Conheça 5 áreas de especialização em Pedagogia

A Pedagogia é um campo bastante extenso e com uma boa demanda de trabalho. Ser professor em creches, na educação básica, educação especial e corporativa são algumas opções ao graduado após se formar pedagogo.

A graduação é ampla e o estudante pode escolher uma ou mais especializações para quando terminar o curso. Assim, ele pode ter um conhecimento ainda mais extenso sobre determinado campo no qual deseja atuar. Vamos conhecer cinco áreas da Pedagogia para você se especializar! 

Especialização em Pedagogia

A Especialização é um tipo de pós-graduação lato sensu, com carga horária mínima de 360h. É possível encontrar cursos na área de educação com tempo de formação a partir de 5 meses, como é o caso da Ampli. E cursos de até 2 anos de duração, em instituições de ensino presenciais e semipresenciais. Com uma pós-graduação, é possível se aprofundar em áreas específicas de atuação. E na área da Pedagogia não é diferente!

Veja também: Mercado de trabalho em Pedagogia.

Ao procurar por um curso de especialização em Pedagogia, é possível se deparar com diversas opções no mercado. Essas opções variam desde cursos em docência, passando por direito educacional, até gestão escolar na área pública. Vamos conhecer abaixo 5 áreas de especialização em pedagogia super promissoras nos dias atuais!

Gestão Escolar

Essa é uma das áreas nas quais o pedagogo geralmente costuma atuar. A formação em Pedagogia já permite ao graduado ser diretor de escolas, na rede pública ou particular de ensino. Mas, ter uma especialização o capacita a uma gestão ainda mais eficaz da instituição. Este curso de especialização em pedagogia capacita o aluno para conduzir reuniões de planejamento, aplicar o treinamento de professores e implementar novos recursos dentro da rotina pedagógica.

O profissional em Gestão Escolar pode ser diretor, coordenador pedagógico, supervisor e orientador. Via de regra, o diretor de escola é o responsável pela instituição. E olha que ele não faz pouca coisa. Ele verifica a situação financeira e administrativa. Na parte pedagógica, acompanha o planejamento escolar, coordena o trabalho dos professores e pode ter uma atuação junto aos pais e alunos.

CTA curso de administração escolar da Ampli

O coordenador pedagógico trabalha mais diretamente com o plano de aulas e a qualidade do ensino. Por conta disso, também pode conversar com os pais sobre o desempenho dos filhos na sala de aula. Já os supervisores coordenam escolas de uma determinada região. Eles podem ser da rede pública ou privada, especialmente em uma rede de escolas. O orientador pedagógico trabalha mais em contato com o aluno, para orientá-lo em alguma dificuldade de aprendizado.

Educação Infantil

Essa especialização em pedagogia traz um olhar mais apurado para essa fase da educação. É na infância que aprendemos as habilidades que vão nos capacitar para a vida adulta. Assim, os primeiros contatos com letras, números, palavras, bem como com outras crianças, fazem parte desse período.

Veja também: Em quais modalidades de ensino o profissional de Pedagogia pode atuar?

O profissional especializado em Educação Infantil tem uma formação mais ampla para atuar nessa área. O curso traz novas abordagens de ensino, particularmente no que diz respeito às novas tecnologias. Conheça as opções de especialização da Ampli:

Mas, há disciplinas voltadas para outros tipos de atividades, que trarão outras habilidades. Na grade curricular, aulas de dança, cultura brasileira, literatura infantojuvenil e gestão educacional estão na lista. Dessa forma, o profissional está capacitado tanto para trabalhar diretamente com os alunos, quanto coordenar novos projetos pedagógicos e gerenciar uma instituição de ensino infantil.

Educação Especial

Essa área é relativamente nova dentro da Pedagogia e da educação em geral. A abordagem de alunos com necessidades especiais tem o objetivo de promover a inclusão de alunos com algum tipo de deficiência, física ou intelectual.

A educação especial pode tanto acontecer dentro do ambiente escolar tradicional quanto em escolas especializadas. O curso tem disciplinas que ajudam o aluno a entender a diversidade dentro do ambiente escolar, bem como o surgimento do sistema educacional inclusivo.

CTA curso de Educação Especial e Psicomotricidade da Ampli

Outras disciplinas que integram o curso falam da história da educação, de teorias da aprendizagem, sociologia e educação, além do contexto emocional das atividades lúdicas. Há, também, uma atenção especial à diversidade e movimentos sociais. Essa diversidade se traduz no estudo mais aprofundado sobre sexualidade, gênero e diferentes representações étnicas e raciais. 

Educação Corporativa

Outra área recente das especializações em Pedagogia é a Educação Corporativa, voltada para as empresas. É um campo em expansão, visto que o mundo empresarial hoje se preocupa em manter seus funcionários sempre atualizados com a cultura organizacional e com as tendências de mercado.

Afinal, para a empresa, é importante ter um bom processo de treinamento para novos colaboradores, assim como para manter os atuais antenados com o ambiente. O curso de Educação Corporativa traz o clima organizacional para o pedagogo. Aulas de Gestão de Pessoas entram na lista, afinal, o profissional atuará em parceria estreita com os departamentos de Recursos Humanos da empresa.

CTA Educação Corporativa na Ampli

Desenvolvimento de Pessoas é outra matéria que faz parte desse curso de especialização em pedagogia. É o objetivo da educação corporativa: ajudar os colaboradores a descobrir o melhor de si mesmos. Isso, para a empresa, é um investimento. Ela traz as novidades do seu ramo de trabalho aos funcionários, que terão mais embasamento para desempenhar suas atividades.

Outro ponto importante é a educação inclusiva, não somente do ponto de vista da empresa se adaptar às necessidades especiais de seus colaboradores. Mas, também, para que os funcionários possam conviver com as diferenças tornando o ambiente de trabalho mais acolhedor.

Gestão Social

Para quem tem afinidade com projetos sociais ou trabalhos com Organizações Não Governamentais (ONGs), a especialização em Gestão Social é uma boa opção. O pedagogo poderá trabalhar diretamente no gerenciamento de projetos sociais que desenvolvem trabalhos com públicos específicos. Conheça as opções de especialização da Ampli:

Neste trabalho, o profissional atuará tanto na gestão da parte administrativa quanto financeira dessas instituições. Os projetos sociais, assim como as ONGs, não têm fins lucrativos. Ou seja: os recursos que entram são inteiramente destinados à manutenção de suas atividades. 

Mas, o pedagogo poderá atuar em outras atividades mais próximas do público atendido, que é bastante variado. Podem ser crianças em comunidades, adolescentes, idosos, organizações que lidam com a educação ambiental, e a lista se alonga. É um campo bastante rico e com uma boa demanda de profissionais na atualidade, visto que há uma carência de especialistas nessa área.

CTA Finalizar Matricula Ampli
Posts Recentes
Fique por dentro das nossas novidades e receba conteúdo exclusivo