Conheça tudo sobre a Faculdade de Artes Visuais!

Você já pensou em fazer faculdade de Artes Visuais? O curso, que é tradicional no ensino superior há muito tempo, vem ganhando uma relevância incrível nos últimos anos com a era digital!

Se você quer desenvolver seu lado criativo como carreira em diversas especializações ligadas a arte, curadoria e até design, esse pode ser o curso ideal.

Para ajudar você a descobrir mais sobre esse caminho, preparamos este post completo com informações sobre o curso e que tipo de profissional uma pessoa se torna ao cursar. Vamos começar? Acompanhe!

Qual é o objetivo da graduação em uma faculdade de Artes Visuais?

O curso de Artes Visuais busca preparar profissionais para planejamento, organização, produção e acompanhamento de atividades artísticas de diversas naturezas. O currículo é elaborado para desenvolver habilidades de percepção visual, reflexão de signos e símbolos e criação/produção de peças que levem esses pontos em consideração.

Quando se fala em Artes Visuais, muita gente tem aquela impressão de alguém que deseja ser pintor ou artista plástico, mas é um caminho de carreira muito mais amplo e variado do que isso.

Atualmente, o profissional da área possui uma gama de especializações que são ainda mais relevantes em uma era digital. Pense nisso: quanto conteúdo visual você consome todos os dias?

Entre redes sociais, aplicativos de streaming, games e interações multimídia, o estímulo visual vem se tornando cada vez mais importante para pessoas e empresas.

Por isso, o profissional da área pode tanto seguir o caminho artístico e usar o ambiente virtual para impulsionar suas obras para o mundo quanto utilizar suas habilidades para publicidade e entretenimento.

Veja algumas áreas em que você pode se especializar e construir uma carreira.

Curadoria

O trabalho de curadoria artística é ideal para quem gosta mais de estudar e conhecer arte e organizar exposições. Curadores são profissionais que determinam o conceito de uma exibição, planejam o espaço físico e selecionam as obras a serem expostas de maneira coerente e instigante.

São pessoas que não produzem a arte em si, mas elevam a arte dando contexto e significado a ela. Também são muito valorizadas entre colecionadores, por serem capazes de analisar o valor da obra em diferentes contextos e combinar estilos e ideias em uma coleção mais interessante.

Arte tradicional

Falando em obras de exposição, ainda há muito espaço para a Arte tradicional no mercado. Quadros, esculturas e instalações são itens que ganharam ainda mais peso como expressão física na era digital.

Arte digital

Mas, claro, a grande tendência no mundo hoje é o aumento da demanda pela arte que supra esse nosso consumo visual nas mídias digitais todos os dias.

A Arte digital pode até ir parar no mundo físico, mas o uso de softwares e ferramentas como mesas digitalizadoras cria um caminho mais acessível para os artistas encontrarem seu público ou mostrarem seu trabalho para empresas.

Restauração

Um caminho não tão conhecido mas fascinante das Artes Visuais é a especialização de restauradores: pessoas que estudam uma peça artística a fundo, buscando suas origens, características e tecnologias da época para retorná-la o mais próximo possível de seu estado original.

Principalmente em cidades com muito apelo de turismo histórico, essa é uma profissão com mais demanda.

Fotografia

Muita gente não sabe que a fotografia faz parte das Artes Visuais. O artista fotógrafo não é apenas alguém que capta momentos com a câmera, mas alguém que planeja uma foto como peça artística.

É um trabalho de composição, diagramação, teoria das cores e estudo de iluminação para criar, em uma imagem, uma expressão visual que tenha conceito e intenção.

Comunicação Visual e Design

O Design cresceu muito na era digital e, por isso, a demanda por quem sabe criar peças visuais aqueceu no setor. Claro, Design é um curso de graduação próprio, com suas características mais mercadológicas. Porém, é um caminho que artistas visuais também podem seguir.

A maior diferença nesse caso é que a Arte no Design está sempre ligada à sua função: comunicar um produto ou uma marca ao público.

Mas, dentro dessa busca por comunicação, o mercado de publicidade pode buscar artistas de fato, que tenham uma visão única para se destacar entre tanta concorrência.

Crítica

Muitas pessoas que entram no curso de Artes Visuais para produzir artisticamente descobrem que preferem muito mais estudar, analisar e falar sobre Arte.

Essas têm um bom espaço de mercado como críticas. Muitas trabalham dentro de jornais e grandes portais, mas também podem usar redes sociais para produzir seu próprio conteúdo, conquistar um grande público e tornar essa sua profissão.

Ensino

E, por fim, tem artistas que, além de aprender, gostam muito de ensinar. Artes Visuais como educação social e cultural fazem muita diferença principalmente entre crianças e adolescentes.

Por isso, muitas escolas buscam ter ensino artístico em seu currículo, demandando pessoas que saibam aliar o conhecimento de arte com habilidade pedagógica.

Qual é o perfil de pessoas que se dão bem nas Artes Visuais?

Se qualquer uma das áreas que apontamos interessa como carreira, você já tem um caminho interessante para seguir dentro das Artes Visuais. Mas que tipo de pessoa e profissional se encaixa melhor nesse curso? Veja algumas características que fazem a diferença.

Paixão por cultura

Quem quer se destacar na área, como artista ou profissional, aprende muito consumindo todo tipo de estímulo visual. Exposições, espetáculos, teatro, filmes, literatura, tudo que acrescente novos olhares e novas ideias ao seu repertório.

É aquele tipo de pessoa que está sempre buscando inspiração até nas menores expressões artísticas que encontra em sua rotina.

Vontade de se comunicar

Existe aquela imagem mais clássica de que artistas são pessoas reclusas e introspectivas. Isso pode até ser verdade, mas fazer artes visuais é também um exercício de expressão, comunicação e empatia.

Portanto, se você gosta de se comunicar, seja com sua voz ou com sua arte, este curso pode ser o caminho perfeito para fazer novas conexões com as pessoas.

Sede por novidades

A Arte está sempre em movimento. Inclusive, é uma coisa que você pode aprender desde o começo do curso, analisando a História da Arte: que artistas que se destacaram ao longo do tempo foram aqueles que souberam identificar mudanças culturais e sociais e representá-las em seu trabalho.

Por isso, o artista visual costuma ser alguém sempre de olho em novos olhares, novas estéticas, novas ideias. E, depois de consumir tudo isso, digerir em um novo estilo próprio.

Pensamento crítico e criativo

Se o que o artista faz muitas vezes é ter o próprio olhar sobre o que está à sua volta, é fundamental ter uma visão crítica sobre a arte e a sociedade e exercitar a criatividade quando for reagir a essas observações.

Boa parte do curso de Artes Visuais tem como objetivo trabalhar exatamente essa capacidade de análise e interpretação do artista, de trabalhos de outras pessoas e do próprio. Uma oportunidade incrível para quem já tem essa veia.

Vontade de deixar sua marca

Falamos sobre características que costumam ser comuns em quem faz Artes Visuais, mas nenhuma delas é uma regra. Você pode não gostar muito de se comunicar, ou ainda não ter o repertório técnico para se expressar, mas isso não é o principal.

O principal é querer usar a Arte como veículo de cultura, de ideias e de sua própria personalidade. É fazer da sua arte a sua marca no mundo. Com vontade de se expressar, você consegue aprimorar todas as outras características em graduações de qualidade, como a da Ampli.

Qual a duração do tecnólogo em Artes Visuais?

Existem várias opções de curso formal em Artes Visuais, com escopos e durações diferentes. Mas podemos usar o tecnólogo da Ampli como referência de um currículo com nota máxima no MEC.

Contando com as vantagens do EAD, o bacharelado em Artes Visuais é feito em um período de 2 anos e 4 meses, contabilizando uma carga horária flexível de 2400 horas.

Ou seja, é possível se formar como artista visual na metade do tempo da maioria dos cursos superiores e, assim, ingressar rapidamente no mercado com toda a bagagem teórica e técnica necessária para se destacar.

Neste caso, o curso pode ser feito totalmente online. O aluno EAD se forma ao apresentar e defender um trabalho de conclusão de curso (TCC) aplicando o conhecimento adquirido ao passar por toda a grade curricular.

Ao receber o diploma, prova que tem segurança para manifestar potenciais criativo e analítico, com sensibilidade para produzir e avaliar a sensibilidade estética e conceitual de artes gráfica, plásticas, digitais e audiovisuais.

Quais são as principais matérias do curso de Artes Visuais?

O segredo para conseguir formar artistas visuais completos em um período curto de tempo é a elaboração de uma grade curricular que é, ao mesmo tempo, abrangente em áreas e aprofundada em cada uma dessas.

Para você entender melhor como funciona o curso de Artes Visuais, vamos utilizar a grade da Ampli para mostrar as principais matérias e quais são seus conteúdos. Confira!

1º Semestre

O primeiro semestre do curso é dedicado para a educação teórica de base que forma artistas visuais com senso crítico, social e estético — fundamentais para significar as peças artísticas que criarão no futuro com significado e personalidade.

Veja exemplos de matérias nesse momento introdutório.

Antropologia, sociologia e cultura

As matérias no 1º semestre focam bastante na formação de um pensamento crítico sobre o papel da arte na nossa sociedade, ensinando o aluno a posicionar o seu trabalho e de outros artistas dentro de um contexto mais abrangente. Veja quais são:

  • Homem, Cultura e Sociedade,
  • Ética, Política e Sociedade,
  • Educação e Diversidade.

Processo criativo

Outra base importante para todo artista é saber trabalhar de maneira objetiva sua própria criatividade. Sempre existiu essa impressão de que esse processo é algo quase divino, que vem em um momento de inspiração único.

A verdade é que criatividade é um exercício de analisar referências, combinar conceitos e propor novos significados. Essa matéria demonstra como tornar o processo em uma rotina para seu trabalho.

História da Arte

Um dos módulos mais importantes nos currículos de Belas Artes e Artes Visuais, a História da Arte acompanha o desenvolvimento de como o ser humano aprendeu a se expressar ao longo dos anos em diferentes formatos e usando diferentes tecnologias.

Conhecer o passado é uma das chaves que o artista tem para traçar o que será a Arte no futuro.

2º Semestre

Se o primeiro semestre do curso é voltado para o alicerce teórico que todo artista deve ter, no segundo você já começa a aprender a prática. Veja algumas dessas matérias.

Desenho e Pintura

É neste momento que você vai descobrir técnicas, ferramentas e estilos de desenho e pintura para começar a produzir suas primeiras peças visuais. São voltados inclusive para a produção analógica tradicional, com tinta, papel e tela, para que você tenha esse contato real com a profissão.

Novas tecnologias aplicadas à comunicação

Além da base tradicional, neste semestre você também aprende mais sobre a transformação que a tecnologia vem proporcionando no trabalho de artistas visuais.

Aqui, falamos sobre interfaces, consumo de conteúdo e produtos em meios digitais e até do uso de mídias sociais para divulgação de arte.

Arte contemporânea, Estética e Comunicação

Mesmo que a prática ganhe foco, a teoria nunca é deixada de lado — afinal, é o que destaca um artista com bagagem e capacidade de expressão.

Continuando a explorar o lugar da Arte na sociedade, o currículo avança nessa análise crítica ao falar dela em um contexto mais atual, com matérias como:

  • Arte Contemporânea;
  • Estética e Filosofia da Arte, em que se estuda a importância de conceituar uma peça artística além do que ela está representando em imagem;
  • Comunicação e Linguagem Visual, que analisa o poder da arte em comunicar e criar conexões humanas.

3º Semestre

Chegando à metade do curso, o aluno já tem uma base teórica ainda maior e pode utilizar esse conhecimento de maneira mais sensível em sua prática. Portanto, o terceiro semestre é a virada para conhecer novas técnicas e formatos. Veja os módulos.

Novos tipos de Artes Visuais

Além de avançar nas técnicas de Desenho, é o momento de explorar novas possibilidades de expressão gráfica dentro das ferramentas à disposição de artistas. É o momento de conhecer mais sobre:

  • Artes Gráficas;
  • Artes Audiovisuais;
  • Escultura e Modelagem.

Em cada dessas matérias, você vai aprender tanto o conceito e as características de cada técnica, como também a exercitar na prática como fazer.

Arte Brasileira e Arte Popular

Ainda neste semestre, o curso da Ampli entra mais a fundo em um contexto mais próximo de nós. Essas duas matérias falam sobre o desenvolvimento da Arte no Brasil e a influência da arte e da cultura popular no nosso país.

4º Semestre

Ao iniciar o quarto semestre, alunos de Artes Visuais já têm um poder muito maior sobre o próprio processo criativo e domínio sobre as técnicas que pode utilizar para sua expressão.

Então, é o momento perfeito para expandir seu pensamento crítico e analítico para se completar como artista. Veja as matérias oferecidas nesse momento.

Mercado, Pesquisa e Curadoria

Com domínio das técnicas artísticas, é hora de formar verdadeiros profissionais da Arte. No quarto semestre, o curso apresenta módulos que ensinam e incentivam artistas a olhar para obras em um cenário maior do que apenas sua expressão. É o momento em que você aprende sobre:

  • Expografia e Curadoria;
  • Pesquisa em Artes Visuais;
  • Mercado e Crítica de Arte.

Com esse conhecimento, você aprende duas coisas: como ter um olhar mais objetivo e crítico sobre artes visuais e como se portar como profissional inserido nesse mercado.

Mais técnicas artísticas

Mesmo tendo esse foco maior em mercado, o penúltimo semestre ainda introduz alguns caminhos interessantes para explorar sua criatividade. Além de falar mais sobre Arte Digital, é quando você aprende sobre as práticas fascinantes de Restauro e Antiquariato.

5º Semestre

No quinto semestre, depois de 2 anos de aprendizado intenso e variado, você já estará apresentando seu TCC. Mas isso não significa que não há mais o que ser aprendido.

O foco agora é todo em mercado. É preparar você não apenas para ser um artista, mas para saber divulgar, distribuir e destacar seu trabalho, seja qual for o caminho que escolher. Veja quais são essas matérias fundamentais para a sua carreira.

Concepção e Captação para projetos culturais

Os editais para projetos de cultura, tanto públicos quanto privados, são grandes oportunidades que surgem para artistas ao longo de todo o ano.

Porém, não basta ter uma obra incrível. Vencer editais de concepção e captação envolve preparo, organização, planejamento e estruturação conceitual do seu projeto. Essa matéria mostra como você pode agarrar essas oportunidades e se destacar.

Mercado da Economia Criativa

Nessa matéria, você vai além do conhecimento de editais e aprende sobre como é o mercado para Artes Visuais atualmente.

Desde a profissionalização do artista até a produção independente de arte, você vai descobrir como monetizar seu trabalho e fazer da Arte uma carreira.

Arte e Novas Mídias

Todo jovem artista chega no mercado querendo explorar a inovação de formatos, técnicas e estilos. E esse curso prepara você para aproveitar o máximo dessa vontade de fazer algo novo.

As mídias em que uma arte pode ser veiculada não param nunca. As redes sociais mal se consolidaram e já se fala sobre realidade virtual, realidade aumentada e metaverso. Qual será o papel da arte com a popularização dessas novas tecnologias? Vamos discutir o tema para que você seja alguém à frente do seu tempo.

Qual é o preço do curso de Artes Visuais?

Como você pôde ver, a faculdade de Artes Visuais é intensa, variada e está o tempo todo estimulando sua criatividade com uma boa combinação entre teoria e prática. Isso tudo em apenas 2 anos e 4 meses.

Portanto, os valores podem variar muito, dependendo do currículo, da qualidade do curso e da modalidade. Na Ampli, como o nosso foco é em eficiência de ensino e aumentar o acesso ao estudo formal no Brasil, conseguimos utilizar o modelo de EAD para reduzir os custos de graduação.

Então, podemos usar a faculdade de Artes Visuais Ampli como exemplo de um preço acessível e com um custo-benefício ideal para a sua carreira: as mensalidades são a partir de R$ 149,99*, mantendo esse preço por toda a extensão dos 2 anos e 4 meses de curso superior.

Em que modalidades o curso de Artes Visuais é oferecido?

Existem diversos modelos de curso superior atualmente, utilizando a tecnologia como apoio para quem quer estudar dentro e fora da sala de aula.

As três principais modalidades que você vai encontrar no mercado são: presencial, EAD e a híbrida de EAD e semipresencial.

Durante os anos de 2020 e 2021, pelos cuidados que precisamos tomar diante de uma pandemia, muitas pessoas perceberam que o Ensino a Distância é uma opção que não perde em nada para formas mais tradicionais de graduação.

Com apoio de material audiovisual, conteúdo didático exclusivo e até mesmo uso de aplicativos mobile para aprender e gerenciar os estudos, o EAD se torna uma opção cada vez mais interessante para o estilo de vida moderno: com flexibilidade de horários que se adaptam à sua rotina.

Como se matricular na graduação em Artes Visuais?

Assim como o próprio EAD, se inscrever em um curso de graduação online pode ser feito de maneira inteiramente digital sem sair de casa.

Usando mais uma vez a Ampli como exemplo, em nosso sistema você se inscreve e faz o vestibular online do seu computador ou celular, podendo utilizar a nota do Enem.

Se sua admissão for aprovada, você pode se matricular imediatamente para aproveitar os cursos da Ampli. A matrícula é gratuita.

É um processo totalmente digital. Mesmo os documentos necessários podem ser enviados como foto pela plataforma. Em pouco tempo, você se inscreve e dá seu primeiro passo em uma carreira tão incrível.

A faculdade de Artes Visuais é o começo da sua carreira para expandir seus horizontes, desenvolver seu olhar crítico para expressões artísticas e criar sua própria voz com imagens. Se você sempre teve essa vontade de se comunicar com arte, é o lugar ideal para o primeiro passo.

Que tal então conhecer mais sobre o curso de Artes Visuais da Ampli? Visite o site e se inscreva agora mesmo!

Posts Recentes
Fique por dentro das nossas novidades e receba conteúdo exclusivo