- 0 Com

Matérias da Faculdade de Design de Moda: conheça as principais disciplinas!

Guia de Estudos

Materias Faculdade de Design de Moda

Se você é alguém apaixonado pelo mundo da moda que é envolto por inovação, beleza e eventos, é possível que esteja considerando trabalhar com isso. Mas como os profissionais do ramo se preparam academicamente para fazer a magia acontecer?

No artigo de hoje, vamos falar sobre as principais matérias que compõem a matriz curricular da graduação em Design de Moda aqui na Ampli. Isto te dará todo o suporte para definir se esta é a faculdade certa para você.

Então continue conosco:

Confira agora a grade curricular de Design de Moda por semestre na Ampli!

Para trabalhar em Design de Moda, os profissionais precisam adquirir habilidades técnicas bem como desenvolver características pessoais como a criatividade, o espírito empreendedor e a capacidade para resolver problemas.

Algumas pessoas já iniciam os estudos com algumas dessas competências, mas um dos objetivos da graduação é ajudar os futuros profissionais a despertarem e aprimorarem aptidões por meio das disciplinas certas.

Leia abaixo uma lista de matérias que encontrará na graduação EAD da Ampli:

1º Semestre:

  • Ética, Política e Sociedade
  • Empreendedorismo
  • Processo de Criatividade
  • Gestão da Inovação
  • Homem, Cultura e Sociedade
  • Formação de Preços e Custos
  • História da Arte

2º Semestre:

  • Desenho de Observação
  • Responsabilidade Social e Ambiental
  • Criação em Design
  • Desenho de Moda
  • Produção de Moda e Estilo
  • História da Indumentária e da Moda

3º Semestre:

  • Moda e Mercado
  • Modelagem Bidimensional
  • Design Estratégico para Inovação e Sustentabilidade
  • Informática Aplicada à Moda
  • Materiais e Tecnologia Têxtil
  • Modelagem Avançada

Conheça um pouco das principais matérias da faculdade de Design de Moda! 

Ao longo dos três semestres da graduação, você terá contato com disciplinas focadas no mercado de trabalho. Dessa maneira, você consegue se capacitar para atuar e crescer na área desejada.

A grade curricular da Ampli também te auxilia a identificar em qual área de atuação de Design de Moda você se encaixa mais.

Confira as características das principais matérias:

Gestão da Inovação

Nesta disciplina, serão abordadas temáticas referentes aos fundamentos e aspectos iniciais da inovação; processos de inovação; inovação e estratégia; tópicos avançados em inovação.

O objetivo é tornar os conceitos e estratégias de inovação, sistemas de informação e modelos de gestão mais familiares para os estudantes. O universo da moda acompanha as mudanças e transformações de tendências, por essa razão os profissionais de moda sempre estão bebendo da fonte da inovação.

História da Arte

Nesta disciplina, serão abordadas temáticas referentes a pré-história e civilizações antigas; antiguidade clássica e arte medieval; arte renascentista e barroca; a arte dos séculos XVIII à contemporânea.

A proposta é ajudar os futuros profissionais a extraírem perspectivas e adaptarem estratégias com base no que foi feito e manifestado ao longo dos séculos. Ainda que a moda seja uma arte em constante movimento, eventualmente se inspira em elementos utilizados no passado.

Enquanto a humanidade se transforma, revisita ideias e maneiras de ver o mundo, absorve referências estéticas, culturais e simbólicas de um país ou outro, torna-se mais fácil desenvolver trabalhos que se conectem com o que foi e é importante para as diferentes comunidades.

Desenho de Observação

Aqui, você vai estudar sobre os fundamentos e atitudes para o desenho; representação da forma, volume e proporção no desenho; representação do espaço tridimensional no desenho; experimentando materiais.

Propõe-se instruir os alunos do curso de Design de Moda a compreenderem e praticarem o desenho de observação, que consiste na reprodução de uma imagem com base na observação e manifestação da realidade em suas diversas formas (natureza, pessoas, lugares e arquitetura, por exemplo).

Na disciplina, estimula-se o domínio de conceitos básicos de desenho bem como a prática individual da atividade, utilizando-se dos instrumentos certos.

Produção de Moda e Estilo

Esta matéria aborda a criação e edição de imagens para campanhas e desfiles; coordenação e produção de eventos de moda; produção de figurinos de moda; vitrinismo – conceito e execução.

O objetivo é preparar os futuros profissionais para atuarem no planejamento, execução e aprimoramento de eventos de moda desde a concepção até o pós-evento.

Ainda que não trabalhem como produtores diretamente, a compreensão sobre os bastidores da moda é um conhecimento essencial para todos aqueles envolvidos no setor de alguma forma.

História da Indumentária e da Moda

Nesta disciplina, você vai estudar sobre a história da indumentária na antiguidade e suas influências na moda; a história da indumentária na idade média e idade moderna e suas influências na moda; a história da indumentária e da moda na idade contemporânea; moda e contemporaneidade.

Aqui, o objetivo é conhecer e se inspirar culturalmente com base nos trajes que diferentes comunidades utilizaram ao longo do tempo. A escolha de uma peça de indumentária foi, e continua sendo, um modo muito significativo de expressar ideais, tradições e influências sociais, políticas, econômicas e religiosas.

Moda e Mercado

Aqui, os temas abordados se referem ao desenvolvimento e produção de moda; montagem e gerenciamento de uma marca de moda; gerenciamento do negócio de moda; marketing e demanda de consumo.

O objetivo da disciplina é informar os alunos a respeito das práticas contemporâneas no mercado de moda nos âmbitos local, regional, nacional e global. É uma matéria importante para fornecer uma vivência prática e realista aos futuros profissionais.

Modelagem Bidimensional

Por meio desta disciplina, você aprenderá sobre princípios da modelagem bidimensional ou plana; estudo das medidas antropométricas; traçado de modelagem feminina, masculina e infantil; gradação de moldes.

Logo, os estudantes são orientados a desenvolverem e aperfeiçoarem a técnica da modelagem bidimensional, uma técnica que resulta na construção de peças do vestuário. Esta ferramenta é essencial para conduzir os projetos a partir do campo das ideais até a produção real de vestuário, tecido e mais elementos.

Design Estratégico para Inovação e Sustentabilidade

Nesta matéria, você estudará sobre o contexto do design e cultura empresarial; tópicos para inovação e sustentabilidade; práticas no campo do design: sustentabilidade ambiental; práticas no campo do design: sustentabilidade social e econômica.

A proposta é incentivar os discentes a pensarem soluções inovadoras para o universo da moda com base em ideais sustentáveis.

Sabemos que vivemos contextos de diferentes demandas por parte da sociedade hoje e uma destas é a necessidade de promover ações em harmonia com o meio em que vivemos, seja no âmbito ambiental, social ou cultural.

A Ampli é a melhor opção para investir no seu futuro: conheça mais!

Dê o próximo passo e conheça o tecnólogo EAD em Design de Moda da Ampli. Com a flexibilidade para estudar quando e onde quiser, você se depara com uma plataforma inovadora de ensino e mensalidades fixas e acessíveis.

A instituição possui nota máxima no MEC e atua com o objetivo de oferecer uma educação de qualidade por meio de uma metodologia que permite autonomia aos estudantes. 

Inscreva-se agora no vestibular da Ampli e construa um futuro promissor na área desejada.

COMENTÁRIOS