Gestão Comercial: saiba tudo sobre essa área!

O mercado de negócios passa por um expressivo crescimento na era moderna e, com isso, algumas graduações surgiram com o objetivo de suprir a necessidade de profissionais capacitados na área. Um deles é o curso de Gestão Comercial.

Quem se forma nessa profissão poderá exercer suas atividades em organizações varejistas, atacadistas ou distribuidoras de diferentes portes. Assim, você será responsável por medir resultados, desenvolver estratégias e cuidar daquilo que é mais importante no ambiente de negócio: as vendas.

Ficou interessado e quer saber tudo sobre a área da Gestão Comercial e como está o mercado de trabalho? Então, continue a leitura para conhecer mais!

Como funciona a área da Gestão Comercial?

A Gestão Comercial consiste em um amplo segmento, em que a principal função do especialista é coordenar as estratégias e esforços em vendas, marketing, administração e financeiro. Por isso, os profissionais da área são multidisciplinares, cuja habilidade de envolver e se relacionar com as pessoas precisa ser bem desenvolvida.

O principal objetivo da Gestão Comercial é integrar os diferentes setores de uma empresa para que ela consiga alcançar todas as suas metas. Contudo, esse foco é maior na ponta final do processo, em que estão as equipes de vendas, seus recursos e suas ferramentas de trabalho.

Essa área abrange desde gestão de pessoas, avaliação e planejamento referentes a serviços e negócios. Essas atividades estão presentes em instituições e empresas privadas ou públicas, de todos os portes.

Na Gestão Comercial, é necessário definir estratégias e gerenciar equipes, tudo por meio de estudos de viabilidade tributária, financeira e econômica. Também é importante manter contato com a área de Marketing para alinhar objetivos, metas e estratégias comerciais, além de elaborar relatórios de resultados e vendas.

Em algumas indústrias e empresas, o setor comercial mantém contato com os fornecedores, buscando a melhor negociação e o melhor preço para impactar no resultado final dos produtos e no lucro total da organização.

Além disso, com conhecimentos em Marketing, os gestores comerciais podem atuar em campos mais estratégicos, como definir margem de lucro e preços, entender as necessidades do mercado, preparar promoções e se posicionar perante as demandas.

Logo, a Gestão Comercial é essencial em um mercado em que as lideranças assumem um crescente protagonismo e a necessidade por inovação é uma exigência.

O curso na área tem duração de 1 ano e 6 meses e é do tipo Tecnólogo. Apesar do curto período, você aprenderá tudo sobre Gestão de Serviços e Varejo, Gestão Mercadológica, Formação de Preços e Custos para possibilitar o entendimento do mercado e da concorrência.

Algumas matérias estudadas incluem:

  • Gestão de Projetos;
  • Comunicação de Marketing em Meios Digitais;
  • Estratégia Empresarial e Negociação;
  • Logística e Gestão de Qualidade;
  • Pesquisa Mercadológica;
  • Planejamento e Inteligência de Marketing.

Como está o mercado de trabalho de Gestão Comercial no Brasil?

O mercado de trabalho desse setor está bastante aquecido, com várias oportunidades de atuação em diferentes nichos. O objetivo dos gestores comerciais é aumentar a qualidade dos resultados, potencializando as vendas e os números, o que faz com que as empresas possam estar presentes no mercado de maneira competitiva.

Por essa razão, o gestor comercial pode ocupar cargos em todas as organizações e empresas, inclusive em indústrias. Com isso, há a necessidade de pessoas cada vez mais qualificadas na área, principalmente aquelas que entendem e estudam todas as etapas de gerenciamento do setor.

Desde a revolução industrial, as organizações, indústrias e empresas passaram a aumentar em números. Com a diversificação e o crescente consumo na sociedade, esse processo sofreu um crescimento ainda maior.

Com a necessidade de se tornar cada vez mais criativo em um mercado competitivo, os gestores comerciais se tornam peças-chave no crescimento das organizações. Desse modo, existe uma valorização dos profissionais, fazendo com que o reconhecimento e os salários fiquem de acordo com essa necessidade.

Em relação à remuneração, ela é bem atrativa: a média é de R$ 4.133,36* e o teto salarial chega a um valor de R$ 11.283,35* — muito bom, concorda? No entanto, esses valores podem mudar bastante de acordo com a experiência e o tipo de empresa em que atua:

  • serviços combinados de escritório e apoio administrativo: R$ 6.626,17*;
  • comércio varejista de materiais de construção em geral: R$ 2.567,15*;
  • restaurantes e similares: R$ 2.496,98*;
  • atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza: R$ 2.479,61*.

A cidade em que você exerce as atividades também pode influenciar os salários. Veja:

  • São Paulo: R$ 8.113,31*;
  • Rio de Janeiro: R$ 4.722,75*;
  • Curitiba: R$ 3.912,91*;
  • Belo Horizonte: R$ 3.762,25*.

Quais são as tendências da Gestão Comercial?

Além de ter uma boa formação na área, quem opta por atuar com a Gestão Comercial precisa ficar de olho nas tendências desse setor. Confira, abaixo, o futuro da profissão!

Integração das áreas de Venda e Marketing

Existe uma forte tendência para que as áreas de Venda e Marketing se integrem nas organizações. Contudo, isso não significa que o profissional de Marketing deve atuar como vendedor e vice-versa.

A ideia é que as estratégias caminhem juntas. Na prática, os vendedores devem conhecer as estratégias de Marketing para que entendam o quão qualificados os leads chegam até eles. Por sua vez, os gestores comerciais acompanham de perto e lideram as equipes para que os trabalhos ocorram com cooperação.

Abordagens digitais

A pandemia de Covid-19 mudou bastante o comportamento dos clientes. Até mesmo quem nunca comprou pela internet passou a fazer compras online. Assim, houve um boom dos negócios digitais e do e-commerce. Portanto, as vendas também passaram para o meio digital.

Além de acompanhar as tendências do Marketing Digital, é fundamental que você adquira conhecimentos sobre como fazer uma abordagem digital aos clientes e leads, por meio de ferramentas de comunicação.

Profissionalização dos departamentos de vendas

Cada vez mais as organizações esperam a capacitação e a profissionalização dos departamentos de vendas. É por isso que quem deseja atuar nesse ramo deve ir em busca de uma formação de qualidade.

Já sabemos que existem cursos de graduação que têm como foco a gestão comercial. Eles são ótimos para o profissional que quer atuar com vendas e alcançar uma boa colocação no mercado de trabalho.

Quais são as principais atuações do gestor comercial?

Com o mercado de Gestão Comercial em constante crescimento, a área passou a ser indispensável para as empresas. Logo, os profissionais podem escolher onde e como atuar. A seguir, você vai conhecer as principais áreas em alta.

Prospecção de novos clientes

Quem atua nessa especialidade tem como objetivo mapear o comportamento dos consumidores, formas de consumo e tendências do mercado, para prospectar novos clientes para as organizações.

Já que as formas de consumo e as tendências se alteram ao longo do tempo, o cliente também muda de foco. Assim, cabe aos gestores comerciais acompanhar essas mudanças e notificar a empresa para obter ótimos resultados nas vendas.

Gestão de contas e carteiras

Determinados empreendimentos devem manter um contato mais próximo com os consumidores. Uma fábrica de máquinas agrícolas não pode perder clientes que investem milhares, não é mesmo? Empresas de software, fornecedores industriais e concessionárias seguem o mesmo estilo.

Nesse caso, os gestores atuam nessa relação. Você deve cuidar da satisfação e do relacionamento com os clientes, além de buscar novas alternativas. Com essa estratégia, o negócio pode prosperar mais facilmente.

Desenvolvimento de estratégias de venda

Para uma empresa que tem como foco as vendas, o processo para garantir a efetivação pode ser problemático quando não direcionado de maneira correta. Nesse caso, o olhar atento e especializado dos gestores comerciais será fundamental. Os profissionais capacitados apresentam todas as aptidões necessárias para garantir o sucesso nos negócios.

Gestão de Inteligência Comercial

Responsável pela garantia de novas oportunidades para as empresas, o gestor de Inteligência Comercial precisa colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante o curso superior. Ele tem como objetivo otimizar os processos da corporação, para garantir resultados satisfatórios.

Consultoria comercial

Muitas pessoas pensam que a atuação do gestor comercial se dá apenas dentro das empresas, como colaborador. No entanto, é possível trabalhar de modo autônomo, prestando serviços e oferecendo resultados e análises satisfatórias às várias empresas ao mesmo tempo. Os consultores comerciais agem dessa maneira, ou seja, utilizam suas habilidades para ajudar em questões pontuais.

Como ingressar no mercado de Gestão Comercial?

Para ingressar no mercado de trabalho em Gestão Comercial, é importante fazer um curso na área e desenvolver algumas aptidões que serão importantes para a atuação profissional. Veja, a seguir, algumas dicas fundamentais!

Escolha uma boa graduação

Para se dar bem e adquirir os conhecimentos necessários, é muito importante optar por uma boa graduação. Mas como dar o primeiro passo? Ao procurar uma faculdade reconhecida e conceituada. Dessa maneira, você tem certeza que o estudo valerá a pena.

Não deixe de pesquisar sobre o corpo docente, as atividades desenvolvidas e a grade curricular. No caso do curso EAD e semipresencial, observe se há biblioteca virtual, estrutura para tirar dúvidas e todo o apoio necessário. Com isso, você consegue trilhar um futuro de sucesso.

Tenha um bom networking

Outra dica fundamental para ingressar no mercado de Gestão Comercial é fazer networking. Manter uma boa relação com colegas de profissão é uma atitude que pode garantir indicações para melhores oportunidades.

Conheça o perfil do gestor comercial

O gestor comercial é o profissional que está presente em várias empresas do mercado, atuando no controle de informações gerenciais, na estratégia de vendas de serviços e produtos e na gerência de recursos. Por isso, é importante aprimorar as habilidades, melhorando a empresa em que trabalha.

Boa comunicação

Ter uma boa comunicação é essencial para boa parte dos cargos de atuação. Nesse caso, você deve saber trabalhar em equipe, expressando as suas necessidades, além de ouvir feedbacks quando preciso.

A conexão no trabalho possibilita que o time tenha segurança e abertura para expressar seus desejos, acolher instruções e pedir orientações. Afinal, assim como ter uma boa comunicação, o gestor deve ser um bom ouvinte.

Motivação

As habilidades mais importantes de um gestor comercial incluem a produtividade, o desempenho e resultado de equipe. Portanto, saber motivar é outra competência fundamental para ser um profissional de sucesso. Assim, você precisa se esforçar para ser a inspiração dos outros colegas de equipe de venda, incentivando-os a melhorar o seu potencial.

Nesse caso, é necessário conhecer cada integrante do time, entendendo quais são seus pontos fracos e fortes e identificando, assim, os motivadores.

Capacidade de planejamento

Bons gestores comerciais devem ter diversas competências da área de negócios. Uma delas é a capacidade de planejamento, que será o ponto de partida de todas as estratégias de negócio, principalmente no ramo comercial.

Entender as exigências, o mercado, saber como e o que oferecer pode ser um dos maiores indicadores de um gestor comercial de sucesso.

Organização

O gestor comercial deve estabelecer urgências, prioridades, metas e distribuir demandas. Ele será responsável pela gestão do setor comercial e, por isso, precisa ser uma pessoa organizada.

Como a Ampli ajuda você a conquistar o sonho da faculdade?

A Ampli é uma instituição de ensino que oferece cursos de graduação e pós-graduação com reconhecimento do MEC. Assim, se está em busca de uma faculdade qualificada, renomada e que incentive a sua entrada no ensino superior, saiba que é o lugar certo!

Aqui, todos os cursos são oferecidos na modalidade de ensino 100% online. Logo, é uma mão na roda para quem está em busca de flexibilidade e não tem tempo de frequentar o campus durante todos os 5 dias da semana. Uma das vantagens do EAD é que você pode montar a própria rotina de estudos, conciliando-a com o trabalho e a família, por exemplo.

Após essa formação de excelência, você poderá ingressar no mercado de trabalho da área ou fazer uma pós-graduação em Gestão Comercial, caso queira aprofundar os seus conhecimentos e atuar no ramo acadêmico!

Agora é com você!

Agora que já conhece todos os detalhes da área da Gestão Comercial, o próximo passo é escolher a melhor faculdade para estudar. Por isso, venha para a Ampli e tenha acesso a um ensino de excelência!

Gostou de conhecer sobre a área da Gestão Comercial e quer cursar essa graduação na Ampli? Então, inscreva-se em nosso vestibular online!

*Sujeito a alterações

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