Gestão Comercial tem Matemática? Conheça as matérias do curso

O gestor comercial cuida do processo de vendas da empresa, da precificação dos itens e negociação com clientes e varejistas. Por esse motivo, o curso de gestão comercial tem matemática na sua grade curricular. Essa disciplina auxilia o gestor a elaborar o preço da mercadoria ou do serviço prestado pela empresa, além de ajudar o gestor a definir preços para serem negociados com os varejistas ou consumidores finais.

O cargo de gestor comercial vem sendo muito procurado pelas empresas, visto que a atividade comercial vem crescendo – especialmente no comércio online. Assim, é uma boa oportunidade para quem procura uma área com boas oportunidades de trabalho. Vamos conhecer um pouco mais do curso e das suas áreas de atuação. 

Formação em Gestão Comercial

O curso de Gestão Comercial é oferecido como uma graduação tecnológica, com duração média de 1 ano e meio. Para quem terminou o ensino médio – ou já é formado e quer mudar de área – esta é uma boa oportunidade de conquistar o diploma mais rápido e já poder ingressar no mercado de trabalho. 

A grade curricular do curso aborda conteúdos como Matemática Financeira, Formação de Preços e Custos e Métodos Quantitativos. Afinal, ao dominar essas disciplinas, o gestor consegue fazer os cálculos para determinar o preço de venda dos produtos e serviços. Para isso, ele precisa saber o quanto se gasta para produzi-lo: matérias-primas, consumo de energia, água, pagamento dos funcionários etc. Assim, ele consegue estabelecer o preço de venda de forma que não fique tão barato que não pague os custos de produção, nem tão caro que inviabilize a venda.

Curso de Gestão Comercial EAD da Ampli

Além das matérias que lidam com números, há também as disciplinas mais voltadas para a área de Administração e Vendas, como Gestão de Projetos, de Pessoas, Mercadológica, de Serviços e de Varejo, além das disciplinas de Planejamento Estratégico, Estratégia Econômica Empresarial, Sistemas de Informação Gerencial, Negociação e Gerenciamento de Conflitos e Pesquisa Mercadológica. Veja a grade curricular do curso aqui.

O que faz o Gestor Comercial?

Em uma empresa, como uma indústria, o gestor comercial atua na elaboração do preço dos produtos a serem vendidos, como vimos anteriormente. O gestor também pode trabalhar no departamento de Marketing (o que é algo bastante comum) para também pensar na elaboração de novos produtos ou serviços, bem como desenvolver pesquisas de mercado.

Essas pesquisas são muito úteis para vários propósitos. Um deles é saber a aceitação das mercadorias produzidas ou vendidas pela empresa. Assim, é possível ver a avaliação do consumidor e fazer alterações, se necessário. Pesquisas desse porte também ouvem o cliente para saber da necessidade de desenvolver novos produtos.

Além disso, o departamento de Gestão Comercial cuida do pós-venda. É fundamental prestar um bom atendimento ao cliente depois que ele adquire seu produto. Assim, a empresa pode prestar assistência em caso de algum problema, além de acompanhar a quantas anda o uso do produto. Isso conta ponto principalmente na parte de divulgação: uma empresa que tem um bom atendimento ao consumidor é melhor recomendada, e isso atrai ainda mais clientes.

Onde o Gestor Comercial pode trabalhar?

Os profissionais de gestão comercial têm sido bastante procurados por indústrias, lojas e varejistas. Com a retomada das vendas e o crescimento constante do comércio online, esses profissionais hoje estão fazendo a diferença. Com o conhecimento de Matemática Financeira e elaboração dos preços, eles podem pensar em produtos mais competitivos, atrativos e com maior potencial de vendas. Os gestores também podem negociar preços melhores para enviar as mercadorias aos consumidores finais. Todo mundo sai ganhando.

Veja também: Mercado de trabalho em Gestão Comercial.

Ao longo do tempo, o profissional de Gestão Comercial vai subindo na carreira, pode ir de analista a gerente, supervisor e diretor comercial de uma empresa. Com isso, suas responsabilidades vão aumentando. Ele passa a acompanhar e controlar os processos de venda, da chegada do pedido até o envio ao cliente. Pode supervisionar as pesquisas mercadológicas para saber como andam os produtos – e tudo isso tendo a Matemática como aliada.

Especialização em Gestão Comercial

Uma vez formado, o profissional de Gestão Comercial poderá se especializar em uma área específica de atuação através de uma pós-graduação. No campo da pós-graduação lato sensu, há duas modalidades de curso: a Especialização e o MBA. Com a especialização, o profissional poderá aprofundar seus conhecimentos em determinado ramo. Já com o MBA, é possível desenvolver habilidades e competências voltados para os cargos gerenciais e de alta direção. Veja aqui 5 especializações na área de Gestão Comercial.

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