mercado de trabalho em gestão comercial
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Mercado de trabalho em Gestão Comercial

Guia de Profissões

Nos dias de hoje, a concorrência é bastante acirrada. Há as empresas com lojas físicas e as que atuam somente no mundo virtual. Todas querem a atenção do cliente, mas, para chegar a este ponto, não basta apenas vender a um preço competitivo.

A qualidade do produto, e principalmente do atendimento ao cliente, faz muita diferença. Para entrar nesse mercado, os cursos tecnológicos de Gestão Comercial são um bom começo. Esses formam profissionais em um tempo mais curto, e os alunos saem habilitados, com um diploma de nível superior, já capacitados a atuar na gerência desses processos. Vamos conhecer um pouco mais sobre o mercado de trabalho em gestão comercial.

O que é Gestão Comercial?

A Gestão Comercial se trata da idealização de como será o novo produto ou serviço, para quem ele se destina, como será fabricado, quais serão suas vantagens em relação à concorrência e como ele se diferencia. Uma vez com a ideia pronta, se pensa em seu desenvolvimento, quais materiais serão usados na sua produção, quanto tempo levará para ficar pronto e qual  preço será cobrado. Depois disso, são feitos testes com clientes em potencial, para que eles possam ser usados na prática.

Esse processo é fundamental, porque é assim que a empresa saberá se a ideia do produto será, de fato, cumprida. Além disso, são testadas a sua durabilidade, praticidade de uso e a satisfação do cliente. Mas não acaba aí. É a Gestão Comercial a responsável pelo pós-venda. Essa é uma característica dos tempos de hoje: saber o quanto o cliente está satisfeito e oferecer soluções caso ele tenha problema ao usar seu produto. Isso garante um relacionamento de alta qualidade e confiança com o seu público.

Formação em Gestão Comercial

O curso é oferecido como um curso superior de tecnologia (CST), também conhecido como tecnólogo, com tempo de duração de 1 ano e seis meses. Se você gosta de ter contato com o público, tem afinidade com novos produtos, gosta da parte de divulgação e de mexer com finanças, é uma boa opção de curso para você.

Curso de Gestão Comercial EAD da Ampli

Além disso, por ter uma duração mais curta, o estudante tem a oportunidade de antecipar sua entrada no mercado de trabalho em gestão comercial. O curso é composto de disciplinas práticas e técnicas, o que conta bastante na hora da contratação. Afinal, as empresas procuram profissionais que façam a diferença para aumentar as vendas. Assim, ter profissionais qualificados que entendam de Gestão Comercial é essencial para o sucesso do negócio. É ele quem gerencia os processos de divulgação, precificação, venda, entrega e acompanhamento no atendimento ao cliente. 

Veja também: Conheça 5 especializações na área de Gestão Comercial.

A grade curricular do curso contempla matérias como Gestão de Projetos, Legislação Empresarial, Gestão Mercadológica, Planejamento Estratégico, Gestão de Pessoas, Gestão de Serviços de Varejo, Formação de Preços e Custos, Pesquisa Mercadológica, Negociação e Gestão de Conflitos e Planejamento de Marketing. O curso de gestão comercial também tem matemática, assim o profissional da área será capaz de gerir e definir o preço de produtos e serviços.

Perfil do profissional em Gestão Comercial

É muito importante que o profissional seja organizado, ainda mais se ele lidar com vários produtos simultaneamente. Cada um dos produtos tem um perfil diferente e o gestor deve saber lidar com o processo de fabricação, venda, entrega e acompanhamento no pós-venda. Há sistemas gerenciais que ajudam muito o especialista a ficar de olho em todo esse processo. Conhecer diferentes modelos de negócios também é importante no mercado de trabalho em gestão comercial.

Lidar com números também é importante. Ao adquirir insumos ou equipamentos para a produção do novo item, o profissional deve saber negociar preços e prazos. O mesmo acontece para a entrega das mercadorias ao consumidor final ou aos varejistas. Embora o profissional não seja responsável pelas finanças da empresa, ele deve conhecer os processos de precificação para estabelecer por quanto os produtos devem ser vendidos. Não tão baratos que não paguem os custos, nem tão caros, que possam inviabilizar a venda.

Mercado de trabalho em Gestão Comercial

Como o profissional em Gestão Comercial é quem faz o meio de campo entre a empresa e o cliente final ou o varejista, ele pode atuar em vários campos. Ele pode começar como assistente comercial, quando ainda estiver na faculdade. É ele quem acompanha os pedidos de vendas, desde a chegada deles à empresa até a entrega. Ele também pode participar da elaboração de propostas comerciais e ajudar no estudo de tendências de mercado.

O analista comercial estuda a concorrência: como ela está, os produtos vendidos, por quanto são vendidos e quais são as vantagens em comparação com o que sua empresa desenvolve. Ele pode também desenvolver pesquisas de mercado para avaliar os seus produtos ou criar novos.

Com o tempo, ele pode se tornar supervisor comercial. É ele quem lidera a equipe e acompanha o trabalho dos demais analistas e assistentes dentro da organização. O gerente comercial tem um trabalho mais amplo. Além de supervisionar o departamento comercial, ele pode, junto com a equipe de Marketing, pensar em estratégias de desenvolvimento e divulgação dos produtos. Ele também avalia os relatórios de vendas para serem apresentados aos gestores da empresa.

Qual é o salário de um gestor comercial?

Em relação ao mercado de trabalho em gestão comercial, quem é formado na área poderá ser analista ou ocupar cargos de gerência. No caso de analista, com o ensino superior completo, o salário médio é de R$ 4.709,00, segundo levantamento do portal vagas.com.br. Esse valor varia bastante de acordo com o nível de experiência, cidade onde o profissional mora e porte da empresa. 

Já os gerentes têm rendimentos maiores. De acordo com site salario.com.br, que usa dados do governo federal para elaborar os salários médios de centenas de profissões em todo o país, um gerente comercial de uma empresa de software ganha, em média, R$ 9.535,00. Os que atuam em bancos comerciais recebem R$ 8.766,00; e os que trabalham como líderes em serviços de escritório, R$ 7.015,00.

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