Áreas da moda: veja onde atuar nesse setor!

Você se interessa por design de moda? Gostaria de saber quais as áreas mais bem pagas que existem no setor? Então o artigo a seguir pode te ajudar bastante.

Há quem pense que o design de moda se limita somente a desfiles em passarelas ou confecção de roupas, mas existe um universo muito mais amplo de atuação. E você pode escolher o que melhor se encaixa aos seus objetivos.

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Conheça as áreas de atuação de Design de Moda mais promissoras!

No Design de Moda, você encontra áreas de atuação mais voltadas para a produção física de peças, uma rotina administrativa e mesmo funções relacionadas ao suporte.

Para escolher a área certa, você precisa conhecer os seus gostos e preferências. Além disso, é importante saber no que consiste cada uma delas.

Então confira abaixo as informações que trazemos:

Estilismo

O estilismo é uma das principais áreas no design de moda e, por essa razão, está sempre em alta. Quem trabalha como estilista se apoia na criatividade para exercer as funções cotidianas com excelência, inovando e se mantendo relevante.

Entre as tarefas estão o desenho, modelagem, criação e costura de roupas, calçados, acessórios, estampas, padrões e tecidos. Para realizar os designs, os estilistas levam em consideração fatores como qualidade de materiais, recursos tecnológicos disponíveis, tendências do segmento, originalidade e viabilidade do produto e sustentabilidade.

O estilista geralmente atua em conjunto com diferentes marcas, podendo ser empresas de alta-costura e mesmo aquelas mais populares. Para se manter atrativo e chamar a atenção de tais marcas, o profissional precisa apostar na ousadia em seu trabalho e se manter atualizado sobre o que está agradando tanto o público quanto outros profissionais de moda.

O estilista também pode se apoiar no fator da sazonalidade para criar obras, combinando com cada estação do ano, ou mesmo alguma data especial. Ele também acompanha todo o desenvolvimento dos produtos, garantindo assim a qualidade do início ao fim.

Consultoria de imagem

Já ouviu falar no cargo de personal stylist? Esta profissão está ligada à área de consultoria de imagem, uma função também bastante valorizada no Design de Moda. Quem atua nesta área trabalha orientando pessoas a se vestirem de modo apropriado para eventos e ocasiões diferentes.

As peças de moda são escolhidas de acordo com o estilo de cada cliente, o modelo do corpo, o formato do rosto, tipo e cor de cabelo, bem como a pele. Além de resultar em um novo guarda-roupa, o profissional também orienta os clientes a fazerem uma combinação mais adequada de peças. Há ainda quem opina sobre corte de cabelo e maquiagem.

O consultor começa o trabalho fazendo uma análise cuidadosa do perfil do cliente, incluindo características físicas, estilo de vida e personalidade. Saber ouvir e ter um excelente senso de estética são qualidades indispensáveis nesta profissão.

Somente compreendendo quem o cliente é e do que ele precisa, será possível sugerir looks que harmonizam roupas e necessidades, acessórios e preferências, cores e modos de ser.

Produção de moda

O profissional que trabalha com produção de moda fica encarregado de pesquisar roupas, acessórios e outras peças para serem utilizadas em desfiles, produções cinematográficas, campanhas, exposições, catálogos etc.

O objetivo é montar uma imagem final que vá de encontro com as metas das marcas para atrair a atenção de possíveis consumidores. É o produtor que atua “nos bastidores”, preparando todas as etapas dos eventos, coordenando o timing de tudo, definindo figurinos e produzindo editoriais de revistas.

Ainda pode ser responsável por elaborar ações para lançamentos de coleções, selecionar e contratar prestadores de serviços de moda como estilistas, modelos, figurinistas, cabeleireiros, fotógrafos e maquiadores. É o produtor quem está por trás de qualquer evento de moda bem-sucedido.

Assim sendo, é essencial que este profissional seja alguém que saiba lidar com imprevistos e que possua muita habilidade para contornar situações desagradáveis com rapidez e eficiência.

Compras

Quando ouvimos falar que existe um profissional de moda responsável por fazer compras, pode parecer o trabalho mais fácil do mundo. Aí que nos enganamos, pois esta área é uma das mais desafiadoras.

O comprador de moda está encarregado de adquirir matérias-primas como botões, tecidos e aviamentos para a fabricação de peças, também faz aquisições de coleções de roupas, acessórios e sapatos para lojas e empresas de vestuário.

O trabalho é complexo porque, para evitar prejuízos financeiros, a decisão de cada compra tem que ser muito bem calculada. O produtor se atenta a escolha de bons fornecedores, busca negociar prazos de entrega e preços, monitora as entregas para garantir a eficiência e realiza a conferência de pedidos.

É comum que ele busque sempre novos tipos de materiais para a fabricação de peças, tanto como uma estratégia de economia ou mesmo inovação, estabeleça táticas de compras sazonais e estabeleça uma relação próxima com fornecedores.

Ele também precisa acompanhar comportamentos de consumidores e tendências na indústria da moda, afinal não basta investir em peças que não sejam atraentes o bastante para serem vendidas. Um comprador pesquisa muito, tem uma visão holística de negócios e se mantém atualizado.

Negócios da moda

Por fim, trabalhar com negócios da moda é atuar em uma das áreas mais abrangentes, em que o profissional está por dentro de todas as etapas desde a produção, passando pela fabricação e comercialização de produtos.

O profissional fica responsável por idealizar, executar e gerenciar negócios dentro do segmento de moda, fazendo a gestão estratégica de diversos setores como operação, distribuição e finanças. 

Ele analisa oportunidades de mercado para antecipar tendências, cria conceitos e soluções em design, e estabelece critérios sustentáveis para a produção e confecção de moda.

Características importantes para o profissional são a visão sistêmica, o conhecimento em moda e design, espírito empreendedor, senso criativo e foco em liderança.

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Agora que você já conhece as principais áreas de atuação em design de moda, que tal aprofundar os seus conhecimentos sobre cada uma delas? A melhor maneira de fazer isso é investindo em uma graduação superior, que te fará ter um contato mais próximo com a profissão.

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