Tecnólogo em Estética pode fazer pós-graduação? Veja 5 especializações!

Muitas pessoas têm dúvidas se um tecnólogo em estética pode fazer pós-graduação. A resposta é sim! A formação tecnológica é de nível superior e, uma vez com o curso concluído e diploma em mãos, o tecnólogo em Estética pode se inscrever na pós-graduação.

Os cursos podem ser na modalidade presencial, a distância ou híbrida (com aulas presenciais e a distância). A duração varia muito de acordo com o curso. Vamos conhecer quais são os tipos de pós-graduação e algumas opções para quem quer se especializar e ficar ainda mais afiado na sua técnica.

Tipos de pós-graduação

São dois os tipos de pós-graduação na formação acadêmica no Brasil, a lato sensu e a stricto sensu. A pós-graduação lato sensu é a especialização, que tem um conhecimento mais aplicado ao mercado de trabalho. Assim, o aluno que faz uma pós lato sensu pensa em adquirir mais conhecimentos dentro de uma área de estudo. 

Veja também: É possível fazer 2 cursos de pós-graduação ao mesmo tempo?

Assim, na Estética, o profissional pode pensar mais na Cosmetologia, que é o estudo e desenvolvimento de cosméticos. Com essa formação, ele pode atuar na indústria e pensar em novos produtos para atender ao mercado. Há também cursos que trabalham apenas com a Estética Facial. São aulas mais direcionadas para o funcionamento da pele do rosto, e os melhores tratamentos (com cremes, massagens ou equipamentos especiais).

Especialização e MBA em Estética

Há algumas instituições que oferecem especializações em nível de MBA (Master Business Administration). Ainda não são tão comuns, e elas são um tipo de pós lato sensu. A diferença é que o MBA pensa na formação de gestores. Assim, os esteticistas estão mais preparados para ser gerentes ou diretores de clínicas de Estética. Além de conhecer as técnicas, eles também voltam suas atenções para o gerenciamento das atividades, finanças e marketing.

Mestrado e Doutorado em Estética

O outro tipo de pós-graduação é a stricto sensu. Essa modalidade forma profissionais em nível de mestrado e doutorado. Ainda não há formações específicas para Estética nesse sentido, mas o profissional pode escolher um ramo da área da saúde para desenvolver pesquisas em Estética. Além de contribuir para a descoberta de novos procedimentos, técnicas e produtos, ele também pode lecionar em instituições de ensino superior, nos cursos tecnológicos e de pós-graduação.

Afinal, quando se fala em Estética, lida-se com a autoestima das pessoas. Elas procuram um especialista que possa oferecer soluções para problemas visíveis. Por isso, o esteticista precisa ter muita responsabilidade para desempenhar bem seu papel e contribuir para a elevação da autoestima de seu paciente. Veja agora alguns cursos de pós-graduação em nível de especialização.

Especialização em Estética

Cosmetologia e Estética Funcional

O curso é presencial,  voltado para profissionais da Estética, Enfermagem, Biomedicina e Fisioterapia. A ideia do curso é aprimorar ainda mais os conhecimentos em técnicas de Estética e aliá-las à Cosmetologia (ciência que estuda e desenvolve novos produtos cosméticos e seu uso). Dependendo da instituição, o curso tem entre cinco e seis meses (se forem aulas online) ou mais de um ano, caso sejam presenciais.

As disciplinas desta formação são de Anatomia da Pele, Fisiologia da Pele, Fitocosmetologia, Cosmetologia Aplicada a Tratamentos Capilares, Estética Facial, Corporal, Farmacologia e Toxicologia dos Cosméticos (como testes de eficácia), Aromaterapia e Nutricosméticos.

Cosmetologia Clínica

Esta formação permite ao esteticista indicar e prescrever produtos para complementar os procedimentos realizados em consultório. Com as aulas, o profissional terá um conhecimento mais aprofundado dos componentes que fazem parte dos produtos utilizados e a melhor forma de aplicá-los na pele. 

O curso pode ser feito na forma online, e sua grade curricular tem matérias sobre as Bases Fisiopatológicas da Pele, Avaliação Estética (facial, capilar e corporal), Cosmetologia em Estética Facial (com ênfase na parte química), Cosmetologia em Estética Corporal, Legislação e Biossegurança, Cosmetologia em Estética Capilar, Gestão e Marketing Aplicada à Estética e Ética em Pesquisa.

Estética Facial e Corporal Avançada

É um dos cursos que aperfeiçoam os conhecimentos do tecnólogo em Estética. Aqui ele pode aprimorar as técnicas que aprendeu na faculdade e utilizá-las com mais propriedade no seu consultório ou clínica. As aulas podem ser presenciais ou à distância, dependendo da instituição, mas é uma oportunidade de se atualizar com o mercado.

Veja também: Esteticista pode aplicar botox?

As matérias que compõem o curso são Gestão e Marketing em Estética, Nutricosméticos, Peelings, Tricologia, Procedimentos Estéticos Avançados, Farmacologia e Toxicologia, e Técnicas Manuais Aplicadas à Estética.

Saúde Estética

Voltado para profissionais da área de Estética, Enfermagem, Biomedicina, e demais formações do campo da Saúde, neste curso o aluno terá aulas para reforçar seu conhecimento e compromisso de elaborar técnicas para promover não somente a parte estética do paciente, bem como a sua saúde. É uma forma de trazer mais sofisticação e segurança para o cliente que busca o serviço de estética.

A grade curricular do curso contempla matérias como Anatomia da Pele, Fisiopatologia e Avaliação das Disfunções Estéticas, Terapias Complementares, Intervenções Estéticas em Cirurgias Reparadoras, Aplicação de Luz na Estética, Tricologia, Cosmetologia, Ozonioterapia, Biossegurança e Primeiros Socorros, e Gestão e Marketing em Estética.

Estética Clínica

É aqui que o aluno usará seus conhecimentos da Estética para promover a saúde dos seus pacientes. Não é pensar somente em tratamento para a beleza em si, mas é trazer essa beleza com saúde. Os procedimentos realizados terão a preocupação não somente com o resultado final, mas com a manutenção da saúde.

As matérias que fazem parte do curso são Saúde Baseada em Evidência, Bioética em Saúde, Alterações Dermatológicas, Tecnologia Aplicada à Estética, Peeling Cosmético, Estética e Terapias Integrativas, Assistência Estética em Procedimentos Pré e Pós Operatórios.

Posts Recentes
Fique por dentro das nossas novidades e receba conteúdo exclusivo