Áreas da Pedagogia: Saiba onde atuar nessa profissão!

Ser pedagogo significa ter a missão, responsabilidade e paixão de cuidar do desenvolvimento integral das pessoas, contribuindo para que elas se tornem seres autônomos, críticos e solidários.

A Pedagogia é uma profissão muito importante para a educação de crianças, jovens e adultos. É uma área que está em constante evolução, onde se encontram profissionais especializados em diversos setores, com o intuito de ajudar a melhorar a qualidade da educação e do ensino.

Você já se perguntou quais são as áreas da Pedagogia? O que cada uma delas representa para o mundo educacional e sociedade? Qual a importância de cada uma? Ou até mesmo qual Faculdade de Pedagogia cursar? Se você se interessou por esse assunto, leia este artigo até o final! 🙂 Iremos falar sobre as principais áreas da Pedagogia e onde o pedagogo pode atuar.

Áreas de atuação do Pedagogo

Na Faculdade de Pedagogia, vemos que essa é uma profissão dividida em diversas áreas, cada uma com suas especificidades, abordagens e finalidades. Confira as principais áreas e cargos da Pedagogia:

  • Sala de aula
  • Pedagogia Clínica
  • Pedagogia Hospitalar
  • Pedagogia Institucional
  • Pedagogia Social
  • Pedagogia do Esporte
  • Pedagogia Empresarial
  • Área acadêmica
  • Área Tecnológica
  • Psicopedagogia

Sala de aula:

Claro, essa aqui daria pra ver a 1 quilômetro de distância. Quando se fala em pedagogia, uma sala de aula é a primeira ideia na cabeça de todo mundo. Nesse ambiente, o pedagogo atua como professor em escolas de ensino infantil, fundamental, médio e superior.

Trabalhar como professor na escola exige muita dedicação, paciência, criatividade, dinamismo e bastante habilidade para trabalhar com grupos

Professor girafales

Pedagogia Clínica:

Essa área é voltada para o atendimento de crianças e adolescentes com algum tipo de dificuldade de aprendizagem. Enquanto o médico avalia os problemas biológicos dos pacientes, o Pedagogo é responsável por diagnosticar as causas de dificuldades nas habilidades cognitivas.

Pedagogia Hospitalar:

Uma família com pessoas internadas pode ver sua rotina virar de cabeça para baixo. O Pedagogo Hospitalar realiza seu papel auxiliando pessoas com famílias e parentes no hospital ou em tratamento domiciliar. Esse pedagogo atua com a educação para a saúde, realiza oficinas e grupos de estimulação.

Pedagogia Institucional:

Essa área da Pedagogia atua em instituições como escolas, creches e pré-escolas, lidando com crianças e adolescentes de diversas idades…. Espera, já não falamos sobre isso ali em cima na área do professor em sala de aula? Pode parecer que sim, mas o professor de sala de aula e o pedagogo institucional tem papéis bem diferentes. Mesmo podendo até ter cursado pedagogia junto do professor em sala de aula, o Pedagogo Institucional implementa ensino mútuo por meio de projetos e programas educacionais, melhorando a qualidade de aprendizagem e desenvolvendo a educação inclusiva.

Pedagogia Social:

A Pedagogia Social é uma área que trabalha com grupos sociais em situação de vulnerabilidade, com o objetivo de promover a inclusão social com um ensino mais humanizado. Esse profissional pode atuar em projetos sociais ou ONGs, e deve estar preparado para lidar com os desafios e barreiras do mundo atual.

Pedagogia do Esporte:

Muita gente pensa que o Pedagogo vive com uma coleção de livros embaixo do braço enquanto segura um giz na mão. É bom reforçar que o pedagogo é um educador e que corpo e mente evoluem juntos. A Pedagogia Esportiva tem o esporte como meio de promoção do desenvolvimento humano, estimulando o corpo e a mente, contribuindo para a socialização das pessoas e habilidades socioemocionais. O pedagogo do esporte pode atuar em clubes, academias ou organizações esportivas.

Pedagogia Empresarial:

Pedagogia Empresarial é focada em estudos e estratégias organizacionais com o objetivo de melhorar a qualidade de vida no trabalho e o desempenho dos colaboradores. O pedagogo empresarial atua com treinamento e desenvolvimento de pessoas, planejamento estratégico, recrutamento e seleção. Ele conhece as melhores formas de transmitir conhecimento e aprendizado, então essas habilidades são muito úteis na qualificação de profissionais em todos os níveis.

Área acadêmica:

Você acredita que o Pedagogo também pode atuar na formação de futuros professores, pesquisadores e profissionais da educação? Para isso acontecer, esse profissional deve fazer um mestrado ou doutorado em Pedagogia, e atuar como docente em uma instituição de Ensino Superior. Essa área é voltada para quem tem vocação para a pesquisa e gosta de passar seus conhecimentos adiante!

Área Tecnológica:

Nos dias de hoje, a tecnologia está cada vez mais presente na educação e isso não poderia ser diferente na Pedagogia. A área Tecnológica da Pedagogia se preocupa com o uso de ferramentas tecnológicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem, seja na sala de aula ou fora dela. O pedagogo pode auxiliar Desenvolvedores de Softwares a criarem jogos educativos e programas educacionais.

Psicopedagogia:

Essa é uma área da Pedagogia que trabalha em conjunto com a Psicologia. A junção dessas duas profissões, estuda o processo de aprendizagem, analisa possíveis obstáculos para a assimilação de informações, auxilia com o desenvolvimento das potencialidades e dificuldades de cada pessoa. Esse trabalho é muito importante para pessoas que possam ter algum tipo de distúrbio ou transtorno, como por exemplo TEA e TDAH.

Salário médio de Pedagogia

Como sabemos, o Pedagogo exerce várias funções e tem um mercado de trabalho bem amplo a seu favor, e isso reflete diretamente no salário. O piso salarial para profissionais de Pedagogia varia de R$2.700,00 a R$ 8.000,00 mas esse valor pode aumentar de acordo com o cargo e a área que o profissional atua.

Além disso, é importante considerar que o salário do Pedagogo também pode ser influenciado pelo local de trabalho, nível de escolaridade, nível do cargo, porte da empresa e se é uma instituição pública ou privada.

Aliás, como ser um Pedagogo?

Agora que você já conhece as principais áreas de atuação do profissional de pedagogia, que tal saber como se tornar um?

Para se tornar um Pedagogo é necessário fazer um curso de Bacharelado ou Licenciatura em Pedagogia com duração média de 2 anos e 4 meses. Após a conclusão do curso, o profissional pode optar por fazer uma pós-graduação para se especializar em alguma das áreas que mostramos aqui. Confira!

A Ampli te ajuda a ser um Pedagogo de sucesso!

A Ampli oferece uma Graduação em Pedagogia de excelência, com professores capacitados e com vasta experiência no mercado. Além disso, você pode estudar de qualquer lugar, sabia? Com a Plataforma Digital da Ampli você pode completar seus estudos e conquistar o diploma dos sonhos! Aqui, você tem total flexibilidade para estudar a qualquer hora ou local de acordo com sua rotina!

Se identificou? Então, dê o primeiro passo em direção ao seu futuro e venha aprender com quem entende do assunto! Aproveite e inscreva-se em nosso vestibular online!

Posts Recentes
Fique por dentro das nossas novidades e receba conteúdo exclusivo