O que faz um Gestor de Recursos Humanos? Confira as funções desse profissional!

A Gestão de RH é uma das principais atividades para o sucesso de uma empresa. Afinal, o capital humano é um fator que auxilia o negócio a conquistar excelentes resultados. Assim, se você deseja seguir carreira nessa profissão, precisa saber o que faz o profissional de Gestão de Recursos Humanos.

De modo geral, ele é responsável por liderar o desenvolvimento de habilidades nas corporações, qualificando, contratando e mantendo os melhores colaboradores na companhia. Além disso, cuida da motivação e do local de trabalho, com o objetivo de ter o máximo de eficiência e produtividade dos funcionários.

Se quer saber o que um gestor de RH faz, não perca o post. Boa leitura!

Saiba o que faz o profissional de Gestão de Recursos Humanos em diferentes cargos e setores

A seguir, você vai saber em detalhes quais as atribuições do gestor de RH em diferentes setores e áreas. Confira!

O que se faz em Gestão de Recursos Humanos?

O gestor de Recursos Humanos realiza a integração entre pessoas, resultados e estratégias. Para o empregador, ele encontra a pessoa certa para a corporação atingir seus objetivos de maneira eficaz.

Para o colaborador, o profissional proporciona um ambiente corporativo, em que os funcionários encontram sentido em seu trabalho e se sentem mais valorizados e reconhecidos. Algumas atividades que fazem parte do dia a dia do gestor são:

  • desenvolver campanhas de recrutamento;
  • gerenciar férias, benefícios e folha de pagamento;
  • melhorar o feedback entre equipes e gerentes;
  • criar planos de sucessão e carreira;
  • mapear talentos, avaliando liderança, performance, competências e técnicas em cada departamento da empresa;
  • manter o registro atualizado sobre os funcionários.

Quais são as funções do gestor de RH na área de Recrutamento e Seleção?

A especialidade de Recrutamento e Seleção é responsável por atrair os melhores candidatos de um processo seletivo para a ocupação de vagas internas. A atuação vai além de analisar os cursos em andamento no currículo e onde a pessoa já trabalhou.

Uma vez que os futuros funcionários precisam ser compatíveis com a cultura da corporação, o profissional de recrutamento e seleção também analisa o perfil, as habilidades e as competências do candidato. Algumas atribuições desempenhadas são:

  • headhunter: responsável pela localização dos melhores talentos;
  • business partner: promove o sucesso estratégico do ramo;
  • recrutador: atua na triagem do profissional ideal para a companhia.

O que um gestor de RH faz no cargo de Clima Organizacional?

O clima organizacional diz respeito a como os funcionários percebem as relações e o ambiente de trabalho. Hoje, é considerado um dos mecanismos mais eficientes para compreender a qualidade de uma empresa enquanto empregadora, pois avalia a visão dos próprios colaboradores.

A função dos gestores de RH é identificar pontos em que a experiência do profissional não é adequada, aplicando a medida corretiva necessária. Alguns exemplos são a falta de perspectiva de crescimento, conflitos no local de trabalho, problemas com o chefe, etc.

O que faz um gestor de RH no Planejamento de Treinamento e Desenvolvimento?

A especialidade de Treinamento e Desenvolvimento é muito importante para o sucesso de qualquer empresa, pois o gestor de RH atua no desenvolvimento, na capacitação e na educação dos funcionários.

Para termos uma ideia sobre o que esse campo representa, quando o gestor quer, por exemplo, estimular a cultura da corporação no time interno, é o profissional de Treinamento e Desenvolvimento que realiza esse trabalho. Para que esse processo seja eficiente, o gestor de RH atua:

  • na criação de treinamentos personalizados;
  • na identificação de fraquezas;
  • no mapeamento de competências e de necessidades;
  • na análise do perfil dos colaboradores.

O que faz o gestor de RH na área de Departamento Pessoal?

O Departamento Pessoal é responsável pela parte burocrática do setor de RH. Algumas funções desempenhadas pelo profissional incluem:

  • licenças;
  • férias;
  • previdência;
  • processos trabalhistas;
  • processo de afastamento, demissão e admissão;
  • controle da jornada de trabalho;
  • folha de pagamento.

Para que as demandas sejam cumpridas com eficiência, o Departamento Pessoal conta com o auxílio dos seguintes profissionais administrativos:

  • técnico;
  • analista;
  • gerente;
  • assistente;
  • auxiliar.

Por conta do tipo de serviço prestado, o profissional que decide seguir nessa área deve ter capacidade analítica, organização e saber lidar com tecnologias, cálculos e planilhas que ajudam essas demandas.

O que faz o profissional de Gestão de Recursos Humanos no cargo de Remunerações e Benefícios?

Quem decide por seguir carreira nessa especialidade é responsável por analisar a remuneração de todos os funcionários, verificar os pisos salariais e propor a atualização desses valores.

Os analistas de remuneração e benefícios também gerenciam todo o processo de movimentação dos benefícios proporcionados pela empresa. Isso inclui convênio odontológico e médico, vale-transporte, vale-refeição, entre outros.

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