O que faz um Engenheiro de Software? Conheça as funções desse profissional!

O curso de Engenharia de Software forma profissionais preparados para atuar em um setor muito procurado pelo mercado de trabalho, por sofrer com a falta de mão de obra qualificada. Logo, quem se forma nessa especialidade encontrará várias vagas disponíveis e remunerações atrativas.

Mas, afinal, você sabe o que faz um engenheiro de software? Conhecer as funções exercidas pelo profissional em sua rotina de trabalho é importante para quem deseja seguir carreira na profissão. Isso proporciona um leque de oportunidades para o futuro, podendo trabalhar nas áreas em expansão.

Ficou interessado e quer saber o que o engenheiro de software faz? Então, continue a leitura!

Saiba quais são as funções do engenheiro de software em diferentes cargos e setores

A seguir, você vai conhecer as principais atividades desenvolvidas pelo engenheiro de software durante o seu dia a dia de trabalho. Confira!

O que faz um engenheiro de software no geral?

A Engenharia de Software é uma faculdade para trabalhar com TI muito procurada atualmente. Isso porque os profissionais encontram diversas oportunidades de atuação, além de remunerações acima da média do mercado.

Logo, quem deseja seguir carreira nesse ramo encontrará algumas atribuições que podem fazer parte da rotina do engenheiro, como:

  • fazer arquitetura de software;
  • realizar a manutenção de software;
  • fazer testes de qualidade antes que sejam entregues aos usuários finais;
  • realizar o gerenciamento de projetos;
  • projetar não apenas softwares, mas apps e outros tipos de sistemas para computadores.

É bom lembrar que todas as atividades são fundamentais para a rotina de qualquer empresa, pois os processos estão sendo feitos por meio dos computadores. Portanto, o engenheiro de software é necessário e muito requisitado pelo mercado.

O que faz um engenheiro de software em Gestão de Projetos?

Você tem o perfil para gerenciar pessoas e projetos? No campo da Engenharia de Software, essa é uma das especialidades mais famosas e, nesse caso, os profissionais devem se engajar com todas as etapas de produção de um novo aplicativo ou sistema, desde a criação até a entrega.

No entanto, um ponto que merece destaque nessa área é que você deve ter características de um bom líder e pensamento focado em metodologias ágeis. Além disso, conhecimentos sobre Administração também são necessários para se dar bem na carreira.

Quais as atribuições de um engenheiro de software em Operação e Testes?

Após administrar, operacionalizar e criar um projeto de desenvolvimento de aplicativo ou software, é fundamental testar a solução criada. Aqui, o profissional é responsável pela eficiência e qualidade dos produtos entregues ao cliente.

Assim, é ele quem analisa os sistemas e verifica se existem erros ou bugs que podem prejudicar o desempenho. É bom ressaltar que, para trabalhar nessa área de TI, é necessário ter muito foco e determinação para não desistir.

Isso porque garantir a eficiência e qualidade do produto é uma tarefa árdua. Afinal, o engenheiro de software deve ter foco e se concentrar na resolução de urgências. Por isso, esse campo é muito requisitado e oferece ótimos salários.

O que faz um engenheiro de software em Arquitetura de Produtos?

O engenheiro de software também pode atuar com a arquitetura de produtos. Nesse cargo, uma das funções desempenhadas é de realizar todo o projeto estrutural geral do software.

Isso quer dizer que as interfaces devem ser bem organizadas, levando em conta os detalhes operacionais e visuais do sistema, além da qualidade do projeto. Por isso, caso tenha interesse na visualização de software e sistemas, saiba que essa é uma boa opção de trabalho.

O que faz o engenheiro de software em Banco de Dados?

O banco de dados é o conjunto de informações adquiridas por vários meios na internet. De modo geral, tudo o que os usuários fazem geram dados para as empresas, desde formas de consumo até preferências.

Assim, se quer saber as atribuições o engenheiro de software na área de Banco de Dados, saiba que ele analisa os padrões para fornecer boas ideias ao gestor. Com a Lei Geral de Proteção de Dados, os profissionais ainda são responsáveis por desenvolver uma atuação que não interfira nos direitos da pessoa e preserve seus dados pessoais.

Portanto, o mercado passa por um processo de adequação, necessitando de engenheiros qualificados para garantir a conformidade com a lei.

O que faz o cargo de Desenvolvimento de Software?

A área de trabalho mais procurada pelo engenheiro de software é a de desenvolvimento de aplicativos e software. Nesse caso, algumas atribuições desempenhadas pelo profissional incluem a criação de sistemas corporativos privados, bancários, plataformas digitais, jogos, etc.

Esse campo de atuação costuma ser bem desafiador, mas também gratificante, pois você consegue enxergar os resultados finais do árduo trabalho. Por isso, caso se interesse pela parte de criação, saiba que essa é uma boa escolha.

A Ampli ajuda você a conquistar o sonho da faculdade

A Ampli é uma faculdade que oferece cursos de graduação e pós-graduação a distância. Logo, os alunos têm toda a flexibilidade de escolher onde e quando desejam estudar, podendo conciliar os estudos EAD com as outras atividades do dia a dia.

A graduação em Engenharia de Software oferecida por nossa instituição capacita o futuro profissional para desenvolver ferramentas, programas e outras aplicações tecnológicas que solucionam os problemas das empresas. Durante os 6 semestres de curso, você estudará disciplinas como Arquitetura e Organização de Computadores, Ciência de Dados, Algoritmos e Programação Estruturada, entre outras.

Ao final, você estará preparado para participar de projetos de desenvolvimento de aplicativos ou software que favorecem a inovação da corporação. Além disso, poderá trabalhar nas melhores empresas de TI, recebendo uma ótima remuneração. O salário do engenheiro de software é de R$ 10.255,42*.

Outro diferencial da Ampli é que os cursos de graduação têm mensalidades a partir de R$ 149,99* por mês. Esse valor só é reajustado uma vez ao ano de acordo com a inflação!

Agora é com você!

Agora que já sabe o que faz um engenheiro de software, não perca mais tempo. Estude na Ampli e tenha acesso a um dos melhores ensinos a distância do Brasil!

Então, aproveite e faça a sua inscrição para o vestibular online da Ampli!

* Informações obtidas em salario.com.br durante abril/2022

**Sujeito a alterações

Posts Recentes
Fique por dentro das nossas novidades e receba conteúdo exclusivo