O que faz um Historiador? Descubra as principais funções desse profissional!

Um historiador é um profissional que exerce um papel essencial, já que, por meio de diferentes funções, auxilia a sociedade a compreender os eventos do passado de modo a fazer escolhas melhores no presente e no futuro.

Assim, escolher a história como graduação é ideal para quem está comprometido com a evolução da sociedade. Mas em que áreas um historiador pode trabalhar? Quais as funções ele pode desempenhar em diferentes cargos?

O artigo de hoje responde a estas perguntas. Continue lendo:

Saiba o que faz um profissional de História em diferentes cargos e setores!

O profissional de história é a pessoa encarregada de analisar, interpretar e informar a respeito de acontecimentos e figuras históricos. Também faz menções e analogias aos efeitos desses no contexto social atual.

Para se tornar um profissional de história, é possível optar por uma graduação em licenciatura ou bacharelado de História. Aquele que se forma na licenciatura se capacita para dar aulas nos ensinos fundamental e médio, em cursinhos preparatórios e mesmo na universidade, caso invista em uma especialização.

Já quem se forma no bacharelado pode trabalhar em empresas privadas, operadoras e agências de turismo, entidades de apoio à cultura, órgãos públicos e outros. Pode realizar a gestão de arquivos públicos e privados, atuar em cargos administrativos ou organizando exposições.

Hoje é também possível ver o profissional formado em bacharelado se tornar autor de livros, gerais ou didáticos, ou até mesmo atuar na pesquisa ou produção de roteiros com foco em destinos culturais e históricos. Pode ainda realizar produções para o teatro, cinema e televisão, ou prestar consultoria para estas produções.

O que faz um historiador?

O historiador é o profissional responsável por pesquisar, apurar e analisar a história de diferentes grupos sociais e nações por meio de documentos e artefatos como livros, ensaios, gravações, fotografias e vídeos.

Seu objetivo é contribuir para a maior compreensão das relações passadas de modo a impactar positivamente no presente e futuro. Ele pode coletar estas informações em locais como museus e institutos de pesquisa, mas também em acervos pessoais.

Dessa maneira, pode-se dizer que este profissional auxilia para a formação e transformação de cidadãos, por exemplo, por meio do ensino formal e informal bem como com contribuições por meio da pesquisa.

Além disso, os próprios indivíduos também podem ser ricas fontes de informações para estes profissionais. A comunicação oral é uma ferramenta muito usada pelo historiador, sendo muitas informações passadas de geração em geração.

Uma vez coletadas as informações, vem então o processo de filtragem, seleção e hierarquização, em que o historiador determina o que é relevante para o trabalho a seguir. Este profissional pode, assim, contribuir para pesquisas, preservação de documentos, artefatos históricos e tradições culturais, dentre outros elementos.

O que faz um pesquisador de história?

O pesquisador de história atua no desenvolvimento de pesquisas em universidades, centros de estudo e instituições culturais. É ele o responsável pela datação, classificação, entrevistas, arqueologia e outras ações no decorrer do estudo.

Como parte das funções que exerce podem estar a formulação de hipóteses e problemáticas de pesquisa, a classificação de dados e informações e a coleta de dados.

O pesquisador precisa ainda coordenar as atividades da pesquisa, analisar e tratar dados e formular objetos de estudo com base nas relações humanas, sociais e culturais correspondentes.

Da mesma forma, ele se ocupa de desenvolver métodos de pesquisa, realizar a revisão bibliográfica, participar de grupos de discussão, orçar custos de estudos, definir metas e cronogramas, e apresentar resultados em encontros e seminários.

O que faz um professor de história?

Atuar como professor de história é uma das atuações mais comuns para o historiador. Quem opta por esta especialidade pode dar aulas em escolas privadas ou públicas, dando aulas para o ensino fundamental e médio.

Pode também fazer uma especialização stricto sensu e lecionar em cursos superiores como História, Museologia, Arqueologia e Arquitetura.

Como professor, seu objetivo é transmitir aos alunos informações sobre os acontecimentos históricos do país e do mundo, contribuindo para o desenvolvimento do pensamento crítico e sua própria formação enquanto cidadãos.

Exercem, desse modo, um papel importante na construção da consciência, fornecendo ferramentas para que possam realizar a própria interpretação sobre a estrutura social.

Além de passar boa parte do tempo dando aulas, os professores também precisam planejar os conteúdos a serem lecionados, corrigir provas e tarefas, participar de reuniões etc.

O que faz um curador de memórias em acervos?

O profissional que se forma em História pode ainda atuar como curador de memórias em acervos, seja em órgãos públicos ou privados. Neste cargo, suas principais atribuições incluem a identificação, preparação, conservação e organização de documentos históricos.

É ele quem garantirá a manutenção, o zelo, a pesquisa e a apresentação de determinadas obras e artefatos ao público. Seu papel é estabelecer uma ponte entre a obra e o público, criando conexões para que o diálogo aconteça. Ele administra e reúne obras e bens, realizando um “garimpo” para fornecer às pessoas as obras mais adequadas.

O curador idealiza, prepara e monta exposições, reunindo obras de um único artista, época, estilo ou gênero para que façam sentido ao público. Pode trabalhar na preservação do patrimônio arquitetônico ou museológico, ou mesmo de maneira particular, cuidando do acervo de famílias ou empresas.

A Ampli é a melhor opção para te ajudar a realizar o sonho da Faculdade!

Agora que você já sabe todas as opções de carreira para o historiador, que tal checar o curso de graduação EAD em História da Ampli? A Ampli tem o compromisso de fornecer um aprendizado de qualidade com foco na prática e no que o mercado de trabalho de hoje busca.

É um curso EAD de licenciatura de 3200 horas, ou seja, você pode conclui-lo em apenas 2 anos e seis meses. Com o formato de estudo à distância, você possui muito mais flexibilidade para estabelecer os melhores horários e conciliar os estudos com o trabalho, caso precise.

Aproveite este momento para se inscrever na licenciatura em História da Ampli!

Posts Recentes
Fique por dentro das nossas novidades e receba conteúdo exclusivo