Você sabia que a área de Marketing é uma das mais importantes para o sucesso dos negócios? Sim! Por meio dela é que as empresas e profissionais conseguem aumentar seu público de consumidores, fidelizar clientes e se relacionar permanentemente com eles, descobrindo suas dores e desejos, além, claro, de tornar a marca mais conhecida no mercado.
Não é à toa que a faculdade de Marketing é tão procurada! Isso porque todo negócio, empresário e profissional autônomo precisa das estratégias desse setor para manter sua competitividade, gerando mais visibilidade e lucro.
Se você tem interesse por essa área tão dinâmica, precisa conferir este post até o fim. Nele, vamos explicar tudo sobre a faculdade de Marketing e como fazer para começar a cursá-la quanto antes! Acompanhe as próximas linhas.
Qual é o objetivo da graduação de Marketing?
A faculdade de Marketing tem o objetivo de formar profissionais para lidarem com atividades de comunicação estratégica. O objetivo é que a empresa ou pessoa física:
- aumente seu valor de mercado;
- mantenha um relacionamento sólido com seus públicos e atenda às suas necessidades;
- alcance mais clientes;
- fique mais conhecida em sua região de atuação.
Para isso, os alunos são apresentados às mais variadas áreas do marketing visando trabalhar nos mais diferentes nichos. Logo, não será uma surpresa para você ver que a faculdade de Marketing pode fazer parte da escola de Comunicação Social, Propaganda & Marketing, Administração ou Gestão de Negócios.
Um pouco do dia a dia da graduação em Marketing
O profissional de Marketing atua tentando entender como os públicos de uma empresa pensam, quais são seus desejos e necessidades, bem como de que maneira os produtos e serviços dessa organização podem satisfazê-los.
Então, o curso superior de Marketing estuda a marca e a promoção de produtos e serviços de diversos pontos de vista, para que os alunos sejam versados em publicidade e propaganda, relações públicas, comportamento do consumidor, relações públicas e estratégia e pesquisa de marketing, com foco no meio offline (o marketing tradicional) e online (marketing digital).
Alguns dos assuntos vistos ao longo do curso são:
- análise de mercado;
- canais de marketing;
- comportamento do consumidor;
- estratégias de comunicação;
- fixação de preços e promoções;
- gestão de marcas;
- gestão de mídias sociais;
- relacionamento com o consumidor;
- tipos de marketing (marketing tradicional, digital, de relacionamento; social, esportivo, político, pessoal etc.);
- construção, valor e identidade de marca.
As atividades do curso superior de Marketing baseiam-se na compreensão de conceitos, estudos de caso, realização de projetos, participação em eventos e workshops para experimentarem o maior número de facetas possíveis da área — considerando, inclusive, o conhecimento dos ambientes interno e externo da empresa.
É um curso bastante dinâmico que vai se atualizando a cada ano, conforme as tendências e as novidades do mundo do Marketing.
Quais são as principais matérias do curso de Marketing?
Agora que você conheceu um pouquinho sobre os objetivos e dia a dia da faculdade, vamos mostrar as principais matérias da grade curricular. Essas disciplinas são ofertadas no curso superior de Marketing da Ampli. Confira!
- Comportamento do Consumidor;
- Composto Mercadológico;
- Empreendedorismo;
- Gestão de Pessoas;
- Gestão de Projetos;
- Gestão Mercadológica na Era Digital ― análise, mercado e marcas;
- Gestão Mercadológica na Era Digital ― preço, comunicação e promoção;
- Homem, Cultura e Sociedade;
- Legislação Empresarial Aplicada;
- Marketing de Produtos e Serviços;
- Marketing Digital;
- Matemática Financeira;
- Métodos Quantitativos;
- Modelos de Gestão;
- Novas Tecnologias Aplicadas à Comunicação;
- Pesquisa Mercadológica;
- Planejamento e Inteligência de Marketing;
- Processos Logísticos;
- Responsabilidade Social e Ambiental;
- Trade Marketing.
Qual é a duração do curso de Marketing?
A duração da graduação em Marketing varia conforme o grau acadêmico oferecido pela instituição de ensino ― Bacharelado ou Tecnólogo.
Os bacharelados em Marketing são mais longos, pois oferecem ao aluno uma formação mais abrangente, sobretudo na parte teórica. Por isso, você encontra graduações com duração de 3 a 4 anos, em média.
Já os tecnólogos em Marketing fazem parte das chamadas “graduações de curta duração”. Neste caso, é oferecida a você uma formação mais técnica para a atuação no mercado, motivo pelo qual o curso é mais enxuto ― com 3 a 4 semestres (1,5 ano a 2 anos) em média.
Vantagens da graduação de curta duração em Marketing
Tem dúvidas se vale a pena investir no formato mais rápido de graduação em Marketing? Veja as vantagens que trouxemos para você.
Rápida inserção no mercado
Ao fazer o tecnólogo em Marketing, você consegue uma formação rápida e direcionada para adquirir as ferramentas necessárias e entrar no mercado de trabalho em pouco tempo.
Foco na prática
Como dissemos, o Bacharelado em Marketing aprofunda questões teóricas que aumentam o tempo do curso. No Tecnólogo, porém, o foco é a prática para o dia a dia do mercado de trabalho ― ou seja, conhecimento teórico associado inteiramente à prática.
Acessibilidade
Outra vantagem do tecnólogo em Marketing: o curso ser mais enxuto facilita a diminuição do valor das mensalidades, ou na parcela, ou no tempo de pagamento. Assim, a questão financeira não vai impedir você de estudar.
Disponibilidade de horário
Muitos dos tecnólogos em Marketing também são mais flexíveis, e você não precisa ir todo dia à faculdade. Alguns deles funcionam totalmente online, como explicamos a seguir.
Quais as modalidades em que o curso está disponível?
Os cursos superiores em Marketing são oferecidos em todas as modalidades de ensino ― presencial, semipresencial e EAD, com destaque para o mobile learning. Veja, a seguir, como essas modalidades funcionam.
Presencial
Na graduação presencial em Marketing, o aluno precisa se dirigir à faculdade quase todos os dias da semana, nos horários estipulados para as aulas. Em geral, as atividades são desenvolvidas em um único período (matutino, vespertino ou noturno).
Como o Ministério da Educação (MEC) autoriza que as faculdades presenciais ministrem até 40% de sua grade curricular utilizando as plataformas de educação a distância, pode ser que algumas matérias sejam online. De qualquer forma, esta é uma opção da faculdade.
Semipresencial
É uma modalidade mais flexível, adotada por todos os graus acadêmicos, dependendo da matriz curricular e dinâmica do curso. Nessa modalidade, você comparece ao campus apenas alguns dias da semana para aulas presenciais, atividades de laboratório e projeto. Nos demais dias, as atividades são todas online, por meio do ambiente virtual de aprendizagem (AVA, a sala de aula virtual do aluno).
100% online
Essa é a modalidade totalmente online, a mais flexível de todas. Aqui, todas as atividades acontecem exclusivamente por meio do AVA ― aulas, atividades, provas, trabalhos etc. Não existe a necessidade de ir até a faculdade, e você pode dividir seus estudos da maneira que queira.
Uma vez que você cumpra com todos os requisitos para progredir no curso, pode literalmente estudar de onde quiser. Basta ter acesso à internet e um dispositivo móvel.
Mobile Learning
O mobile learning é um conceito que está surgindo dentro dos cursos EAD, e a Ampli é uma das pioneiras no Brasil. Nessa modalidade, a faculdade desenvolveu um aplicativo, o App Ampli, que permite a você estudar pelo seu celular, a fim de aproveitar cada brecha em sua rotina.
E se não tiver internet toda hora, não se preocupe. É possível fazer download de todos os conteúdos e estudar offline. Isso faz muita diferença, não é mesmo?
Como pesquisar o preço do curso de Marketing?
Na hora de pesquisar o preço da faculdade de Marketing, você deve considerar várias questões em relação ao custo-benefício, especialmente porque os valores mudam bastante de uma instituição para outra.
Os cursos presenciais, por exemplo, tendem a ser muito mais altos que os semipresenciais e 100% EAD. Isso porque a infraestrutura de um curso presencial é muito cara, o que aumenta o preço das mensalidades.
Então, ao fazer sua pesquisa sobre o preço do curso de Marketing, deve pense nos seguintes itens:
- modalidade do curso: presencial, semipresencial ou 100% EAD?
- relação custo-benefício: o que a faculdade oferece para você?
- despesas pessoais relacionadas ao curso: qual será sua despesa pessoal todo mês para estudar?
- bolsas e descontos: a faculdade mais cara oferece bolsas e descontos aos seus alunos?
Agora, um lembrete! Nem todas as faculdades disponibilizam seus preços facilmente, sobretudo aquelas mais caras. A ideia é que você visite o lugar para que essas mensalidades altas sejam justificadas. Então, fique de olho quando a instituição dificultar seu acesso a valores.
Como consultar o preço do curso de Marketing na Ampli
Nós da Ampli sabemos que o preço da mensalidade tem um peso enorme na hora de você decidir por uma ou outra faculdade. Por isso, não queremos dificultar o acesso a essa informação. Veja como consultar o preço do curso de Marketing em nossa instituição, é muito simples:
- acesse o site da Ampli;
- encontre no topo da tela a aba Cursos > Graduação > Marketing;
- pronto: as informações sobre mensalidades aparecem para você!
Quais as formas de ingresso na faculdade de Marketing?
Hoje, as faculdades oferecem diferentes processos seletivos para facilitar seu acesso ao curso de Marketing. Veja quais são as formas de ingresso comuns nessa graduação.
Vestibular tradicional
Essa é a forma de ingresso mais tradicional. Você se inscreve no vestibular e deve ir ao campus da faculdade para fazer a prova. Esse processo seletivo costuma acontecer no fim de cada semestre ou uma vez ao ano.
Vestibular agendado
É um tipo de vestibular tradicional, mas você agenda o dia e horário do exame. Aqui, devemos ter cuidado, pois, muitas vezes, essa forma de ingresso é para vagas remanescentes, já que pode acontecer depois do exame oficial.
Vestibular online
É a forma moderna de fazer vestibular. Você realiza todo o processo pela internet ― das inscrições ao exame. Em alguns casos, o resultado sai quase na hora, e você pode estudar o quanto antes.
Ingresso com nota do Enem
Teve uma nota alta no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio)? Então, você pode substituir o vestibular por sua nota do exame. Mas, atenção: cada faculdade tem as próprias regras, então, vale se informar com a instituição antes!
Segunda graduação
Essa opção é para quem já fez faculdade. Se o regimento do curso escolhido permitir, você apenas apresenta seu diploma da primeira graduação e demais documentos à instituição e, se estiver tudo certo, pode se matricular.
Como se matricular em Marketing na Ampli?
A Ampli é uma instituição que surgiu com a missão de facilitar ao máximo o ingresso de seus alunos. Sabemos que algumas faculdades são muito concorridas, e isso acaba desmotivando os alunos a conquistar uma vaga.
Então, se você quer fazer o curso de Marketing, veja como é simples ingressar na graduação conosco. Siga estes passos:
- No site da Ampli, encontre o curso de Marketing.
- Inscreva-se e participe do vestibular online simplificado. Se tiver a nota do Enem, pode substituir o exame. Aguarde aprovação.
- Saiu a aprovação? Matricule-se da sua própria casa.
- Fotografe seus documentos e envie-os online.
Importante!
- Não há cobrança nem do vestibular, nem da matrícula. Ambos são gratuitos.
- Leia e aceite os termos do contrato;
- O melhor de tudo: o valor das mensalidades é acessível de verdade, sendo um diferencial no mercado para te ajudar a dar o start no seu futuro!
A Ampli ajuda a realizar o sonho de se formar em Marketing
Por que escolher a Ampli para fazer a faculdade de Marketing? Nossa instituição nasceu em 2019, com reconhecimento do MEC (Ministério da Educação), uma proposta de alto nível e totalmente online!
Pensando nas necessidades dos estudantes de hoje, nossos cursos têm os seguintes diferenciais:
- formação 100% online, com metodologia de ensino inovadora baseada no mobile learning;
- professores-tutores que acompanham você de perto ao longo do curso;
- você decide seus horários de estudos;
- ambiente de estudos online intuitivo e moderno;
- estude até pelo celular, utilizando nosso app exclusivo;
- mais de 130 mil alunos em todo o Brasil.
Vem pra Ampli!
Nunca foi tão fácil começar a fazer a faculdade de Marketing como agora. A Ampli é uma instituição pioneira e está realizando os sonhos de muita gente que deseja iniciar uma carreira de sucesso. Certamente, este é seu caso.
Então, dê o primeiro passo para transformar esse objetivo em realidade: inscreva-se já no vestibular!