Áreas do Jornalismo: veja as opções de atuação nessa profissão!

Quais as áreas mais bem pagas no jornalismo? E quais as áreas que estão sempre em alta? No artigo de hoje, trazemos as principais áreas de atuação nas quais você poderá trabalhar ao optar pela carreira como jornalista.

É possível escolher entre diferentes segmentos de acordo com as suas afinidades e os campos do saber com os quais mais se identifica. É também importante fazer sua escolha de acordo com os seus objetivos profissionais.

Então vamos a elas:

Conheça as áreas de atuação do Jornalismo que estão em alta!

Trabalhar com jornalismo é uma opção para muitas pessoas que gostam de escrever, de se inteirar sobre o que está acontecendo no mundo e mesmo de participar de grandes eventos em diferentes segmentos de mercado.

Confira abaixo algumas das áreas que os formandos em jornalismo podem trabalhar:

Jornalismo esportivo

Você se interessa por esportes? Gostaria de trabalhar nos maiores eventos esportivos do Brasil e do mundo? Então considere atuar com o jornalismo esportivo. Esta é uma área muito valorizada pelo mercado graças ao grande gosto de brasileiros por esportes, sobretudo o futebol.

O profissional desta área elabora materiais que são expostos em sites esportivos, na televisão, no rádio, nos jornais, nas redes sociais e outros meios de comunicação. Seu objetivo é fazer coberturas informativas sobre times, atletas, eventos etc.

Além de cobrir as notícias públicas como em eventos de grande porte (Copas do Mundo e Olimpíadas, por exemplo), é possível que ainda vá em busca de fatos dos bastidores ou mesmo das vidas de alguns esportistas.

Ainda que não seja obrigatório, é interessante que quem opte por trabalhar nesta área seja alguém inteirado sobre o universo dos esportes, alguém que já acompanha ao menos algumas modalidades há algum tempo e, por exemplo, conhece as regras de alguns esportes.

Jornalismo digital

Assim como o marketing digital está para o marketing, o jornalismo digital está para o jornalismo: a área mais em alta no momento. Com a popularização de recursos tecnológicos e a “internetização” de segmentos de mercado, as notícias produzidas e divulgadas no meio virtual ganharam força.

Marcas e empresas perceberam o potencial da internet para se conectarem com o público e gerarem grande engajamento. No caso do esporte, não é diferente.

Quem opta pelo jornalismo digital pode trabalhar como redator para web ou produtor de conteúdo, elaborando material informativo em textos, vídeos e áudios e o publicando em plataformas diversas como blogs, sites e redes sociais. 

Pode ainda atuar como social media, fazendo o gerenciamento completo das mídias sociais das marcas, estabelecendo e analisando métricas de desempenho, estabelecendo estratégias de comunicação e aplicando táticas eficientes de marketing.

É uma das áreas de maior crescimento para o jornalista. Para isso, é preciso que o profissional esteja acompanhando temas relevantes sobre o segmento e o mundo como um todo e saiba adaptar conteúdos de acordo com a linguagem e os interesses do público-alvo.

Assessoria de imprensa

Uma das áreas mais famosas no jornalismo e na comunicação, aquele que trabalha como assessor de imprensa pode atuar representando empresas privadas, pessoas físicas, órgãos públicos e organizações não-governamentais.

Sua principal função é certificar que a imprensa divulgue notícias verdadeiras sobre o cliente que está assessorando. Para isso, é importante que o profissional estabeleça uma boa relação com a mídia e tenha jogo de cintura para oferecer soluções a situações diferentes de crise.

Dessa maneira, o assessor intermedia a comunicação entre atletas, times e figuras públicas e a imprensa, atuando como porta-voz do cliente e defendendo seus interesses, além de preservar a boa reputação dele.

Entre as atividades sob a responsabilidade do assessor estão a organização de eventos e coletivas, a aplicação de estratégias de comunicação, tarefas relacionadas a clipping e follow up, acompanhamento de entrevistas e elaboração de pautas para veículos institucionais.

É uma atividade bastante desafiadora, mas ao mesmo muito tempo requisitada. O papel do assessor de imprensa é essencial para garantir que a exposição da vida de indivíduos não impacte negativamente nas próprias vidas profissionais ou na da marca ao qual estão associados.

Reportagem

A reportagem é também uma das áreas mais tradicionais no jornalismo e, até hoje, vista como uma das mais glamorosas. Esta área representa a essência do jornalismo e se apoia na própria arte de contar histórias com base em fontes confiáveis.

O repórter pode atuar em produções independentes por meio da internet em plataformas como blogs, redes sociais e podcasts. Contudo, a sua atuação mais comum se dá na mídia televisiva como telejornais e programas de TV. Pode ainda trabalhar na rádio, em jornais impressos e até mesmo na literatura com livros-reportagem.

O repórter investiga situações, colhe informações, certifica-se da veracidade de fatos, entrevista fontes e relata notícias relevantes sobre o cotidiano da população, o cenário econômico e político local e mundial, noticia fatalidades em primeira mão e elabora matérias que engajam a atenção do público.

É uma profissão clássica ainda encarregada de divulgar histórias instigantes e informar o público de maneira responsável e objetiva, impactando sua forma de pensar e agir sobre o mundo.

Comunicação institucional

Por último, você pode escolher trabalhar com a comunicação institucional, também conhecida como comunicação empresarial. Aqui, o profissional se empenha para cuidar da imagem de uma empresa não só perante o público externo, a sociedade e consumidores, como também perante o público interno, os próprios colaboradores.

Assim, o profissional cria o material de comunicação como revistas, folders e anuários, pode participar da cobertura de eventos corporativos e produzir conteúdos digitais para as plataformas da empresa. O jornalista tem o papel de estabelecer o diálogo entre líderes e funcionários.

O sucesso de uma empresa não depende somente de como ela é vista por quem está de fora, mas é igualmente importante que todos aqueles que trabalham no ambiente vejam que a marca pratica os valores que prega.

Assim, quem atua com a comunicação institucional pode elaborar ações em conjunto com os departamentos de Relações Públicas ou Recursos Humanos.

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