O que faz um Designer de Moda? Conheça as funções principais!

Quem se forma na área de Design de Moda tem muitas possibilidades de atuação, a depender dos seus objetivos a curto, médio e longo prazo, bem como os seus interesses e preferências profissionais.

Para ajudar você que está pensando em fazer essa graduação, preparamos um artigo completo que aborda os principais cargos no setor e quais as funções de cada um deles.

Continue lendo para saber mais:

Saiba quais as funções do Designer de Moda em diferentes cargos e setores!

Um Designer de Moda pode ter diferentes atribuições profissionais no dia a dia, a depender do setor em que escolhe atuar. No geral, este profissional se capacita para idealizar, confeccionar e comercializar itens de moda como roupas, sapatos e acessórios.

Ele ainda pode ser responsável pela produção de eventos de moda, pela negociação de matéria-prima com fornecedores, pela seleção e contratação de prestadores de serviços etc.

Seu papel está muito ligado à conexão entre os elementos artísticos, científicos e tecnológicos. Alguns cargos requerem habilidades mais técnicas como de costura e desenho, outros já necessitam que o profissional tenha mais jogo de cintura e um bom relacionamento interpessoal.

O segredo é conhecer bem o que você quer e as habilidades que já domina antes de fazer a sua escolha. Então conheça abaixo mais detalhes sobre os principais cargos em Design de Moda.

O que faz um estilista?

O estilista é o profissional encarregado de criar e desenhar itens para coleções de moda, como roupas, acessórios e calçados. É comum que seja alguém que geralmente cria as tendências às quais o resto do mercado prestará atenção.

Características importantes que o auxiliam no cotidiano de trabalho são a criatividade, a bagagem cultural que reuniu ao longo dos anos e as habilidades técnicas de desenho. Assim, será capaz de idealizar peças inovadoras e atrativas que engajem o público.

Existem diversos lugares em que o estilista pode atuar: revistas especializadas em moda, companhias teatrais, indústrias têxteis, produtoras cinematográficas, eventos de moda (como grandes desfiles) e alfaiatarias. Geralmente trabalha por conta própria, atendendo a diferentes clientes.

O que faz um produtor de moda?

O trabalho do produtor de moda não é sempre lembrado por pessoas que não são do ramo, mas possui uma relevância enorme. Este profissional atua nos bastidores garantindo que os eventos, desfiles, exposições, books de moda, editoriais e campanhas ocorram da melhor maneira possível.

O produtor de moda tem a responsabilidade de garantir que todos os materiais, elementos e itens necessários para a realização do evento sejam de qualidade bem como sejam entregues no prazo correto.

Ele é alguém que acompanha as tendências no setor e pesquisa modelos, roupas e acessórios adequados. Coordena todas as etapas do evento, fazendo contratações de prestadores de serviços (como cabeleireiros, maquiadores e fotógrafos) e até planejando looks em conjunto com o figurinista.

O que faz um figurinista?

O figurinista é responsável pela criação e planejamento de vestimentas e adereços que serão utilizados por profissionais em diferentes produções artísticas como desfiles; obras teatrais, cinematográficas e televisivas; musicais etc.

Para elaborar e transmitir a imagem certa aos profissionais, é necessário que o figurinista se atente às características do roteiro da produção em específico.  Elementos como a época retratada, a localização geográfica, os aspectos físicos e psicológicos dos personagens, a estética, entre outros. Tudo para atribuir verossimilidade.

Assim sendo, para se tornar um bom figurinista, o profissional precisa ter conhecimento sobre a história da arte e do vestuário e de outros pontos utilizados em produções artísticas como cenografia, efeitos sonoros e iluminação.

Ele geralmente trabalha com uma equipe de assistentes e atua sob a orientação do diretor de arte da produção, que pode vetar ou aprovar as propostas do figurinista bem como o orçamento de toda a indumentária.

O que faz um modelista?

O modelista desenvolve os moldes de roupas idealizadas pelos estilistas de acordo com as orientações destes próprios profissionais bem como as instruções de cada peça. Ele dá o próximo passo na confecção, transportando a ideia para o molde do que ela se tornará no mundo físico.

O modelista também pesquisa pelo tecido mais adequado ao modelo, este será o norte para que a peça piloto seja confeccionada. Este profissional se atenta a diversos elementos para garantir que a peça é possível de ser desenvolvida: caimento do tecido, ergonomia e usabilidade são exemplos.

Afinal, uma peça não pode simplesmente ser bela, ela precisa ser confortável, ajustar-se adequadamente ao corpo da pessoa que vai utilizá-la, principalmente se tal pessoa precisar executar movimentos mais bruscos ou elaborados (como, por exemplo, em alguma cena de filme ou novela).

Dessa maneira, ele atua na etapa técnica, viabilizando a produção de peças e muitas vezes otimizando as ideias dos estilistas. 

O que faz um personal stylist?

Por fim, quem escolhe atuar como personal stylist orienta os clientes a desenvolverem um estilo, considerando roupas, acessórios e sapatos que tenham a ver com eles e que expressam a mensagem que desejam transmitir.

Para sugerir as opções certas, o personal considera as características físicas e emocionais daqueles que atende, como biotipos, hobbies, paleta de cores, estilo de vida, ideais e outros. Assim, ele compõe looks que consideram os tecidos, texturas, padrões e cores que combinam melhor.

Ele ainda pode sugerir mudanças ou aperfeiçoamentos em termos de corte ou cor de cabelo. Seu papel não é cercear as opções de clientes, nem os privar de usarem o que desejam, e sim oferecer novas perspectivas de moda que conversem com os seus objetivos.

A Ampli é a melhor opção para te ajudar a realizar o sonho da Faculdade!

A área de Design de Moda é fantástica para quem gosta de estimular a criatividade diariamente e talvez este artigo tenha te ajudado a perceber que é o caminho ideal para você. Foi o que aconteceu? Excelente! Então é hora de dar o próximo passo.

O tecnólogo EAD em Design de Moda da Ampli possui 1600 horas, em outras palavras, você consegue concluir o curso em apenas um ano e meio. Com a autonomia e praticidade do ensino à distância, você consegue conciliar os estudos com o trabalho, caso necessário.
Leia mais sobre a instituição e aproveite para se inscrever no vestibular da Ampli!

Posts Recentes
Fique por dentro das nossas novidades e receba conteúdo exclusivo