- 0 Com

Conheça tudo sobre a área de Comércio Exterior

Guia de Profissões

Comercio Exterior

O Brasil é um país importante no contexto do comércio internacional, por conta da necessidade de exportar e importar itens de outras nações, principalmente a produção agrícola. No entanto, a área de Comércio Exterior não se limita a essa atividade, e a profissão é considerada uma boa opção para quem deseja receber boas remunerações e conquistar ótimos empregos.

O curso de Comércio Exterior qualifica o estudante para prestar serviços no ramo com excelência e qualidade, sempre com atenção às necessidades dos clientes. Se quer se dar bem na carreira, é muito importante desenvolver algumas aptidões e habilidades que aumentam as chances de se destacar na área.

Ficou interessado e quer conhecer tudo sobre o Comércio Exterior? Então, continue a leitura!

Como funciona a área de Comércio Exterior?

Saber o que é e como funciona a área de Comércio Exterior é essencial, pois essa carreira abrange outras habilidades que vão além dos entendimentos sobre comércio. Logo, apelidada de Comex, é uma profissão que demanda várias habilidades dos profissionais, como conhecimento em vários idiomas.

Ou seja, não basta apenas entender o seu conceito, é importante unir esses conhecimentos a tantos outros. Logo, é um campo que segue o desenvolvimento do capitalismo, já que há a necessidade de fazer a negociação de mercadorias para dar destino ao excedente de produção, potencializando a entrada de receita nos Estados.

Com a normatização do comércio internacional, os profissionais do ramo tiveram que se adequar aos regulamentos. Logo, os estudantes que pensam em seguir nessa carreira precisam enfrentar uma formação muito ampla.

Esse apelo técnico se dá por conta da responsabilidade envolvida no procedimento de exportação e importação, pois os bons profissionais são aqueles que trabalham de acordo com a lei e ainda conseguem gerar agilidade e economia no recebimento e no despacho de mercadorias.

Como está o mercado de Comex?

Uma das dúvidas antes de optar por uma graduação é saber como está o mercado de trabalho da área. No entanto, você não precisa se preocupar, pois existem muitas chances para o profissional de Comex.

Uma das principais formas de atuação está em procedimentos de exportação e importação de mercadorias entre nações. Mas as aptidões desenvolvidas pelos profissionais do ramo também são utilizadas em negociações dentro do país, ampliando bastante o mercado para a pessoa que atua na área.

Assim como outras carreiras podem se complementar pela faculdade de Comércio Exterior, este também se soma a outros campos, por conta dos conhecimentos consistentes em economia, contabilidade e tributação que os profissionais adquirem em seu estudo.

Isso faz com que você consiga atuar na carreira pública, como órgãos fiscalizadores (Receita Federal, Secretarias e Ministérios de Fazenda Pública). No entanto, como é comum o trabalho na iniciativa privada, após a conclusão do curso, é possível trabalhar com os planejamentos estratégicos dos processos de exportação e importação, desenvolvimento de planos de logística e marketing, auditoria e análise das taxas aduaneiras etc.

A dúvida entre optar por Relações Internacionais ou Comércio Exterior é algo muito comum, principalmente por serem carreiras próximas e com atuação no mesmo segmento empresarial. Ambas ajudam a garantir o sucesso profissional, contudo, por ser uma área multidisciplinar, o Comércio Exterior pode expandir as oportunidades de trabalho.

Saber qual é o salário do profissional de Comércio Exterior não nada fácil, pois as remunerações variam de acordo com a área de atuação, a região do país e a empresa em que o profissional trabalha.

O agente de Comércio Exterior, por exemplo, recebe um salário médio de R$ 2.408,76* para uma jornada de trabalho de 43 horas semanais.

Quais são as tendências para Comércio Exterior?

Apesar de ser uma carreira antiga, o Comércio Exterior está em desenvolvimento, aproveitando a abrangência e as potencialidades da área. Apesar da insegurança e do medo provocados pela pandemia de Covid-19, houve a necessidade de as corporações se ajustarem ao novo cenário.

Afinal, a desordem faz com que as empresas encontrem novas maneiras de crescer e, por consequência, o aprendizado. Com o atual cenário, uma das principais tendências da área é a capacidade de se adaptar para entender as mudanças que aconteceram, se ajustando aos novos ambientes a partir da inovação.

Além disso, uma oportunidade de atuação é com a consultoria de empresa que busca expandir o seu trabalho em outros mercados. Nesse caso, os profissionais de Comércio Exterior podem realizar estudos de viabilidade, de planejamento da exportação, da pesquisa de mercado e o desenvolvimento de estratégia de marketing.

Outro trabalho que é considerado uma tendência e pode levar os profissionais a viagens ao redor do mundo é de Procurement. Aqui, é necessário pesquisar sobre novos produtos, contatar potenciais compradores e produtores. Para isso, é muito importante frequentar feiras e conhecer diferentes locais em que as oportunidades estão escondidas.

Quais são as principais atuações do profissional de Comércio Exterior?

Com as mudanças no mercado mundial, é comum que os profissionais de Comex sejam cada vez mais demandados, assim como qualificados, de maneira proporcional. Então, veja algumas das áreas mais visadas pelo mercado!

Marketing Internacional e Consultoria

Atualmente, o ramo da Consultoria tem se expandido de maneira exponencial. Assim, se quer trabalhar nessa área, saiba que você poderá estar vinculado a empresas ou pode prestar serviços pontuais.

Além disso, suas responsabilidades envolvem negociar com outras organizações, criar planos de ação e assessorar. Nesse caso, é importante se especializar e saber como relacionar Marketing de modo estratégico e inteligente aos aspectos mercantis, considerando todas as vantagens às empresas.

Os especialistas dessa área têm como missão avaliar o mercado e a maneira como os produtos em questão vão se adaptar à cultura do país visado. Além disso, é importante escolher o melhor modo de divulgar e avaliar se as embalagens serão atrativas para o público-alvo.

Outra função é traçar um plano de negócio mais efetivo, com o objetivo de que os acordos internacionais sejam um verdadeiro sucesso.

Aduaneira

A aduaneira consiste em um órgão público que tem o objetivo de fiscalizar tudo o que sai e entra do Brasil para garantir que os produtos estejam dentro da legislação. Portanto, quem escolhe essa área de atuação deve prestar um concurso público.

O profissional do ramo tem como missão analisar toda a documentação, bem como mercadorias vindas do exterior. Desse modo, é possível trabalhar em fronteiras, aeroportos e portos.

Importação e Exportação

Como a importação e a exportação é essencial para a economia, esse é considerado um dos campos mais famosos. Nessa área, você será responsável por garantir que todos os processos sejam concluídos de modo ágil, correto e de acordo com as leis dos países envolvidos nas negociações.

Logo, o profissional deve lidar com documentos necessários e a conversão de moedas utilizadas. Por ser uma especialidade em alta, a demanda por pessoas qualificadas é grande e, por isso, não é difícil encontrar vagas para quem deseja seguir nessa carreira.

Gerenciamento Financeiro e Cambial

Um campo do Comércio Exterior que necessita do cuidado na atuação do profissional é a de Gerenciamento Financeiro e Cambial. Isso porque, nessa área, você será responsável por garantir que a troca de câmbio e os movimentos financeiros ocorram de maneira correta e dentro da legislação.

É nesse ramo que os profissionais lidam com a análise das melhores taxas de câmbio, tanto para a venda quanto para a compra de produtos. Além disso, devem fazer a avaliação de investimentos e empréstimos.

Gerenciamento de Cargas e Logística

Na área de Gerenciamento de Cargas e Logística, os profissionais devem realizar o controle de todo o fluxo de desembarque e embarque e a verificação de que as cargas estão de acordo.

Eles também precisam definir a maneira mais adequada de como realizar o transporte. Portanto, você vai trabalhar principalmente em locais onde as cargas são despachadas, entrando em contato com pessoas de outras áreas.

Também é responsabilidade do gestor de cargas fazer a administração do capital humano e gerir as rotinas da empresa, fazendo com que todos os departamentos funcionem em conjunto.

Negociações Internacionais

As funções desempenhadas pelos profissionais de Comércio Exterior que decidem exercer as atividades no campo das Negociações Internacionais são muito amplas. Eles visam tanto os clientes quanto os fornecedores, propondo acordos que podem beneficiar ambos os lados.

Logo, você pode atuar em corporações, ser um funcionário público ou um consultor autônomo. Independentemente da atuação, o objetivo desse especialista é oferecer bons negócios.

Cotação

Essa área de atuação se refere à cotação tanto de moedas internacionais quanto de matéria-prima, sem esquecer o preço de venda dos produtos. Além disso, ainda existe a Cotação de Frete Internacional, direcionada ao recebimento e envio de produtos. Nesse campo, conhecimentos sobre Logística, Informática, Direito e Contabilidade são fundamentais.

Tributação

A área da Tributação é muito importante para o Comércio Exterior. Para que não existam complicações com os órgãos fiscalizadores, os profissionais devem agir para que todas as tarifas, taxas e impostos sejam quitados no momento certo. Caso contrário, é possível correr o risco de pagar altas multas por atrasos nos portos, comprometendo os lucros do negócio.

Como ingressar no mercado de Comércio Exterior?

Gostou de conhecer a área de Comércio Exterior e as principais tendências para o futuro? Então, provavelmente está interessado em saber como ingressar no mercado de trabalho do ramo, certo?

Abaixo, vamos mostrar o que deve ser levado em conta na hora de atuar na profissão. Confira!

Desenvolva algumas habilidades

Além de conhecer todos os processos sobre importação e exportação, existem algumas habilidades que ajudam você a chegar mais longe.

Conhecimento técnico

O primeiro passo para se destacar é caprichar nos conhecimentos técnicos necessários para a área. Portanto, os futuros profissionais devem se dedicar ao curso e praticar a educação continuada para ficar por dentro das atualizações na legislação internacional e saber lidar com questões burocráticas.

Afinidade com tecnologia

Na era digital, um dos diferenciais para se dar bem na área de Comércio Exterior é ter afinidade com a tecnologia. Afinal, os profissionais precisam lidar com sistemas tecnológicos para fazer várias operações da profissão, desde as estratégicas até as fiscais, principalmente se pretendem trabalhar para grandes empresas.

Boa capacidade de negociação

A habilidade de saber se comunicar é uma soft skill muito valorizada no mercado e é essencial no ramo do Comércio Exterior. Isso porque, assim como em outras profissões que lidam com a clientela, é necessário ter um posicionamento cordial e empático com governos e empresas, levando em conta as diferenças culturais que existem entre os países.

Estude em uma faculdade conceituada

Estudar em uma boa faculdade faz toda a diferença para a formação do futuro profissional. Para ensinar de modo estimulante e alinhado com o mercado de Comex, é fundamental investir em uma instituição que tenha grade curricular atualizada, com vantagens que tornam o currículo valorizado.

Com isso, você sairá da graduação preparado para atuar no mercado de trabalho e conquistar as melhores vagas de emprego.

Como a Ampli ajuda você a conquistar o sonho da faculdade?

Para realizar o sonho de cursar Comércio Exterior e ser um profissional de sucesso, estudar em uma instituição de ensino de renome faz muita diferença para a sua formação. Aqui na Ampli, você terá aulas com um corpo docente qualificado para oferecer uma aprendizagem condizente com as exigências do mercado.

Além disso, a faculdade de Comex faz parte dos cursos superiores mais rápidos, pois, por ser um tecnólogo, é possível conquistar o diploma em apenas 1 ano e 6 meses. Apesar da curta duração, saiba que a qualidade da graduação é a mesma e você poderá encontrar um emprego muito mais rápido.

Outra grande vantagem da Ampli é que as mensalidades são acessíveis e cabem no seu bolso. Todos os nossos cursos de graduação apresentam uma mensalidade fixa de R$ 149,99* por mês, sendo que o valor é reajustado apenas uma vez por ano, de acordo com a inflação — muito bom, não é mesmo?

Agora é com você!

Agora que já conhece tudo sobre a área de Comércio Exterior, o próximo passo é investir na formação superior. Por isso, estude na Ampli e tenha acesso a diferenciais exclusivos para o seu aprendizado!

Gostou do post e quer estudar Comércio Exterior em uma das melhores faculdades a distância do país? Então, inscreva-se no vestibular online da Ampli!

*Sujeito a alterações

COMENTÁRIOS