Temas de TCC de Pedagogia: 20 dicas de assuntos na área!

temas de tcc de pedagogia

O final do curso superior chega com um misto de felicidade e um pouco de apreensão. Felicidade por estar no fim de um ciclo de muito aprendizado. Mas, para esse ciclo terminar, temos que passar pelo famoso Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), quando ele é obrigatório na graduação ou quando o estudante opta por fazê-lo. Muitos alunos ficam assustados com esse trabalho final.

Afinal, muita pesquisa, estudos, desenvolvimento de um assunto e apresentação para o professor, ou para uma banca de professores, pode ser assustador. Mas, não precisa ser. O mundo acadêmico, para certificar que o graduando merece o título que deseja, precisa de algumas provas. E o TCC é uma delas.

Não espere chegar ao final do curso para decidir qual tema quer estudar. Se puder, estude alguns assuntos e veja qual o agrada mais para já ir à procura de material de apoio. Isso ajuda muito na hora de compilar os trechos necessários de livros e artigos e, depois, começar a dar forma ao trabalho.

No post de hoje, vamos sugerir 20 temas de TCC de pedagogia para servir de inspiração. Assim, você já pode dar início aos trabalhos!

Índice

  1. Dicas para a elaboração do TCC
  2. Temas em Pedagogia, livros e literatura
  3. Temas em Anos iniciais ensino fundamental
  4. Temas em Educação especial
  5. Temas em Projetos e normas da Educação

 

1. Dicas para a elaboração do TCC

Como falamos no começo, quanto antes você escolher o tema da sua pesquisa, mais tempo você terá para desenvolver o assunto, buscar livros e artigos. Já dá para conversar com os professores sobre como lidar com o tema e ir desenvolvendo o assunto.

Cada instituição de ensino superior tem regras próprias sobre como elaborar o TCC, inclusive o formato no qual o mesmo deve ser entregue. Devemos lembrar que é um texto feito nos moldes da ABNT, ou seja, há um padrão de formatação para trabalhos acadêmicos.

Veja também: Afinal, o TCC é obrigatório na graduação ou não? 

Durante a licenciatura, você terá contato com as várias vertentes da carreira. Antes de escolher seu tema de TCC, tenha em mente as modalidades de ensino de Pedagogia que você mais se identifica. 

Vale lembrar que o TCC é orientado por um professor. O aluno nunca está sozinho ao escrever seu trabalho. Assim que o tema é escolhido, o aluno conversa com o orientador que irá direcioná-lo na pesquisa. Ao longo do tempo, há mais encontros nos quais o docente dá o caminho das pedras para uma boa conclusão do trabalho. Pode acontecer algo que surpreenda tanto o graduando quanto o professor, o que também não é ruim. Isso pode redirecionar o trabalho, que pode encontrar outra conclusão. Portanto, não deixe para a última hora: escolha um tema que o agrade e comece já a estudá-lo para encerrar o curso em grande estilo!

Abaixo, conheça as sugestões de temas que nós preparamos para você!

2. Pedagogia, livros e literatura

É um tema muito rico e que procura desenvolver formas para os pedagogos despertarem o interesse das crianças pelos livros. Quanto antes ele surgir, mais cedo surgirá um leitor, que terá uma visão mais ampla da sociedade na qual vive. Alguns temas:

  • Como aplicar a leitura infantil em casa;
  • Como despertar o gosto pela leitura nas séries iniciais;
  • A importância dos contos de fadas no despertar da criatividade;
  • Desafios enfrentados pelos professores nos anos iniciais da alfabetização.

 

3. Anos iniciais ensino fundamental

Falamos aqui do começo do ensino básico, entre a 1ª e 4ª série. Esse é um período muito rico, visto que as crianças começam a aprender a ler e desenvolver a leitura e escrita. É também uma boa oportunidade para estimulá-las a ler, para que elas possam praticar ainda mais. Algumas ideias:

  • Como superar o déficit de atenção em crianças nas séries iniciais;
  • Como o uso da internet pode ser benéfico na educação básica;
  • A importância de controlar o bullying nas séries iniciais;
  • Por que algumas crianças tiram notas baixas na educação básica?

 

4. Educação especial

Estamos falando de crianças que precisam de uma atenção especializada para acompanharem as aulas. Esse é um tema que vem sendo abordado com mais profundidade, pensando na inclusão de alunos com deficiência física e intelectual ou quaisquer necessidades especiais.

  • Como adaptar a escola para a educação inclusiva;
  • Metodologias para incluir crianças com dislexia nas aulas;
  • Práticas pedagógicas para crianças com necessidades especiais; 
  • Como a tecnologia pode ajudar na educação especial.

 

5. Projetos e normas da Educação

A área da educação tem uma série de documentos e normas que precisam ser seguidas, como o projeto pedagógico, calendário escolar e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que traz as disciplinas básicas que todos os alunos devem ter.

  • Quais são as políticas públicas para diminuir a evasão escolar;
  • Escolas de educação infantil e a importância de um projeto pedagógico;
  • Quais são as normas e diretrizes voltadas aos profissionais de Pedagogia;
  • Aplicação prática da BNCC na educação infantil.

 

6. Educação de Jovens e Adultos

Conhecido como EJA, ou supletivo, é a oportunidade que alunos mais velhos têm de concluir os estudos em nível básico e médio. Não há idade limite para ingressar na escola: assim, o professor lidará com estudantes jovens e até idosos em sala de aula. 

  • Pensar em questões de gênero com alunos EJA;
  • Formação de professores para lecionar na EJA;
  • Processo de inclusão digital com alunos jovens e adultos;
  • Desafios de alfabetizar alunos adultos.

 

As dicas que apresentamos aqui são apenas algumas das possibilidades. Assunto é o que não falta quando falamos de Pedagogia.

Dicas e informações sobre educação e mercado de trabalho. Planeje seus estudos e sua carreira com a Ampli.

Posts Recentes
Fique por dentro das nossas novidades e receba conteúdo exclusivo