Pedagogia: em quais modalidades de ensino o profissional pode atuar?

Modalidades de ensino da pedagogia

O profissional de Pedagogia possui uma qualidade bastante admirada: a de saber ensinar. Este profissional entende as dificuldades dos estudantes, estimulando seus pontos fortes. Mas, além da educação infantil, o Pedagogo pode atuar em outras diversas modalidades de ensino.

Vale dizer que a educação infantil é uma das principais áreas de atuação deste profissional. Os Pedagogos lidam com crianças em vários estágios de crescimento e são responsáveis pela alfabetização e letramento dos pequenos.

O leque de opções no mercado de trabalho na área de pedagogia é bem amplo. Sua formação permite que as aulas sejam ministradas para crianças, jovens e adultos e também possibilita o trabalho na gestão escolar, atuando na coordenação e direção de instituições de ensino.

Fique conosco e leia mais sobre as áreas da pedagogia que você poderá atuar:

Índice

  1. Educação Infantil
  2. Educação Especial
  3. Educação de Jovens e Adultos (EJA)
  4. Organizações Não Governamentais (ONGs)
  5. Ensino Superior

 

1. Educação infantil

Uma das principais áreas de atuação do Pedagogo é na educação de crianças de 0 a 6 anos, como vimos anteriormente. Neste cenário, o profissional pode ser professor de alunos até o primeiro ano do ensino fundamental, podendo atuar em creches e pré-escolas. Para a criança é um período muito enriquecedor pois ele terá contato com seu primeiro círculo social, terá atividades lúdicas e terá seu primeiro encontro com as palavras. 

O Pedagogo é capaz de desenvolver atividades para ensinar os pequenos, bem como entretê-los. Tudo tem um propósito e os alunos terão a ganhar muito com isso.

As crianças se familiarizam com tintas e lápis, passam a se expressar por meio dos desenhos e começam a identificar as letras do alfabeto. Aulas de pintura e desenho entram na lista e são fundamentais. 

Já no primeiro ano do ensino fundamental, as crianças começam a ter um contato mais intenso com o alfabeto, a criação de palavras e a noção de números. Contas simples, desenhos de formas, leitura de pequenas histórias fazem parte do conteúdo.

Aulas até o 5º ano

Além do primeiro ano do ensino fundamental, Pedagogos podem lecionar até o 5º ano da educação básica. Essas séries já atuam de forma mais intensa na alfabetização dos alunos. Assim, o Pedagogo desenvolve atividades que os estimulam a criar e escrever histórias, além de ministrar aulas de Português, Matemática, Geografia, História e Ciências.

Nesse período os alunos já estão mais maduros e é a hora de apresentá-los a novos conceitos. Assim, essas novas disciplinas ganham outro sentido na vida deles. E, claro, aulas de artes fazem parte do conteúdo. Pintura, desenho, recorte e colagem, tudo isso contribui no desenvolvimento da coordenação motora dos pequenos.

2. Educação especial

Alunos com necessidades especiais recebem uma atenção diferenciada, e os Pedagogos têm uma formação voltada para eles.

São crianças que apresentam surdez, dificuldades na fala e visão prejudicada, por exemplo. Para ensinar o conteúdo das primeiras séries do ensino fundamental, bem como na pré-escola, há métodos específicos. O profissional de Pedagogia sabe lidar com essas questões e passa a incluí-las no grupo de alunos.

CTA Educação Especial e Psicomotricidade

Há os casos de alunos com deficiência intelectual. Dependendo do grau, eles podem fazer parte das aulas tradicionais e receber uma atenção especial. Mas, há escolas especializadas em estudantes com esse perfil. Nessas, eles recebem uma atenção diferenciada para que possam ter contato com o mundo das letras e números no seu tempo, do seu jeito.

3. Educação de Jovens e Adultos (EJA)

O EJA é um sistema educacional que leva o aprendizado para quem não teve oportunidade no passado. Para o Pedagogo, é sensacional ter contato com realidades e histórias de vida diferentes. 

A metodologia para ensinar jovens e adultos muda um pouco em relação às demais. É muito importante que esse aprendizado faça sentido ao estudante mais maduro. Esse estudante passou por dificuldades que o impediram de concluir a educação básica na idade apropriada. 

A formação do Pedagogo permite que este profissional saiba atuar em contextos diversos, com alunos de idades que variam dos 18 até 70, 80 anos. A metodologia precisa comportar estudantes mais jovens, que são naturalmente mais ligados à tecnologia, e os mais idosos, que geralmente apresentam mais dificuldades. 

4. Organizações Não Governamentais (ONGs)

Aqui o foco é outro. O Pedagogo terá contato com crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade. Muitos deles podem nem ter ido à escola ou apresentarem uma dificuldade muito grande para acompanhar as aulas. O profissional de Pedagogia pode atuar como um facilitador em diversas disciplinas, podendo dar aulas de reforço de Português e Matemática, Geografia, História e outras disciplinas.

5. Ensino superior

Para dar aulas em faculdades e universidades, o Pedagogo precisa dar continuidade na sua carreira acadêmica e seguir em um programa de pós-graduação. Esses são requisitos do Ministério da Educação (MEC) para a admissão de professores em ensino superior.

Assim, o Pedagogo aprenderá outras formas de ensinar e preparar os futuros profissionais para o mercado de trabalho. É também na carreira acadêmica que o pós-graduado pode focar na pesquisa, elaborando projetos e estudos de caso. 

O campo de trabalho é bastante extenso e o profissional pode contribuir muito com o ensino brasileiro.

Dicas e informações sobre educação e mercado de trabalho. Planeje seus estudos e sua carreira com a Ampli.

Posts Recentes
Fique por dentro das nossas novidades e receba conteúdo exclusivo