Gestão da Qualidade: saiba tudo sobre essa área!

A Gestão da Qualidade é uma área fundamental dentro das organizações. Esse setor é responsável pelo planejamento e implementação de boas práticas na produção, sendo possível reduzir os problemas de qualidade em serviços e produtos ao manter e implementar normas e padrões de produção.

Logo, a Gestão de Qualidade auxilia empresas de vários portes e campos de atuação a implementar e desenvolver estratégias com o objetivo de entregar produtos com padrões de qualidade para o cliente e que atendam às expectativas do mercado.

Ficou interessado e quer saber como funciona a área e o mercado de trabalho de Gestão da Qualidade? Então, continue a leitura!

Como funciona a área da Gestão da Qualidade?

Todo projeto, produto ou ideia passa por processos para ser concluído, seja o produto final a construção de um prédio, uma venda ou um desenho, por exemplo. Cada um deles demandam diferentes processos de execução, cada qual com suas especificidades que levarão a ideia para a realidade.

Assim, quem cuida de toda a execução para que as etapas sejam finalizadas do melhor modo possível é o gestor de qualidade. De maneira geral, a Gestão da Qualidade é o ato de analisar esses processos e de executá-los da melhor maneira, assegurando a produtividade e a qualidade em todas as etapas.

Assim, o conceito precisa ser bem-conhecido pelo gestor, já que é importante para o desenvolvimento e crescimento de uma empresa eficiente. Além de contribuir diretamente para que a organização se mantenha competitiva em relação aos concorrentes.

A preocupação com a qualidade de serviços e bens surgiu na década de 1920 com Walter Andrew Shewhart, estatístico norte-americano. Ele criou um sistema para mensurar a variabilidade e assegurar a qualidade de alguns bens e serviços. O sistema ficou conhecido como CEP (Controle Estatístico de Processos).

Depois, Shewhart desenvolveu uma técnica de controle de qualidade, que é utilizada até os dias atuais. Logo, instituições e empreendimentos buscam adotar uma gestão com processos sistematizados, incorporando valores e princípios capazes de contemplar o novo papel mais responsável das empresas na sociedade.

Apesar de ser comum, a gestão da qualidade não precisa adotar certificações. Mesmo sem elas, que geram credibilidade para a companhia, a implantação de uma gestão tem como base alguns princípios. Veja os seus 8 pilares:

  • conscientização de todos os colaboradores;
  • gerenciamento por processos;
  • visão sistêmica;
  • boa relação com fornecedores;
  • decisão baseada em fatos;
  • melhoria contínua;
  • liderança proativa;
  • foco no cliente e na sua satisfação.

Como está o mercado de trabalho de Gestão da Qualidade no Brasil?

O mercado de trabalho para o gestor de qualidade está bastante aquecido e oferece excelentes oportunidades. Diversas empresas contratam os profissionais com formação nessa área para que avaliem seus sistemas, processos e métodos de trabalho.

Assim, eles desempenham diversas funções dentro de uma empresa, como:

  • aplicação e conferência de todas as normas referentes à gestão de qualidade;
  • identificação de melhorias internas que são feitas na equipe em sua maneira de atuação;
  • levantamento de feedback dos clientes para melhor compreender os principais pontos de insatisfação, atuando em uma estratégia para futuras melhorias;
  • realização de testes de funcionamento para aprovação de produtos e processos;
  • definição dos padrões de qualidade a serem considerados nas auditorias de acordo com as normas gerais e expectativas da organização;
  • realização do controle da qualidade de alimentos dentro da indústria alimentícia;
  • realização do controle de qualidade industrial em diferentes indústrias.

Os gestores de qualidade ficam responsáveis por uma etapa muito importante para a produção de uma organização — o estágio final. Eles serão encarregados de avaliar se aquilo que a empresa produziu atende aos padrões de qualidade.

Além disso, você será um especialista importante para que o negócio tenha o que é necessário para competir com outras companhias do mercado. Outra função desempenhada é a definição de metas de aperfeiçoamento, principalmente no que está relacionada à entrega e fabricação de serviços ou produtos.

Assim, é possível perceber a importância do gestor de qualidade para o bom funcionamento de uma empresa. Isso se reflete também na remuneração que os profissionais da área recebem.

O salário médio do gestor de qualidade fica em torno de R$ 3.430,67* e o teto salarial chega a um valor de R$ 7.805,36* para uma jornada de trabalho de 43 horas semanais. Agora, veja a média salarial do profissional de acordo com o tipo de empresa em que atua:

  • desenvolvimento de programas de computador e software em geral: R$ 5.330,66*;
  • fabricação de medicamentos alopáticos para uso humano: R$ 4.050,84*;
  • serviços de Engenharia: R$ 4.012,08*;
  • serviços combinados de escritório e apoio administrativo: R$ 3.963,95*.

Quais são as tendências da Gestão da Qualidade?

A transformação digital mudou a relação de consumo, colocando as organizações em um patamar diferente de evolução tecnológica. Logo, muitas companhias aderem às soluções de tecnologia criadas para a otimização dos processos empresariais, que são focados nos clientes.

Abaixo, você vai conhecer as principais tendências da profissão para o futuro. Confira!

Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial já faz parte da rotina das empresas por meio de:

  • soluções de análise de dados;
  • mecanismos de segurança;
  • softwares de gestão;
  • ferramentas de automação.

O recomendado é buscar por softwares e ferramentas que fazem sentido para a organização e que possam garantir benefícios. Atualmente, o mercado conta com diferentes opções, que atendem desde pequenas até grandes empresas.

Soluções tecnológicas para gestão

A transformação digital facilita a tomada de decisão, promove a captura de dados importantes, otimiza processos e proporciona uma visão mais clara dos negócios. Ao automatizar processos, é possível diminuir falhas e custos operacionais, o que torna a dinâmica de atuação mais eficiente.

Essa automação também ajuda a melhorar a qualidade e a segurança de todos os processos dentro das empresas. Vários softwares de gestão são utilizados, possibilitando:

  • integrar estratégia, operação e pessoas;
  • focar na busca dos resultados que a empresa busca alcançar;
  • facilitar a troca de informações e a comunicação entre departamentos;
  • analisar cenários e gerenciar riscos;
  • potencializar a governança corporativa;
  • aumentar a produtividade;
  • encontrar oportunidades de melhoria.

Gestão humanizada

Apesar de a tecnologia ter uma importante função no desenvolvimento das companhias, são as pessoas que impulsionam os negócios. Portanto, o gestor de qualidade deve ficar de olho nas necessidades dos funcionários.

Em um mercado bastante competitivo, é essencial ter um diferencial e valorizar os colaboradores, tornando-se uma marca empregadora. Por essa razão, a empresa deve ficar atenta com a gestão de pessoas de um modo humanizado, valorizando as condições de saúde mental e física de todos.

Quais são as principais atuações do gestor de qualidade?

Uma das vantagens de quem se forma na graduação em Gestão de Qualidade é encontrar um vasto campo de atuação pela frente. Confira as principais áreas de trabalho do profissional!

Certificação de qualidade

Obter certificações e selos de qualidade para comercializar determinados produtos necessita da aprovação de certas entidades reguladoras. O papel dos gestores de qualidade é adaptar resultados e processos de empresas para que elas sejam aprovadas em órgãos como a ABNT ou o Inmetro.

Quando a organização trabalha com exportação, a função do profissional é aplicar os processos que determinam o que é Gestão da Qualidade para o padrão internacional, como a ISO. Desse modo, com os produtos e processos seguindo a regulamentação estrangeira, a companhia obtém a certificação necessária.

Auditoria

Os profissionais formados em podem atuar como auditores externos e internos. O primeiro trabalha em organizações ou consultorias e inspeciona as atividades de uma empresa para avaliar a renovação, a manutenção ou a obtenção de um selo de qualidade ou certificado.

Já o auditor interno é um funcionário da própria organização, que avalia rotinas administrativas e processos de fabricação.

Modelagem de processos

Os gestores de qualidade podem atuar identificando os processos dos setores de uma empresa para, então, se adequar e mapear esses produtos e procedimentos aos padrões de qualidade estabelecidos.

Eles também são responsáveis por gerenciar e elaborar indicadores de qualidade e realizar medições, divulgando as informações ao tomador de decisão dentro da empresa.

Como ingressar no mercado de Gestão da Qualidade?

Está interessado por essa área e as principais tendências do setor? Então, provavelmente quer saber como é possível ingressar no mercado de trabalho da área, não é mesmo?

A seguir, mostraremos o que deve ser levado em consideração no momento de atuar na profissão.

Estude em uma boa instituição de ensino

Estudar em uma instituição de ensino de excelência faz bastante diferença para a formação dos futuros profissionais. Para aprender de maneira estimulante e alinhada com o mercado de Gestão da Qualidade, é essencial investir em uma faculdade que tenha matriz curricular atualizada, com vantagens que tornam o currículo mais valorizado.

Assim, você sairá preparado para exercer as atividades no mercado de trabalho e conquistar ótimas vagas de emprego.

Desenvolva algumas aptidões

Para atuar no mercado de trabalho de Gestão da Qualidade com excelência, é importante desenvolver algumas habilidades. Confira as principais!

Liderança

Os gestores de qualidade são profissionais que estão à frente do setor de produção. Eles estarão em contato constante com funcionários e devem, em vários momentos, dar orientações sobre suas ações.

Por isso, ter como característica a liderança será essencial para solucionar desacordos e fazê-los compreender com clareza os pontos de vista. Em situações de conflito, por exemplo, o gestor deve ser capaz de direcionar os colaboradores para encontrar as melhores soluções, coordenando diferentes visões.

Foco

O foco é uma habilidade importante para qualquer gestor, principalmente o de qualidade. Assim, é necessário que você não deixe que as distrações o impeçam de avaliar o desempenho e os produtos da empresa. Mais do que isso, é importante ter foco para não se desviar das estratégias estabelecidas.

Essa característica também é essencial para estudos e pesquisas com o objetivo de trazer melhorias à organização, atividades como avaliação de satisfação dos clientes e aplicação de auditorias.

Comunicação interpessoal

Os gestores de qualidade não têm contato somente com colaboradores responsáveis pela produção. Eles também devem conversar com outros setores, como o Departamento de Produção.

A habilidade de conseguir se comunicar com vários campos será importante para atingir os resultados esperados. Mais do que a boa comunicação, é preciso ter condições para interpretar cada funcionário, tendo boa habilidade tanto para ouvir o que eles têm a dizer quanto para reportar suas orientações.

Visão estratégica

A mente dos gestores de qualidade precisa ser treinada para a análise de todos os processos da produção de modo que seja possível padronizar e desenvolver estratégias para que as operações sejam executadas.

Eles devem ser capazes de prever resultados, não deixando de lado os contratempos que podem surgir durante esse processo. Além disso, os profissionais precisam ter uma visão estratégica bem-desenvolvida para separar o que realmente é bom para o negócio.

Como a Ampli ajuda você a conquistar o sonho da faculdade?

Para realizar o sonho de fazer o curso de Gestão da Qualidade e se tornar um profissional qualificado, optar por uma faculdade renomada e com reconhecimento do MEC faz toda a diferença para a sua formação. Aqui na Ampli, você terá aulas com professores especializados para oferecer uma aprendizagem condizente com o mercado.

Além disso, a graduação em Gestão da Qualidade faz parte dos cursos mais rápidos, pois, por ser um Tecnólogo, você conquista o diploma em apenas 1 ano e 6 meses. Apesar dessa curta duração, a faculdade é de muita qualidade e é possível conseguir um emprego na área de maneira mais rápida.

Outro grande diferencial da nossa instituição é que todos os cursos de graduação são oferecidos na modalidade EAD. Assim, é uma facilidade para quem não consegue frequentar o campus diariamente e precisa conciliar os estudos com outros afazeres.

Uma das vantagens do EAD é que você pode organizar a própria rotina de estudos, além de desenvolver habilidades digitais, características muito valorizadas pelo mercado de trabalho.

Estude na Ampli!

Agora que já conhece todas as informações sobre a área da Gestão de Qualidade, a próxima etapa é estudar em uma boa faculdade. Por isso, venha para a Ampli para ter acesso a um dos melhores ensinos online do país!

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*Sujeito a alterações

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