Pós-graduação em RH: saiba em qual área se especializar!

Os profissionais de Recursos Humanos (RH) podem se especializar em uma série de áreas dentro desse campo de trabalho. É um setor que vem ganhando importância ao longo dos anos porque as empresas passaram a se preocupar mais com seus funcionários. Colaboradores que têm retorno sobre seu desempenho na sua função ficam mais satisfeitos e, assim, melhoram ainda mais sua performance. Pós-graduação em RH, saiba em qual área se especializar!

Afinal, o RH não só promove eventos de confraternização entre os colaboradores – embora isso também seja parte do processo e ajude na boa convivência. O RH pensa em melhores formas de gerenciar os colaboradores que fazem parte da empresa, os benefícios pagos, os processos de admissão e demissão, bem como os planos de carreira.

Investir em funcionários sempre trará bons resultados. Os colaboradores sentem que a organização se preocupa com eles. Para a empresa, por sua vez, é sinônimo de retorno, mais produtividade e melhor clima organizacional. Portanto, para melhor gerenciar esse trabalho, veja a pós-graduação em RH, saiba em qual área se especializar! 

Pós-graduação em RH

Especialização em Comunicação Empresarial

Um bom relacionamento entre empresa e colaboradores passa por uma eficiente comunicação empresarial. Conhecida também como comunicação interna, a organização precisa pensar em formas mais próximas de conversar com os funcionários. Já vai longe o tempo do quadro de avisos, nos quais constavam os horários de trabalho, os deveres e demais notícias.

Hoje as empresas usam a internet para transmitir a cultura organizacional. São histórias pessoais de cada um dos seus funcionários, recados com cuidados de saúde, feriados, cursos, eventos de interesse da empresa, entre outros muitos avisos. E, claro, os eventos de confraternização.

Aqui podem ser os aniversários do mês, festas de fim de ano ou eventos temáticos, depende de cada organização. É quando diretores, gerentes e funcionários ficam mais próximos e trocam mais experiências. Esta pós-graduação lato sensu é voltada para quem é formado em Marketing, Recursos Humanos ou que já atua na área. Na grade curricular, é possível entrar em contato com disciplinas que falam de Sistemas de Informação Empresariais, Comunicação e Educação Corporativa, Relações Interpessoais e Administração de Conflitos e Planejamento Estratégico, entre outras.

5Yu7wTPm9brl3R2 WfBwBDk555p oqxxZNYuE0T4nrsurC1nkHBQTMciXmipNs4k0efUhnDbIc80pkKUz 6QGvpf9WtbS wFoK7N1lfmaBTTvw8I7aZmi9jT1k8g

MBA em Projetos e Metodologias Ágeis

Quando se pensa em novos projetos para a empresa, há a necessidade de se estabelecer prazos para que eles sejam implementados. E são processos que acontecem em etapas para que sejam executados com destreza e dentro dos padrões. No RH isso também acontece, ainda mais quando se fala em implantação de novos softwares, métodos de trabalho ou outras novidades que impactam a vida dos colaboradores.

Veja também: Gestão de Pessoas é o mesmo que Recursos Humanos?

É muito importante que essas mudanças sejam informadas aos funcionários de forma que eles entendam que é o melhor para todos – e é aí que entra o curso especializado em Projetos e Metodologias Ágeis. Com técnicas especiais, a empresa pode adotar novos projetos com prazos reais, cujos resultados podem ser acompanhados de perto pelos gestores. 

A grade curricular do curso conta com as matérias de Liderança, Modelos de Gestão, Metodologia Ágil, Estratégia Empresarial, Funções Matemáticas e Estatística Descritiva, Negociação e Administração de Conflitos e Modelos de Excelência de Gestão.

iPojWQraXzp1QQZ9RiastiAEhoENRK487TSmHEyIpFaJWJBrytLJx0kxdCgEbrgw jz6Ah6ZSl2Nn8BBwhSOOu3IC9d62P1GyjWxw b7GctDVdPIfXDfVY11TEHIZA

MBA em Gestão de Pessoas e a Educação Corporativa

Uma empresa atualizada com o mercado está sempre em busca de novos métodos, técnicas e equipamentos. Mas isso não vem sozinho: os colaboradores devem acompanhar essas novidades.

Assim, para que todos entrem em sintonia e falem a mesma língua, é fundamental que a organização também pense na atualização dos colaboradores. 

Além de capacitá-los com novos conhecimentos, a educação corporativa passa por orientações sobre temas da atualidade e cuidados com a saúde. Assim, funcionários instruídos trabalham melhor, têm melhor saúde e menos ausências por motivos de doença. O clima organizacional fica mais leve e o trabalho flui melhor.

O MBA tem matérias que tratam de Gestão de Pessoas, Planejamento Estratégico, Desenvolvimento de Pessoas, Liderança no Ambiente de Trabalho, Sustentabilidade, Políticas Socioambientais e Gestão Corporativa, Inovações em Aplicação em Pessoas, e Comunicação e Educação Corporativa.

Psicologia Organizacional e do Trabalho

Falar de Psicologia no ambiente de trabalho é fundamental, visto que os funcionários passam a maior parte do dia fora de suas casas e longe do convívio com sua família. Muitas vezes, eles encaram horas em transporte público para chegar à empresa e, no final do dia, fazem o mesmo trajeto para ir para suas casas. Há casos nos quais eles acordam muito cedo, ou trabalham no período da noite.

Assim, o profissional de RH especializado em Psicologia Organizacional deve saber lidar com as diferentes realidades dos colaboradores que fazem parte da empresa, entender as doenças ocupacionais e os distúrbios emocionais da atualidade. Assim, sabendo que a organização pode ser parceira do colaborador no entendimento dos seus problemas é um grande alento.

Quando a corporação tem essa preocupação com o colaborador, ela pode promover oficinas com atividades físicas, cursos de artes manuais, ajudar com consultas psicológicas em clínicas parceiras, e fazer exames de saúde periódicos. É uma forma de a empresa saber a quantas anda a saúde do seu quadro de funcionários, verificar se alguma atividade vem sobrecarregando determinados setores e trabalhar para que isso não se torne uma fonte de insatisfação. 

Este curso é voltado para psicólogos que queiram atuar em empresas e também para os profissionais de RH que querem ampliar seus conhecimentos. A grade curricular conta com disciplinas de Psicologia Organizacional, Direito do Trabalho, Pesquisa e Clima Organizacional, Gestão do Conhecimento, Gestão de Equipes e Administração de Conflitos.

Posts Recentes
Fique por dentro das nossas novidades e receba conteúdo exclusivo