Áreas da Logística: veja onde atuar nesse setor!

A logística é uma das áreas mais importantes e valorizadas pelo mercado atualmente. Muitos setores econômicos se apoiam na logística para garantir a eficiência e qualidade de seus processos de trabalho.

Dessa maneira, um profissional de logística encontra diversas possibilidades de trabalho em diferentes segmentos de mercado. Além disso, ainda possui grandes chances de avançar hierarquicamente no setor.

Vamos conhecer agora as áreas que estão mais em alta em logística:

Conheça as áreas de atuação da Logística mais valorizadas!

Para a execução de procedimentos logísticos de fato funcionar, é necessário compartimentalizar as etapas e funções de acordo com os objetivos. Assim sendo, o profissional de cada etapa consegue se concentrar nos detalhes específicos requisitados.

É também dessa maneira que as empresas alcançam a excelência tanto nos serviços de distribuição quanto na conservação de produtos, principalmente quando se trata do comércio eletrônico, que se popularizou demais depois da pandemia do Covid-19.

Confira abaixo algumas das áreas mais importantes:

Armazenamento e embalagem

Esta etapa está ligada diretamente à otimização dos espaços físicos. A organização de um ambiente é extremamente importante para facilitar o trabalho de localizar produtos e minimizar o risco de cometer erros.

Logo, quem trabalha na etapa de armazenamento elabora um planejamento que analise as condições do ambiente, como climatização e dimensões dos espaços, impulsione a redução de custos e otimize os serviços por meio de uma informatização e integração entre os setores.

Por sua vez, o processo de embalagem leva em consideração a conservação dos produtos a serem transportados. Isto inclui definir os melhores tipos de materiais que envolvam e protejam os produtos como plástico-bolha, que evita avarias às mercadorias, bem como o tamanho adequado do pacote para evitar que um produto seja colocado em uma embalagem grande ou pequena demais.

Cuidar da etapa de embalagem também precisa considerar fatores práticos e eficientes como o clima da região e as características do produto. Por exemplo, que embalagem um tipo de sorvete precisa ter para evitar que estrague ao ser distribuído em uma cidade de clima muito quente?

Planejamento de demanda e estoque

Este é um dos caminhos mais promissores para quem quer trabalhar com logística. O profissional que atua nesta área fica encarregado de manter os produtos em ordem e gerenciar a quantidade de mercadorias em estoque para atender às demandas.

É também aquele que realiza o controle de pedidos, elabora relatórios de compra e venda, e ainda comanda análises como a da curva ABC. Um dos motivos de esta área ser tão valorizada é devido a sua relação com a estatística.

Uma das funções exercidas pelo profissional aqui é a de previsão de vendas e a estatística é muito utilizada para esta tarefa. No Brasil, existem poucos profissionais que dominam a estatística e mais recursos digitais para integrar setores de trabalho, o que aumenta muito a eficiência de serviços.

Com o conhecimento sobre tais ferramentas, torna-se mais fácil para você se destacar na área e impulsionar o crescimento mais acelerado da sua carreira.

Supply chain

Aqui, o professional é responsável por acompanhar a negociação e gerenciamento de processos relacionados a fornecedores, distribuidores e parceiros. Isto impulsiona a integração de todas as partes e torna os processos mais sólidos.

Desse modo, torna-se mais fácil reduzir custos e entregar produtos e serviços que satisfaçam clientes novos e fidelizem aqueles que já conhecem a empresa. Esta área também tem a vantagem de aumentar a competitividade do grupo.

Quem trabalha com supply chain gerencia a cadeia de suprimentos de empresas e está inserido em uma das áreas mais bem pagas da logística. O maior objetivo é fazer com que o trabalho em conjunto melhore a operação como um todo por meio de uma maior abrangência: não só ficar de olho nos processos internos, mas em todos envolvidos na operação.

Controller logístico

Ao trabalhar nesta área, você ficará encarregado de implementar e monitorar a execução de etapas logísticas. Pode ainda conduzir consultorias internas, atuando junto a gerentes de logística, para auxiliar na tomada de decisão em empresas bem como determinar indicadores de desempenho em custos.

Este profissional organiza processos e pode também trabalhar como auditor interno, analisando o nível de confiabilidade de dados voltados ao pagamento de contratos, a qualidade de serviço e a qualidade de dados obtidos para prestadores de serviços.

Nesta área, preza-se muito pela qualidade de resultados obtidos e pela habilidade de oferecer soluções imediatas para aperfeiçoar os processos que compõem as operações logísticas.

Assim, pode se assegurar de que os valores que estão sendo negociados com parceiros e prestadores de serviço são justos. Ao mesmo tempo em que se pode se certificar de que a qualidade em serviço está sendo entregue conforme o esperado e os objetivos da empresa estão sendo atendidos.

Prevenção de perdas

Por fim, um elemento muito importante nos processos logísticos é evitar o desperdício e, em consequência, o prejuízo financeiro. Para aplicar ações de prevenção de perdas na logística, busca-se otimizar o transporte e o armazenamento de mercadorias.

Nesse sentido, o profissional pode atuar como um analista, gerente ou coordenador de prevenção de perdas. É uma função que já é muito valorizada no varejo e que agora começa a ser percebida como muito relevante também em outros segmentos de mercado, como a logística.

Esta realidade implica em um grande potencial de crescimento do setor bem como uma chance de você conseguir boas oportunidades em meio a um cenário de poucos concorrentes.

Como aluno da Ampli, você realiza o sonho da Faculdade!

O artigo te ajudou a perceber que a área de Logística é a carreira certa para você? Então a Ampli pode te ajudar a trilhar este caminho ao oferecer uma educação de altíssima qualidade.

Por meio de uma plataforma bastante intuitiva e uma metodologia de ensino que te permite flexibilidade para estudar de acordo com os seus horários, a Ampli fornece uma forma autônoma de aprendizado sem abandonar a qualidade.

Conheça agora o tecnólogo EAD de Logística e invista no seu futuro, inscreva-se agora no vestibular da Ampli. E aproveite para checar cinco opções de pós-graduações em Logística.

Posts Recentes
Fique por dentro das nossas novidades e receba conteúdo exclusivo