Design Gráfico e Web Design: entenda as diferenças

Design Gráfico e Web Design: entenda as diferenças

O Design é uma área em expansão que lida com um dos sentidos mais utilizados nos últimos anos: o visual. Elaborar projetos que se comuniquem com o público utilizando um design adequado é o objetivo dos dois campos de trabalho: do Design Gráfico e do Web Design.

Porém, vale ressaltar que Design Gráfico e Web Design são profissões diferentes. As duas formações são oferecidas como curso superior e cursos livres, permitindo uma formação bastante prática e atualizada com o mercado de trabalho. Mas, cada um deles atua em um ramo diferente. Fique conosco e entenda quais são.

Índice

  1. O que faz o Design Gráfico?
  2. O que faz o Web Design?
  3. O Designer Gráfico pode ser Web Designer?
  4. Cursos de especialização
  5. Mercado de trabalho na área de Design

 

1. O que faz o Design Gráfico?

No Design Gráfico, o profissional é responsável pela elaboração de peças gráficas e pela parte visual de revistas, jornais, peças publicitárias, placas de avisos, totens de localização, sinalização e outdoors.

Veja tambémMercado de trabalho em Design Gráfico.

Ao se graduar na área, é possível atuar em diferentes áreas, como Design Editorial, Design de Animação, Branding, Direção de Arte, entre outros. Além da possibilidade de trabalhar em empresas de diversos segmentos, é possível também atuar como designer gráfico freelancer.

Formação acadêmica

A formação do Designer Gráfico conta com disciplinas que falam da História da Arte, Comportamento do Consumidor, Marketing e Linguagem Visual, por exemplo. Esses conhecimentos são importantes para enriquecer a bagagem artística do designer, e vão auxiliá-lo muito na concepção dos futuros trabalhos.

CTA curso de design gráfico da Ampli

A parte prática do curso traz aulas de Computação Gráfica, com os programas mais utilizados pelo mercado. Esses softwares são as ferramentas de trabalho do designer e, com essas ferramentas, o profissional elabora as peças gráficas. Nesta etapa, há também disciplinas de Desenho e Projeto Gráfico impresso e digital.

2. O que faz o Web Design?

O Web Design é um dos campos de trabalho do Design Gráfico, mas a formação é mais específica para publicações na internet. Este profissional é responsável pela criação de peças digitais e criação da parte visual de websites. 

Para se especializar na área, é possível realizar uma graduação tecnológica em Web Design, como também cursos livres e de extensão. O que conta é o tipo de conhecimento adquirido: os cursos de nível superior formam profissionais mais completos do que os de nível técnico.

Veja também: Técnico e Tecnólogo são a mesma coisa? Entenda as diferenças.

Formação acadêmica

Há instituições que oferecem o curso de Web Design com uma formação em Desenvolvimento Web. Assim, além de ter um olhar mais apurado para a elaboração visual de páginas na internet, o profissional também poderá atuar com linguagem de marcação e programação, como HTML e CSS, respectivamente. É essa programação que torna o site funcional e atende às necessidades do usuário que procura por informações. 

3. O Designer Gráfico pode ser Web Designer?

Sim, pode! O curso de Design Gráfico oferece disciplinas relacionadas com o Design de forma geral. Como vimos anteriormente, o Designer traduz informações textuais e em áudio em uma linguagem facilmente acessível visualmente. E isso pode ser feito tanto de forma física quanto digital. 

Assim, esse profissional poderá atuar na elaboração de peças publicitárias, artes para redes sociais, entre outras peças gráficas no formato digital. 

Veja também: Como fazer um portfólio de Designer Gráfico?

Por outro lado, uma formação mais especializada em Web Design contribui para uma atuação voltada somente para o campo digital. O profissional poderá criar o layout de uma página de internet, além de desenvolver a programação para fazê-la funcionar. 

4. Cursos de especialização

Essa dica vale para ambas as áreas! O Designer Gráfico pode, se desejar, fazer cursos de pós-graduação em Comunicação Visual e ter uma atuação mais voltada para o Marketing. Também é uma opção se especializar em Programação Web, para ser capaz de desenvolver o front-end de sites. Conheça as especializações da Ampli:

CTA curso de desenvolvimento em aplicações web da Ampli

O Web Designer também deve estar constantemente atualizado com as novas tecnologias. Programas gráficos que auxiliam seu trabalho, novas linguagens de programação, tudo é válido para tornar o trabalho mais eficaz, esteticamente atrativo e funcional. Afinal, em ambas as profissões, o importante é transmitir informações de forma prática e simples utilizando elementos visuais.

5. Mercado de trabalho na área de Design

Essas profissões estão em alta no mercado de trabalho atual. Como a popularização dos ambientes digitais, a importância de saber se comunicar visualmente aumentou e muito. Imagens, infográficos, mídias sociais, sites funcionais e com design intuitivo se tornaram um padrão no mercado de comunicação.

Assim, para os Designers Gráficos, áreas como agências de publicidade buscam profissionais criativos e que saibam usar os elementos visuais a seu favor. Eles devem conhecer as necessidades do cliente para traduzir suas ideias em imagens. Emissoras de TV, jornais, revistas, produtoras de vídeo e cinema são alguns dos campos de trabalho. 

Veja também: Mercado de trabalho: Design Gráfico.

Os Web Designers são bastante requisitados para empresas que elaboram portais na internet. Agências de publicidade podem ter departamentos especializados em web, ou podem contratar um profissional freelancer. Entre as exigências do mercado está justamente o conhecimento em Programação Web. 

Em ambos os casos, o salário médio mensal desses profissionais é de R$ 3.056,00 (salarios.com.br). Vale lembrar que esse valor é um cálculo aproximado, visto que os rendimentos variam muito de acordo com a experiência do profissional, bem como a cidade e estado onde ele reside. 

Assim, se você tem um olhar especial para a parte visual, o curso de Design Gráfico e o de Web Design são boas opções de estudo!

Dicas e informações sobre educação e mercado de trabalho. Planeje seus estudos e sua carreira com a Ampli.

Posts Recentes
Fique por dentro das nossas novidades e receba conteúdo exclusivo