[Guia 2022] Conheça as profissões em alta no setor da tecnologia

Até antes da pandemia, o setor de tecnologia estava em alta. Empresas com muitas vagas de emprego disponíveis e poucas pessoas especializadas para ocupá-las. Com a quarentena ocasionada pela pandemia do coronavírus, essa necessidade ficou ainda mais evidente. Muitas pessoas passaram a trabalhar em home office, uma tendência que veio para ficar.

Com isso, as organizações precisaram se adaptar rapidamente à digitalização, comunicação em rede e desenvolver sistemas de informação mais robustos. Ou seja: o setor de tecnologia agora, mais do que nunca, precisa de profissionais habilitados para trabalhar. Veja aqui algumas profissões em alta para este mercado e que seguem como tendência em 2022.

Veja as profissões em alta em 2022

Especialista em Computação na Nuvem

A cloud computing, ou computação em nuvem, é uma descoberta e tanto – e nem é de agora. Em vez de armazenar seus arquivos, fotos e demais dados em um computador ou servidor físico, tudo fica arquivado na internet. Assim, você consegue acessar esses dados o tempo todo, e pode conceder acesso a outras pessoas. Não é mais preciso ficar trocando arquivos atualizados entre os membros de uma equipe. Agora tudo fica acessível para todos.

Por conta do trabalho feito cada vez mais de forma remota, esses especialistas estão ficando mais disputados nas empresas. Eles precisam garantir que tudo esteja funcionando corretamente, sem falhas de segurança. Os cursos superiores mais indicados são o de Computação em Nuvem e Banco de Dados.

Curso de Computação em Nuvem da Ampli

Especialista em Segurança da Informação

Com o uso recorrente da internet para realizar praticamente qualquer atividade, a importância de se ter segurança nas transações e ações online aumenta. Há dados sensíveis que são trocados entre computadores ou sistemas e devem ser resguardados, como dados pessoais, governamentais e bancários. Além, claro, da comunicação entre empresas. 

Dessa forma, o especialista de segurança da informação (ou cibersegurança) precisa garantir que a rede de informação está segura contra acessos indevidos ou ataques de criminosos virtuais. Esse trabalho é constante: ele sempre verifica se os sistemas de segurança estão em alerta, se há brechas e quais são as novidades da área. Os cursos mais indicados para trabalhar nesse ramo são os de Cibersegurança, Sistemas de Informação e Segurança da Tecnologia da Informação.

Curso de cibersegurança da Ampli

Cientista de Dados

Empresas hoje lidam com uma quantidade estratosférica de informações. Podem ser sobre seus clientes, associados, fornecedores ou tudo isso junto. No mercado de trabalho de marketing digital, por exemplo, as estratégias só são eficazes se baseadas em dados e informações internas e externas. E pode ser um pouco de tudo: hábitos de consumo, de navegação, postagens na internet, além dos dados básicos de idade, sexo, residência e profissão.

Os Cientistas de Dados são especialistas justamente em lidar com grandes quantidades de informações, conhecida como Big Data. Com técnicas específicas de análise, eles conseguem extrair informações valiosas para a tomada de decisão. Por esse motivo, se torna uma das profissões em alta na área de tecnologia. O curso mais adequado para começar é o de Ciência da Informação ou Ciência de Dados.

Curso de Ciência de dados da Ampli

Profissional de UX/UI

Os novos produtos e serviços hoje não precisam ser apenas funcionais. Eles precisam trazer uma experiência agradável para o usuário. Isso conta pontos para que, no futuro, o usuário procure seu produto ou serviço novamente. Assim, os analistas de User Experience (UX) e User Interaction (UI) são os profissionais mais especializados nesse assunto.

Veja também: Saiba como atuar em TI sem precisar programar.

Aqui, eles desenvolvem um conjunto completo de soluções para fazer um produto ou serviço ser mais do que útil. A experiência precisa ser inesquecível. Dessa forma, para quem quer ingressar nessa área, os cursos de UX/UI e Design de Experiência são os mais indicados.

Desenvolvedor Web

A internet está em todos os lugares e é acessível por meio de computadores e smartphones. Para criar e manter os sites funcionando, seja na versão desktop ou mobile, é fundamental a presença de um Desenvolvedor Web. Esse profissional poderá fazer tudo do zero: fazer toda interface com o usuário funcionar (que é a parte visível do site) até os “bastidores”, o que está por trás. O que é chamado de Front-End e Back-End, respectivamente.

Assim, para que você consiga acessar um site e completar uma tarefa, o Desenvolvedor Web precisa utilizar linguagens de programação para projetar páginas e os comandos que a fazem funcionar. Além disso, manter a página funcionando e corrigir eventuais erros de programação também estão entre suas atribuições. Cursos de Desenvolvimento Web (Front-end e Back-end), além de formações específicas em linguagens de programação, são os mais adequados.

Desenvolvimento Web da Ampli

Especialista em Marketing Digital

Outra novidade que a internet trouxe, juntamente com a tecnologia, é a forma de divulgar seus produtos ou serviços. Os anúncios veiculados nos meios físicos, podem não funcionar tão bem quanto antigamente. Assim, o Marketing Digital usa técnicas especializadas, que falam do seu produto ou serviço, de acordo com a jornada do consumidor. Quais são suas necessidades? O que ele procura? Como meu produto ou serviço pode ajudá-lo?

Veja também em Anhanguera: Mercado de trabalho em Marketing Digital.

Saber se comunicar com os clientes potenciais da empresa, no canal digital que ele está, e desenvolver maneiras de interagir com eles, é responsabilidade do profissional de Marketing Digital. E, constantemente, as práticas da área vão se aperfeiçoando e se desenvolvendo. Temas como Growth Hacking, por exemplo, são cada vez mais explorados para favorecer o rápido crescimento das empresas. Dessa forma, o Marketing Digital continua sendo uma das profissões em alta. Para ingressar na área, o curso superior de Marketing Digital é o mais indicado.

curso de marketing digital ead da ampli

Especialista em Jogos Digitais

O entretenimento não pode ficar de fora. Celulares, que nos acompanham o tempo todo, têm uma enorme quantidade de aplicativos. Entre eles, os jogos. A indústria do entretenimento é um mercado que cresce cada vez mais e que precisa de profissionais que saibam desenvolver boas histórias e ótima interação com o usuário. Assim, o Game Designer se torna uma das profissões em alta na área de tecnologia.

Veja também: Mercado de trabalho em Jogos Digitais.

O especialista em Jogos Digitais precisa criar uma narrativa, regras e elaborar a forma de jogar para que o usuário tenha uma experiência agradável. Há outro campo de trabalho, que são jogos educativos. Aqui falamos tanto para auxiliar a educação de crianças quanto na formação profissional de adultos. Uma grande tendência da Educação 4.0. O curso de Jogos Digitais traz esse embasamento para a formação deste especialista.

Posts Recentes
Fique por dentro das nossas novidades e receba conteúdo exclusivo