- 0 Com

O que faz um chef de cozinha? Veja as principais funções do profissional de Gastronomia!

Guia de Profissões

O que faz um chefe de cozinha?

Você tem paixão pela culinária e se vê construindo carreira nessa área? Pois está fazendo uma escolha certa, já que oportunidades de trabalho não faltam. Mas você sabe responder à pergunta “Gastronomia: o que faz esse profissional?”

Além de preparar deliciosos pratos, há muitas outras atribuições e cargos que se somam às rotinas de trabalho de um profissional desse ramo. Vale lembrar que a faculdade de Gastronomia oferecerá a você uma formação generalista, para que você tenha condições de optar pelas especialidades de que mais gosta.

Por isso, se você pretender ingressar na área, é bastante importante conhecer o que um chefe de cozinha faz para entender quais caminhos e funções você pode seguir na profissão. Confira!

O que faz um profissional da Gastronomia?

Os profissionais da Gastronomia são os grandes responsáveis tanto pela criação e preparação dos mais diferentes tipos de alimentos quanto pela gestão do processo e do pessoal envolvido na produção desses itens. Isso inclui desde grandes estabelecimentos até organização de buffets e culinária personalizada. 

Enquanto alguns chefs se especializam em um tipo específico de cozinha ou culinária, outros preparam uma grande variedade de refeições e guloseimas saborosas. Também há aqueles profissionais que se envolvem mais com a parte de gestão, logísitica e consultoria gastronômica do que propriamente às operações nas cozinhas. A verdade é que, hoje em dia, não há limites no mercado de trabalho de Gastronomia!

Aliás, você deve saber que um profissional da gastronomia recebe vários nomes e apelidos, não é mesmo? Bem, muitos deles têm diferenças. Por isso, sugerimos antes de prosseguir a leitura, você conheça aqui a diferença entre gastrônomo ou gastrólogo

Saiba o que faz um profissional da gastronomia em diferentes funções!

Agora, você vai conhecer as diferentes atribuições de um profissional da gastronomia. Confira aqui algumas das principais especialidades! 

Panificação e confeitaria

Essas duas das áreas da Gastronomia normalmente são as mais presentes na vida das pessoas. Em resumo, poderíamos dizer que panificação é a arte de fazer pães, enquanto confeitaria (ou doçaria) é a arte de fazer doces. Mas, é preciso aprofundar esse conceito…

Os produtos panificados são aqueles em que se usa a farinha como base das preparações. Inclua aí pães, tortas, biscoitos, bolos etc. Já a confeitaria tem uma série de ingredientes a variar conforme a receita, incluindo leite, ovos, açúcar, cremes, chocolate, que se converterão nos doces dos mais incríveis sabores, cheiros e texturas. Não é à toa que a relação entre culinária e confeitaria é milenar, e os maiores hotéis e restaurantes do mundo contam com seus padeiros e confeiteiros no time.

Um dos mercados mais fortes da panificação e confeitaria hoje é o artesanal. Pães com fermentação natural, doces preparados à mão. Ou seja, as pessoas estão preferindo o que é fabricado nas padarias e confeitarias aos produtos industrializados. 

Personal chef

A função do personal chef é produzir pratos de acordo com os pedidos e as necessidades de cada cliente, conforme a ocasião. Um dos trabalhos mais comuns do personal chef é ser contratado para momentos especiais, como festas, reuniões e pequenos eventos, preparando menus exclusivos com tudo o que seu cliente deseje realizar.

Além disso, o personal chef também pode ser o cozinheiro de um cliente fixo, como é o caso de Chefes de Estado, personalidades, atletas e artistas internacionais, que terão alguém inteiramente responsável pela sua alimentação e a de suas equipes.

Para se destacar nessa área, é importante que você conheça bem uma grande variedade de pratos e ingredientes e estude a fundo até mesmo as culinárias exóticas.

Cozinha criativa

Essa é uma das grandes tendências da inovação na gastronomia. Na cozinha criativa, como o nome sugere, o chef vai utilizar toda a sua criatividade para que os pratos de tornem verdadeiras experiências gastronômicas.

Para isso, os chefs podem apostar na repaginação de pratos tradicionais, ressignificação do uso de ingredientes tradicionais, adoção de ingredientes refinados, em novas formas de preparo e montagem, e por aí vai. Também é possível criar receitas do zero com formas, sabores e texturas incríveis.

A cozinha criativa também pode ser associada à “cozinha de espetáculo”, na qual os chefs preparam os pratos diante do público como parte de seu entretenimento e diversão.

Segurança alimentar

Essa é uma área em que o profissional da gastronomia sai da cozinha e entra na administração. A atribuição da segurança alimentar é garantir que uma logística perfeita para que um alimento saia do produtor até a mesa dos consumidores em perfeitas condições. 

O objetivo é evitar danos à saúde. Então, o profissional precisa conhecer padrões de higiene, armazenamento, conservação e prazo de validade, entre outras condições para que um alimento não estrague nem seja contaminado.

Ainda, a segurança alimentar está relacionada às políticas de desenvolvimento humano. Em conjunto a outras áreas, os profissionais da gastronomia pensam formas de distribuição de alimentos mais adequada a uma população e ações para que as pessoas se alimentem corretamente. 

Consultoria gastronômica

Na consultoria gastronômica, o profissional vai ajudar empresas e estabelecimentos a desenvolverem seus negócios. Para tanto, ele vai conhecer de perto seu cliente, entender todos os pontos que precisam ser melhorados e propor sugestões estratégicas a fim de impulsionar aquele negócio.

Veja alguns exemplos do que se faz em consultoria gastronômica:

  • diagnosticar os problemas do negócio;
  • montar planos de negócio do zero ou reestruturar um já existente;
  • criar ou repaginar o conceito de um estabelecimento;
  • renovar cardápios;
  • precificar pratos e produtos;
  • treinar funcionários.

Desenvolvimento de produtos

Para se destacar no mercado, é preciso originalidade. Então, a área de desenvolvimento de produtos na gastronomia consiste em pesquisar esse mercado e auxiliar na criação de produtos alimentícios inovadores, a fim de chamar a atenção dos consumidores.

Ao tirar um “novo alimento do papel”, o desenvolvedor de produtos gastronômicos deve fazer uma série de pesquisas, as quais devem incluir os gostos, os hábitos e as tradições da culinária de uma população, região ou grupo. Ainda, ao testar um produto específico, deve considerar as necessidades e os desejos de seus consumidores em potencial.

O desenvolvimento dos produtos também tange outras áreas, como a segurança alimentar, visto que uma das etapas é observar como os ingredientes interagem em uma receita e o que é preciso para manter as qualidades nutricionais elevadas. 

Gestão de estabelecimentos

O profissional da gastronomia também é um administrador. Assim como outras empresas, os estabelecimentos alimentícios e gastronômicos precisam de um gestor para garantir seu perfeito funcionamento.

Ele pode ser contratado por um estabelecimento específico ou para gerenciar filiais. Aí estão incluídos: bares, restaurantes, lojas, padarias e confeitares, bem como serviços de catering (serviços de buffet, eventos, refeições coletivas etc.).

A Ampli ajuda você a realizar o sonho da faculdade!

Você deseja ter uma formação de excelência e com curta duração? Então, faça faculdade de Gastronomia na Ampli e conquiste seu diploma de graduação tecnológica em 1 ano e 6 meses!

Criada em 2019, a Ampli é uma faculdade com cursos de graduação, pós-graduação e cursos livres, 100% EAD, com foco nas profissões do futuro. Com mais de 57 mil alunos no Brasil, estamos revolucionando o ensino ao contar com um modelo mobile em que você pode ter acesso aos melhores conteúdos das aulas pelo seu celular ou computador.

Na prática, você pode estudar com todas as vantagens do EAD e fazer cursos de alta demanda profissional, como é o caso da Gastronomia. Já pensou em ter flexibilidade para estudar em uma instituição nota máxima no MEC?

Agora é com você!

Agora que você já sabe o que faz o profissional formado em Gastronomia, o que está esperando para aproveitar as oportunidades que o mercado de trabalho oferece? Qualifique-se!

Dê o próximo passo: inscreva-se para o vestibular online!

COMENTÁRIOS