Quais são os tipos mais comuns de TCC?

O TCC, ou Trabalho de Conclusão de Curso, é uma das etapas mais importantes de graduações e pós-graduações, pois é uma ferramenta eficiente para determinar o nível de preparação de estudantes para a atuação nas áreas de conhecimento.

A depender da área de saber e do objetivo do curso, existem diferentes tipos de TCC a serem utilizados e no artigo de hoje vamos falar sobre os mais comuns.

Continue lendo:

Artigo científico

Para desenvolver um artigo científico, o aluno precisa elaborar uma pesquisa eficiente e o trabalho final costuma ter entre dez e vinte páginas. Seu objetivo é fornecer informações de maneira clara e resumida para o leitor.

Sua estrutura é geralmente composta da seguinte maneira:

· Resumo;

· Introdução;

· Embasamento teórico;

· Desenvolvimento;

· Análise;

· Considerações finais.

O artigo científico pode ser apresentado em eventos acadêmicos como um congresso ou publicado em uma revista científica.

Estudo de caso

Um estudo de caso é um projeto usado para analisar um tema com base em um caso real e concreto. Com ele, é possível observar detalhes do desenvolvimento de uma empresa, minúcias de um fenômeno ou a trajetória de um profissional, por exemplo.

O resultado de um estudo de caso não pode comprovar um fato, mas é excelente como ferramenta de estudos comparativos relacionados a uma localidade, segmento de mercado etc.

Sua estrutura é geralmente composta da seguinte maneira:

· Esboço da pesquisa;

· Desenho;

· Coleta de dados;

· Análise qualitativa;

· Elaboração de relatórios.

A pesquisa pode envolver uma revisão bibliográfica, questionários e entrevistas, baseando-se também na observação e experiências práticas do objeto de pesquisa.

Monografia

A monografia tem o objetivo de conectar o estudante à área de pesquisa acadêmica e pode ser utilizada tanto na graduação como na pós-graduação.

Este tipo de TCC é realizado em fases: pré-projeto, pesquisa e redação da monografia. Na primeira etapa, o estudante descreve o escopo do tema e o recorte de pesquisa, com o auxílio do orientador. Em seguida, a pesquisa é realizada e, por fim, a redação do trabalho de acordo com os dados reunidos.

Sua estrutura é geralmente composta da seguinte maneira:

· Elementos pré-textuais;

· Introdução;

· Desenvolvimento em capítulos;

· Considerações finais;

· Elementos pós-textuais.

Plano de negócios

O plano de negócios é uma ferramenta importante para identificar e corrigir erros de negócios ainda no planejamento, além de analisar sua viabilidade. Por isso pode ser usado também como trabalho de conclusão em certas áreas de conhecimento.

Sua estrutura é geralmente composta da seguinte maneira:

· Sumário executivo;

· Apresentação da empresa;

· Missão, visão e valores;

· Plano de mercado;

· Plano de marketing;

· Plano operacional;

· Plano financeiro.

Para a realização do trabalho, podem ser usadas pesquisas documentais e de mercado, projeções financeiras e análise de indicadores de desempenho.

Projeto técnico

Esse tipo de TCC, também conhecido como projeto experimental, busca inserir o estudante na realidade do mercado de trabalho, utilizando-se de metodologias e vocabulário que condizem com a área de atuação.

Para realizar esse tipo de projeto, alunos coletam dados em locais como fábricas, agências, empresas e escritórios. Exemplos de projetos assim são documentários realizados em cursos de Cinema e campanhas publicitárias para clientes reais em graduações de Publicidade.

Sua estrutura é geralmente composta da seguinte maneira:

· Resumo;

· Introdução;

· Justificativa;

· Referencial teórico;

· Metodologia;

· Resultados;

· Considerações finais.

Os alunos devem apresentar uma proposta séria e aplicável em alguma empresa, usando os conceitos aprendidos ao longo do curso. É um modelo interessante porque permite que os estudantes lidem e aprendam com experiências reais, causando impacto também nesses ambientes.

Revisão de literatura

A revisão de literatura ou bibliográfica foca na reunião de informações relevantes sobre um tema específico a partir da análise de diferentes materiais como livros, revistas científicas e artigos.

É preciso tomar bastante cuidado com esse tipo de projeto, alocando referências e citações de maneira adequada, para evitar plágios.

Sua estrutura é geralmente composta da seguinte maneira:

· Introdução;

· Embasamento teórico;

· Desenvolvimento;

· Considerações finais.

É importante usar fontes relevantes para criar um bom respaldo para o argumento de trabalho, contando com as perspectivas de diferentes autores.

Os tipos de TCC são variados e podem ser trabalhados em diferentes áreas do saber.

Aqui na Ampli, apresentamos graduações e pós-graduações que promovem desafiadores trabalhos de conclusão e garantem o aprendizado de estudantes.

Posts Recentes
Fique por dentro das nossas novidades e receba conteúdo exclusivo