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Áreas do Marketing: Conheça as oportunidades desse setor!

Guia de Profissões

Áreas do Marketing

O marketing hoje se faz presente em todos os segmentos e quase todas as empresas já reconhecem a importância da ferramenta para o sucesso de negócios a curto e longo prazo.

Logo, investir em uma carreira no setor segue mais relevante do que nunca. São muitas possibilidades de cargos, salários e estilos de trabalho. Além disso, você pode escolher se especializar em diferentes áreas e potencializar ainda mais a sua carreira.

Conheça algumas das áreas mais bem pagas no setor:

Conheça as áreas de atuação do Marketing que estão em alta!

Existem múltiplas áreas em alta no Marketing atualmente, o que é excelente para quem gosta de se desafiar ou até mesmo para quem está fazendo uma migração de carreira a partir de outro setor. É sempre possível combinar conhecimentos.

Abaixo, apresentamos cinco importantes áreas que são ótimas para quem precisa se decidir:

Publicidade e vendas

A área de publicidade e vendas é a mais tradicional do setor, é o que se entende pelo “marketing propriamente dito”. Quem trabalha nesta área está responsável pela elaboração de campanhas, online e off-line, que engajam consumidores e os incitam a adquirir produtos e serviços.

O profissional fica a cargo de desenvolver materiais publicitários, negociar com diferentes fornecedores (redatores e designers, por exemplo), lidar com contratos e orçamentos, além de ficar de olho nos indicadores de desempenho.

Quem opta por se especializar nesta área encontra muitas possibilidades de trabalho em empresas de diferentes segmentos de mercado e de todos os portes. Também existem grandes oportunidades de crescimento porque as táticas de vendas são relevantes para basicamente todo tipo de negócio.

Marketing digital

O marketing digital é área mais em alta do setor hoje e muitas marcas percebem a importância de construírem uma sólida presença digital, conectando-se com as personas do negócio por meio de conteúdo relevante.

Utilizando-se de canais como blogs, redes sociais e sites, é possível acompanhar métricas de desempenho e adaptar estratégias caso necessário.

Para além de contribuir para a divulgação de marcas, o marketing digital também ajuda o negócio a se posicionar como autoridade no segmento de mercado em que está inserido.

Estratégias como otimização de SEO, Copywriting e Inbound Marketing são muito benéficas em um bom planejamento de marketing digital. É também recomendado que a empresa invista em uma diversificação de formatos de conteúdo: artigos, blog posts, postagens nas redes sociais e e-mail marketing.

Dessa maneira, alguns cargos que o profissional de marketing digital pode ocupar são de produtor de conteúdo para web, especialista em SEO, social media, designer de experiência de usuário e analista de e-commerce.

O principal é garantir que as ações de marketing digital da empresa estão engajando as personas, consolidando o negócio perante a concorrentes e gerando uma identificação entre consumidores e a marca, assim resultando na fidelização de clientes.

Marketing para a área da saúde

Uma área que está em grande expansão é o marketing para a área da saúde. Talvez este conceito soe um pouco estranho a princípio, principalmente quando pensamos no papel tradicional dos serviços de saúde no nosso cotidiano.

Ainda assim, o marketing na saúde pode ser um grande aliado para ajudar na prevenção de doenças e em uma maior conscientização sobre os cuidados tanto com o corpo quanto com a mente. Por essa razão, profissionais da saúde de diferentes especialidades têm observado a relevância desta ferramenta.

Aliás, quando falamos sobre o ambiente digital, já é bastante comum que pessoas recorram à internet para consultas em relação ao setor. Por que não investir no marketing como fonte verdadeira e segura de informações?

Entre as vantagens de investir em uma estratégia de marketing para a área da saúde estão uma otimização do atendimento, fidelização de clientes, instauração de posicionamento e referência na especialidade, e possibilidade de expansão do mercado.

Na hora de realizar o planejamento das ações, é importante se atentar aos limites da ética e sensibilidade ao tratar de assuntos delicados bem como não se deve oferecer nenhum tipo de diagnóstico a distância.

É também ideal construir uma comunicação assertiva e simples, utilizar os canais certos utilizados pela persona do negócio e combinar ações com datas importantes, como o período do “Outubro Rosa” e o “Setembro Amarelo”.

Neuromarketing

O neuromarketing é uma das áreas mais interessantes e não tão conhecidas do marketing. Ela utiliza conhecimentos sobre o funcionamento do cérebro e a forma como as pessoas processam as mensagens para nortear as ações de marketing.

Dessa maneira, com base na ciência e na tecnologia, são criadas estratégias para estimular o público a consumir e adquirir produtos e serviços. O cérebro humano reage a diferentes fatores como cores, imagens e mensagens, cada característica impulsionando uma reação importante.

Assim, as empresas conseguem perceber quais as melhores maneiras de impulsionar estímulos e captar a atenção do consumidor em potencial, fazendo com que ele tome a decisão de consumir uma marca em vez de alguma outra.

Para quem gosta de explorar novas possibilidades ou mesmo trabalhar com base em teorias cientificas, esta área é uma excelente opção.

Endomarketing

Por fim, o endomarketing vai na contramão das outras áreas de marketing. Em vez de se concentrar no mercado e nos potenciais clientes, suas ações são focadas no ambiente interno da empresa.

Quem trabalha nesta área tem o objetivo de engajar e estimular a motivação da equipe de colaboradores, envolvendo-os com as causas institucionais, a missão e a visão, os objetivos coletivos e as metas da empresa.

É uma atuação extremamente valiosa, pois visa contribuir para que a satisfação da equipe com a empresa seja a maior possível, o que influencia diretamente na produtividade também. Além disso, evita que haja uma alta rotatividade de trabalhadores, economizando custos com treinamentos e novas contratações.

Esta área se desenvolve em conjunto íntimo com o RH das empresas, assim é possível se manter atento às necessidades e maiores desafios enfrentados pela equipe, nutrir relacionamentos saudáveis entre os trabalhadores e os líderes.

Entre ações eficientes de endomarketing estão treinamentos recorrentes, bonificações por resultado, pesquisas de satisfação e a inclusão das opiniões de colaboradores nas tomadas de decisão sobre aperfeiçoamentos de processos.

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O setor de marketing está superaquecido e da mesma forma bastante concorrido. Sabe qual é uma boa forma de se destacar e impulsionar a carreira? Por meio de uma graduação ou pós-graduação de altíssima qualidade.

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