opções de especialização.

Na Ampli, existem várias opções de especialização stricto sensu na área de Marketing: comum e MBA. A seguir, vamos explicar quais são elas, os objetivos, a grade curricular e muito mais. Confira!

Marketing Digital

A especialização em Marketing Digital, com duração de 6 meses, é voltada para profissionais que querem aperfeiçoar habilidades profissionais voltadas para o planejamento, implementação e avaliação de estratégias de marketing digital.

Confira a grade curricular do curso na Ampli.

  • Estratégia de Gestão da Marca;
  • Planejamento, Execução e Análises em Pesquisas Mercadológicas;
  • Modelo de Negócio;
  • CRM e Tecnologias;
  • Mídia Online;
  • Projetos para Marketing Digital;
  • Branded Content;
  • Otimização de Plataformas Online (CRO).

A especialização é destinada a todos os profissionais da Comunicação com uma graduação concluída, independentemente da área.

Negócios e marketing

No MBA em Negócios e Marketing, os alunos entram em contato com os diversos aspectos envolvidos na relação entre gestão de negócios e marketing, desde o planejamento de marketing de produtos e serviços até o gerenciamento de equipes e projetos.

Na Ampli, o curso tem duração de 6 meses e oferece uma grade curricular com assuntos relacionados ao empreendedorismo digital, modelos de gestão e marketing digital. Confira a lista completa das matérias aqui embaixo.

  • Aspectos Gerais de Microeconomia e Macroeconomia;
  • Planejamento Estratégico e Diagnóstico Ambiental;
  • Empreendedorismo Digital;
  • Modelos de Gestão e o Planejamento;
  • PCP;
  • Gerenciamento de Marketing;
  • Análise de Demonstrações Financeiras e Contábeis;
  • Marketing Digital;
  • Desenvolvimento de Pessoas.

Comunicação e Marketing de Serviços

O MBA em Comunicação e Marketing de Serviços tem o foco nas estratégias para empresas que trabalham com a prestação de serviços. Durante os 7 meses de curso, você vera assuntos como formação de preços e custos, planejamento de marketing e comportamento de consumidor.

Confira a grade curricular completa da especialização a seguir.

  • Gestão de Pessoas e Plano de Recrutamento e Seleção;
  • Estratégia de Gestão da Marca;
  • Comportamento do Consumidor;
  • CRM;
  • Técnicas de Gerenciamento de Projetos – Introdução, Escopo e Qualidade;
  • Planejamento Financeiro e Orçamentário;
  • Análise e Sistemas de Marketing;
  • Formação de Preços e Custos;
  • Novas Tecnologias Aplicadas à Comunicação;
  • Ações de Engajamento do Consumidor.

Comunicação e marketing de Turismo

O MBA em Comunicação e Marketing de Turismo tem o foco em ajudar os profissionais a desenvolver estratégias de marketing para empresas de Turismo, setor que compõe boa parte da economia brasileira.

Durante os 7 meses de curso, os alunos entram em contato com assuntos como gestão estratégica, gestão mercadológica e gestão de projetos. Veja a grade curricular completa:

  • Estratégia Empresarial e Análise Ambiental;
  • Desenvolvimento Sustentável – cenários e desafios;
  • Comportamento do Consumidor e Marketing;
  • Gestão Mercadológica e Comunicação de Produtos e Serviços;
  • Gestão de Pessoas e Plano de Recrutamento e Seleção;
  • Técnicas de Gerenciamento de Projetos – Introdução e Metodologias;
  • Mercado de Agências de Turismo;
  • Marketing Turístico;
  • Turismo e Hospitalidade de Eventos.

Comunicação e Marketing de Varejo

O MBA em Comunicação e Marketing de Varejo é destinado aos profissionais que desejam aprender as particularidades do marketing voltado para empresas varejistas.

O curso tem duração de 7 meses, e o aluno entra em contato com temas que envolvem formação de preços, trade marketing e comportamento do consumidor. Confira a grade curricular da especialização na Ampli:

  • Fatores Psico-socio-culturais e sua Influência na Decisão de Compra;
  • Gestão de Pessoas e Plano de Recrutamento e Seleção;
  • Gestão e Análise de Comunicação e Mercado;
  • Atividades Logísticas;
  • Gestão de Serviços e Produtos;
  • Gestão de Serviços e Varejo;
  • Formação de Preços e Custos;
  • Trade Marketing;
  • Marketing Digital.

Gestão de Marketing

A pós-graduação em Gestão de Marketing visa formar especialistas na tarefa de criar e controlar o plano de marketing de empresas desde o início do planejamento até a execução das estratégias e o monitoramento dos resultados.

Durante os 5 meses de especialização, os profissionais entram em contato com assuntos relacionados à pesquisa de mercado, gestão de tarefas e relacionamento com o cliente. Abaixo, veja a grade curricular completa da pós na Ampli,

  • Gestão de Preços e Comunicação;
  • Planejamento e Inteligência de Marketing;
  • CRM;
  • Gestão de Serviços e Produtos;
  • Pesquisa Mercadológica;
  • Gestão da Inovação.

Estratégia, Marketing Digital e Analytics

O MBA em Estratégia, Marketing Digital e Analytics é voltado para profissionais que querem aprofundar conhecimentos no planejamento e execução de estratégia de marketing digital baseado em dados.

Durante os 7 meses da especialização, o aluno terá acesso ao conteúdo de Marketing Digital da Universidade de São Paulo. Veja a grade curricular completa:

  • Gestão e Análise de Comunicação e Mercado (Básico);
  • Indicadores e Métricas;
  • Marketing de Produtos e Serviços;
  • Comportamento do Consumidor e Marketing;
  • Branded Content;
  • Mídia Online;
  • Metodologias Ágeis;
  • Empreendedorismo Digital.

Gestão Comercial e Estratégia em Marketing Digital

A pós-graduação em Gestão Comercial e Estratégia em Marketing Digital visa oferecer aos profissionais embasamento teórico e prático para dominar conceitos gerais da gestão comercial e do marketing digital.

A especialização também incentiva o desenvolvimento de habilidades para implementar estratégias de marketing em vários canais digitais, considerando o comportamento do consumidor e os objetivos da empresa.

Conheça a grade curricular completa da pós na Ampli:

  • Gestão de Pessoas e Plano de Recrutamento e Seleção;
  • Planejamento e Inteligência de Marketing;
  • Gestão de Produtos e Serviços – Branding;
  • Formação de Preços e Custos;
  • Projetos para Marketing Digital;
  • Gerência de Vendas;
  • Mídia Online;
  • Otimização de Plataformas Online (CRO);
  • Branded Content.

Gestão Comercial e Marketing Digital

A pós-graduação em Gestão Comercial e Marketing Digital, com duração de 9 meses, é voltada para os profissionais que desejam aprofundar seus conhecimentos na criação, execução, monitoramento e otimização de estratégias de marketing digital para negócios virtuais.

Abaixo, conheça a grade curricular completa da especialização na Ampli.

  • Gestão de Pessoas e Plano de Recrutamento e Seleção;
  • Planejamento e Inteligência de Marketing;
  • Gestão de Produtos e Serviços – Branding;
  • Formação de Preços e Custos;
  • Projetos para Marketing Digital;
  • Mídia Online;
  • Gerência de Vendas;
  • Branded Content;
  • Otimização de Plataformas Online (CRO).

Qual a duração do curso?

A duração de uma pós-graduação depende do tipo, lato sensu ou stricto sensu, e da faculdade escolhida para estudar. Na Ampli, as especializações lato sensu em Marketing permitem que você se forme em menos de 1 ano.

As especializações stricto sensu, por outro lado, tendem a durar mais tempo em outras faculdades: 2 anos (mestrado) ou 4 anos (doutorado).

Como consultar o preço da pós em Marketing?

Não vê a hora de começar sua pós? Antes de pensar na matrícula ou no início das aulas, vale a pena aprender como consultar o valor da mensalidade.

A maneira mais fácil de fazer essa consulta é visitando o site da faculdade em que você vai estudar. No portal oficial, você pode ir em busca da página com mais informações sobre a especialização em mente.

Ao longo dessa pesquisa, você pode perceber que o preço de uma pós-graduação pode variar de acordo com a localização da faculdade, turno e modalidade de ensino.

  • Localização: o valor da mensalidade em faculdades que oferecem cursos presenciais pode variar de acordo com a localização de cada unidade;
  • turno: manhã, tarde ou noite.
  • modalidade de ensino: presencial ou EAD.

O segredo é encontrar a combinação desses três fatores que melhor se adapta à sua rotina como estudante.

Como se matricular no curso?

A matrícula pode ser um momento de deixar os nervos a flor da pele, pois o medo de errar alguma informação é o que apavora alguns alunos. Para sanar qualquer dúvida sobre isso, separamos um passo a passo de como se matricular na pós-graduação em História.

A matrícula na Ampli é dividida em três passos simples. Confira!

Inscreva-se gratuitamente

Na página da opção escolhida, você encontrará a opção de fazer sua inscrição gratuita e totalmente online.

Neste primeiro passo, será preciso informar apenas alguns dados básicos de contato, como nome, número de telefone e e-mail.

Faça a matrícula de casa

A matrícula na Ampli também é gratuita e feita a distância. Nesta etapa, será preciso informar alguns dados complementares, como RG e endereço, aceitar os termos de contrato e escolher uma forma de pagamento para as mensalidades.

Pronto! Após a finalização da matrícula, você já pode se preparar, porque as aulas começam na próxima segunda-feira!

Envie os documentos

A terceira etapa consiste em enviar para a Ampli algumas fotos dos seus documentos pessoais, como RG ou CNH, CPF e certificado de conclusão do ensino superior.

Caso não tenha acesso aos documentos, a Ampli permite que você os envie em até 3 meses após a finalização da matrícula no curso de pós-graduação.

Quais são as modalidades em que a especialização está disponível?

A pós-graduação em Marketing é oferecida nas duas modalidades de ensino mais comuns: presencial e EAD. No entanto, a disponibilidade depende da faculdade.

Veja, logo abaixo, como funciona a pós-graduação nos formatos presencial e EAD.

Presencial

A pós-graduação presencial é o formato tradicional com aulas, atividades e interações com professores realizadas presencialmente em uma unidade da faculdade.

Os encontros presenciais acontecem em horários pré-determinados pela faculdade e a frequência dos alunos geralmente é um critério considerado na avaliação final das matérias — se faltar um número de vezes maior do que o permitido, o aluno pode ser reprovado.

Embora a modalidade presencial ofereça acesso à infraestrutura física da faculdade, como as bibliotecas e salas de mídia, a falta de flexibilidade com os horários pode ser uma barreira para o aproveitamento da pós.

Principalmente para quem precisa conciliar os estudos com outros compromissos de rotina, a falta de flexibilidade é uma das desvantagens da modalidade presencial.

EAD

Na pós-graduação Ensino a Distância (EAD), boa parte da carga horária reservada para as aulas e atividades acontece na plataforma virtual da faculdade conhecida como Ambiente Virtual de Aprendizado (AVA).

Sendo o curso a distância, você corta os gastos com transporte para a faculdade e eventuais custos com alimentação na rua. Essa é uma das grandes vantagens do EAD que tornam essa modalidade tão atrativa para os alunos.

Na Ampli, por exemplo, as opções de especialização em Marketing que vimos anteriormente são oferecidas no formato 100% a distância!

Vale frisar que EAD e semipresencial são formatos diferentes. Enquanto o EAD funciona 100% no formato a distância, o semipresencial envolve encontros presenciais em alguma unidade física faculdade.

Por que fazer pós-graduação em Marketing da Ampli?

Ainda está em dúvida se deve fazer a sua pós na Ampli? Descubra todas as vantagens de estudar com a gente!

Pós-graduação EAD

Todos os cursos de graduação e pós-graduação da Ampli são oferecidos na modalidade 100% a distância! Você pode usar o aplicativo da faculdade para baixar as aulas no celular e assistir às aulas quando quiser, sem internet.

Matrícula online

Todo o processo de inscrição e matrícula no curso é feito pela internet, ou seja, você não precisa sair de casa.

Curta duração

Se forme a partir de 6 meses! A especialização EAD da Ampli permite que você otimize seu tempo de formação e obtenha o título em poucos meses.

Todas as aulas estão gravadas e a plataforma AVA da Ampli fica disponível 24 horas, 7 dias por semana. É a sua chance de otimizar o tempo ocioso e se formar em tempo recorde.

Valor único

O valor da mensalidade é o mesmo para os cursos de pós-graduação é a partir de R$ 149,99*. São mensalidades com valor fixo, com apenas um reajuste anual pela inflação.

Comece sua pós!

Viu que uma pós-graduação em Marketing pode abrir várias portas do mercado de trabalho? São muitas opções de especialização para você aperfeiçoar as suas habilidades, e cada uma delas pode ensinar competências valiosas.

Aproveite para acessar o site da Ampli e se inscrever na pós graduação!

Posts Recentes
Fique por dentro das nossas novidades e receba conteúdo exclusivo