Entenda como funciona a Pós-Graduação em Marketing Digital!

Seja para ter um currículo mais valorizado no mercado ou para fazer seu negócio próprio ganhar destaque online, a pós-graduação em Marketing Digital é uma excelente opção de aprofundamento desse conceito.

Quem investe no próprio conhecimento tem mais ferramentas para criar estratégias e planos de divulgação que utilizam a internet como um canal de crescimento para seus clientes ou uma empresa que está começando.

Neste artigo, vamos apresentar como funciona a especialização em Marketing Digital. Veja seus objetivos, especializações, preços e prazos e tudo mais que precisa saber para começar. Boa leitura!

Qual é o objetivo da pós-graduação em Marketing Digital?

Quando pensamos sobre o que é Marketing Digital hoje, falamos sobre uma das atuações mais valorizadas e em ascensão dentro da área de Comunicação, Marketing e Artes. E isso tudo tem a ver com a importância desses profissionais para a visibilidade e o sucesso das empresas.

Afinal, a internet se tornou em pouco tempo a ferramenta mais utilizada por consumidores para pesquisar interesses, se relacionar com marcas e comprar produtos e serviços.

O papel de profissionais em Marketing Digital é exatamente criar um caminho instigante e único de comunicação e interação do público-alvo com a empresa que representa. Assim, pode utilizar as ferramentas do Marketing para atrair e converter mais clientes, contribuindo para o crescimento do negócio.

Quando se passa pela graduação em Marketing Digital, o profissional formado tem todas as ferramentas necessárias para esse trabalho. E pode utilizar esse conhecimento tanto para fazer carreira no setor como aplicar no próprio negócio.

Porém, muitas dessas pessoas sentem a necessidade de se aprofundar ainda mais na prática de sua profissão, principalmente no amadurecimento de seu pensamento estratégico e capacidade de liderar projetos de Marketing Digital.

A pós-graduação latu sensu, nesse sentido, é um caminho incrível para alcançar o crescimento profissional. Seu objetivo é aperfeiçoar habilidades desde o planejamento até a execução de ações de comunicação em canais digitais.

O objetivo é fornecer a você os instrumentos necessários para criar, desenvolver e adaptar modelos de negócio para que sejam atraentes e tenham destaque em canais digitais. É um aprofundamento nas técnicas, ferramentas e estratégias que fazem com que uma marca seja vista por milhões de pessoas de maneira cativante e engajante.

Para quem é o curso?

O curso latus sensu de especialização em Marketing Digital pode ser feito por qualquer pessoa que tenha uma base de conhecimento na área e queira se aprofundar na prática de sua profissão.

Portanto, o curso é voltado principalmente para profissionais com graduação em Marketing Digital que queiram continuar o desenvolvimento de sua carreira.

Porém, o curso não se resume apenas a esse perfil. O Marketing Digital hoje é um conceito quase que obrigatório para que empresas tenham contato e criem laços com leads, clientes convertidos e fidelizados. Por isso a posição vem ganhando tanto valor e aumentado em demanda nos últimos anos.

Dentro desse cenário, outros profissionais podem buscar a especialização como forma de melhorar sua atuação no mercado. Um desses perfis é de empreendedorismo: pessoas que têm graduação na área de negócios ou profissionais autônomos que querem utilizar Marketing Digital para aumentar suas vendas.

Além disso, é um curso muito indicado também para pessoas que já praticam Marketing Digital há algum tempo, mas que buscam atualizar seus conhecimentos e habilidades com ferramentas mais modernas de gestão e execução de projetos.

Seja qual for o objetivo, a pós-graduação em Marketing Digital é uma forma de se consolidar no mercado, com as capacidades e ferramentas necessárias para criar planos de divulgação e relacionamento de sucesso — algo que praticamente toda empresa busca nos dias de hoje.

Quais são as principais opções de especialização em Marketing Digital?

O foco da pós-graduação em Marketing Digital é dar aos profissionais que já têm conhecimento na área um foco de estudo para especializações mais voltadas à concepção, planejamento e gestão de projetos de Marketing — seja como crescimento na carreira ou para conquistar as ferramentas que vai utilizar na própria empresa.

Dentro dessas possibilidades, podemos apontar as principais especializações que são trabalhadas em uma pós em Marketing Digital. Veja.

Gestão de Marca

A Gestão de Marca, conhecida também como Branding, está relacionada com todos os processos de criação, elaboração, manutenção e divulgação de marcas com o objetivo de torná-la mais conhecida e desejada.

Quem se especializa nessa função precisa desenvolver estratégias coesas de comunicação e relacionamento utilizando canais digitais. Mas o que isso significa exatamente?

O foco dessa estratégia é algo conhecido como Brand Persona, ou seja, a criação de uma personalidade para a marca. Algo que vai muito além do logotipo.

A Brand Persona é construída com elementos visuais, sonoros, interativos, textuais e comunicativos. Uma empresa com marca forte é aquela que tem uma voz e uma imagem próprias, que trazem nessas características todos os valores e os diferenciais de seus produtos ou serviços.

Dentro dessa demanda, o papel do profissional especializado é desenvolver uma personalidade de marca que faça sentido para seus objetivos e que se conecte com o público-alvo.

Branded Content

Enquanto muitos profissionais escolhem se especializar na gestão geral de marca, outros perfis preferem aprofundar seus conhecimentos sobre como manter na prática essa conexão com o público.

Afinal, você leu sobre a personalidade da marca no tópico anterior. Como voz e imagem distintas criam uma Brand Persona para uma empresa. Mas como desenvolver esses aspectos?

Isso é feito através da elaboração e distribuição de conteúdo relacionado à marca, o chamado Brand Content. É um conjunto de estratégias de Marketing de Conteúdo, relacionamento e automação de comunicação que permite a empresa conversar com seus clientes de maneira simplificada, mas, ao mesmo tempo, personalizada.

Profissionais que investem na carreira de Branded Content estão muito valorizados principalmente pelo próximo tópico desta lista. E é uma especialização possível de alcançar por meio da pós-graduação.

Mídia Online

As mídias sociais hoje são indiscutivelmente o canal mais importante para o Marketing Digital e as empresas que querem se mostrar. Por isso, elas pagam tão bem para pessoas que sabem como gerenciar e expandir o engajamento dentro desses ambientes.

Ser especialista em Mídias Online passa por diversas áreas de conhecimento:

  • capacidade de desenvolver conteúdo específico para mídias sociais;
  • planejamento de distribuição de conteúdo;
  • monitoramento de imagem da marca por interações diretas e indiretas;
  • estudo de comportamento de público-alvo dentro dessas redes;
  • desenvolvimento de campanhas de propaganda (Ads) voltada para mídias sociais;
  • estruturação de comunicação automatizada.

Ou seja, é uma especialização que forma profissionais com um kit completo de planejamento e execução em estratégias de mídias sociais e faz com que o conteúdo e a imagem da marca chegue nas pessoas certas e gere engajamento.

CRM

O atendimento ao cliente é o tipo de especialização que sempre teve uma linha pouco definida entre ser responsabilidade de profissionais de Marketing ou de vendas — principalmente com a integração dos dois setores pós-internet.

Mas hoje podemos afirmar que o relacionamento com o cliente, ou CRM, é uma especialização de Marketing Digital. Afinal, esse setor não é mais apenas para receber dúvidas e reclamações, mas para criar um vínculo único com cada uma dessas pessoas e transformar a experiência de atendimento em uma oportunidade de conversão.

Quem foca sua carreira em CRM tem muito valor de mercado por saber desenvolver estratégias que unam Brand Content e Experiência do Usuário para satisfazer e encantar clientes. Se você quer crescer na profissão ou começar a empreender e fazer seu próprio negócio crescer, é um conhecimento muito relevante para se aprofundar.

Otimização de Conversão

Falando em conversão de novos clientes, sabia que existe uma área específica do Marketing Digital que visa transformar o máximo possível de leads em clientes?

É um conceito chamado de Otimização de Conversão, ou CRO. O profissional especializado nessa área tem como função analisar e ajustar pontos de interação e experiência durante a jornada do cliente com objetivo de atrair o máximo de pessoas para o ponto final.

Seja para comprar um produto online, decidir ir em uma loja física, assinar um serviço ou se cadastrar em um programa, o especialista de CRO é uma pessoa que sabe criar atalhos entre o descobrimento de uma marca e a conversão.

Para empresas que querem crescer online, é uma função muito importante. O que significa valor para quem faz carreira e para o negócio de quem investe nesse conhecimento.

Pesquisa e Análise de Dados

Quando pensamos em Marketing Digital, as funções da profissão que vêm à mente geralmente são aquelas mais ligadas à execução de campanhas, como já vimos aqui mesmo: Brand Content, Midias Sociais, CRM, experiência do usuário.

Porém, existe também a possibilidade de se especializar em uma função mais analítica e estratégica nesse contexto, que muitas empresas buscam ou que faz muita diferença para quem quer impulsionar o próprio negócio.

Estamos falando de papéis de pesquisa e análise de dados de Marketing. Profissionais especializados em monitorar o mercado, clientes, leads, concorrentes e extrair informações importantes sobre os melhores caminhos para o sucesso de uma campanha.

É um tipo de perfil mais voltado para o interesse no comportamento humano e sua relação com a tecnologia. É também para pessoas que gostam de se debruçar sobre números e opiniões e encontrar padrões que apontem novas estratégias.

Por não ser tão difundida, é uma colocação de mercado que tem muito mais demanda do que oferta. Quem é bom em análise de dados de Marketing sempre tem espaço no mercado.

Gestão de Projetos de Marketing

Além da análise de dados, algumas pessoas apresentam também um talento para a liderança e isso pode se tornar uma grande vantagem para a carreira. Afinal, posições de gestão são das mais bem-pagas atualmente.

Quem se especializa em Gestão de Projetos precisa ir muito além da capacidade de planejar e executar campanhas de Marketing Digital. É um perfil capaz também de gerenciar cronogramas, orçamentos e, principalmente, pessoas.

A especialização na área oferece instrumentos e conceitos para que isso se torne natural na carreira de alguém que investe nela. Desde as estratégias de liderança até as soft skills necessárias.

Qual é a duração do curso de especialização em Marketing Digital?

A pós-graduação em Marketing Digital tem duração variável de acordo com o modelo de curso que você escolhe. Geralmente, é um processo mais curto e objetivo, focado na expansão de habilidades de quem já trabalha na área.

Usando a Ampli como exemplo, nosso curso de pós em Marketing tem duração de 6 meses, totalizando 480 horas letivas.

Como consultar o preço do curso de pós-graduação em Marketing Digital?

Os valores para o curso de pós-graduação em Marketing Digital também variam bastante. Diferentemente do que muita gente pensa, é possível sim conseguir se formar em um curso desse nível com preços acessíveis, inclusive aqueles que têm qualidade comprovada.

A pós-graduação em Marketing Digital da Ampli é um exemplo: com mensalidades fixas e que cabem no seu bolso, você estuda em uma instituição com nota máxima no MEC.

É importante apontar que nesse valor está incluso o material de estudo e todas as ferramentas para se especializar.

Quais são as modalidades em que a especialização está disponível?

Existem três maneiras de cursar pós em Marketing Digital: presencial, EAD semipresencial e EAD 100% online, sendo o último um modelo de curso que está sendo cada vez mais a preferência de profissionais na área.

Afinal, a pós-graduação em EAD permite que o aluno flexibilize seus horários de estudo e até alinhe o tempo de pós com o trabalho que já faz. Para quem já está inserido no mercado de trabalho de Marketing Digital, é uma maneira de aumentar o currículo sem que isso atrapalhe seu crescimento profissional.

Como se matricular no curso de especialização em Marketing Digital?

Se você deseja se matricular em uma pós de Marketing, pode iniciar esse processo ainda hoje! Escolhendo uma boa faculdade EAD, é possível se inscrever de maneira gratuita e totalmente digital. Todo o processo de cadastro, matrícula, envio de documentação e outras etapas pode ser feito do computador ou celular. Prático, não é?

Agora é com você!

Essa facilidade para cursar a graduação vem aumentando consideravelmente o acesso de profissionais da área a especializações com mais valor e demanda no mercado. Se você deseja subir na carreira ou utilizar esses conhecimentos para impulsionar as vendas na sua empresa, a pós-graduação em Marketing Digital é o caminho perfeito para seu sucesso.

Que tal então começar hoje mesmo? Faça a sua inscrição pra o vestibular online da Ampli!

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