- 0 Com

Saiba tudo sobre a Faculdade de Pedagogia!

Graduação, Guia de Estudos, Pedagogia

Faculdade de Pedagogia

A faculdade de Pedagogia forma profissionais especializados na educação infantil, de jovens e adultos. A graduação nessa área é importante para quem quer trabalhar diretamente com educação em vários níveis e locais.

Logo abaixo você encontrará informações detalhadas sobre o curso de Pedagogia, desde a duração até as disciplinas mais importantes. Além disso, saberá tudo o que é preciso para se tornar um pedagogo e quais as principais áreas de atuação dessa profissão.

Para que serve a faculdade de Pedagogia?

A faculdade de Pedagogia forma professores (ou não) preparados para atuar nas diversas etapas da educação, seja ela infantil, fundamental ou de jovens e adultos.

Com a graduação em Pedagogia é possível trabalhar como professor em escolas públicas e privadas, mas também ser educador em instituições especializadas. Além disso, esse curso prepara o aluno para a carreira de pesquisador na área da educação.

Como é o Curso de Pedagogia?

O curso superior de Pedagogia é focado nos métodos e práticas de ensino, pesquisa e gestão estudantil .

A faculdade pode ser cumprida na modalidade presencial ou a distância (EAD) e é uma formação do tipo Licenciatura.

Qual a diferença entre bacharelado e licenciatura?

Bacharelado e Licenciatura são duas opções de formação superior. Mas uma é melhor que a outra? Não, elas apenas têm objetivos diferentes:

O que é bacharelado:

O bacharelado é um curso de graduação que dura em média quatro anos e forma profissionais generalistas. O bacharelado não é direcionado para uma área específica de atuação, por isso, o profissional sai da faculdade com um perfil mais abrangente.

O que é licenciatura:

A licenciatura é um tipo de curso superior focado em uma área específica de atuação. Geralmente os cursos na modalidade de licenciatura são voltados para a educação. A faculdade de Pedagogia é um exemplo, pois o objetivo do curso é formar profissionais que provavelmente serão professores ou vão desenvolver projetos ligados ao espaço educacional.

Por isso a licenciatura em pedagogia é a melhor opção para quem quer seguir carreira na área de educação.

Porque o Pedagogo é tão importante?

Lembra do seu professor favorito na escola? Ele era um pedagogo. Tem gente que parece ter um talento especial para ensinar, educar e compartilhar sabedoria. Mas muito disso se constrói na carreira, com muita dedicação e preparo. Você mesmo pode um dia ser o professor favorito (ou professora favorita) de alguém.

Um educador qualificado é capaz de mudar completamente a vida dos alunos que têm a sorte de tê-lo como guia.

O papel do pedagogo não se limita ao ensino de conteúdos curriculares. Ele também estimula o desenvolvimento pessoal e social dos estudantes, despertando o interesse pelo aprendizado.

Qual o perfil do estudante de pedagogia?

O curso de Pedagogia é indicado para quem tem facilidade em lidar com grupos, pois a atuação profissional exige o trabalho em equipe. Além disso, é importante que o futuro pedagogo seja criativo, pois a rotina de trabalho exige inovação e criatividade na hora de lidar com as diversas situações.

Outra característica importante é a capacidade de lidar com as diferenças, pois o pedagogo atua com grupos diversos, de acordo com a etapa da educação em que atua.

Nós podemos destacar esses traços que estão presentes em quase todos:

O Pedagogo precisa ser curioso

Para se manter atualizado sobre as mudanças no campo da educação e também para criar novas metodologias de ensino.

O Pedagogo precisa ser criativo

Para inovar nas aulas e despertar o interesse dos alunos. Manter a atenção de grupos durante uma aula inteira é uma missão para super heróis. Energia, agilidade e muita atenção para saber quem está distraído fica complicado se o professor não souber pensar rápido em um jeito de trazer todas as mentes de volta para a matéria.

O Pedagogo necessita ser paciente

Para lidar com as diferenças individuais de cada estudante e também para lidar com as dificuldades do dia a dia.

O Pedagogo precisa ser empático

Para compreender as necessidades dos alunos e também para saber como lidar com cada um deles.

O Pedagogo precisa ser atento

Para perceber o potencial de cada um dos seus alunos e também para identificar as dificuldades de aprendizagem.

O ideal é que o estudante de Pedagogia seja comprometido, pois a graduação é bastante exigente. Além disso, o futuro pedagogo precisa ter facilidade para lidar com grupos e pessoas, que já falamos antes, afinal, o trabalho dele será justamente ensinar e orientar os alunos.

Outra característica importante é a capacidade de adaptação, já que o professor precisa se adequar às diferentes realidades dos alunos e as mudanças constantes em planos de aula e de avaliação que ele e seus alunos são submetidos.

Quem se forma no curso de pedagogia pode trabalhar com o que?

O mercado de trabalho para o pedagogo é bastante amplo: ele pode atuar em escolas públicas ou privadas, além de trabalhar como consultor educacional ou pesquisador. Também é possível atuar fora do campo educacional, como por exemplo, na área de recursos humanos de uma empresa.

Entre as áreas de atuação do pedagogo, você vai encontrar:

– Escolas públicas;

– Escolas privadas;

– Educação Especial;

– Psicopedagogia;

– Consultoria educacional;

– Pesquisador educacional;

– Pedagogia hospitalar;

– Material educacional;

– Recursos humanos.

O trabalho do pedagogo em escolas públicas:

O pedagogo atua como professor em escolas públicas de ensino infantil, fundamental ou médio. Ele também pode desempenhar funções de orientador educacional, coordenador pedagógico ou supervisor escolar.

Profissional de pedagogia na rede privada:

Já o pedagogo que quer trabalhar em escolas privadas pode atuar como professor ou diretor de escola. Também é possível atuar como orientador educacional ou consultor pedagógico nas instituições de ensino particular.

Educação especial:

A educação especial é uma área que atende alunos com necessidades específicas, como surdez, cegueira, autismo e deficiência mental. O pedagogo nessa área precisa ser especialmente atento aos diferentes níveis de atenção e necessidade de cada aluno, além de acompanhar métodos e resultados de pesquisa recente sobre como lidar com cada tipo diferente de estudante.

Psicopedagogia:

A psicopedagogia é uma área da pedagogia que estuda o comportamento do aluno e sua relação com o processo de aprendizagem. O psicopedagogo atua na área de diagnóstico e tratamento de problemas de aprendizagem.

O que faz um consultor educacional?

Como o nome já diz, o consultor educacional presta assessoria para escolas e instituições de ensino. Ele pode atuar como orientador pedagógico, assessor de projetos educacionais ou pesquisador.

O pedagogo também pode atuar como professor de cursos de graduação e pós-graduação, além de ministrar palestras e workshops.

Pesquisador educacional:

O pesquisador é responsável por realizar estudos sobre temas relacionados à educação. Ele pode trabalhar na área de pesquisa e desenvolvimento de novas metodologias ou na área de pesquisa aplicada.

Pedagogia Hospitalar:

A pedagogia hospitalar é uma área que atende a pacientes e seus familiares em hospitais. O objetivo do trabalho é auxiliar o paciente no processo de reabilitação, além de orientar a família sobre o cuidado com o doente.

Material educacional:

O profissional de pedagogia também pode trabalhar na área de produção e desenvolvimento de material educacional. Ele pode atuar como designer instrucional, editor ou ilustrador.

Pedagogia na área de recursos humanos:

Além disso, dá pra trabalhar fora do campo educacional, como por exemplo, na área de recursos humanos de uma empresa. Neste caso, ele atuará como treinador ou orientador de colaboradores.

Como você pode perceber, são diversas as áreas de atuação para quem se forma em pedagogia. Se quiser saber ainda mais, confira um post especial que criamos que vai te ajudar a decidir sobre as modalidades de ensino do pedagogo.

Quais são os cargos do Pedagogo

– Professor;

– Orientador pedagógico;

– Coordenador pedagógico;

– Supervisor escolar;

– Diretor de escola;

– Consultor pedagógico;

– Assessor de projetos educacionais;

– Pesquisador educacional;

– Designer instrucional;

– Editor;

– Ilustrador;

– Treinador.

Professor

O professor é o profissional que ministra as aulas para os alunos. Ele pode atuar em escolas de ensino infantil, fundamental ou médio, seja em rede de ensino privada ou pública.

Orientador pedagógico

O orientador pedagógico é um profissional que auxilia os professores na elaboração de planejamentos e na execução das aulas. Ele também pode atuar como professor substituto em caso de falta do titular da vaga.

Coordenador pedagógico

O coordenador pedagógico é o profissional responsável pelo controle e acompanhamento do trabalho dos professores. Assim como o orientador, ele também pode atuar como professor substituto em caso de falta do titular da vaga.

Supervisor escolar

O supervisor escolar é o profissional responsável pelo acompanhamento do trabalho da equipe de professores e pelo controle da qualidade do ensino.

Diretor de escola

O diretor de escola é o profissional que tem a função de gerenciar a escola. Ele é responsável pelo funcionamento da escola e pelo acompanhamento do trabalho dos professores.

Consultor pedagógico

O consultor pedagógico é o profissional que presta assessoria para escolas e instituições de ensino. Ele pode atuar como orientador pedagógico, assessor de projetos educacionais ou pesquisador.

Assessor de projetos educacionais

O assessor de projetos educacionais é o profissional responsável pelo acompanhamento e avaliação de projetos educacionais, inovação e aplicação de testes em campos de pesquisas experimentais ligadas à educação e ao ensino.

Pesquisador educacional:

O pesquisador educacional é o profissional que realiza estudos sobre temas relacionados à educação. Ele pode trabalhar na área de pesquisa e desenvolvimento de novas metodologias ou na área de pesquisa aplicada.

Designer instrucional:

O designer instrucional é o profissional responsável pelo projeto e desenvolvimento de materiais educacionais. Ele é responsável pelo planejamento e gerenciamento de projetos educacionais e seus materiais didáticos, livros e materiais de apoio. É muito comum ver esse tipo de profissional atuando em consultorias de EaD, editoras, universidades ou instituições de ensino no geral.

Editor:

O editor é o profissional responsável pelo processo de revisão e edição de textos, no caso de pedagogia, materiais ligados diretamente ao ensino.

Ilustrador:

O ilustrador é o profissional que produz imagens para acompanhar o texto de um livro ou material educacional.

Treinador:

O treinador é o profissional responsável pelo desenvolvimento de programas de treinamento para colaboradores de uma empresa.

Como você pode perceber, são diversas as áreas de atuação para quem se forma em pedagogia. Cabe a você escolher qual delas mais se identifica e seguir sua carreira na área que mais gosta!

Rotina do Pedagogo

A rotina do pedagogo vai depender da área de atuação escolhida. Profissionais que trabalham em escolas, por exemplo, passam o dia em sala de aula ensinando e interagindo com os alunos. Já os pedagogos que atuam em hospitais, ficam o dia todo acompanhando os pacientes e orientando a família.

Mas uma coisa que todas as áreas têm em comum é a necessidade de estar sempre atualizado com as novidades da área, pois a educação é um campo em constante evolução.

Quanto ganha alguém formado na faculdade de pedagogia?

O salário do pedagogo vai depender da área de atuação e da localidade. Profissionais que trabalham em grandes cidades, por exemplo, tendem a ganhar mais do que os que trabalham em pequenas cidades.

O salário também pode variar de acordo com o porte da instituição, tempo de carreira, etc. Mas fizemos uma pesquisa e vimos que O salário de um Pedagogo varia em média de R$ 1.800,00 a R$ 6.200,00*.

Quais são as matérias de pedagogia?

A grade curricular da faculdade de Pedagogia é composta por disciplinas voltadas para a área da educação, como:

Psicologia da Educação e da Aprendizagem

História da Educação

Políticas Públicas da Educação Básica

Educação e Diversidade

Letramentos e Alfabetização

Avaliação na Educação

Práticas Pedagógicas: Gestão da Sala de Aula

Gestão Educacional

Gestão do Projeto Educativo

Pedagogia em Espaços Não Escolares

Projeto de Ensino

E muitas outras. São 5 semestres repletos das matérias e conteúdos mais atualizados, criados por profissionais especializados na área.

Além das disciplinas específicas, o curso também oferece aulas de línguas, literatura e ciências.

O curso de pedagogia exige estágio obrigatório?

Sim. Durante os 3 últimos semestres, o aluno aplica todo o conhecimento adquirido em situações reais. Durante esse período, o estágio é feito em gestão educação e espaços não escolares ou em educação básica – ensino infantil e fundamental.

O estágio é importante para que o aluno coloque em prática os conhecimentos e adquira experiência nessa última fase do curso, logo antes de entrar oficialmente “em ação” com a conclusão da graduação.

Quais são as especializações e Pós graduação para quem já é formado em Pedagogia

Para quem já é formado em Pedagogia, existem diversas opções de pós-graduação e especialização, como:

Pós-Graduação em Apoio em Pedagogia;

Pós-Graduação em Coordenação Pedagógica;

Pós-Graduação em Gestão de Projetos e Pedagogia;

Pós-Graduação em Pedagogia Empresarial;

Pós-Graduação em Pedagogia Social e Gestão de Projetos Sociais;

Pós-Graduação em Psicopedagogia Institucional.

Quanto tempo leva para concluir a graduação?

E se você tem interesse pelo curso, mas antes de decidir quer saber quantos anos dura a faculdade de pedagogia, saiba que muitas faculdades tradicionais oferecem a licenciatura em Pedagogia numa duração de até 8 semestres, ou seja, em 4 anos. Na Ampli, você pode concluir toda a licenciatura em pedagogia, com a mesma carga horária, em apenas 2 anos e 4 meses, são 5 semestres que os alunos digitais decidem o próprio ritmo de aprendizado. O certificado é de uma instituição reconhecida pelo MEC, com nota máxima. O diploma tem o mesmo peso e importância dos cursos presenciais em qualquer instituição de todo território nacional.

Quanto custa a graduação em pedagogia?

O valor da faculdade de Pedagogia depende de diversos fatores, como a faculdade escolhida e a forma de pagamento.

Na Ampli, as mensalidades são fixas, com ajustes somente feitos de acordo com a inflação, então nada de aumento surpresa e/ou abusivo. Além disso, você não paga o primeiro mês, isso mesmo, a primeira mensalidade da graduação é gratuita! Você tem a chance de estudar, conhecer o ambiente, conteúdo, as aulas, testar, aprender e só então decidir se continua sua formação.

Realize o sonho da graduação em Pedagogia com a ajuda da Ampli

Agora você já sabe tudo que precisa sobre a faculdade de Pedagogia, além de aprender um pouco mais sobre a profissão e as áreas de atuação. Para realizar o seu sonho, o próximo passo é agir, e quando o assunto é realizar sonhos, bom… é para isso que a Ampli existe.

A Ampli foi criada para dar uma formação de máxima qualidade, no tempo que você precisar, com preço acessível. É a sua chance!

Você vai contar com um ambiente de última geração, com aulas que podem ser baixadas sem consumir seus dados.

O conteúdo é criado por um corpo docente qualificado, com grade curricular atualizada constantemente. São muitas vantagens, mas algumas das mais legais:

  • Ausência de pausas para as férias, contribuindo para que você consiga se formar de maneira mais rápida, já que você mesmo decide o ritmo dos seus estudos;
  • O primeiro mês de matrícula grátis;
  • O preço das mensalidades é fixo e acessível.

Para realizar seu sonho, basta se inscrever no vestibular online da Ampli e começar a sua nova carreira!

COMENTÁRIOS