- 0 Com

Descubra o que faz um Analista de Desenvolvimento de Sistemas!

Guia de Profissões

O que faz um analista e desenvolvedor de sistemas

Um dos setores que mais cresce no país e no mundo é o da Tecnologia da Informação (TI). Afinal, as empresas que desejam conquistar vantagens competitivas investem quanto antes na área. Nesse contexto, uma graduação que se destaca é a de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Mas você sabe o que faz um analista de desenvolvimento de sistemas em seu dia a dia de atuação? Esse profissional é muito requisitado no ramo de TI por conta de suas funções, fundamentais para que todo o “maquinário” da tecnologia consiga funcionar de modo adequado.

Se ficou interessado pelo assunto e quer conhecer as funções do analista de sistemas, não perca o post. Boa leitura!

Saiba o que faz um analista de desenvolvimento de sistemas em diferentes cargos e setores

A seguir, você vai conferir em detalhes o que faz um analista de desenvolvimento de sistema em diferentes setores e áreas. Confira!

Quais são as funções do analista de sistemas?

A carreira em Análise e Desenvolvimento de Sistemas faz parte da Tecnologia da Informação. Desse modo, os profissionais devem entender as principais diferenças entre o software e o hardware de um computador. Além disso, precisam encontrar soluções para os sistemas da empresa, exercendo, por exemplo, as atividades de:

  • projetar;
  • gerenciar;
  • analisar.
  • testar;
  • documentar.

Esse profissional pode trabalhar em locais públicos ou privados, de acordo com suas preferências e escolhas. Também é possível atuar como autônomo ou, caso prefira, ser um consultor. Aqui, é essencial ficar por dentro das inovações do ramo.

O que faz um administrador de redes?

A administração de redes é uma das possibilidades de atuação para o analista de desenvolvimento de sistemas. E, quando se fala sobre elas, não estamos nos referindo somente à conexão com a internet, e sim à integração de sistemas.

Essa é uma atuação essencial para clientes que apresentam vários computadores e precisam que eles estejam conectados. Inclusive, essa conexão pode ser remota, ou seja, integrando sistemas que não estão em um mesmo local. Bacana, concorda?

O que faz um DevOps?

O DevOps é o profissional que atua ao lado do desenvolvedor de software e do responsável pela infraestrutura, fazendo a ligação entre as duas áreas. Por meio de entregas contínuas, é responsável por padronizar sistemas, fazendo as documentações necessárias e contribuindo para o gerenciamento de novas versões que estão para sair.

Além de realizar a integração de vários campos da tecnologia, o DevOps ainda ajuda a simplificar os processos de produção, tornar as estruturas escaláveis e as tarefas automáticas. Para seguir carreira nessa especialidade, é essencial buscar certificações como Agile Scrum Master, Lean IT, Proprietário do Produto, etc.

O que faz um analista de infraestrutura de TI?

No setor de infraestrutura de TI, o analista de desenvolvimento de sistemas deve conhecer a fundo estruturas de rede, parques computacionais e comunicação entre software e hardware. Logo, o profissional dessa área é um dos responsáveis por atender as demandas das corporações no campo tecnológico, além de apresentar soluções seguras e rápidas.

Outras atribuições incluem fiscalizar, garantir e montar as estruturas de rede, o que garante a comunicação entre todos os sistemas.

O que faz um administrador de banco de dados?

Com as redes sociais e outras tecnologias presentes na vida das pessoas, uma grande quantidade de dados é compartilhada todos os dias. Eles são muito úteis para que as corporações tenham um bom insight e possam oferecer serviços e produtos cada vez mais personalizados aos clientes.

A facilidade de armazenar dados tornou a vida dessas empresas mais fácil nos últimos tempos. Contudo, para lidar com essa missão, as atividades desempenhadas pelo analista de desenvolvimento de sistema na área de banco de dados é fundamental.

O profissional é responsável pela organização dessas informações, programação, manutenção, entre outros. Se deseja atuar nessa especialidade, tenha em mente que é importante ter conhecimento em alguns termos, como MySQL, Oracle e Microsoft SQL Server, entre outros.

O que faz um gestor de projetos de TI?

Os profissionais que atuam como analista de sistemas também podem trabalhar na gestão. Eles são responsáveis pelo gerenciamento de projetos de tecnologia da informação, atuando como líderes nesse campo e delegando tarefas às pessoas que estão ajudando no processo.

Por isso, uma aptidão essencial que deve ser desenvolvida pelo gestor de projetos de TI é o espírito de liderança.

Quais são as funções de um desenvolvedor de software?

Quem escolhe essa área de atuação encontra um mercado de trabalho aquecido. Nesse caso, os profissionais precisam entender o que se passa na mente dos usuários e, com linguagens e código de programação, desenvolver programas eficientes e intuitivos.

Desse modo, o desenvolvedor de software pode se especializar em sistemas operacionais para celulares, internet, caixas automáticos etc.

A Ampli ajuda você a conquistar o sonho da faculdade

A Ampli é uma faculdade que oferece cursos de graduação e pós-graduação a distância que conseguem se adaptar à rotina do graduando, combinando experiência e tecnologia para gerar uma educação de qualidade para todos.

Aqui, você encontrará um corpo docente atualizado e experiente, apto a tirar as dúvidas dos estudantes. Além disso, no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas EAD você aprenderá conteúdos como programação, arquitetura de computadores e desenvolvimento de banco de dados.

Assim, a grade curricular é atualizada de maneira constante e apresenta todas as novidades desse setor. No final de cada semestre, você realizará um projeto integrado em que poderá aplicar o aprendizado das aulas em situações reais.

Outra vantagem de estudar com a gente é que o valor das mensalidades é acessível e cabe no seu bolso. Os cursos de graduação apresentam um preço fixo de R$ 149,99* por mês, e ele é reajustado apenas uma vez por ano, levando em conta a inflação.

Após receber esse ensino de qualidade e concluir a faculdade, você estará apto para atuar no mercado de trabalho de TI, conquistando as melhores vagas que o setor oferece.

Agora é com você!

Agora que já sabe as atribuições um analista de desenvolvimento de sistemas, percebeu como o profissional conta com um mercado de trabalho amplo? Para se destacar nessa carreira, lembre-se de estudar em uma instituição conceituada e que ofereça um dos melhores ensinos a distância do país!

Gostou de saber o que faz um analista de desenvolvimento de sistema e quer estudar em uma ótima faculdade? Então, inscreva-se no vestibular online da Ampli!

*Sujeito a alterações

COMENTÁRIOS