quantas pos graduações posso fazer
- 0 Com

É possível fazer 2 cursos de pós-graduação ao mesmo tempo?

Guia de Estudos

quantas pos graduações posso fazer

Os cursos de pós-graduação são ótimos para atualizar os conhecimentos da época da faculdade, entrar em contato com pessoas e fazer networking. Embora sejam cursos mais curtos, demandam uma certa dedicação para leitura dos materiais e realização das atividades propostas.

Se o seu objetivo for acelerar sua entrada no mercado de trabalho e está se perguntando quantas pós-graduações pode fazer ao mesmo tempo para dar destaque ao seu currículo, é importante saber alguns detalhes antes de se lançar nessa etapa da vida.

O que é pós-graduação?

A pós-graduação é uma formação acadêmica e profissional destinada a pessoas que finalizaram a graduação e pretendem se aprofundar em campos mais específicos de atuação.

Existem dois tipos de pós-graduação, a lato sensu e a stricto sensu. A pós-graduação lato sensu são os cursos de Especialização e MBA. Esses são cursos mais cursos e práticos, voltados para o mercado de trabalho. Já a pós-graduação stricto sensu são os cursos de mestrado e doutorado, cujo tempo de duração costuma ser mais longo e, por fim, habilita o profissional a lecionar em faculdades.

Outro detalhe importante é o processo para conclusão do curso. A pós-graduação lato sensu têm menor duração e nem sempre é necessário a apresentação de TCC ou monografia para obtenção do certificado. A pós-graduação stricto sensu demanda mais tempo de pesquisa do aluno que, ao final, precisa defender uma tese para uma banca examinadora. Para quem quer seguir carreira acadêmica, este é o melhor caminho.

Tipos de cursos de pós-graduação

Há três formas de se fazer um curso de pós-graduação hoje. Tem os cursos presenciais, semipresenciais e EAD (ensino a distância). A carga horária mínima para um curso de pós-graduação é de 360 horas, que costuma ser em 18 meses, no modo presencial. No EAD, é possível concluir um curso de 360h em 5 meses. Assim, você pode antecipar uma promoção de cargo ou até mesmo sua transição de carreira.

CTA cursos de pós-graduação da Ampli

Vale ressaltar que, independente da modalidade escolhida, o certificado emitido por uma instituição de ensino EAD tem a mesma validade do presencial. Sendo assim, para escolher entre uma faculdade EAD x presencial é preciso avaliar a que melhor se adequa no seu momento de vida.

O que se estuda na pós-graduação?

A grade curricular do curso de pós-graduação oferece disciplinas bem específicas da área escolhida. No caso dos cursos de MBA, há diversas disciplinas de gestão para preparar o profissional para ocupar cargos de liderança. Como os alunos já têm a graduação completa, agora é a hora de focar e aprender mais sobre um determinado assunto.

Em relação ao público alvo, há cursos de pós-graduação que aceitam profissionais de áreas variadas. Assim, no curso de Gestão de RH, por exemplo, podemos ter administradores, contadores, psicólogos, jornalistas e advogados, entre outros profissionais. Mas, há instituições que exigem uma formação específica. No caso da pós-graduação em Direito Tributário, somente advogados, e talvez contadores, podem fazê-lo.

As instituições pedem, no ato da inscrição, uma cópia do diploma de ensino superior, às vezes histórico escolar, e, dependendo do caso, até o currículo e uma entrevista presencial.

Mas afinal, quantas pós-graduações é possível fazer ao mesmo tempo?

Como se trata de um curso bastante específico, é bom conhecer alguns detalhes antes de se lançar em duas pós-graduações ao mesmo tempo. Vamos dar algumas dicas de como empreender nessa nova etapa da sua vida.

Organize seu tempo

Isso é fundamental. Procure conciliar os tempos de estudo, um na parte da manhã, outro à noite, e deixe a tarde para realizar as atividades extraclasse. Se forem aulas EAD, fica muito mais fácil fazer esse planejamento. Caso você trabalhe, o tempo livre fica mais curto. Procure fazer um planejamento semanal ou mensal, com as atividades de cada um dos cursos. 

Veja também: 10 dicas para montar sua rotina de estudos no EAD!

E mantenha o foco. O sacrifício valerá a pena. Mas, não se esqueça dos horários de descanso. Conseguimos aproveitar melhor o que aprendemos se dermos tempo ao cérebro para processar o conteúdo. 

Organize a vida financeira

Quando pensamos em ingressar na graduação, a preocupação era a mesma. Conciliar os pagamentos das mensalidades com as despesas mensais. Mas os tempos eram outros, agora você é profissional e tem uma carreira um pouco mais estabilizada. 

De qualquer forma, veja se as mensalidades dos cursos cabem no bolso durante o período do curso. É bom ter uma reserva financeira para alguma eventualidade. Assim, você não passa aperto, não deixa de cumprir com suas obrigações e mantém as contas em dia.

Faça uma agenda de estudos

Falamos disso há pouco, e é mais fácil planejar essa agenda quando os cursos são EAD. Dessa forma, estabeleça uma rotina. Escolha os dias da semana para acompanhar as aulas dos dois cursos. Veja as matérias de cada um e as aulas.

Deixe um tempo livre para fazer as atividades que os professores pedem. Leitura de capítulos de livros, pesquisas, atividades em grupo, resolução de exercícios. E, se possível, pense no tema da sua monografia ou trabalho de conclusão de curso, caso eles sejam obrigatórios no seu curso, pois irão demandar um bom tempo para serem finalizados. A vantagem de já ter feito uma graduação nos dá uma prática em fazer pesquisas e escrever no formato pedido. Mas, não deixe para a última hora!

COMENTÁRIOS